23 minute read

CONDUTAS PADRONIZADAS PARA O PROFESSOR

 Dispensar alunos antes do término da aula.  Em sala de aula, atualizar ou fazer postagem no Moodle, IsCool App, lançar notas no sistema on-line e enviar e-mails, comprometendo a atenção devida à classe e a rotina estabelecida em planejamento.  Trocar mensagens com alunos e responsáveis por canais de comunicação não institucionais.  A não observação dos itens acima são passíveis de advertência oral ou escrita.

CONDUTAS PADRONIZADAS PARA O PROFESSOR

Advertisement

1) FREQUÊNCIA DO PROFESSOR

Folha de presença

É obrigatória a assinatura do ponto no início ou no término dos trabalhos. Em caso de atrasos, faltas e saídas antecipadas, entrar em contato com a Coordenação. Pedidos de consideração de falta de assinatura, justificativas, abonos de faltas, atrasos e saídas antecipadas deverão ser solicitados, na secretaria da unidade, até 24 horas após a ocorrência.

Procedimentos em relação a faltas ou atrasos

Em caso de faltas e atrasos, avisar a Secretaria e/ou Coordenação da unidade.

Educação Infantil

Tel: 2114-8353

Ensino Fundamental II

Tel: 2114-8351

Ensino Fundamental I

Tel: 2114-8353

Ensino Médio

Tel: 2114-8540

Afastamento das atividades

 Atestados: emitidos por médicos credenciados (particulares, convênio, INSS ou Sindicato da Categoria).  Prazo para a entrega de atestados: até 24h após a ocorrência, o atestado deve ser entregue ao Departamento Médico. Não havendo possibilidade de comparecimento imediato do professor ao Instituto (ex.: licença médica ou particular, cirurgias, etc.), ele deverá fazer com que o atestado chegue ao Departamento Médico. Em caso de cirurgia, no retorno ao trabalho, também é necessário o atestado de aptidão.  Justificativas por falta ou atraso: devem ser feitas na secretaria do segmento até 24h após a ocorrência.  Quando necessário, as saídas para consultas médicas e odontológicas ou exames laboratoriais, durante o período de trabalho, devem ser comunicadas com antecedência ao gestor imediato.

Obs.: Atraso ou esquecimento na entrega da justificativa e/ou do atestado poderá acarretar descontos salariais na folha de pagamento, cabendo ao professor assumir a responsabilidade pelo problema.

2) DIÁRIO DE CLASSE

O diário de classe é um documento acadêmico, que deve ser preenchido diariamente no sistema de controle de frequência, conforme instruções abaixo.

Utilização do Sistema de Controle de Frequência

 O professor deverá acessar o sistema no endereço eletrônico http://apl.mackenzie.br/cfcol/, Entrar no sistema utilizando seu DRT e senha da internet.

 A anotação da frequência deverá ser realizada dentro do horário de cada aula e a anotação do conteúdo deverá ser feita após o lançamento das ausências.  Caso o professor encontre alguma inconsistência no lançamento da frequência, deverá fazer um

“print screen” da tela e encaminhá-lo para a coordenação realizar a devida verificação do problema.  O professor que necessitar receberá por e-mail o tutorial da utilização completa do sistema de controle de frequência.

Utilização do IsCool App

 O professor deverá lançar o conteúdo trabalhado durante sua aula, as páginas correspondentes (SME) e as tarefas de casa, conforme os tutoriais compartilhados e trabalhados na formação de professores.  O professor utilizará a aba “comunicados” para informar prazos de tarefas, busca ativa aos alunos e quaisquer informações e/ou mensagens que considerar pertinente para a turma.

3) LANÇAMENTO DE NOTAS NO SISTEMA ON-LINE

 As notas devem ser lançadas com no máximo duas casas decimais – ex.: 6,5 ou 6,25.

- Fórmula para cálculo da média da etapa: A fórmula, adotada pela área e prevista no planejamento, deverá ser lançada até o 15º dia de cada etapa, constando todas as avaliações propostas. - Lançamento de notas parciais no sistema: Após a correção das avaliações, a nota deverá ser lançada no sistema on-line, em até 10 dias corridos, para consulta dos alunos e de seus responsáveis.

Ao término de cada etapa, entregar (na secretaria) a impressão de 02 cópias do relatório de notas assinado, na data determinada pela escola.

*Para maiores informações, acesse o Manual de Uso do Controle de Frequência – Colégio Mackenzie no Moodle, o mesmo que foi enviado por e-mail pelas coordenações.

4) ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO ALUNO

Produção de originais

A elaboração de qualquer atividade, prova, material de apoio, lista de exercícios é de responsabilidade do professor. Os originais deverão ser elaborados utilizando o cabeçalho oficial enviado por e-mail no início do ano letivo. O prazo para a solicitação de cópias é de cinco dias úteis. Os seguintes critérios também deverão ser considerados:

- As páginas devem ser numeradas. - Como a cópia será feita, preferencialmente, em preto e branco, a figura colorida deve ser de boa qualidade e com contornos bem definidos (de preferência a figura já deve estar em escala de cinza, para que o professor veja sua qualidade). Em casos especiais, para ganho pedagógico do aluno, serão autorizadas cópias coloridas. - Padrão: Tamanho A4, letra Arial nº 12, espaço 1,15 entre linhas para elaboração dos enunciados, inclusive no cabeçalho. - Para alunos com TDAH: Arial 14, Espaço 1,5, com orientações específicas inclusive no cabeçalho. - Para alunos com Dislexia – Arial 14, Espaço 1,5, com orientações específicas inclusive no cabeçalho. - Todos os arquivos de provas (Trimestrais, Substitutiva, Recuperação, Simulado etc) deverão ser encaminhados ao Orientador Pedagógico, após avaliação e/ou correção, encaminhará via e-mail à gráfica. Os arquivos devem ser mandados em DOC/DOCX.

Nomenclatura para arquivos eletrônicos

Os nomes dos arquivos devem ser formatados da seguinte maneira:

Segmento + Série + Disciplina + Professor + Atividade + Etapa + Ano Exemplo: EFII-6-MAT-PROF-AT1-1ETP-2022

Cabeçalho

É obrigatório usar o cabeçalho oficial para provas e atividades, inclusive as postadas no Moodle,

Reprodução de originais

 As cópias serão feitas na gráfica.  Considerando a qualidade pedagógica e a sustentabilidade, pense e racionalize a quantidade de páginas que será utilizada na avaliação sem que haja qualquer prejuízo pedagógico.  Devem ser solicitadas apenas duas sobras para cada original.  Dar preferência às cópias e/ou às impressões “frente x verso”, com redução de 50%, desde que não prejudique o aspecto pedagógico.  Os originais para cópias deverão ser enviados à Orientação Pedagógica, com cinco dias de antecedência para autorização e devidas providências. 53

 A escola providenciará as cópias das avaliações e das atividades de Laboratório.  As demais atividades extras, que não pertencem ao planejamento curricular e ao SME, deverão ser disponibilizadas no Moodle para que os próprios alunos providenciem as cópias ou a realização das atividades, como apoio pedagógico.

Direitos Autorais

É permitida a reprodução de excertos de livros, jornais, revistas etc somente em acordo com a Lei nº. 12853 de 14/08/2013, vedando-se a reprodução de obras completas.

Elaboração das avaliações

O professor deverá avaliar qualitativa e quantitativamente seus alunos.

Procedimentos:

 Para a Avaliação Trimestral 1, o professor deverá elaborar a prova considerando as características abaixo:

 70% de Questões discursivas e 30% de questões objetivas, considerando a contextualização dos conceitos a partir de assuntos da atualidade ou de elementos do próprio componente curricular que conferem significado ao conteúdo.  Questões elaboradas a partir da Taxonomia de Bloom revisada (Krathwohl – 2002):

Dimensão do Conhecimento Factual

Conceitual

Procedimental

Metacognitivo

Domínio Cognitivo Dimensão do Domínio Cognitivo

Lembrar Entender Aplicar Analisar Avaliar Criar

A taxonomia de Bloom, embora formulada na década de 50, tem sido revisitada por pesquisadores que reconhecem nela mais do que uma ferramenta para a avaliação do processo ensino-aprendizagem, mas uma ferramenta útil e eficaz no planejamento e implementação de aulas; na organização e criação de estratégias de ensino. De acordo com Almerico (2004), ao utilizar a taxonomia de Bloom o formador planeja a aula com viés centrado no aluno, e reflete sobre o que se deseja no final do processo. (GALHARDI &AZEVEDO, 2013)

 Fazer sempre a resolução e a vista de provas, em sala de aula.  Devolver ao aluno a avaliação realizada em, no máximo, sete dias úteis após a data da sua realização.  Para a Avaliação Trimestral 2, o professor deverá elaborar uma prova objetiva e interdisciplinar de modo que os componentes curriculares sejam integrados por meio de um tema transversal que esteja sendo amplamente difundido no ambiente escolar. O agrupamento dos componentes deve obedecer ao direcionamento estabelecido no calendário de provas, sendo aplicada em quatro dias.

A elaboração das questões deve seguir o mesmo direcionamento da AT1 quanto à utilização da

Taxonomia de Bloom e da contextualização dos conceitos.  Todos os arquivos de provas deverão ser compartilhados no OneDrive com o Orientador

Pedagógico e com o revisor.  Clique aqui para acessar a pasta de provas do EFII  Clique aqui para acessar a pasta de provas do EM

Obs.: Ao elaborar uma prova, o professor que utilizar questões que não são de sua autoria deverá indicar, na questão, a fonte e/ou a adaptação/alteração, se houver.

Grau de dificuldade das questões para as Avaliações Trimestrais:

 20-25% fáceis; 50-60% medianas; 20-25% difíceis.  A distribuição dos conteúdos para ambas as avaliações obedecerá ao seguinte critério:  1ª etapa: 100% dos conteúdos dados;  2ª etapa: 20% dos conteúdos dados na 1ª etapa e 80% da 2ª etapa;  3ª etapa: 10% dos conteúdos dados na 1ª etapa; 20% da 2ª etapa e 70% da 3ª etapa.

Composição da AT2

ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º a 9º ANOS

Área do Conhecimento Componentes Quantidade de Questões

Língua Portuguesa 14

Linguagens e Códigos

Inglês Espanhol 07

03

Arte 04

Educação Física 02

Ciências Humanas

Ciências da Natureza

História

Geografia

Ciências 12

12

15

Matemática

Matemática 15

Área do Conhecimento Componentes Quantidade de Questões

Linguagens e Códigos

Língua Portuguesa Inglês 17

08

Ciências Humanas

História

Geografia 10

10

Ciências da Natureza

Matemática

Química Física

Biologia

Matemática 07

07

06

15

ENSINO MÉDIO - 2ª SÉRIE

Área do Conhecimento Componentes Quantidade de Questões

Linguagens e Códigos

Língua Portuguesa Inglês 15

08

Educação Física 02

Ciências Humanas

Ciências da Natureza

Matemática

História

Geografia

Química Física

Biologia

Matemática 10

10

07

07

06

15

Área do Conhecimento Componentes Quantidade de Questões

Linguagens e Códigos

Língua Portuguesa 16

Inglês Espanhol 07

05

Educação Física 02

Ciências Humanas

Ciências da Natureza

Matemática

História

Geografia Filosofia

Sociologia

Química

Física

Biologia

Matemática 15

O valor atribuído para contabilização da nota é de 10,0 pontos para cada Avaliação Trimestral.

 Somente para o Ensino Médio Em virtude do aprimoramento dos processos avaliativos e seletivos pelos quais a educação vem passando nos últimos anos, informamos que as avaliações devem contemplar questões interdisciplinares dos principais vestibulares, do ENEM, originais, discursivas, considerando o trabalho pedagógico de cada disciplina.

Simulados: visam preparar os alunos de 9º ano e todas as séries do Ensino Médio para os principais vestibulares (Mackenzie, FUVEST, PUC, UNICAMP, UNESP, UNIFESP e FEDERAIS) e ENEM.  Deve ser elaborado com questões objetivas compiladas dos principais vestibulares e com uma questão inédita produzida pelo professor; em língua portuguesa, deve conter uma proposta para a redação.  Ocorrerão em todas as etapas do ano letivo.  Ao elaborar uma prova e utilizar questões que não são de sua autoria, o professor deverá indicar na questão a fonte e/ou adaptação/alteração se houver tido alguma.  Todas as questões objetivas devem conter 05 (cinco) alternativas. 07

07

03

03

07

07

06

Padronização da identificação das questões de vestibulares

Quando a questão for copiada, a identificação deverá ser feita sempre entre parênteses e seguir as seguintes normas:  Quando se usa o nome da Instituição, primeira letra em maiúsculo e as letras seguintes em minúsculo. Ex.: (Mackenzie); (São Judas); (São Camilo).  Quando se usa a sigla da Instituição, todas as letras seguidas, sem ponto e em maiúsculo. Ex.: (FAAP); (FGV); (UFRGS).  Quando houver a necessidade de identificar o Estado ou cidade da localização da Instituição, usar um hífen para separar. Ex.: (UNICAMP-SP); (UNESP-Tupã); (PUC-Campinas).  Quando houver alguma alteração no contexto da questão, ela deverá ser identificada com a palavra adaptada acrescentada após um hífen. Ex.: (Mackenzie-adaptada); (FAAP-adaptada); (PUC-Campinas- adaptada).  Essa identificação deverá ser colocada sempre após o número da questão e não no corpo do texto da questão. Ex.: Questão nº 32 (Mackenzie); Questão nº 11 (FAAP - adaptada); Questão nº 60 (FUVEST).  Na formulação da questão inédita, seguir este padrão: (Nome + Professor + especificação da disciplina + Mackenzie + ano – Exemplo “Rogério Tognetti – Professor de Matemática –Mackenzie – 2022”)

Avaliação Substitutiva

O professor deverá elaborar a Avaliação Substitutiva da etapa e/ou sempre que for solicitado pela equipe técnica para atender às necessidades educacionais.

Critérios para a elaboração do instrumento de avaliação substitutiva da etapa

 O professor não deve caracterizar a Prova substitutiva como “difícil”, pois esse instrumento deverá cumprir os mesmos objetivos e critérios das demais provas. Assim, o aluno que faltou por motivo justo não se sentirá prejudicado.  Deve ser elaborado um instrumento substitutivo para cada avaliação da etapa. (AT1 e AT2).  Para as atividades de laboratório, o professor elaborará instrumento de substituição adequado à atividade.

 Quanto às demais atividades, o professor gerenciará a aplicação de substitutiva.

Processo de Recuperação Paralela

 As orientações de estudos para a Recuperação Paralela de cada componente curricular deverão ser inseridas na pasta “ENSINO MÉDIO - DOC” ou “ENSINO FUNDAMENTAL II - DOC” no documento Roteiro de Estudos, no início de cada etapa. Após a validação das orientações pelo Orientador Pedagógico, o documento será disponibilizado no Moodle.  A recuperação da 1a e 2a etapas tem por objetivo a recuperação de conteúdos e notas.  Os conteúdos serão revisados por meio de orientação de estudos e aulas de recuperação.

 A avaliação para recuperação de notas será feita por meio de provas e/ou de atividades.  A correção e digitação dos resultados no sistema de notas deverá ser realizada em até 02 dias úteis após a aplicação dos instrumentos avaliativos.

Processo de Recuperação de Final de Ano

 A recuperação final disponibilizará aulas e/ou orientação de estudos de todos os componentes curriculares, tendo como objetivo a recuperação de conteúdos e de notas.  Os professores apresentarão aos coordenadores por componente curricular os planos de orientação de estudos para validação.  As orientações de estudos de cada componente curricular deverão ser inseridas na pasta “ENSINO MÉDIO - DOC” ou “ENSINO FUNDAMENTAL II - DOC” no documento Roteiro de Estudos, no início da 3ª etapa. Após a validação das orientações pelo Orientador Pedagógico, o documento será disponibilizado no Moodle.

Trabalhos/Atividades

Todas as propostas de trabalhos e atividades deverão ser apresentadas aos alunos de forma a não levantar dúvidas, descritos conforme solicitado abaixo.  Roteiro bem estruturado.

 Indicação de fonte bibliográfica, além de sugestões gerais relativas à área de pesquisa.  Estímulo ao aluno para continuar a construir sua autonomia e iniciativa.  Orientação e acompanhamento dos alunos quando for necessária a realização de trabalho em grupo, quanto: à formação dos grupos; à distribuição de tarefas; ao local para a execução do trabalho, somente na escola, durante as aulas da disciplina.  Os trabalhos escritos devem seguir as normas da ABNT (disponíveis no site do colégio e/ou

Moodle), quando solicitadas pelo professor.  Apresentar ao Mentor e ao OP a proposta do trabalho/atividade.

Avaliação da Produção Acadêmica (APA)

Trata-se de uma avaliação formativa, também chamada de avaliação para a aprendizagem, a avaliação da Produção Acadêmica tem seu foco no processo de ensino-aprendizagem e pode servir como avaliação diagnóstica para planejamento e organização das aulas. Essa avaliação tem um caráter especificamente pedagógico e tem como objetivo principal melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações obtidas. Por meio de atividades específicas ou interdisciplinares, de atividades criativas ou mesmo por meio da observação dirigida, busca detectar dificuldades suscetíveis que se evidenciam durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. As informações sobre o desenvolvimento do estudante que são fornecidas ao professor por meio dessas avaliações, permitem que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo. Na avaliação formativa, os fatores internos à situação educacional são levados em conta. Por acontecer durante o processo de ensino-aprendizagem, a avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a 59

proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e estudante. Nesse processo, o feedback deve ser contínuo e serve como norteador da aprendizagem do estudante, que desenvolve sua metacognição de forma positiva.

Os resultados da avaliação da Produção Acadêmica servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem sido desenvolvido. Por isso, devem ser registrados tendo como base os objetivos de aprendizagem e, sempre que possível, as rubricas elaboradas para as atividades específicas ou para a observação durante a etapa. As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste e o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar a aprendizagem dos estudantes.

Elementos fundamentais para a realização de uma avaliação formativa  Elaboração de objetivos de aprendizagem (explicitando o conteúdo e a habilidade que será desenvolvida).  Elaboração da rubrica (específica ou para a etapa).  Compartilhamento das expectativas (objetivos e rubricas) com os estudantes.  Acompanhamento e registro do processo.  Feedback para aprimoramento da atividade proposta.  Autoavaliação.

Avaliação Qualitativa (AQ)

Essa avaliação contemplará dois instrumentos correspondentes: a avaliação das habilidades socioemocionais e a autoavaliação.

Orientação para os professores em dia de avaliação

Cuidar do bom andamento da avaliação deve ser a única atividade do professor durante a prova. É vedado qualquer outro procedimento (correção de provas, preenchimento de diários, leituras etc.) durante o período de realização da prova.

No dia da prova:  O professor não deve permitir que o aluno, cujo nome não conste na lista de presença, faça a prova. Deve encaminhá-lo à secretaria.  É função do professor garantir que o aluno assine a lista de presença.  Antes de iniciar a prova, o professor deve solicitar que os alunos desliguem celulares e aparelhos similares e guardem-nos em suas mochilas. O celular do aluno deverá estar desligado e fora

do seu alcance durante toda a prova; as mochilas dos alunos devem permanecer na parte da frente da sala, próximo à lousa.

 O professor deve organizar os alunos e distribuir imediatamente as provas, evitando a perda de tempo. Se houver mais de um tipo de prova, elas virão em envelopes separados. Nesse caso, distribuí-las alternadamente.

 O professor deve estar em posição que consiga observar toda a sala, preferencialmente andando de tempos em tempos e ficando algum tempo no fundo da sala, observando os alunos de costas.  De preferência, o professor deve pedir para os alunos irem ao banheiro antes de iniciar a prova, lembrando que, durante a prova, não será permitida a saída de mais de um aluno por vez.  O aluno só será liberado:

 nas Avaliações Trimestrais (EM), após 1h20 do início.  nos simulados, após 1h30 minutos do início da prova.  Após o término do tempo, garantir o recebimento de todas as provas, evitando o extravio. Ao receber a prova, conferir se o aluno preencheu o cabeçalho.  As provas trimestrais deverão ser separadas por turma e em ordem alfabética. As sobras deverão ser entregues na secretaria.  Assinar a lista de presença e conferir o número de provas, que deve ser o mesmo da lista.  Após a realização da prova de sua disciplina, retirar o pacote com as provas na secretaria para correção.

Para o Simulado

 Ao distribuir a prova, garantir que o caderno de questões, folha de respostas e de redação sejam do aluno.

 Solicitar que o aluno leia as instruções da capa do caderno de questões.  O aluno deve manter consigo apenas caneta esferográfica azul ou preta (escrita grossa), lápis e borracha.  Somente a folha de respostas deverá ser assinada.  O aluno pode levar consigo o caderno de questões.  É permitido o consumo de lanche e água durante a prova (não haverá intervalo).  Orientar o aluno para que preencha o gabarito da prova com caneta esferográfica AZUL ou

PRETA (escrita grossa), assinalando uma única alternativa: a célula do gabarito deve ser

preenchida por completo.

 A redação deve ser feita com caneta esferográfica AZUL ou PRETA e a folha de redação não deve ser assinada.

5) ATIVIDADE DE SUBSTITUIÇÃO PARA AUSÊNCIA DE PROFESSOR

O professor deve preparar e entregar à orientação pedagógica, no início da etapa, duas atividades que possam ser utilizadas em caso de ausência - emergencial.  Essas atividades devem estar de acordo com a proposta pedagógica da etapa.  Devem ser compartilhadas no OneDrive para avaliação da Orientação Pedagógica.  As atividades devem ter seus cabeçalhos padronizados conforme modelo oficial disponibilizado no OneDrive.

IMPORTANTE: Se o professor tiver ciência antecipada de sua ausência e/ou tiver tempo hábil, solicita-se o encaminhamento de atividades pertinentes aos conteúdos que estão sendo ministrados no momento. Nesse caso, devem ser enviadas, por e-mail, com cópia para os auxiliares administrativos das unidades, à Orientação Pedagógica e à Coordenação do segmento.

6) PROJETO INTERDISCIPLINAR

Os projetos deverão ser organizados em equipe, sob a gestão dos Mentores e Orientadores Pedagógicos, no período de planejamento, a fim de compor o Plano Curricular Anual.

7) PROGRAMA DE INCLUSÃO

O Programa de Inclusão do Colégio Mackenzie São Paulo consiste em atender alunos com necessidades educacionais específicas em sua integralidade, para que possam desenvolver suas capacidades e habilidades, suprimindo as barreiras que limitam sua aprendizagem e dificultam sua integração no grupo ao qual pertencem, como garantia plena de seus direitos. Buscamos implementar um processo de inclusão que desenvolva as capacidades a partir dos mais diferentes recursos e atividades, favorecendo um ambiente de desenvolvimento e companheirismo para todos. Para responder às necessidades de cada aluno e favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem, serão realizadas as adaptações curriculares, que são os ajustes e modificações a serem promovidos nas diferentes instâncias curriculares, se necessário. A equipe pedagógica precisa construir uma ponte entre as necessidades, os interesses e a organização cognitiva dos alunos, estabelecendo propostas significativas que se concentrem no desenvolvimento dos conteúdos, habilidades e competências necessárias a um desenvolvimento integral do aluno por meio de um PEI – Plano Educacional Individualizado. Esse documento está sujeito aos mesmos princípios de um plano de ensino de uma série regular, mas prioriza o perfil do aluno, estabelecendo propostas para uma aprendizagem que seja significativa. A Orientação Educacional e a equipe do Programa de Inclusão apresentarão aos professores os alunos que precisarão de um atendimento educacional especializado, suas características e perfil de aprendizagem para que o professor faça as adequações necessárias aos seus planos de ensino e receberão apoio integral do Programa de Inclusão.

O processo de avaliação

O processo de avaliação dos alunos deve ser constante e considerar suas características, buscando reconhecer e valorizar suas diferenças e potencialidades (Resolução CNE/CEB n9 2/2001). A avaliação para o programa de inclusão deve possuir um caráter formativo: fornecer informações que serão usadas para futuras orientações, estabelecimentos de outros planos e avaliar o percurso de aprendizagem desenvolvido pelo aluno ao longo da etapa. Também deve ser flexível de modo que considere a diversificação de critérios, de instrumentos e de procedimentos, levando em conta diferentes situações de ensino e aprendizagem - provas, projetos, atividades e relatórios - e condições individuais dos alunos.

Quanto às adaptações de avaliações Adaptação para alunos com Transtorno de Aprendizagem com prejuízo em Leitura e Escrita (Dislexia) - DLX e Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC Estrutura

Identificar na capa da avaliação, antes da palavra Instruções, somente o símbolo

- formatar a prova com fonte Arial 14 e espaçamento 1,5 no parágrafo, para os alunos com diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC e Dislexia – DLX; - oferecer uma prova limpa (sem excesso de informações), sem rasuras, sem riscos ou sinais que possam confundir o aluno; - elaborar enunciados com textos curtos, com linguagem objetiva, com palavras precisas e sem duplo sentido, assinalando com cores ou negrito, as palavras-chave da questão, de maneira que o aluno possa entender o que é solicitado lendo apenas estas palavras na pergunta elaborada; - quando houver texto grande, mantenha-o na integra, mas retome pequenos trechos ao elaborar as questões; - evitar respostas obtidas pela negativa, como por exemplo: “qual a opção que não faz parte” ou “qual a alternativa errada...” - recorrer a símbolos, sinais, gráficos, desenhos, modelos, esquemas vistos no material didático, que possam fazer referência aos conceitos trabalhados; - apresentar conceitos específicos ou fórmulas na questão; - não realizar duas ou mais questões que avaliem exatamente o mesmo conceito; - não utilizar simbolismos, eufemismos, vocábulos com múltiplas conotações “pegadinha”; - se utilizar figuras, fotos, ícones ou imagens, cuide para que haja exata correspondência entre o texto escrito e a imagem, de maneira que seja possível o entendimento; - evitar cruzadinhas ou caça-palavras; - nas questões de múltipla escolha – AT2, as opções devem ser ímpares (3 opções); - evitar a utilização de algarismos romanos na elaboração da prova.

Quanto ao processo de aplicação das avaliações

Possibilidade de realizar as avaliações em sala separada dos demais alunos, com 30 minutos a mais para todos os segmentos e acompanhamento do professor ledor. As salas específicas para aplicação das avaliações serão identificadas nos documentos de organização da equipe pedagógica e educacional do colégio como: sala com professor ledor.

Quanto ao processo de correção das avaliações

- Em caso de dúvida de compreensão na hora da correção, retome oralmente com o aluno antes de fechar a nota.

- A correção deve ser coerente com os critérios pré-estabelecidos, de acordo com a adaptação proposta. - De acordo com a lei 9394/94 da Constituição Federal, o aluno com dislexia não tem os erros ortográficos descontados.

Adaptação para alunos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade TDAH

− Identificar na capa da avaliação, antes da palavra Instruções, somente o símbolo − Formatar a prova com Fonte Arial 14; espaçamento 1,5 no parágrafo. − Elaborar enunciados com textos curtos, com linguagem objetiva, direta, com palavras precisas e inequívocas (sem duplo sentido), assinalando com cores ou negrito, as palavras-chave da questão, de maneira que o aluno possa entender o que é solicitado lendo apenas estas palavras na pergunta elaborada.

Quanto ao processo de aplicação das avaliações

- Possibilidade de realizar as provas em sala separada, com 30 minutos a mais para todos os segmentos. - As salas específicas para aplicação das avaliações serão identificadas nos documentos de organização da equipe pedagógica e educacional dos segmentos como: sala com tempo estendido de avaliação.

Quanto ao processo de correção das avaliações

- Considerar critérios de correção definidos para a série e área do conhecimento. - Erros ortográficos serão descontados normalmente.

Elaborar a prova diferenciada não significa fazer uma prova menos exigente. Nosso objetivo é preparar o aluno com deficiência para ser incluído na sociedade, com autonomia. (Prof.ª Márcia Regis)

Outros casos que necessitem de adaptação em provas - PROINC

Para que o aluno esteja envolvido no processo de aprendizagem, a escola precisa ajustar suas ações às potencialidades e capacidades do aluno e criar um ambiente educacional propício para a aprendizagem.

Para isso, é preciso:

- conhecer as dificuldades e capacidades de seu aluno para atuar de acordo com as necessidades dele; - responsabilizar-se por proporcionar e avaliar aprendizado, levando em consideração as necessidades individuais dos alunos.

Orientações práticas para a produção das avaliações

- Atenção ao tamanho da letra e espaçamento entre letras e palavras. - Avaliar a necessidade de impressão em a4 ou a3. - Atentar-se ao número de exercícios.

- Propor atividades que os alunos possam realizar com independência. - Oferecer informações importantes para a execução da tarefa. - Oferecer uma folha limpa (avaliar a quantidade de propostas por página). - Selecionar questões que estejam alinhadas diretamente aos objetivos e conteúdo específicos para o aluno. - Direcionar perguntas para a resposta: não utilizar alternativas e lacunas (uma única pergunta e uma única resposta).

FLUXO PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DAS AVALIAÇÕES

- O professor especialista elabora as avaliações e compartilha com a professora mediadora, respeitando o prazo de entrega estabelecido pelo calendário enviado pela professora mediadora do segmento. - Após análise e considerações da professora mediadora, o professor especialista deverá realizar os ajustes apontados e reenviar a avaliação para a professora mediadora encaminhar o documento para a gráfica.

APLICAÇÃO DE PROVAS

As atividades avaliativas e/ou provas deverão ser aplicadas na própria sala de aula pelo professor responsável ou na sala multidisciplinar de cada segmento, com acompanhamento individualizado, de acordo com as especificidades de cada aluno e do alinhamento realizado com a professora mediadora.

CORREÇÃO DAS AVALIAÇÕES

A professora mediadora encaminhará a avaliação realizada na sala multidisciplinar para o professor especialista, que fará a correção e a entrega da nota para os alunos. As AT2 devem ser corrigidas pelos professores especialistas e encaminhadas para a professora mediadora acompanhadas do gabarito.

8) USO DE EQUIPAMENTOS EM SALA DE AULA

O uso de equipamentos multimídia, som e outros em sala de aula são de responsabilidade do professor. Após o uso, o docente deverá efetuar o logoff e pedir para um funcionário desligar o projetor.

This article is from: