Monte Mayor - a terra e a gente

Page 9

Deolindo Pessoa*

Monte Mayor - A Terra e a Gente, Nº 11, 2011, 7 - 13

Revisitação nos 40 anos do CITEC Quando foi delineado o programa comemorativo dos 40 anos do CITEC, uma das suas primeiras âncoras foi a remontagem de um espectáculo, com o mesmo elenco, que tivesse marcado a vida do grupo. E uma das primeiras hipóteses foi de imediato Na Barca com Mestre Gil, de Jaime Gralheiro, a partir dos autos de Gil Vicente, e que foi estreada em 17 de Julho de 1981. A grande questão que se levanta era voltar a reunir o elenco original, dado ser grande e muitos já não viverem em Montemor, para além dos que haviam falecido. Este factor era mais marcante no grupo dos músicos, onde três (António Batata, António Mendes e Joaquim Maranha) já não podiam voltar a participar. Dos actores só António Couceiro estava impedido por esta razão, mas já em 1986 havia sido substituído pelo Nuno Castilho. Iniciado o trabalho de pré produção, em que se começou por tentar garantir o elenco original, verificou-se com alguma surpresa uma adesão bastante significativa de todos, tendo no final havido apenas duas escusas por diferentes razões pessoais. Nesta fase é justo salientar o empenho do Henrique Maranha, um dos entusiastas deste projecto e um dos produtores do mesmo. O grupo de trabalho passados 30 anos é bastante heterogéneo, englobando pessoas que nunca mais voltaram a participar num espectáculo de teatro até outras que sempre mantiveram uma actividade regular nesta área, algumas mesmo de âmbito profissional. Daí que a gestão de diferentes expectativas e disponibilidades fosse um desafio simultaneamente aliciante e assustador, pois o plano de ensaios compreendia nove semanas, com ensaios de segunda a sexta-feira, tendo cada um de participar no mínimo pelo menos em dois dias, sendo a sexta comum para todos. Na última semana ensaios diários para todos.

* - Deolindo Pessoa (Natural de Montemor-o-Velho, médico ortopedista no Hospital Pediátrico de Coimbra, fundador do CITEC, Director da Companhia de Teatro “O Teatrão” de Coimbra).

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.