Proteção Civil | Baião em Revista
ABATIDOS 65 NINHOS DE VESPA ASIÁTICA NOS PRIMEIROS 4 MESES DE 2019
De 11 de janeiro a 30 de abril foram exterminados 65 ninhos de vespas asiáticas um pouco por todo o concelho. Recorde-se que perante a constatação de um crescente número de ninhos de vespa asiática (velutina) no Concelho de Baião, e de forma a garantir uma resposta mais célere e eficiente ao problema, a Câmara Municipal e as duas corporações de bombeiros do concelho, Baião e Santa Marinha do Zêzere, acordaram em janeiro deste ano que passariam a ser estas as entidades responsáveis e com competência para a eliminação destes ninhos.
A autarquia ficou responsável por monitorizar e gerir as identificações e denúncias recebidas pelos cidadãos, encaminhando as mesmas, depois de previamente validadas, às corporações de Bombeiros para extermínio dos ninhos. Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião mostrou-se muito satisfeito com a constatação destes primeiros números lembrando que a autarquia está atenta à problemática: “agradecemos aos bombeiros voluntários concelhios a eficiência e rapidez na resolução de cada ocorrência e aos cidadãos que nos têm feito chegar as suas denún-
cias. Só com este trabalho de equipa é possível conseguirmos estes resultados. Ainda há muito trabalho pela frente, mas estamos no bom caminho”. José Manuel Ribeiro, comandante da Proteção Civil Municipal, esclareceu que do total de ninhos detetados, ficaram poucos por resolver, e apenas porque “alguns estão a 50 metros ou mais e nem com autoescada ou cesta elevatória os bombeiros conseguem ter acesso. O ciclo de vida de vespa é de um ano e tipicamente, nesses casos, a colónia morre e o ninho fica desativado e acaba por cair por ele próprio”, refere.
27