2 minute read

Flora Tesser Aderaldo Benevides Impacto da pandemia na saúde mental dos jovens

educação para uns e outros com um ensino superior avançado, podendo ter mais oportunidades aos que não tiveram.“Não ter ensino superior já é uma desvantagem no mercado de trabalho, mas seria equivocado atribuir somente a essa característica os resultados desiguais”, afirma Luanda, mestre em sociologia pela Universidade do Estado do Rio Janeiro (Uerj). A pesquisa do IBGE revela que, enquanto brancos com ensino superior completo ganham, em média, R$ 33,90 por hora, pretos e pardos recebem R$ 25,50. Essa diferença de 44% apenas nos mostra a grande desigualdade ao jovem negro incerido no mercado de trabalho.

Ficando evidente como o jovem negro ira enfrentar grandes empecilhos no mundo do trabalho comparado aos outros, alem da grande desigualdade na remuneraçao de negros na sociedade e seu papel trabalhista em sua coperativa. Temos que acabar com essa desigualdade e diferença de tratamento para que nós possamos ter um ambiente de trabalho mais igualitário e agradável para todos. Flora Tesser Aderaldo Benevides

Advertisement

Impacto da pandemia na saúde mental dos jovens

Em março de 2020, iniciou-se a pandemia fruto de um vírus chamado COVID-19, que apareceu pela primeira vez na China no ano de 2019. Ele se espalhou em velocidade avassaladora, contaminando milhares de pessoas. Por conta disso, depois de décadas da última pandemia mundial, o mundo inteiro precisou entrar em isolamento social.

Neste período de isolamento, jovens do mundo inteiro sofreram muito com impactos negativos em sua saúde mental.

Pesquisas divulgadas durante o período pandêmico, mostram que 22% dos jovens de 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou tem pouco interesse em fazer atividades outras pesquisas mostram que 39% das pessoas na faixa de idade entre 15 a 24 disseram que a saúde mental ficou ruim e 11% respondeu que ficou extremamente ruim; casos de ansiedade e depressão foram as maiores ocorrências entre jovens durante o isolamento social.

A principal fonte desse grande impacto na saúde mental se relaciona ao fato de que, por conta do isolamento, fechamento de escolas, faculdades, shoppings, cinemas etc, isso tudo fez com que jovens do mundo todo parasse de ver amigos e colegas e acabassem por passar muito tempo em casa com familiares, o que para pessoa nessa fase da vida é algo negativo, pois para os adolescentes é importante passar por situações difíceis e diferentes, e ficar com familiares pode impedir que isso aconteça fazendo muito mal para o jovens. É importante ressaltar que, antes mesmo da pandemia, o Brasil já estava em sétimo lugar na lista de países com maior índice de depressão. Porém, a pandemia fez com que esses números aumentassem em velocidade rápida e em grande quantidade. Com isso, é possível afirmar que a pandemia e principalmente o isolamento social fizeram com que uma grande parcela dos jovens tivesse a saúde mental extremamente afetada.