2 minute read

João Petroni Galvão Escola para quê?

João Petroni Galvão

Escola para quê?

Advertisement

A escola tem a função de educar a população. Sua ideia é ser uma fonte de conhecimento e uma formação de profissionais, preparando-os para a vida adulta. Porém, quando se fala do Brasil, não é isso que ocorre em grande parte dos casos. Falta ao governo investimentos, principalmente em escolas públicas, para que um bom futuro e uma boa educação sejam fornecidos a todos.

Em outros países, estudar em escolas particulares não é um requisito necessário para receber uma boa educação e ter oportunidades de se tornar um profissional. Mas no Brasil é diferente, quando não se nasce com suficientes condições para se ter um ensino privado, as oportunidades se fecham, tornando o processo drasticamente mais difícil.

É muito comum pais de crianças que estudam em escolas particulares dizerem aos filhos que, caso eles reprovem, sejam enviados à escola pública. Isto deixa claro o fato de que o método de ensino público se tornou uma ameaça, algo ruim. Dados do Censo Escolar dizem que 80% dos alunos do Brasil estudam em escolas públicas, ou seja, a maior parte dos estudantes do país frequentam ambientes que não lhes fornecem uma boa base escolar.

Claramente a má distribuição do dinheiro no Brasil é grande contribuidora para que problemas como o citado anteriormente ocorram. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) apresenta dados que dizem que 5,6% dos alunos abandonaram a escola pública em 2021. Isso se deve à desigualdade do país, que contribui para que crianças com más condições financeiras tenham que deixar de estudar para trabalhar, pois caso contrário a falta de dinheiro irá prejudicá-los.

Mesmo a educação de uma escola pública apresentar baixa qualidade, dificultando a aprendizagem dos alunos, não é certo repetir alguém nessas circunstâncias. Repetir um aluno nesse tipo de escola é como empurrá-lo ao tráfico. Ele não é protegido, em seu ciclo social econômico não há opções além de ir para o crime.

No documentário “Pro dia nascer feliz”, alunos como esse citado anteriormente (estudantes de escola pública) são culpados, muitas vezes, pelos professores, que dizem que eles não estudam. Quando na realidade a culpa é do governo, por não investir em escolas públicas.

Então por esse motivos o governo deve agir com urgência para que a educação seja transformada. Não é certo a maior parte do Brasil estudar em escolas que não fornecem um bom futuro, uma boa educação. O governo deve mudar o seu sistema, deve preparar todos para o futuro. E isso começa desde a melhor distribuição de dinheiro até o investimento em escolas públicas.