Boletim Municipal nº 13 - Santa Comba Dão

Page 4

EDITORIAL

Dois anos após o início de funções neste cargo de altíssima responsabilidade, é altura de fazer um primeiro balanço, agora que as ondas de choque produzidas pela acalorada luta eleitoral se vão dissipando. Para que não restem quaisquer dúvidas e mal entendidos, quero deixar bem claro que me sinto profundamente honrado por ter merecido a confiança dos Santacombadenses e poder contribuir para que a nossa terra seja cada vez melhor. Foram, realmente, dois anos de muita dedicação, muito trabalho e esforço para compreender o funcionamento da estrutura municipal, solucionar uma série de problemas urgentes e implementar um conjunto de medidas que se destinaram a corrigir assimetrias e a completar alguns projectos em curso. Algumas dessas medidas são ainda pouco visíveis e os resultados práticos só aparecerão dentro de alguns anos. É esse o ónus do planeamento estratégico, mas é tempo de, na gestão autárquica, cortar com as medidas pontuais tomadas ao sabor dos ciclos eleitorais. Tendo em conta esse objectivo, procurámos estabelecer as bases para que Santa Comba Dão possa enfrentar com confiança os desafios dos próximos dez anos. A concorrência entre concelhos começa a ser feroz e são, por vezes, os pequenos detalhes que fazem a diferença. As páginas que se seguem, neste Boletim, são um resumo das intervenções que levamos a efeito, guiados pelas propostas apresentadas aos eleitores. Muito há ainda para fazer; aliás, a constante dinâmica de mudança por que passa o Mundo, não dá margem para contemplações nem para auto-elogios sobre o trabalho feito. Não será também a difícil situação económica e financeira do Município e as severas restrições impostas pelo Governo que

servirão de desculpa para nada fazermos. Estamos aqui para lutar e é com isso que os Santacombadenses poderão contar. Nos próximos anos assistiremos a uma Revolução no sector do Ensino Básico e Pré-Escolar. Assistiremos a uma revolução no planeamento urbano. Assistiremos a uma revolução na economia, baseada numa aposta forte no turismo e na promoção empresarial. Nos próximos três anos, entre investimento público e privado, Santa Comba Dão será contemplada com mais de 35 milhões de euros, dos quais, cerca de 15 milhões serão da responsabilidade do Município. Entretanto, revolucionámos o relacionamento com as freguesias e os cidadãos. Revolucionámos a forma de estar e de agir dentro da própria estrutura da Câmara Municipal, tratando os colaboradores em pé de igualdade e sem falsas pretensões de superioridade e imprimimos uma nova dinâmica de acção e de exigência. No próximo ano iremos implementar o Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Publica (SIADAP), que acabará com as classificações iguais para todos e permitirá distinguir os bons dos maus funcionários. Queremos acabar com o desinteresse e a má imagem que alguns teimam em transmitir aos contribuintes que lhes pagam o vencimento, e que arrastam consigo a grande maioria daqueles que cumprem com as suas obrigações, com um profissionalismo igual ou melhor do que encontrei nas Empresas Privadas por onde passei. Já o disse algumas vezes: “O que fizermos hoje, reflectirse-á no Futuro”, e é com esta máxima que vos deixo uma mensagem de grande ambição e confiança.

Até Breve!

João Lourenço


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.