Livro de Turma

Page 1

Livro de Turma HISTร RIAS

EB1/PE do Seixal | 3.ยบ e 4.ยบ Ano | Junho de 2013


Era uma vez uma princesa chamada Leonor e o seu pai o rei José que viviam num planalto chamado Estrela. Leonor era uma princesa triste porque se sentia sozinha. Passava os dias aborrecida por não ter ninguém com quem partilhar a sua alegria. Certo dia, o rei José pensou em dar um animal à princesa. Por isso, partiu até à cidade mais próxima, à procura de um animal que desse alegria à princesa Leonor. Passado alguns dias o rei José continuava sem encontra-lo. De repente mesmo à beira de um riacho avistou um coelho de pelo branquinho. Aproximou-se dele e por ele se encantou. Chegado ao planalto o rei apresentou-o à princesa que logo se apaixonou por ele e a encheu de alegria. A partir deste dia a princesa Leonor ficou ainda mais linda com o seu bonito sorriso com a companhia do seu amigo Branquinho.

Letícia Tomás 19/06/2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 1


Era uma vez uma princesa destemida que vivia num castelo assombrado. A princesa chamava-se Carolina. Um dia a princesa decidiu sair porque já estava farta de estar presa naquele castelo. Depois chegou a noite e apareceram monstros e a princesa não teve medo por isso, os monstros foram-se embora. Por fim, a princesa continuou a viver a sua vida sem medo.

Francisca Santos 19/06/2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 2


Num reino muito distante vivia uma princesa chamada Margarida na companhia do seu pai que era rei e chamado Leandro. Esta princesa era muito gira, com cabelos louros e olhos azuis. Quando ela fez 20 anos, o seu pai Leandro, deu-lhe uns sapatos pretos com brilhantes e um vestido também preto com brilhantes e ela adorou imenso. Mas nesse mesmo dia, à noite, uma fada má entrou no seu quarto e lançou um feitiço e transformou-a numa égua com pelo castanho e olhos azuis. O seu pai viu pulgas dentro do palácio e mandou-a para fora do reino. Certo dia, à princesa Margarida viu um príncipe chamado Kevin e levou a égua para o seu castelo. Passado um ano a princesa fugiu. Para trás deixou cair um sapato que o pai lhe deu. O príncipe andou por todo o reino e entrou no palácio da princesa Margarida. A princesa ao experimentar o sapato, este servia na perfeição. E os dois casaram e viveram felizes para sempre.

Oriana Andrade 19/06/2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 3


Um dia, a Mariana decidiu formar um bando e foi falar com os seus três melhores amigos: - Olá Amiguinhos! Venho perguntar-vos uma coisa … - Olá! O que é? - Que tal se formássemos um bando? - Boa ideia! Pode ser muito divertido. - disse a Ana toda entusiasmada. - Sim, nós alinhamos. -acrescentou o João, o Nuno e a Carla. - Mas…não temos aventuras! - exclamou a Carla. - Oh meu Deus! Roubaram o meu vestido preferido! - disse a mãe da Mariana, toda aflita. - Ah! Ah! Não perceberam? - perguntou o Nuno. - Já sei! - afirmou o João. - Temos que procurar o vestido da mamã! - exclamou a Mariana. - Está na gaiola da Fifi. - disse o João. - Vamos lá. - sugeriu a Carla. - Oh não! - exclamou o Nuno. - O vestido já está na casota do vizinho. - avisou a Carla assustada. - Eu sou um super-herói! Eu vou lá… - disse o Nuno. E lá foi ele. Conseguiu o vestido e veio para junte dos amigos. - Ehhhh! Iuuupiii! - Exclamaram todos ao mesmo tempo e fizeram uma festa. E a mãe da Mariana disse: - Muito obrigada, a todos. E se vocês fossem o bando dos quatro? - Grande ideia! - exclamou a Carla.

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 4


-Também acho! - disse o João. - Éééé! - repetiu o Nuno. - Boa ideia mãe. - disse a Mariana muito contente por terem encontrado o vestido.

Diana Lima 19-06-2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 5


Era uma vez um cão chamado Bobi e um gato chamado Pintinhas e a sua dona chamava-se Luísa. Um dia, a dona Luísa recebeu um cão e chamou-o de Bobi. No dia seguinte o Bobi fez cocó na escada e a sua dona pisou-o e deu-lhe um castigo, que era não brincar. Passaram duas semanas, a dona Luísa recebeu um gato chamado Pintinhas, que gostava de ver televisão e era bem comportado. De seguida, o cão viu a dona com o gato e o cão foi para lá e pregou-lhe um susto. O gato ficou juntinho ao cão e gostaram muito um do outro. Sentaram-se frente à televisão a verem “Phineas e Ferb”. Semanas depois o cão e o gato ficaram amigos, para a vida. A noite a dona Luísa fez muito comer para si, para o cão e para o gato. E viveram felizes para sempre e para toda a vida.

Leonardo Delgado 19-06-2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 6


O Castelo de Cristal Era uma vez, um castelo de cristal onde vivia um rei com as suas doze filhas. Elas gostavam muito de danรงar e por isso danรงavam no jardim que era da Rainha. Eles eram muito felizes. Um dia, o rei reuniu as doze filhas para lhes dizer, que durante algum tempo, quem mandaria nelas seria a tia Sofia, que tinha chegado de outro Reino. A tia era muito rigorosa: mandava as doze meninas muito cedo para a cama e de manhazinha tinham de limpar o castelo muito bem para brilhar como cristal. Certo dia, o Rei ouviu uma conversa entre a tia e um senhor. Nessa conversa falavam que queriam tomar o trono. O rei ficou furioso e mandou a tia embora. As filhas agradeceram, felizes. E a alegria voltou ao castelo de cristal.

Catarina Lima 19/06/2013

EB1/PE do Seixal | 3.ยบ e 4.ยบ Ano | Junho de 2013

Pร GINA 7


Um dia, no quintal, vi um coelho que falava!!! Ele disse-me: - Os outros coelhos chamam-me coelho tristinho porque os meus bolos de Páscoa são muito doces e fico triste. - Não fiques triste, eu dou-te uma receita para fazeres um bolo de chocolate. Vais necessitar de: 

600 gramas de farinha;

6 ovos;

Uma colher de chá de pó Royal;

125 gramas de margarina;

240 gramas de açúcar;

200 gramas de chocolate em barra;

Chocolate em pó para enfeitar.

O coelho tomou nota da receita e foi embora dando pulos alegremente. Perlimpimpim… a minha história chegou ao fim.

Bruno Castro 19/06/2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 8


O ratinho trabalhador Há muito, muito tempo havia um ratinho chamado Lindinho que vivia num buraquinho junto a uma gruta. O Lindinho só queria uma quantidade de dinheiro para fazer uma casinha com melhores condições. Por isso, decidiu arranjar um emprego para concretizar esse desejo. Começou por ser mecânico e logo no primeiro dia foi despedido porque não percebia nada de carros. Não desistiu e passou a vender gelados com sabores fantásticos. Foi um sucesso! Em pouco tempo conseguiu arranjar algum dinheiro e nas suas folgas começou a construir a sua própria casinha. O tempo foi passando e o seu negócio continuava muito bem, assim como a construção da sua casinha. Com tanto trabalho o seu desejo foi concretizado: tinha dinheiro e uma casinha. Laurina Cidália Pereira Tomé 19/06/2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 9


Era uma vez, um grande homem chamado Noé, casado e com três filhos. Os seus filhos tinham como nome Sem, Cam e Jafé. Certo dia, o pai estava muito atarefado e precisava de ajuda, então chamou pelos seus filhos que ainda estavam a dormir, pois era muito cedo. Levantaram-se e começaram logo a reclamar, esfregavam os olhos, abriam a boca. Mas a mãe ao ouvir isso chamou-os e disse para irem tomar o pequenoalmoço e mesmo assim os rapazes sentaram- se à mesa e nada satisfeitos, por já terem acordado. A mãe deles era muito carinhosa e sorriu e, com amor e disse para eles se lembrarem que estavam ajudando o pai a construir uma arca, porque Deus tinha dado uma ordem. E que estavam a aborrecer a Deus. Noé entra em casa e ouve a conversa e diz que Deus estava cansado com o mau comportamento das pessoas... Passado algum tempo, já muita coisa tinha acontecido e a arca finalmente ficou pronta com a ajuda de todos é claro! A arca era um barco muito, muito grande. Já deves ter ouvido alguém dizer que a melhor coisa que podemos fazer é obedecer a Deus, aos pais e aos professores. ÀS vezes é difícil. Parece que estão sempre a dar ordens, não é? João Pedro Abreu 19/06/2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 10


EB1/PE do Seixal | 3.ยบ e 4.ยบ Ano | Junho de 2013

Pร GINA 11


Era uma vez um inseto chamado Tony que gostava muito de inventar engenhocas. Certo dia, Tony decidiu construir um colhedor de sementes mas não deu resultado porque sempre que o colhedor agarrava nas sementes elas caíam, então, teve outra ideia que foi um elevador subterrâneo. Essa ideia foi espetacular e os outros insetos também quiseram experimentar. Tony tornou-se no maior inventor do mundo e inventou muitas coisas mais. Depois casou-se com a princesa Oriana e viveram felizes para sempre num castelo de ouro.

Matilde Fernandes 19/6/2013

EB1/PE do Seixal | 3.º e 4.º Ano | Junho de 2013

PÁGINA 12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.