Revista Conexão Internacional

Page 1

CAPITAL DE MINAS http://jornalcapitaldeminas.com.br/

Edição 475 - 2020

Um novo jornal em 2020 MAIS UM ANO, levando informação para nossos leitores, está começando. Assim, um a um tem a oportunidade de ser solista para mostrar do que é Nem sempre fomos portadores das notícias que gostaríamos, mas capaz. cumprimos nosso dever de informar, a cada dia. Somos a soma de muitos talentos e nosso principal objetivo é levar até o SE TEM uma coisa que fizemos, incansalvelmente, ao longo de 2019, foi leitor o melhor veículo de informação que possa desejar. Bom o buscar as melhores notícias. Em nossas reuniões de pauta, diárias, o que suficiente para o leitor sentir o peso de uma marca cuja existência sempre nos motivou foi descobrir o que poderia haver de mais bacana em completará 30 anos em 2020. Em cada linha, em cada letra, em cada nossa cidade para divulgar. E a cada nova história e novo cenário, que nos foto. surpreendia, era em você, leitor, que pensávamos para compartilhar o nosso orgulho de sermos belohorizontinos. Nessas páginas, você, leitor, perceberá a importância que damos a tudo que diz respeito à nossa cidade: na qualidade do texto correto, da Novos ou antigos personagens, relembrando talentos, montando como num informação precisa, de como refletimos o cotidiano de nossa cidade. mosaico a nossa história, através da nossa cultura, da nossa gente. Estamos prontos para escrever a história do novo ano que se inicia. E Nossa equipe programou com muito cuidado e carinho o NOVO CAPITAL assim continuar com a nossa honrosa missão de informar com isenção e DE MINAS E O BAR & CIA, destacando os principais fatos e publicidade em responsabilidade. Que venham as notícias, sejam boas ou não. Mas, que nossas páginas e nossas plataformas digitais. Neles, seremos uito venham. melhores, a história de nossas vidas, em um resumo de mês a mês dos fatos mais relevantes de Belo Horizonte e região Metropolitana de BH. Tarefa na Nesta primeira edição do ano, saudamos nossos leitores com a qual tivemos o cuidado de selecionar o que nos impacta, e comove nossa promessa de sermos cada dia mais profissionais, para manter vivo o comunidade. Jornal de todo povo de Belo Horizonte e região Metropolitana de BH. Nosso trabalho, da redação à gráfica, passando pela diagramação, se A maior expectativa está voltada às promessas dos governantes no que desenvolve como uma orquestra, e como tal, temos um maestro, que define concerne à diminuição do desemprego, cuja taxa ainda é altíssima. O o repertório, e a qual músico cabe cada instrumento. povo precisa trabalhar, pois, é por meio do salário que se consegue suprir as necessidades básicas do dia a dia. Não há como manter um bom nível socioeconômico se não houver uma renda familiar satisfatória.


11

Em Belo Horizonte hospede na Rede Bristol

Bristol Merit Hotel Rua dos Tamรณios, 341. Centro 30120-050 Belo Horizonte Minas Gerais Brazil Telefone principal: +55 (31) 3508-8500 Reservas: +55 (31) 3508-8500 Grupos: +55 (31) 3508-8500

Jornal Capital de Minas ||11


02

A manicure que “revolucionou” o Terreirão

http://jornalcapitaldeminas.com.br/

Geraldo Junior

Embora ela receba clientes de todos os cantos, muitas clientes levam mais de duas horas para chegar, porém, o resultado diferenciado “vale a pena”, como diz as suas clientes, que são de classes sociais das mais variadas. Marcia trouxe um novo conceito de “unhas joias”, já que com as mais de 30 certificações internacionais ela adaptou tudo que aprendeu para a realidade do Brasil, dando uma pitada de ousadia. Com isso, as clientes que procuram sua esmalteria são diferenciadas, pois gostam de unhas longas e com

Foto: Divulgação

31 99.392-1385

A nail designer é a queridinha das famosas e sua esmalteria fica localizada no Recreio dos Bandeirantes, no centro comércio popular chamado “Terreirão”, tipo o Saara da Zona Oeste.

formatos como Stiletto, Almond, Ballerina e muitas pedrarias. Marcia Câmara diz que criou uma esmalteria com conceito para mulheres que amam alongar as unhas com elegância e glamour.

O Projeto de Lei 6159 de 2019 e as polêmicas envolvendo a pessoa com deficiência Por Flávia Albaine

O ano de 2019 se encerrou com a polêmica sobre a tramitação do projeto de lei 6159 de 2019, que, inicialmente tramitava em regime de urgência, mas que posteriormente teve tal pedido de urgência retirado. Tal projeto atinge diretamente as pessoas com deficiência, principalmente no exercício do direito ao trabalho, trazendo aspectos que podem ser considerados verdadeiros retrocessos no tema, pois contrariam direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, na Lei Brasileira de Inclusão e na Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre as Pessoas com Deficiência, além de outros documentos. Um dos temas mais polêmicos trazidos pelo projeto diz respeito às cotas que as empresas precisam observar para a contratação de pessoas com deficiência ou de pessoas reabilitadas, ocasionando um verdadeiro esvaziamento do instituto. Algumas situações ficam expressamente excluídas das cotas, tais como: atividades cuja jornada não exceda a 26 horas semanais, atividades ou operações perigosas, e atividades que restrinjam ou impossibilitem o cumprimento da obrigação. O projeto também prevê que a empresa troque a contratação de pessoas com deficiência pelo pagamento de uma multa equivalente a dois salários mínimos por cargo não preenchido e que será destinada para um fundo. E a contratação de uma pessoa com deficiência grave conta como duas contratações para fins do preenchimento do número de cotas da empresa, podendo a empresa cumprir a sua cota em empresa diversa. E a cota de aprendiz passa a ser computada também para a cota de pessoa com deficiência, diminuindo mais uma vaga no mercado.


03

Pedro Leopoldo Rodeio Show 2020 anuncia o início das vendas Grandes shows, mais de 30 atrações, megaestrutura e disputas em touros e cavalos já estão garantidos no Pedro Leopoldo Rodeio Show 2020. O festival será realizado de 06 a 13 de junho, no Parque de Exposições da cidade (Av. Rômulo Juliano, 163 - Pedro Leopoldo / MG), que, como em todos os anos, recebe os maiores artistas do Brasil e proporciona um verdadeiro espetáculo para os participantes. O Pedro Leopoldo Rodeio Show chega a sua 17ª edição consolidado como a melhor festa do peão de Minas Gerais e uma das mais importantes do país. Em 2019, foram mais de 30 atrações, cerca de 45 horas de música e uma megaestrutura com seis camarotes, quatro palcos e milhares de pessoas, de diversas regiões do Brasil. E para a edição de 2020, a organização da festa reserva boas surpresas ao público. Além dos grandes shows, que serão divulgados em breve, o festival será palco para disputas do Campeonato Rodeio Bulls, com provas dos três tambores e montarias em touros. Uma enquete está disponível no site oficial do evento dede o mês de agosto do ano passado e os artistas mais cotados pelo público até o momento são: Marília Mendonça e Gusttavo Lima. As vendas de Passaportes pelo site http://www.plrs.com.br.

Psicólogas lançam livro que fala sobre rivalidade entre mulheres Por Priscilla Silvestre

As

psicólogas Rosangela Sampaio e Néia Martins são duas das 27 profissionais envolvidas no livro “Sem Medo do Batom Vermelho – Transformando Rivais em Aliadas”, que será lançado dia 7 de fevereiro em São Paulo, no Saint Decor Café Bistrô. Rosangela, que também é coordenadora editorial da obra, conta que quando as mulheres pensam em feminilidade e autonomia, a conta não fecha. “A autonomia implica em ser você mesma, sem negar ou repudiar aspectos da sua personalidade para se submeter às exigências sociais. E sabemos que isso não é uma tarefa fácil diante de toda a pressão que os estereótipos geram. No que diz respeito às mulheres, o questionamento e a superação de estereótipos se tornam um processo que ainda se desenrola”, explica Rosangela. Por isso, no livro as especialistas apresentam a rivalidade feminina em diversas situações em 27 capítulos distintos, mostrando que filmes, música, mídia e diversos fatores estimulam a competitividade. Entretanto, muitas vezes ao expormos os defeitos da outras, estamos desqualificando a nós mesmas. “Mesmo estando XXI, ainda enfrentamos grandes batalhas e encaramos conflitos. Um dos maiores é a nossa própria mente, onde se dá o início de tudo e é o principal campo de guerra: semeamos os próprios pensamentos e muitas vezes poluímos nossa mente com dúvidas, receios e medos”, ressalta Néia. À venda em todo o Brasil, o livro terá o selo da Editora Conquista e também poderá ser adquirido pelas plataformas digitais das coautoras, @rosangelasampaiooficial e @neiamartinspsico.

Jornal Capital de Minas ||03



05

Como começar 2020 com o seguro de vida ideal para as minhas necessidades? Não adianta você ter produto, preço e qualidade e ninguém ficar sabendo disso Você já parou para pensar que quando adquirimos um bem cujo investimento consideramos alto, como um imóvel ou um carro, normalmente buscamos uma forma de garantir a proteção desse bem? Normalmente, a saída é contratar um seguro. Esse comportamento acontece, porque queremos ter a certeza de que esses bens não correrão riscos, estarão protegidos ou poderão ser substituídos com mais facilidade caso um imprevisto aconteça, certo?

Se temos esse tipo de preocupação com objetos e propriedades, por que não zelar também pelas nossas vidas? É neste momento em que um Seguro de Vida pode ser interessante. Ao contratá-lo, é possível garantir que sua família será resguardada financeiramente caso uma fatalidade ocorra. O segurado também estará “protegido” por uma indenização caso sofra um acidente ou doença que o prive de suas funções de forma total ou permanente.

Ninguém quer pensar ou conversar sobre esse tipo de assunto, imaginar esses cenários, porém, nenhum de nós está livre de que eles aconteçam. Há seguros, por exemplo, que oferecem serviço de assistência aos filhos, outros oferecem acesso a programas de saúde e bem-estar personalizados, entre tantos outros benefícios. A realidade é que ao cogitar a possibilidade de contratar um Seguro de Vida, as pessoas estão em busca de tranquilidade e proteção para si e para as pessoas que mais amam. Assim, que tal trabalhar uma pauta não apenas mostrando a importância de um Seguro de Vida, mas o que é necessário avaliar na hora de contratá-lo para que atenda às necessidades de cada um? Para começar, é preciso falar em cultura. Há um número alto de pessoas que sequer cogita ter um seguro pelo simples fato de achar que será muito caro sem nunca ter pesquisado a respeito.

Isso acontece, pois boa parte dessas pessoas ainda desconhece que há seguros no mercado para atender a população - e também alguns nichos específicos - que normalmente cabem no bolso. São apólices com valor mensal a partir de R$ 25,00 e que representam uma maneira de poupar algum dinheiro mensalmente para um momento de necessidade importante. Por exemplo, há seguros de vida para pessoas com diabetes, outros específicos para anteder a terceira idade e, ainda, outros que incluem cobertura no caso de funeral. Assim, que tal falar com um especialista sobre como procurar e avaliar um seguro de vida antes da contratação de uma apólice? Sugerimos um bate-papo com um dos especialistas da American Life, que é uma das principais seguradoras brasileiras em atividade no país, com mais de 25 anos de atuação, e que se destaca por oferecer ao mercado seguros para nichos específicos. Um dos especialistas pode dar dicas sobre o que observar e o que questionar antes de contratar um seguro de vida. Também pode orientar quanto aos principais pontos a serem observados na hora de assinar uma apólice.

ANUNCIE AQUI

A melhor opção de hospedagem em

Belo Horizonte

Central de Reservas 0800 645 1816 /0800 41 1816 www.bristolhoteis.co.br facebook/hoteisbristol Jornal Capital de Minas ||05


Jornal Capital de Minas ||06


VEÍCULOS

IMÓVEIS

Jornal Capital de Minas ||07


08

DELIVERY’S e SERVIÇOS

(31) 341-9500

Jornal Capital de Minas ||08


VAC 2020: TEATRO, MÚSICA, DANÇA, CINEMA, GASTRONOMIA E REFLEXÃO POLÍTICA MARCAM A 14ª EDIÇÃO DO VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA Arquitetura, literatura, gastronomia, teatro, dança, música, artes visuais, cinema e reflexão política estão na programação 2020 do Verão Arte Contemporânea, o VAC. A 14ª edição vai reunir artistas locais e nacionais em 27 atividades, durante 28 dias, em 16 espaços culturais de Belo Horizonte. Realizado e idealizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM), a edição 2020 do festival conta com a apresentação da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura; patrocínio e apresentação do UniBH. O Verão Arte Contemporânea 2020 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Ione de Medeiros, diretora artística do VAC, conta que nesta edição de 2020 será ampliado o intercâmbio cultural com a França por meio do projeto "Portrait", em colaboração com o Centre National de La Danse (CN D). "Vamos fazer uma mostra de filmes de coreógrafos europeus da atualidade, que liberaram os direitos autorais para exibição no VAC deste ano. Outros dois importantes coreógrafos franceses, também liberaram os direitos autorais de seus filmes, uma retrospectiva de Jérôme Bel e um documentário sobre as obras mais recentes de Maguy Marin. O público vai entrar em contato com obras de renomados coreógrafos que se destacam pelo caráter inovador e a coerência de suas obras, pautados na pesquisa da dança", explica Ione.

Outro destaque deste ano é o lançamento do filme "O outro lado da Memória" do diretor baiano André Luiz Oliveira. "A Perspectiva dedicada ao cineasta será marcada pelo lançamento do mais recente trabalho dele. Também haverá um bate-papo com a presença do André Luiz mediado pela escritora Lucia Castelo Branco. Mais do que contemplar o belo, é importante falar sobre e ampliar o aprendizado", diz Jonnatha Horta Fortes, coordenador do VAC. Também novidade desta edição, o VAC 2020 realiza pela primeira vez um projeto de residência artística em parceria com o 14º Festival de Verão UFMG e o Centro de Referência da Juventude (CRJ). Após oito encontros, a LAVA, mostra de resultados da residência de criação coreográfica com Thiago Granato, será apresentada no CRJ. O Palco Hip Hop mantém sua parceria com o Verão Arte, assim como a Feira Textura. Na área musical, serão lançados dois CD’s autorais. Na gastronomia, além do Jantar Secreto, o VAC 14 recebe o Almoço Secreto, descentralizando o projeto para o Centro Cultural Venda Nova. E, no teatro, destaque para a presença da linguagem cinematográfica integrada nas peças "Eclipse Solar" e "Tragédia", além do espetáculo "Glauco" que propõe reflexões sobre a invisibilidade de pessoas com deficiência visual e LGBTQI+.

REVELANDO SONHOS E IDEIAS Modelos | Debutantes | Família | Casamentos | Moda | Publicidade

Tel.: (31) 99467-4339 Jornal Capital de Minas ||09


10

CARNAVAL EM BH DEVE REUNIR 5 MILHÕES DE FOLIÕES A 40 dias do Carnaval a cadeia produtiva do turismo se agita. A expectativa de cinco milhões de turistas na cidade no período anima a hotelaria que prepara pacotes especiais e mimos ligados à folia. De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG), os empreendimentos da região Centro-Sul devem ter ocupação média de 80%. O restante da Capital deve se contentar com 58% de taxa média de ocupação. De acordo com o presidente da Abih-MG, Guilherme Sanson, a intensa divulgação do Carnaval belo-horizontino como um evento familiar e de baixo custo tem ajudado a atrair muitos turistas do interior de Minas Gerais. O desafio agora é atrair mais turistas de outros estados. “Temos um Carnaval diferente da maioria das capitais, com bloquinhos de rua, sem compra de abadás, mais democrático e acessível. Isso é um diferencial que atrai as pessoas, mas muita gente ainda vem do interior, fica na casa de amigos e parentes, não ocupando a rede hoteleira. Precisamos ter, agora, mais gente de outros estados, mostrar o quanto o nosso Carnaval é bom para todo o Brasil”, explica Sanson. No ano passado, segundo dados da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a Capital recebeu 4,3 milhões de foliões, entre moradores e turistas, destes, apenas 18,6% se hospedaram em hotéis, um aumento de 15% em relação a 2018. Os empreendimentos apresentaram taxa de ocupação média de 66,82%, índice que também apresentou crescimento, 9,2%; e diária média de R$ 226,06, um aumento de 26%, em relação ao Carnaval de 2018. Números apurados pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb-BH) apontam na mesma direção. A expectativa é que a ocupação média na Capital seja maior entre 10% e 15% do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo o presidente do Sindhorb-BH, Paulo César Pedrosa, os hotéis supereconômicos – aqueles com diárias entre R$ 100 e R$ 200 – já estão com a lotação bem próxima do limite nos dias da folia. Os demais, principalmente os da região Centro-Sul, já estão com as reservas entre 40% e 50% confirmadas. “Este ano hotéis de toda a cidade vão receber foliões, com destaque para a região da Pampulha logo após a Centro-Sul. Também temos hotéis em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Nova Lima e Contagem, prontos para esse período. Além de todas as qualidades do nosso Carnaval, Belo Horizonte oferece diárias muito competitivas em hotéis novos e muito bons. Teremos o pico de ocupação na sexta e sábado e a maioria dos hóspedes vai ficar três dias. Um desafio para os próximos anos é fazer com que eles comprem pacotes completos – de cinco dias – para ficar na cidade”, afirma Pedrosa.

Localização e comodidades – Em um dos pontos mais privilegiados da cidade – bem no caminho de alguns dos principais blocos -, o Savassi Hotel, que ao longo do ano se dedica especialmente aos turistas de negócios, se organiza para receber os animados súditos de momo. Segundo a gerente-geral do Savassi Hotel, Carolina Drumond, dos 98 apartamentos, mais de 90% deverão ser ocupados durante a festa. “A Savassi é a região que concentra a ocupação e devemos chegar a 95% no pico. Temos o perfil econômico, o que é muito apropriado para os foliões que pouco ficam no hotel nesses dias. Vamos utilizar a escala completa de funcionários na semana do carnaval”, pontua Carolina Drumond. Do outro lado da cidade, na região Oeste, o Intercity BH Expo, mesmo longe do foco principal da festa, prevê a ocupação de 90% dos 286 quartos. O coordenador de marketing do Intercity BH Expo, Vagner Amorim, revela estratégias especiais para o período. “Oferecemos alguns mimos para os nossos hóspedes como café da manhã reforçado – vamos, inclusive, abrir o restaurante mais cedo por conta da programação de alguns blocos -, welcome drink, make e kit folia. Temos como grande aliada a proximidade do metrô.

Jornal Capital de Minas ||10


11

Jornal Capital de Minas ||11


12

Cupons de Vantagens

DELIVERY

ATENÇÃO! Os cupons não são cumulativos e obrigatoriamente devem ser apresentados à empresa anunciante no momento da entrega do produto/serviço. Válidos até Julho/2020. Basta recortar e aproveitar!

Jornal Capital de Minas ||12


REVISTA

CONEXÃO INTERNACIONAL Minas - Brasil - Paris - Europa

Conheça agora um pouco da comunidade brasileira no exterior em excepcional na França.

Pr. Diogo Ferraz

Revista Conexão Internacional


15

Revista Conexão Internacional

Conheça agora um pouco da comunidade brasileira no exterior em excepcional na França.

Desta vez vamos conhecer a História de uma igreja brasileira que vem

Jornal Capital de Minas: Chegando em Paris como as pessoas serão acolhidas na IBNJ Paris?

fazendo um trabalho incrivel em Paris. Conversamos com o Pastor Diogo Ferraz e nos deu muito orgulho de ser brasileiro vivendo em terrras Pr. Diogo Ferraz: A família que chega hoje na igreja terá um suporte que não existia a 10 anos atrás. Facilitando a procura de trabalho, estrangeiras. moradia e auxílio em resolução de problemas administrativos. Sem contar no sentido que estamos fora de nosso país e a igreja se torna uma grande família por isso temos um projeto no no culto de quarta feira Jornal Capital de Minas: O que significa IBNJ Paris? de servimos um jantar de graça para mais de 150 pessoas. Pr. Diogo Ferraz: A Igreja Batista Nova Jerusalém Paris, nasceu no ano de 2009 em um pequeno apartamento no bairro do Marais em Paris. Na época Como igreja em qualquer lugar do mundo isso é revolucionador, mais nossa intenção era ter um momento de oração com 5 pessoas porém fundamental e a principal missão da igreja é a pregação do Evangelho. fomos surpreendidos com mais pessoas e sentimos a necessidade de Levando assim o ser humano a viver plenamente uma vida em realizarmos um culto onde o primeiro pregador da palavra de nossa igreja comunhão com Deus. Pois toda pessoa que tem sua vida pautada em foi um mineiro que hoje é um dos nossos pastores, o Pr. Guilherme Santos. Deus terá sucesso. São muitas vidas que chegam aqui e encontram Deus em nossa igreja e isso que temos mais orgulho. Pois não adianta ter bens matérias ou poder dar suporte em problemas terrenos e não Jornal Capital de Minas: Qual a media de frequencia por cultos? levar o ser humano a consciência do seu propósito na terra. Pr. Diogo Ferraz: Hoje nossas reuniões tem a frequência com mais de 300 pessoas no domingo. Para uma igreja na Europa essa frequência é muito Esse é nosso diferencial! Tem sido incrível pastorear um igreja fora do meu país e receber pessoas de todas região do Brasil e do mundo. Sem considerada. sair do lugar o Senhor tem nos feito conhecer nações que não Jornal Capital de Minas: Além dos cultos a Igreja IBNJ Paris tem imaginávamos conhecer. Creio que o segredo para viver tudo que estamos vivendo é amar pessoas e se dedicar a elas de todo coração. atividades voltadas pra comunidade? Pr. Diogo Ferraz: Temos atividades toda a semana para membros e para pessoas da nossa comunidade. Como aula de dança, francês e karatê. Recebemos pessoas de varias nacionalidades por isso que a igreja não é só de Brasileiros mas de angolanos, cabo verdianos, portugueses e franceses. A igreja representa um valor significativo para comunidades de língua portuguesa em Paris.

Edição de reportagem: Ozéias Antônio da Costa Colunista responsável: Ismael Antonio dos Santos

Revista Conexão Internacional


16

Revista ConexĂŁo Internacional

Revista ConexĂŁo Internacional


17

Revista ConexĂŁo Internacional

Revista ConexĂŁo Internacional


18

Revista ConexĂŁo Internacional

Revista ConexĂŁo Internacional


21

Revista ConexĂŁo Internacional

Revista ConexĂŁo Internacional


22

Revista ConexĂŁo Internacional

Revista ConexĂŁo Internacional


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.