Como escolher bons livros para crianças?

Page 1

COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS? SÉRIE COLECIONÁVEIS A TABA

DENISE GUILHERME (A TABA)

E MALU CARVALHO (MERGULHO LITERÁRIO)

COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

1


APRESENTAÇÃO Leitores e leitoras, Chegamos agora ao terceiro guia da série Colecionáveis produzida especialmente para os assinantes do Clube de Leitores A Taba. Neste volume, vamos apresentar algumas dicas para escolher bons livros para crianças. Como encontrar as melhores obras disponíveis? Que critérios podemos utilizar para selecionar livros que realmente despertem o interesse dos leitores? Faz sentido selecionar um título de acordo com a idade ou o gênero da criança? Para nos ajudar a responder a essas e outras perguntas, convidamos a educadora Malu Carvalho, assessora

2

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


de literatura para a infância, consultora para montagem de acervos literários e também criadora da página O Mergulho Literário. Junto com Denise Guilherme, Malu compartilhará nas próximas páginas alguns dos critérios que utiliza para encontrar algumas das melhores publicações disponíveis no mercado e mergulhar em suas histórias. Mais do que um roteiro para engessar as escolhas, esperamos que esse guia seja o disparador de muitas perguntas, levando adultos e crianças a se aventurar cada vez mais na leitura de bons livros literários.

A TABA

COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

3


INTRODUÇÃO Quando chegamos a uma livraria ou biblioteca, enfrentamos o grande desafio de encontrar um bom livro em meio a tantas opções disponíveis. Primeiramente, é preciso atravessar, muitas vezes, as prateleiras repletas de títulos relacionados a personagens licenciados, produtos da moda ou mesmo brinquedos em formato de livros com sons, texturas e outros aparatos que, supostamente, prenderiam a atenção das crianças. Vencidas essas barreiras, encontramos livros enfileirados, com as lombadas finas, geralmente dispostos de uma maneira que pouco favorece a escolha autônoma dos pequenos leitores. E quando se pede ajuda a algum adulto presente no espaço, somos surpreendidos – muitas vezes, por duas perguntas: “Qual a idade da criança?” e “É menino ou menina?” Essas questões revelam uma ideia de leitor restrita a duas variáveis que, muitas vezes, conduzem a escolhas atreladas a uma visão generalista e estereotipada da experiência de leitura das crianças. Escolher um livro para outra pessoa pressupõe um mínimo conhecimento sobre como ela se comporta 4

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


como leitora: qual a sua familiaridade com a linguagem escrita, que temas poderiam lhe interessar, que gêneros aprecia etc. Ou seja, o que pode ajudar a definir o perfil de um leitor é sua competência leitora, suas experiências de leitura, sua história de vida e não, o seu sexo ou a sua idade.

Escolher bons livros é algo que aprendemos praticando. Não existem receitas prontas para isso. Existem, no entanto, alguns parâmetros norteadores que podem nos ajudar a decidir quais livros farão parte do nosso repertório: para quem vou ler? O que desejo ler? Qual a minha intenção com esta leitura? Se pensarmos em algumas respostas para estas perguntas, veremos que é impossível selecionarmos uma leitura que não esteja relacionada ao nosso gosto pessoal. Por isso, o que é bom para um, nem sempre, é bom para o outro. E, geralmente, não existe algo que seja ideal para todos ao mesmo tempo. No entanto, há muitas obras que não apresentam qualidade estética e que possuem uma linguagem empobrecida e, fugir desse tipo de livro pode nos ajudar a encontrar leituras muito mais desafiadoras e interessantes para adultos e crianças. Afinal, todos merecemos o que há de melhor, não é mesmo? COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

5


Neste guia, vamos apresentar algumas dicas práticas que podem ser de grande ajuda nesta aventura. Vamos lá?

LEIA MUITO! Só consegue escolher bem quem lê muito. Quanto mais obras conhecemos, maior experiência leitora vamos construindo e é isso o que nos permite criar parâmetros de comparação. Para se formar o gosto, é preciso ter acesso à diversidade. Ler muitas e variadas obras. É preciso experimentar, descobrir. Só conhecendo muitos livros, será possível identificar aqueles que, segundo nosso critério, destacamse dos demais. E mesmo que, em um primeiro momento, os motivos da escolha não estejam muito claros, com o tempo, cada leitor começa a perceber alguns aspectos que tornam um livro melhor que outro.

6

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


INTENÇÃO É TUDO Para fazer qualquer escolha, ter clareza do que se deseja é muito importante. Como bem diz o gato à Alice, “para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”, não é mesmo? Por isso, ao se deparar com vários livros, tenha sempre em mente perguntas como: Para que faço esta escolha?

Para quem escolho?

Devemos pensar nisso porque: encontrar livros para bebês não é a mesma coisa que se dedicar a pensar em títulos para crianças que já têm bastante fluência leitora; livros para rir e se divertir podem ser diferentes de obras que nos levam a pensar sobre a vida; para montar o acervo da sua escola, os critérios podem ser uns, para os livros que deseja ter em casa, outros parâmetros podem estar em vista. Por isso, na hora de escolher livros, saber quem é o leitor e qual a sua intenção diante desta leitura faz toda a diferença.

COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

7


NEM TUDO O QUE RELUZ... Alguns livros são cheios de atrativos, cores vibrantes, sons e texturas, mas, muitas vezes, embora tenham inúmeros recursos que, supostamente, podem atrair o leitor, no geral, essas obras apresentam pouca qualidade estética e literária. Ao escolher um título para leitura, observe se o enredo não apresenta uma trama estereotipada ou mesmo se não reforça preconceitos. Infelizmente, as prateleiras estão cheias de livros que subestimam a inteligência dos leitores e que oferecem respostas fáceis para perguntas difíceis. DESCONFIE DAS OBRAS BUSCAM ENSINAR ALGO.

QUE,

EXPLICITAMENTE,

Lembre-se de que os textos literários – sozinhos – não ensinam nada. No máximo, ampliam o conhecimento sobre a linguagem e o repertório de histórias. Ninguém se torna um ser humano melhor porque leu ou deixou de ler determinados livros durante a vida. Se assim fosse, bastaria obrigarmos criminosos e pessoas com desvios morais, por exemplo, a fazer a leitura do famoso “Livro das virtudes” e todos trariam à tona seus melhores comportamentos, colocando o foco em sua evolução pessoal e no bem da humanidade. 8

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


Boas experiências e práticas de leitura, sim, mudam comportamentos. É pelo exemplo, pela troca, pelo diálogo interessado, pela escuta do outro e de si mesmo que podemos aprender a ser melhores, que podemos desenvolver a empatia, o respeito à coletividade e um maior conhecimento sobre nós mesmos e sobre o diferente. E os bons livros são ótimos instrumentos para isso. Nunca sozinhos. Porque a leitura de um livro nunca é uma conversa solitária. Ela é, no mínimo, um diálogo com o autor.

BONS LIVROS PARA CRIANÇAS TAMBÉM SÃO BONS PARA ADULTOS Somente por meio da leitura você perceberá se o livro tem algo a lhe dizer, se ele lhe toca, emociona. Bons livros para crianças também são bons para adultos. O contrário nem sempre é verdade. Um bom livro para crianças se comunica com a nossa infância, com a nossa capacidade de espanto, encantamento e curiosidade sobre o mundo. Essas obras nunca se esgotam em uma única leitura. Pelo contrário, em um bom livro, cada encontro é sempre uma novidade. COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

9


Só lendo é possível perceber se o enredo é simplista, se traz soluções fáceis que acabam por reduzir a experiência leitora. Afinal, se acreditamos que a literatura precisa tocar o humano, como não desconfiar de histórias que trazem soluções fáceis? Sendo assim, leia antes e opte pelo que o fisgou, sem deixar de pensar no porquê. Quando uma obra cativa um leitor, geralmente, é porque ela tem algo a lhe dizer e, nesse caso, vale que ocupe um lugar no seu acervo.

ESCUTE O LEITOR Esteja atento às preferências do leitor. Elas podem lhe mostrar quais temas ou gêneros despertam o interesse do seu público. Não importa a idade das crianças para as quais você está escolhendo o livro. Elas podem e devem participar do processo de seleção, mesmo que, em um primeiro momento, demonstrem maior afinidade com títulos cuja qualidade você não aprova. A escuta atenta acerca das 10

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


preferências dos pequenos é fundamental para a formação de leitores. Tenha paciência se elaes tiverem critérios e gostos muito diferentes dos seus. Aos poucos, você poderá lhes oferecer outras leituras. Além disso, terá a oportunidade de conhecer títulos que, talvez, não chegassem a você sem a recomendação dos pequenos.

LEMBRE-SE: LEITURA É TROCA, DIÁLOGO!

ATENÇÃO: IDADE E GÊNERO NÃO PODEM SER UTILIZADOS COMO

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Idade não pode ser condição para definir uma escolha. Deixar que a faixa etária determine isso é um risco que limita a experiência leitora. Além disso, se cremos que a literatura fala ao humano, que diferença faz o gênero do leitor?

COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

11


Um bom livro cumpre seu papel para os mais variados leitores, tenham eles oito ou oitenta anos, sejam eles, meninos, meninas... Há leitores ainda muito jovens que são capazes de realizar leituras bem complexas. Por outro lado, é possível dizer que também há adultos com pouca competência leitora. Há meninas que adoram narrativas de humor e aventura e há meninos que curtem os textos mais poéticos e delicados. Fuja dos estereótipos e das visões limitadoras sobre idade e gênero. Se os leitores não puderem vivenciar outros papéis por meio da literatura, como poderão fazer isso? Nem sempre é possível arriscar ideias na vida real e a literatura possibilita essa experiência independentemente da idade ou do gênero. Ler é transcender.

12

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


BUSQUE REFERÊNCIAS Literatura serve para discussão, conversa, troca e partilha. Além de ler, vale conversar sobre o que se lê, criando referências, conhecendo outras possibilidades e ampliando o repertório. Leia sobre literatura para a infância e busque se informar com pessoas que estudam o tema. Atualmente, existem muitos lugares, físicos e também virtuais, onde é possível conversar sobre leitura e formação de leitores com profissionais sérios e comprometidos com a difusão das boas experiências de leitura.

Sites de serviços de assinatura que garantem uma curadoria especializada, como A Taba (www. ataba.com.br), e revistas que promovem boas discussões sobre leitura e formação de leitores, como a Revista Emília (www.revistaemilia.com. br), apresentam boas recomendações de livros, organizados em listas que facilitam a busca dos interessados no tema.

COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

13


CLÁSSICOS SÃO CLÁSSICOS Algumas obras permanecem na memória dos leitores de muitas gerações como um verdadeiro baú do tesouro. Seja porque exploram de maneira primorosa grandes questões humanas, seja porque traduzem inquietações de um determinado período da história. Os chamados “clássicos” podem ser uma ótima pedida no momento da escolha dos livros para os pequenos.

Parlendas, contos de fadas, cantigas, pequenas novelas: existem obras que não podem faltar na biblioteca das crianças. E tê-las em seu acervo pode ser uma ótima oportunidade para que os adultos também possam conhecê-las.

Mas cuidado: esqueça as edições resumidas e adaptações que tentam contar histórias complexas em apenas dez ou doze páginas. Aposte em boas edições, que apresentem o texto integral e um bom projeto gráfico.

14

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


EM UM BOM LIVRO,

TUDO IMPORTA!

Texto, fonte, imagens, técnica de ilustração, tipo de papel, formato: em um bom livro, todos esses aspectos estão a serviço de comunicar algo para o leitor.

Por isso, observe a qualidade das palavras, a diversidade e a complexidade do vocabulário, tanto quanto a qualidade das imagens e a forma como elas dialogam com o texto. Veja se as imagens oferecem espaço para o leitor fomentar suas dúvidas ou se entregam tudo de bandeja, sem exigir uma reflexão. Verifique se o texto deixa espaço para que o leitor faça perguntas a si mesmo e amplie suas possibilidades de leitura. Ah! Não deixe de fora questões relacionadas à materialidade do livro: formato, tipo de papel, capa, quarta capa, costura. Eles também contam!

COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

15


16

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


NÃO TENHA PRESSA! Livro também é objeto de consumo e, como tal, pode gerar muitas armadilhas, afinal, a oferta é gigantesca. Ao entrar em uma livraria, biblioteca ou sala de leitura, não tenha pressa, DEMORE-SE!

Aguce o seu olhar e vá além do que as vitrines ou mesas de sessões especiais ostentam como destaque. Não se deixe prender pelas estantes dos mais vendidos, dos mais lidos, das novidades. Ultrapasse as barreiras! Busque por livros que tenham algo a lhe dizer independentemente do lugar que ocupam nos mais diferentes espaços. Faça da ida à biblioteca ou à livraria um mergulho. Explore, leia, devolva às prateleiras e só leve para casa aquilo de que realmente gostar. Com o tempo, você vai perceber que o processo de escolher também faz parte da sua formação leitora COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

17


e que livros que hoje fazem muito sentido em sua biblioteca podem ocupar um lugar completamente diferente dentro de alguns anos.

NÃO TENHA MEDO DE EXPERIMENTAR E, SOBRETUDO, ACEITE O DESAFIO DE ESCOLHER SUAS LEITURAS. Ler é um direito e escolher suas leituras também! Livro também é objeto de consumo e como tal, pode gerar muitas armadilhas, afinal a oferta é gigantesca. Ao entrar em uma livraria, biblioteca ou sala de leitura, não tenha pressa, DEMORE-SE! Aguce o seu olhar e vá além do que as vitrines ou mesas de sessões especiais trazem alguns títulos como destaque. Ultrapasse as barreiras! Não se deixe prender pelas estantes dos mais vendidos, dos mais lidos, das novidades. Busque por livros que tenham algo a lhe dizer independente do lugar que ocupem nos mais diferentes espaços.

FAÇA DA IDA À BIBLIOTECA OU À LIVRARIA UM MERGULHO. EXPLORE, LEIA, DEVOLVA ÀS PRATELEIRAS E SÓ LEVE PARA CASA AQUILO DE QUE REALMENTE GOSTAR. Com o tempo você vai peceber que o processo de escolher também faz parte da sua formação leitora. 18

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


E que livros que hoje fazem muito sentido em sua biblioteca podem ocupar um lugar completamente diferente dentro de alguns anos. Não tenha medo de experimentar. E sobretudo, aceite o desafio de escolher suas leituras.

LER É UM DIREITO E ESCOLHER SUAS LEITURAS TAMBÉM!

COMO ESCOLHER BONS LIVROS PARA CRIANÇAS?

19


CRÉDITOS INSTITUCIONAL A Taba Livros CONTEÚDO Denise Guilherme e Malu Carvalho REVISÃO Cínthia Siqueira PROJETO GRÁFICO Débora Pereira ILUSTRAÇÕES Nara Isoda SIGA A GENTE NO INSTAGRAM! @atabaleituraemrede e @mergulho.literario E FALE COM A GENTE TAMBÉM! contato@ataba.com.br e omergulholiterario@gmail.com

A Taba e O Mergulho Literário são detentoras dos direitos

autorais de todo o conteúdo deste guia. Todo o conteúdo deste guia não pode ser reproduzido total ou parcialmente sem autorização expressa de A Taba e O Mergulho Literário.

www.ataba.com.br e @mergulho.literario

20

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.