Personagens de destaque na vigência da praça de touros da Graça Durante a vigência da praça de touros da Graça destacaram-se algumas personalidades como os cavaleiros Justiniano Gouveia e Cristiniano Mendonça.
Justiniano Gouveia, nasceu em Aldegalega a 20 de Julho de 1878. Actuou muitas vezes como cavaleiro amador, tomou a Alternativa em 1920 no Campo Pequeno. Dividiu a sua vida entre as suas grandes paixões a tauromaquia e o teatro. Alvo de grandes elogios em relação às suas actuações, quando se retirou do toureio continuou ligado à festa brava como director de corridas.
Justiniano Gouveia
Cristiniano Mendonça, nasceu em Aldegalega a 3 de Março de 1866. Estreou-se na praça de touros da sua terra natal, em 3 de Novembro de 1889. Devido às suas brilhantes actuações, foi incitado a se tornar profissional, facto que sempre recusou. Assim, manteve-se como cavaleiro amador, actuando só em corridas de carácter benemérito. Uma das figuras Montijenses mais emblemáticas da época é Augusto
Gomes Júnior, o segundo matador de touros de Portugal. Augusto Gomes, nasceu a 19 de Dezembro de 1913 em Aldegalega, e inicia-se na actividade tauromáquica em 1932, frequenta a escola de Luciano Moreira. A sua primeira actuação em público, como bandarilheiro amador, foi no ano de 1932, tomando a Alternativa, nesta categoria, em Julho de 1937, no Campo Pequeno. Actua também como novilheiro em 1939, na mesma praça, alternando com Joselito Moreno.
22
Cristiniano Mendonça