Issuu on Google+

1


CAV 81 anos

É

crescendo com você!

com muita satisfação e alegria que passamos às suas mãos a primeira edição da Revista do CAV. Nela, pretendemos resgatar um pouco da história do Colégio Adventista de Vitória, bem como falar da nossa proposta e apresentar a estrutura atual, através de algumas atividades e eventos que temos desenvolvido. São 81 anos de história, 25 anos neste endereço. Uma história que foi escrita por muitas mãos, com muitas alegrias, com muitos sorrisos, com muito suor. Com muitas e variadas emoções. Nosso muito obrigado a Deus, por suas providências e a estas pessoas valiosas que deixaram e deixarão marcas na história deste colégio. O propósito da revista é levar a você o que o Colégio vem desenvolvendo ao longo do ano. Você vai descobrir também porque o CAV tem construído histórias de sucesso, com projetos e

atividades que abrangem as áreas pedagógicas, recreativas, esportivas, culturais, espirituais e assistenciais. Agradecemos a Deus pelas bênçãos sobre nós e por ser o nosso grande e principal professor nessa nobre tarefa de educar. Aos pais pela confiança em nosso trabalho, aos alunos pelo empenho e dedicação, aos professores pelo trabalho comprometido e diferenciado e aos funcionários pela competência e carinho no desempenho de suas funções. Hoje, nós podemos pensar e sentir, ver e ouvir, sonhar e realizar, porque estamos há 81 anos escrevendo histórias e crescendo com você. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor, o vosso trabalho não é vão”. I Coríntios 15:58

Um forte abraço.

Marcelo de Queiroz S. Matos

AGRADECER É

A

PRECISO

s bênçãos que poderiam ser mencionadas e agradecidas a Deus são muitas, no entanto, faz-se necessário mencionar que os 81 anos do CAV também aconteceram pela dedicação, persistência e trabalho esmerado de educadores, sejam eles administradores, professores ou funcionários, que não mediram esforços para que objetivos fossem alcançados e vitórias fossem conquistadas. Foi a excelência e competência administrativa de pessoas espe2

ciais, que transformaram a estrutura de um prédio em ambiente de saberes, trocas de conhecimento e construção de cidadãos. Nosso agradecimento a todos os diretores que por aqui passaram. No entanto, não seríamos um lugar completo sem nossos queridos alunos e suas famílias, que confiaram em nossas mãos seu tesouro maior: seu filho. É tal parceria que nos fortalece e nos motiva a procurar a excelência no que propomos fazer.

Colégio Adventista de Vitória Rua Lauro Cunha Freire, 213 Ilha de Monte Belo - Vitória/ES CEP: 29050 -060 Fone: 27 3223 3022 www.colegioadventistadevitoria.com.br facebook: /colegioadventistadevitoria

Diretor: Marcelo de Queiroz S. Matos Tesoureiro: Hemerson Freitas Colaboradores: Equipe CAV Coordenador Geral: Marcelo de Queiroz S. Matos Diretor de Arte: Rodolfo Barros Jornalista Responsável: Francis Matos MTB 39548SP Diagramação: Jéssica Caldas


CAV -

Notícias

CAV APRESENTA MÚSICAS

PARA AUTORIDADESS

O

s alunos Álvaro Soldani Gondim de Freitas, Fernanda Brambati Soldani Gondim, Patrick Domiciano de Oliveira e Bruno Gondim, foram convidados a tocar músicas no culto realizado pela Igreja Adventista do 7º Dia no gabinete do prefeito de Vitória. O prefeito ficou maravilhado com o talento de nossos alunos e agradeceu a eles por terem abrilhantado o dia.

Sumário Notícias

3

Depoimentos

8

Notícia Destaque

10

Rápidas

12

Aprendendo com um clique

A

s aulas de Redação, Geografia e História dos estudantes dos 7º anos A e B foram unificadas em um projeto em torno das imagens. Dentro da atividade foi incluída uma visita ao Museu Ferroviário onde os estudantes se transformaram em fotógrafos, portando equipamentos como máquinas fotográficas, celulares e tablets para fazerem

os registros baseados no conteúdo passado nas aulas. Eles aprenderam através da experiência sobre o gênero, técnicas de fotografia descritiva, impactos humanos e aspectos históricos da construção do Porto e da Ferrovia de Vitória. As fotos tiradas pelos alunos ficaram expostas no mural da escola e cada um teve que produzir textos descritivos sobre as imagens.

3


CAV -

Notícias

P

Galera sangue bom

or que o meu irmão tem o olho azul como meu avô e eu não? Quais são os tipos de sangue e que diferença isso faz? Se os pais são de etnias diferentes como serão os filhos? Além de transportar toda nossa carga genética, o sangue é essencial para o funcionamento dos órgãos, oxigenação e, portanto, para a vida. Nenhum componente químico substitui o sangue, e é por isso que as doações são necessárias para quem teve seu volume sanguíneo reduzido, por doença ou trauma.

Esta notícia é a base da aula de Biologia, que levou os estudantes do 3º ano do Ensino Médio a conhecerem de perto o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), e a verem na prática como são os procedimentos desde a coleta, as análises e o armazenamento do sangue que salva milhões de vidas todos os dias. Como uma lei recente permite que pessoas a partir dos 16 anos também sejam doadoras, alguns alunos aproveitaram a oportunidade para doar sangue, e ajudar ao próximo.

O dia delas

A Bíblia

e seus ensinamentos

A

Bíblia é o livro mais traduzido e mais publicado no mundo, ultrapassando os seis bilhões de exemplares. Tão antigo e tão atual, que continua sendo muito procurado Um livro importante assim mereceu uma semana especial em nosso colégio, com exposições e a distribuição de exemplares do Novo Testamento, uma doação dos Gideões Internacionais.

4

A

s mulheres e meninas do CAV foram homenageadas pelo seu Dia Internacional com uma palestra feita pelo pastor Paulo Prazeres, e também em forma de música, com o locutor da Rádio Novo Tempo, Marcos Siqueira.


QUEM SABE RESPONDE. QUEM NÃO SABE...

A

prender e ainda brincar com os amigos. Este foi o projeto “Torta na cara” desenvolvido com as turmas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa proporcionou a revisão do conteúdo aprendido em três bimestres.

Aprendendo com Contos literários

O

projeto “Teatro de Fantoches” desenvolvido com as turmas do 2º ano do EM movimentou as aulas de Redação. Com a proposta de fazer uma releitura de contos, os alunos foram motivados a adaptarem os textos, os personagens, confeccionarem fantoches e dramatizarem o conteúdo. As apresentações foram feitas para as turmas do Ensino Fundamental, em um processo de aprendizado que multiplica o saber: O aluno aprende ainda mais ensinando!

Direto

O

Tudo até a

T

pode virar crônica,

matemática

udo ao nosso redor pode virar uma crônica - Os alunos dos 6º anos A e B aprenderam isto em um projeto da disciplina de Redação. O cronista capixaba mundialmente reconhecido Rubem Braga foi apresentado aos estudantes, e ele ficou mais conhecido ainda durante a visita à exposição “Rubem Braga: o fazendeiro do ar”. O passeio da aula de Matemática à Escola de Ciência e Física proporcionou aprendizado sobre luz, movimento, frequência, som, gravidade, energia... Mas, como tudo na vida pode ser retratado em uma crônica, os estudantes foram motivados a elaborar textos a respeito da visita. Depois a crônica virou outra obra, desta vez uma paráfrase produzida pelos estudantes a partir das crônicas dos colegas.

da redação

s estudantes do 2º ano do EM confeccionaram uma revista como parte do aprendizado em gêneros textuais. O projeto tem como objetivo aperfeiçoar a habilidade de escrita.

5


CAV -

Notícias

A MATEMÁTICA DE

A

HOJE

matemática está presente no nosso cotidiano. Além de contar com professores desta disciplina, o CAV realizou um projeto que teve a participação de estagiários da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), promovendo o gosto pela matéria por meio de atividades lúdicas, demonstrando também como ela está presente em contextos históricos e culturais. Para a turma do Ensino Médio, as fórmulas matemáticas produziram aprendizado na confecção de pipas. Isto mesmo! Matemática não é apenas fazer contas ou resolver fórmulas. O pátio do colégio foi a extensão do laboratório de Ciências, com a resolução de cálculos geométricos para fazer com que o experimento ganhasse o céu de nossa cidade

Matemática moderna e pensante

O

s Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) recomendam o uso de calculadora, enfatizando a importância desse instrumento na realização de tarefas, na verificação de resultados e correção de erros, podendo também ser um instrumento valioso de auto avaliação. Pensando nisso, o CAV adquiriu 40 calculadoras científicas que estão sendo utilizadas em algumas aulas de matemática. O projeto 'Calculadora na sala' foi realizado para que nossos estudantes aprendam o uso correto. A calculadora não faz cálculos sozinha, o aluno precisa pensar e decidir o que realizará com o auxílio dessa ferramenta.

6

A

arte de entrevistar bem

[

T

emas polêmicos como bullying, alimentação, drogas, inclusão, bulimia, gravidez na adolescência, trabalho infantil e violência sexual foram assuntos das entrevistas realizadas entre os estudantes dos 7º anos A e B. O projeto faz parte do conteúdo curricular do segundo bimestre, e mostrou como o assunto pode ser abordado de forma superficial ou mais profundo, de acordo com a elaboração das perguntas.


M

Que tal um chá?

ais de dois mil motoristas que passaram pela avenida Beira Mar no Dia Nacional do Trânsito receberam sachês de chá de camomila e erva cidreira para ficarem bem calmos enquanto dirigem. A ação “Vá com calma, sua família espera por você” alertou os motoristas para o alto índice de acidentes causados pela pressa e pelo estresse. Durante uma semana o CAV realizou ações educativas, contando com a parceria da Guarda Municipal. Nossos alunos são agentes de trânsito e os pais que não respeitarem a legislação serão autuados com mini multas. As turmas da Educação Infantil aprenderam as regras de tráfego na mini cidade, instalada em nosso colégio. Toda esta ação dos estudantes mereceu um amplo destaque na mídia.

No

túnel do

tempo

A

s informações das lutas entre árabes e palestinos entram na nossa casa através dos canais de imprensa, mas muita gente não entende o porquê e como tudo isto começou. O projeto: “História antiga, vivenciando um pouco dos povos antigos” apresentou aos estudantes do 6º ano a arquitetura, os trajes e até a culinária egípcia, nas aulas com a metodologia bem diversificada, utilizando também encenações feitas pelos alunos. Neste projeto eles puderam ainda comparar as sociedades antiga e atual.

PARABÉNS, MAMÃES

E

xiste presente maior para as mamães que assistir os seus filhos cantando e representando? Pela emoção vimos que não. Foi com um lindo musical e encenações que comemoramos este dia tão especial. 7


CAV -

Depoimentos

Sou Parte da História

S

empre recebia conselhos dos professores e funcionários, e eles eram muito sábios. Devo a esta equipe também a formação do meu caráter e o senso ético que levo no meu dia a dia. Eu era aluno do CAV quando escolhi minha carreira, graças às aulas dinâmicas de Matemática. Foi apenas um ano e meio estudando no CAV, mas o suficiente para marcar a minha história. Phelipe Reis tem 22 anos e é Engenheiro Elétrico.

A O

Colégio Adventista de Vitória foi além da excelência acadêmica, porque me ensinou a importância de ter caráter e manter princípios corretos na vida, em todas as ações. Sou casado e vejo no meu dia a dia a aplicação de conceitos de vida familiar que aprendi no colégio. Estas experiências eu desejo que meus filhos possam também ter, pois tenho certeza que elas são a base para a construção de uma vida de sucesso integral.

s amizades que fiz no Colégio Adventista de Vitória permanecem até hoje. Durante 11 anos da minha vida eu fui aluno deste colégio e isto representou muito para a minha formação como cidadão e também como profissional. Dentre as melhores recordações que trago comigo está a amizade com os professores e funcionários. Leandro Amorim Ribeiro tem 25 anos e é médico.

Vinícius Oliveira de Arêdes tem 23 anos e é publicitário

E

A

s minhas melhores recordações são das amizades que fiz no Colégio Adventista de Vitória. E o coral? Ah, o coral foi o mais divertido! Quando saíamos pra cantar, ganhávamos paçoca, pipoca, amendoim e até hoje quando como isto, me lembro daqueles dias. Durante seis anos eu estudei em outra escola, e por isso os momentos de capela e meditações diárias no começo das aulas ficaram muito marcados na minha memória. Foi muito bom ter encontros com Deus. O CAV representa o fechamento da minha adolescência com chave de ouro, e sempre recomendo os Colégios Adventistas.

Simone Santos Norbim Gomes tem 26 anos, é enfermeira, e fez o terceirão no CAV

8

O

Colégio Adventista de Vitória foi primordial para o que sou hoje profissionalmente. Além de se preocupar com a nossa formação intelectual, nos preparando para sermos profissionais de sucesso, vemos em todas as atividades o cuidado com a questão espiritual. É um ambiente incrível, onde vivemos momentos únicos e maravilhosos das nossas vidas. Estudei no CAV entre 2004 e 2006, e trago com carinho as lembranças das amizades verdadeiras que conquistei neste período.

Luana Soares Freitas tem 24 anos, e é administradora de empresas

studei desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental no Colégio Adventista de Vitória. Cursei o Ensino Médio no Cefetes (atual IFES) para iniciar ali também o curso Técnico em Edificações. Comecei o curso de Filosofia na UFES, mas priorizei o curso técnico, que é a área onde atuo profissionalmente hoje. Mesmo assim, tenho planos de cursar Ciências Biológicas. Posso afirmar que o CAV participou da parte mais importante da minha vida: Ele me deu a base e construiu quem eu sou hoje, tanto no aspecto social, profissional e espiritual. Lembro com carinho de amigos, professores e de momentos como as trabalhosas Feiras de Ciências. Mas se começar a falar, vou escrever um livro imenso, de tanto saudosismo. Meu sincero agradecimento ao CAV por tudo! Everton Braun tem 24 anos, e é técnico de planejamento de obras


CAV -

Notícias

A diversão através do

TEMPO

O que os pais hoje usam como ferramenta de trabalho para muitas crianças é brinquedo: Tablets, celulares e computadores. Mas como eram os brinquedos e as brincadeiras deles? Ao longo do segundo bimestre os alunos do 8º ano estudaram nas aulas de Redação, através de textos, tiras, pinturas e relatos, a temática brincadeiras antigas com o objetivo de contrastar as mudanças decorrentes da revolução tecnológica. No final do projeto os estudantes produziram músicas contrastando as brincadeiras e as épocas, e ainda produziram brinquedos a partir de materiais reciclados, mostrando que a diversão pode também ajudar a preservar o meio ambiente.

Hora

de decidir o

futuro

O

que você vai ser quando crescer? Algumas crianças respondem isto rapidamente, inspirados pelos pais ou parente, ou ainda alguém que admiram.... Mas responder isto quando é realmente a hora de decidir não é tarefa fácil. Neste momento aquela criança já é adolescente, quase adulto, e sabe que a escolha vai ser determinante para seu futuro, porque tem que levar em consideração o mercado, os salários, os horários de trabalho. A boa notícia é que possível descobrir o que vai ser “quando crescer”. No CAV este trabalho é desenvolvido pela Orientação Educacional, que aplica testes vocacionais com os estudantes. Através das preferências pessoais o teste estima as áreas que o aluno mais se encaixa, que tem mais aptidão. Para aprofundar ainda mais o conhecimento a respeito das carreiras os estudantes assistem a palestras de profissionais de diversas áreas, onde podem tirar dúvidas e ter mais subsídios na hora de escolher. 9


CAV -

Destaque

Sucesso no

TERCEIRÃO

Lista dos Aprovados

Adrielly Almeida Koffler França

UFES 2º Lugar - Geografia FAESA 1º Lugar - Química

Bianca Neves Martins Pereira Breytner Maciel Nascimento

UFES 7º Lugar - Estatística

Bruno Barreiros do Carmo Caroline Bremer Machado Caroline Carlos Toledo

IFES Estradas

FAESA Engenharia Civil

UVV Direito

UNIVIX Direito

FABAVE Ed. Física

Dilson Alcântara Fadini Júnior IFES Eletrotécnica

Gabryella Neres De Móri

UNIVIX Engenharia Mecânica

UNASP Engenharia Mecânica

Isabela Farias Fae

UVV Publicidade e Propag

FAESA Publicidade e Propag.

FAESA Direito

Jéssica Gonçalves de Souza Kévilin dos Reis Santos Johnny Késio Amaral dos Santos Laila Caroline Vieira Rosa Lucas Vespa Moreira

10

UVV Engenharia Civil

UNASP Engenharia Civil

Denise Sarah Lira Barbosa

Franklin de Souza Zottich

UVV 6º Lugar - Engenharia Civil UVV FAESA Publicidade e Propag. Publicidade e Propag.

UFBA 6º Lugar - Letras FAAMA Teologia NOVO MILÊNIO Engenharia Civil UNASP Direito

FAESA Ciên. Computação

UVV Relações Internacionais


81% DE APROVADOS NOS VESTIBULARES 56% DE APROVAÇÃO NA FEDERAL

Q

uando começa o Ensino Médio, inicia também uma fase de grandes decisões: Em três anos é hora de escolher a profissão, prestar vestibular e deixar de ser chamado de estudante para ser conhecido como universitário. Quem estuda no CAV é acompanhado de perto neste período, participando de ações e projetos que facilitam o processo, recebendo, por exemplo, conteúdo específico para as provas, palestras motivacionais e suporte psicológico. O resultado obtido neste ano mostrou que quem estuda no CAV

tem condições de ser aprovado nos vestibulares mais concorridos: 81% dos nossos estudantes foram aprovados. A avaliação proporcional é mais justa que a de número de alunos, comumente utilizada por outras unidades educacionais, já que a quantidade de inscritos varia de escola para escola. Dos alunos que se inscreveram para as provas da UFES e IFES, 56% foram aprovados, com destaque a aluna Adrielly Almeida Koffler França, classificada em 2º lugar no curso de Geografia; e para o

Marcos Langa e Souza

UNASP Direito

Nadini Gasiglia de Oliveira

UNASP Direito UNIVIX Direito

Phelipe Gomes Quadra

FAESA Eng. Civil

aluno Breytner Maciel Nascimento, 7° lugar em Estatística, aprovado também em 6º lugar para Engenharia Civil, na Universidade de Vila Velha. A aluna Bianca Neves Martins Pereira foi classificada em 1º lugar no vestibular de Química da FAESA. E como incentivamos a participação em vestibulares antes do término do Ensino Médio, também comemoramos o feito da aluna do 2° ano, Kévilin Reis Santos, aprovada em 6º lugar para o curso de Letras da Universidade Federal da Bahia.

SALESIANO Ed. Física

UVV Direito

UNIVIX Direito

Thayná Berti Braga de Paula

UNIVIX Arquitetura

FAESA Arquitetura

Thayná de Oliveira Menegueli

FAESA Pedagogia

FDE Pedagogia

Suellen dos Santos Oliveira Thaís Nery de Oliveira

Thaysnara Ramos Pereira

UCL Eng. Química

IFES Eletrotécnica SALESIANO Arquitetura

SÃO GERALDO Pedagogia

Wander Betzel Brunow

UNIVIX Direito

Washington Almeida de Souza

UVV Eng..Civil

UVV Engenharia Civil

11


CAV -

Rápidas

Vestibular

é coisa séria, a começar pelo

O

Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, a cada dia se torna mais relevante para os estudantes que desejam cursar uma faculdade. As melhores notas podem significar vagas nas universidades em cursos mais concorridos ou mesmo garantir bolsas de estudo. Além das aulas com conteúdo específico, o CAV promove um dia especial para a inscrição no ENEM, no Núcleo de Informática. Os educa-

Xô preguiça!

A

modernidade trouxe graves problemas para a saúde das crianças. Cada vez menos elas praticam exercícios físicos, e isto tem preocupado os pais e os educadores. Por isso, profissionais da área de Educação Física visitaram nosso colégio para falar sobre o assunto e fazer nossos alunos da Educação Infantil e Fundamental I suarem as camisas. Um circuito de atividades práticas e direcionadas mostrou para as crianças como a hora de brincar pode ser muito mais dinâmica e divertida.

12

dores incentivam as turmas desde o 1º ano do Ensino Médio a se inscreverem, para terem mais familiaridade com a prova. O investimento em assuntos voltados para o vestibular resultou 81% de aprovação em vestibulares este ano, incluindo excelentes classificações em universidades públicas, como o segundo lugar geral em geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Vovôs na escola

D

ENEM

izem que os avós são pais em dobro. Tem avô de cabelo branquinho, tem avó moderninha e vaidosa... Os modelos podem ser variados, mas a essência do amor é igual. Recebemos em nosso colégio os avós de nossos alunos, que primeiro visitaram a sala de aula dos seus netos, participando de uma atividade especial com música, cartões, lembranças, e depois foram homenageados no Chá dos Avós.

A vida das minhocas

E

las são quase da cor da terra que é a casa delas. Muita gente tem nojo,

mas as minhocas são muito importantes para a natureza. O projeto “Minhocário” apresentou para as crianças do 3º ano que estes animais são responsáveis, por exemplo, por melhorar a infiltração de água e oxigenação da terra e produzir o húmus, um fertilizante natural.


UMA NOITE

FAZENDO

ARTE

NA ESCOLA

U

ma noite inesquecível foi realizada em nosso colégio, para os alunos do nível Fundamental I. Depois de muita diversão, com música, filmes e brincadeiras, com momentos de interação com os professores, nossas crianças dormiram profundamente e acordaram com uma grande surpresa: um travesseiro em formato de cachorro, para recordar a Noite do Soninho.

F

azer arte é coisa séria, embora seja muito divertido. Fazer arte pode ser também uma atividade lucrativa. Tudo isto as crianças aprenderam no projeto, onde foram incentivadas a estudarem a história da arte nas diversas culturas, e produzir peças artísticas em telas, que foram leiloadas após exposição.

VIVA AS DIFERENÇAS!

A

s flores têm cores e formatos variados e os animais também. E as pessoas? As pessoas também têm diferenças, o que torna a vida ainda mais divertida. Foi esse o ensinamento do projeto “A joaninha diferente” realizado com as turmas da Educação Infantil.

Um

PELAS ONDAS A NOSSA

A

COPA

Copa do Mundo vem aí e nossos estudantes já entraram no clima. Um campeonato de futebol movimentou as aulas de Educação Física. Teve até torcida organizada das meninas! Todos os participantes receberam medalhas e o time campeão um troféu

DO RÁDIO

C

om funciona o rádio? Esta foi a primeira pergunta respondida pelo projeto “Meios de Comunicação” que levou as crianças do 1º ano a conhecerem de perto os locutores, estúdios e programas da Rádio Novo Tempo. Elas ainda tiveram a oportunidade de mandar beijos para as famílias ao vivo. Foi muito divertido!

motivo a

+

para tirar

boas notas

A

lém de aprender mais, dar orgulho aos professores e pais, e passar de ano, quem estuda mais para tirar boas notas no CAV tem outra vantagem: O Projeto Mérito Acadêmico entrega certificados de Honra ao Mérito aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio, que alcançarem a média geral em cada bimestre. O prêmio ainda qualifica em Aluno Diamante: entre 9,1 a 10,0 pontos; Aluno Ouro: entre 8,1 a 9,0 pontos; Aluno Prata: entre 7,6 a 8,0 pontos; Aluno Bronze: 7,0 a 7,5 pontos.

13


CAV -

Rápidas

Reciclar e plantar

preservando a natureza

R

eciclar é umas das ações que podem fazer bem à natureza. Garrafas de refrigerante e caixas de ovos foram utilizadas pelos nossos alunos com muita criatividade para o plantio de diversas sementes. Todo o processo de crescimento das plantas foi acompanhado, mostrando a força que a natureza tem e por que é tão importante reutilizar os materiais.

Planeta

N

ÁGUA?

osso planeta é composto por 71% de água, e ela é essencial para a vida. Mas, nossos rios e mares correm perigo, devido a inúmeras ações dos homens contra a natureza. Em comemoração ao Dia Mundial da Água nossos estudantes receberam um copo de água mineral para lembrar a importância de ingerir água potável, e o tema da preservação das fontes foi discutido nas classes. A turma do 1ºAno customizou camisetas com o desenho de uma gota, através de um molde feito com caixa de leite.

14

Uma Páscoa emocionante

Um dia na fazenda

A

visita à “Fazenda Rico Caipira” deu oportunidade às crianças do 2º ano Fundamental I, a diferenciarem o meio rural do urbano, e aprenderem também quais são os animais que podemos ter em casa, os chamados animais domésticos, e quais são os animais selvagens.

O sonho da Fábrica DE CHOCOLATES

M

uitas crianças gostam tanto de chocolate que desejam ter uma fábrica. Mas como é produzido este alimento tão famoso? Nossas crianças puderam ver de perto todo o processo de produção da Fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha, e descobriram o cacau, a matéria prima deste doce, e as máquinas super modernas que fazem tantos tipos de chocolate.

C

omo foi a vida de Jesus na Terra? Por que ele morreu? Estas perguntas foram respondidas aos nossos alunos durante a Semana da Páscoa. Os estudantes dos ensinos Fundamental I e Médio encenaram a trajetória de Jesus, apresentando o real simbolismo da data, muitas vezes esquecido e, atualmente substituído por coelhos e ovos de chocolate.

Meu rico DINHEIRINHO

O

projeto “Dinheiro bem contado é dinheiro economizado” utilizou de uma ação cotidiana de nossos estudantes para o aprendizado em finanças. A compra do lanche foi o pontapé para ensinar a entender o valor das cédulas e moedas, fazer contas para aquisição e troco, e ainda para as aulas de economia, com a comparação de preços.

Lembranças das

O

FÉRIAS

s alunos do 1º ano levaram para casa uma atividade para ser desenvolvida durante as férias. Mas, calma! Não foi uma tarefa cansativa não, ao contrário, foi muito divertido. Durante todo o recesso escolar elas guardaram dentro do “saquinho de férias” itens que relembrassem os momentos de férias. Ao voltar às aulas as crianças foram motivadas a usar estes materiais para a produção de textos, promovendo a escrita espontânea e a fabricação de desenhos.


T

PROJETO TAMAR

odos os alunos do turno vespertino, Jardim ao 5º ano, participaram da visita ao projeto Tamar, em Vitória. O objetivo principal foi a interação com a missão de conhecer, proteger e valorizar as ações de proteção e recuperação das espécies de animais em extinção. As crianças estiveram em contato direto com os animais e a natureza, aprendendo lições práticas de como melhorar e preservar o meio ambiente.

DE FILHO PARA PAI

U

ma conversa entre pai e filho. Não, não pensem que é bronca, mas sim uma maneira divertida de estreitar laços e comemorar o Dia dos Pais. Um roteiro previamente programado levou essa conversa a um momento emocionante e de cumplicidade, e os filhos puderam declarar aos pais como são importantes e amados! Depois da apresentação do Coral Infantil, os pais e filhos receberam um “kit Saúde”, com um lanche saudável para aproveitarem juntinhos as belezas do Parque da Cebola, em Vitória. E não teve chuva que desanimasse os participantes!

15


Colégio Adventista de Vitória

Cirurgião Dentista CRO - ES 2206

Cirurgiã Dentista CRO - ES 5463 Ex - aluna

Clínica Geral e Implantes

Tel. (27) 3235 - 2970

Cel. (27) 9222 - 0991

Av. Coronel José Martins Figueiredo, 03 - Maruipe - Vitória - ES

O CAV está também na rede social Facebook. Convidamos a curtir nossa página para ver as atividades que realizamos em nosso colégio. Diariamente postamos artigos, fotos e vídeos relacionados às ações que têm a participação de nossos estudantes /colegioadventistadevitoria

(27) 3223 - 3022

www.colegioadventistadevitoria.com.br

Rua Lauro Cunha Freire, 213 Ilha de Monte Belo – Vitória-ES

(27)16 3239-9494 | (27) 3324-1900 | (27) 3349-3740 | faleconosco@sathlerbaby.com.br

www.sathlerbaby.com.br


Revista CAV