Pequeno Guia para Montar uma Biblioteca em casa

Page 1

PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA SÉRIE COLECIONÁVEIS A TABA

DENISE GUILHERME (A TABA)

E MARIA AMÉLIA JANNARELLI (AMELÌ EDITORA)

PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA

Versão preferencial

Versão opcional

1

Versão restrita (lombada)


APRESENTAÇÃO Leitores e leitoras, É com muita alegria que apresentamos a vocês o primeiro guia da série Colecionáveis que será produzida especialmente para os assinantes do Clube de Leitores A Taba durante este ano. Dez volumes integrarão a série Colecionáveis, cada um tratando de um tema relevante para a formação de leitores: como montar uma biblioteca, como ler para um bebê, como ler imagens, o quê fazer depois da leitura e muito mais! Ou seja, todos os meses, além das melhores experiências de leitura selecionadas pela nossa equipe, você receberá um volume da série preparado com todo carinho e produzido sempre em parceria com algum convidado especial.

2

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


Neste volume, a convidada é Maria Amélia Jannarelli, criadora do Blog do Livrinho e Publisher da editora Amelì – uma das mais novas editoras de literatura infantil. Junto com Denise Guilherme, fundadora da Taba, Maria Amélia compartilha com os leitores algumas dicas simples para montar uma biblioteca em casa, no seu condomínio, na sua escola ou em qualquer lugar onde houver livros e pessoas interessadas em conhecê-los. Esperamos que essa publicação possa aproximar cada vez mais adultos e crianças em torno de boas leituras! Sinta-se à vontade para explorar cada uma das páginas e mãos à obra!

A TABA

PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA

3


INTRODUÇÃO Ter em casa uma pequena biblioteca pode ser uma ótima forma de contribuir para o desenvolvimento leitor das crianças. Este pequeno guia informal foi construído para ajudar e incentivar cada família a montar a sua biblioteca de acordo com suas necessidades, levando em conta o próprio orçamento e espaço, lembrando que não existe item “tem que ter” nem grito da moda, porém é importante fazer escolhas conscientes, levando em conta o gosto pessoal de cada leitor e os valores de cada família. Assim, estando atento a algumas dicas, qualquer um será capaz de eleger, por conta própria, os títulos que irão compor uma biblioteca de respeito, tenha ela 5, 10 ou 20 livros!

DIVERSIDADE, SIM! Diversidade é superimportante! Quanto mais temas e gêneros narrativos estiverem disponíveis - preferencialmente de múltiplos autores, com nacionalidades diferentes - melhor você vai conhecer o gosto das suas crianças. 4

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


E essa também é uma ótima maneira de elas conhecerem as próprias preferências e fazerem suas próprias escolhas com autonomia. Por isso, é importante pensar em oferecer contos clássicos, poesia, histórias de repetição e acumulação, livros-imagem, um livro pra ser lido em capítulos, histórias de aventura, histórias tristes e também outras que sejam divertidas! Não se esqueça, ainda, de livros que trazem histórias dentro da história, narrativas paralelas, narrativas circulares (aquelas sem começo, meio ou fim)… Ah! Quadrinhos também devem ser incluídos no seu acervo, assim como livros informativos, livros de humor etc.

Anote aí, pra não esquecer: DIVERSIDADE!

REPRESENTATIVIDADE

É BOM!

Pense também em representatividade: será que é bacana ter livros só com personagens fantásticos, ou só com crianças brancas, ou só com heróis meninos? PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA

5


Não importa se seus minileitores são meninos, meninas, brancos, negros, amarelos, azuis, índigos, cristais, vermelhos, cor-de-rosa... O legal é ter espaço pra tudo e todos, pra maiorias e minorias. Representatividade também envolve autoria. Ou seja: procure obras escritas e ilustradas por homens e mulheres, autores nacionais e estrangeiros, de diferentes etnias e condições sociais. Os catálogos das editoras menores costumam ser bem variados nesse sentido!

VARIEDADE DE

PROPÓSITOS E TEMAS Só é possível descobrir do que se gosta, experimentando. Por isso, além de apresentar uma diversidade de gêneros e livros de diferentes autores, também é fundamental apresentar aos pequenos uma variedade de temas. Encare o desafio de encontrar livros que fazem rir e se divertir, que nos ajudam a pensar sobre a vida, que abrem espaço para conversar sobre assuntos difíceis, que emocionam.... 6

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


Temas que fogem do lugar-comum são, do mesmo modo, muito interessantes! Por exemplo, se vamos atrás de um livro que fale sobre a morte, notamos que a grande maioria das edições traz a morte de um avô ou uma avó, mas não podemos esquecer que todos nós estamos sujeitos a passar pro lado de lá da vida… Com certeza, se você se dispuser a procurar um pouco mais, vai encontrar livros que tratem da morte de animais de estimação, de crianças...

Assim como encontrar livros que mostrem diferentes modelos de famílias. Além das famílias homoafetivas, por exemplo, existem livros que tratam do tema da adoção, dos segundos casamentos, das separações.

DENTRO DE CADA TEMA, CABE UM MUNDO!

NADA DE

“TRABALHAR” TEMA Simplesmente tire da sua cabeça que os livros têm que servir pra ensinar ou conversar sobre alguma coisa. Eles, no máximo, ajudam a abrir espaço para uma conversa.

PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA

7


Além disso, desconfie dos títulos que oferecem respostas fáceis para perguntas difíceis. Viver é complexo! E, diante da vida, todos nós temos mais perguntas do que respostas. A literatura, como arte em si mesma, é um prazer que não pode ser subtraído das crianças! Então não se prenda à ideia de que livro bom precisa ensinar alguma coisa. Nem se preocupe com a utilidade ou função de uma obra. Pense no prazer que ela vai proporcionar: a biblioteca de casa não deve se preocupar com essas funções didáticas, o foco deve ser o prazer em ler!

BEBÊS MERECEM MAIS! Não confie em livros que usam palavras repetidas à exaustão, excesso de diminutivos, vocabulário simplório, construção de texto pobre... É claro que, se você está pensando em montar uma biblioteca para bebês, deve se lembrar de que eles costumam focar a atenção por menos tempo. Então, procure livros com frases mais curtas e imagens atraentes, que sejam pequenos e gostosos de manusear... 8

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


Para nós, bebês merecem muito mais do que livros com imagens aleatórias “voando” nas páginas ou com palavras jogadas nas páginas sem qualquer função narrativa. Tem muita coisa linda para os muito pequenos, livros incríveis com texto ritmado e com sonoridade, com ilustrações que chamam a atenção sem precisar “ofuscar”, sem precisar emitir sons... Pense nisso: os livros mais interessantes são aqueles que crescem com o leitor, que permitem várias leituras e vários níveis de compreensão. Não subestime as crianças! Quanto mais rico for o vocabulário do livro, mais rico será o vocabulário dos leitores.

SOME TEXTO + IMAGEM! Há livros em que o diálogo entre texto e imagem é muito rico. Por isso, procure obras em que as ilustrações e o texto sejam complementares, assim como livros em que texto e ilustrações sejam contraditórios. A leitura de textos visuais é uma habilidade superimportante e não devemos menosprezá-la! Enquanto o adulto lê em voz alta sem prestar PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA

9


muita atenção nas imagens, a criançada está ali, decifrando as ilustrações e ouvindo o texto e, nesse momento, os pequenos podem perceber essa complementaridade ou contradição, enxergando as “entrelinhas”, captando ironias e complementando a narrativa com seu próprio repertório.

DICA DE OURO A dica de ouro, aquela que pode substituir todas as outras é: LEIA, pesquise! Sabemos que pode ser difícil encarar uma livraria cheia de volumes com as crianças pedindo comida, banheiro, brinquedo… Sabemos também que é difícil sacrificar uns minutinhos da hora do almoço num dia de trabalho pra fazer isso sem crianças e acabar comprando apenas os livros que estão expostos em destaque ou que estão na lista dos mais vendidos. Conheça as listas, veja as sugestões dos blogs, sites ou jornais que você curte mais e leia! Leia muito. 10

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


Quanto mais você ler, mais intimidade terá com os livros e, então, será cada vez mais simples escolher! E claro, confie no seu gosto – não acontece nada de errado se você comprar um livro fora das listas! Tudo bem também se você não gostar de um livro que “todo mundo” gosta. Nem sempre o que todo mundo está lendo é o melhor para você. E não esqueça: cada biblioteca, assim como cada casa, tem que ter a cara do seu dono! Os livros que compõem o seu acervo são parte da sua história de leitura. E vai ser muito lindo quando as crianças crescerem e puderem voltar aos livros que descobriram na infância, encontrando nas prateleiras não só as histórias das páginas dos livros, mas também as suas próprias histórias de vida.

PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA

11


ORGANIZANDO A BAGUNÇA

Comprar e ler os livros pode ser uma delícia. Mas na hora de organizá-los, os desafios são muitos. Aqui, mais uma vez, é importante lembrar que cada família, cada grupo deve encontrar a organização que seja mais adequada à sua rotina e às suas necessidades. Coloque todos os livros no mesmo espaço. Se há livros pela sala, quarto, escritório, junte todos aqueles que deseja organizar, para saber de quanto espaço precisará. Definir um local específico para guardá-los também ajuda as crianças a saber onde encontrá-los. Não é preciso dispor de uma prateleira ou estante para guardar os livros. Existem muitos materiais que podem abrigar os livros em casa ou na escola, tais como malas, baús, caixas revestidas de tecido e até mesmo caixotes de madeira. Uma dose de criatividade nesse momento é uma boa pedida!

12

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


AS CRIANÇAS TAMBÉM PODEM E DEVEM

PARTICIPAR

Defina – junto com as crianças – onde e como os livros serão guardados. É importante que seja fácil pegar e guardar. A intenção é facilitar, então prefira prateleiras ou armários mais baixos ou caixas leves. Escolha um local iluminado e agradável. Assim, além de encontrar o que desejam, as crianças poderão fazer a leitura de seus livros preferidos em um espaço gostoso, tornando essa experiência ainda melhor. Defina também como as obras serão organizadas no espaço. Tamanho, título, autor, editora, gênero, cor da capa, preferências… Escolha um critério que faça sentido para quem vai usar as obras, ajudando-os a lembrar dos livros que têm e a encontrá-los facilmente. Se decidirem mudar a forma como os livros estão dispostos, chame as crianças e decidam a nova forma de organização. Todos que terão acesso aos livros podem ajudar a mantê-los em ordem se entenderem como estão dispostos. Essa também é uma de forma de criar familiaridade com livros, além de compartilhar a responsabilidade pela manutenção do espaço. PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA

13


LIMPEZA É

FUNDAMENTAL

Livros acumulam muito pó. E a melhor maneira de mantê-los limpos é utilizando um pincel, uma escova de cerdas macias ou um pano macio. Se eles estiverem em um local fechado, você também pode colocar algo que evite a umidade, garantindo uma conservação melhor. Novamente, não hesite em pedir a ajuda dos pequenos para essa tarefa. Eles poderão verificar quais livros precisam de reparos e também aprenderão a cuidar melhor do acervo.

SEPARE LIVROS PARA DOAR Depois de algum tempo de construção do acervo, é normal que alguns livros fiquem esquecidos ou que não sejam mais lidos pelas crianças. Então, talvez tenha chegado a hora de separá-los para doar. 14

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA


Não jogue no lixo! As histórias que as crianças já cansaram de ler e ouvir podem ser novas para alguém! Procure uma biblioteca, sebo, ONG ou escola para receber as doações. Também existem feiras de troca promovidas por centros culturais – é só dar uma procurada na internet para ver se há alguma perto de você. Apenas tenha cuidado para que essa seja uma decisão compartilhada com os pequenos.

PEQUENO GUIA PARA MONTAR UMA BIBLIOTECA EM CASA

15


CRÉDITOS INSTITUCIONAL A Taba Livros CONTEÚDO Denise Guilherme e Maria Amélia Jannarelli REVISÃO Cínthia Siqueira PROJETO GRÁFICO Débora Pereira ILUSTRAÇÕES Nara Isoda SIGA A GENTE NO INSTAGRAM! @atabaleituraemrede e @blogdolivrinho E FALE COM A GENTE TAMBÉM! contato@ataba.com.br e ameli@helloameli.com A Taba e Amelì Editora são detentoras dos direitos autorais de todo o conteúdo deste guia.Todo o conteúdo deste Guia não

pode ser reproduzido total ou parcialmente sem autorização expressa da Taba e de Amelì Editora.

www.ataba.com.br e blogdolivrinho.com.br

16

SÉRIE DE COLECIONÁVEIS A TABA

Versão preferencial

Versão opcional

Versão restrita (lombada)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.