Panorama - 25-10-2018

Page 3

ANO 10 - Nº 520 - OUTUBRO DE 2018 R E G I O N A L

Palmeira das Missões

CD e DVD reúnem vencedoras do Carijo

Santo Cristo

Julgamento morfológico

confirma raças

O

Jantar marcou o lançamento do CD e DVD da 33ª Festival Carijo da Canção Gaúcha, e do CD e DVD do 16° Carijinho, no Clube Centenário. O evento teve show com Nilton Ferreira, intérprete vencedor desta edição. Prestigiaram a noite especial autoridades, patrocinadores e a equipe da Comissão Organizadora.

Tenente Portela

Mateada e ciclismo integram comunidade

3

criador e expositor Ivan I. Rodrigues da Silva, de Santo Cristo, ficou em terceiro lugar, na categoria Melhor Fêmea Jovem, com La Estancia Dilma Brava Reward, no Campeonato Fêmea Jovem, da Raça Jersey, realizado na ExpoIjuí/Fenadi 2018. A raça Jersey teve 54 animais participando das atividades e julgamentos da Feira Agropecuária e Fenilact. Ao todo, sete produtores participaram e o resultado demonstrou excelente qualidade da raça. Animais da raça Holandesa também participaram do julgamento morfológico, valendo pelo Circuito Exceleite 2018/2019, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). O julgamento ficou a cargo de Fábio Fogaça. As duas atividades fizeram parte do Circuito Exceleite, tanto Pista quanto Produção.

Jersey é uma raça de pequeno porte, usada principalmente como gado leiteiro, dada a qualidade de seu leite em termos de gordura e sólidos não gordurosos. Adapta-se bem a regiões de alta e de baixa temperatura, o que viabilizou sua expansão como gado leiteiro em várias partes do mundo, sendo a segunda raça mais utilizada para este fim.

Por ser uma raça de menor porte, não é comum o seu uso para corte, pois o peso de carne a ser aproveitado de cada indivíduo abatido é consideravelmente menor do que os zebuínos, por exemplo. No Brasil, o Jersey foi introduzido em 1896 no Rio Grande do Sul pelo grande pecuarista e embaixador J.F. de Assis Brasil.

Ijuí

Na tarde do último domingo, dia 21, na Praça do Índio em Tenente Portela, ocorreu a 22º Edição do Passeio Ciclístico 2018, organizado pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto em parceria com empresas locais. No início da tarde, o grupo de ciclistas formado por crianças e adultos percorreu as avenidas da cidade, tendo como destino a Praça do Índio. Diversas atrações contemplaram o público, como apresentação dos CTGs Sentinela e Guardiões da Fronteira; da invernada artística Escola Marcílio Dias, Escola Ayrton Senna, com o grupo Senna Dance e Studio Kangoo Dance. Foi realizado sorteio de brindes e prêmios para as crianças. Destaque para a premiação de três bicicletas em homenagem, sendo uma para o ciclista mais novo e outra para o ciclista mais velho, presentes no passeio. Os adultos participaram de mateada. O grupo de Ciclistas Pedal Portela, motivado pelo Outubro Rosa, promoveu um percurso de 15 km de Tenente Portela a São Pedro.

Decisão da Medicina dá tranquilidade ao processo

A Unijuí manteve todos os encaminhamentos necessários, como a contratação de professores, organização de estruturas fisicas, estabelecimento de parcerias e convênios para a implantação do curso de Medicina em Ijuí, durante o período em que o edital esteve suspenso. “Não é a Unijuí que receberá o curso de Medicina, mas Ijuí e região. Todo o projeto do curso é atrelado ao Sistema Único de Saúde e está relacionado com as políticas públicas de atenção integral à saúde”, comenta a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring. Neste cenário, a notícia recebida pela Universidade na última semana, trouxe tranquilidade a todos os envolvidos, uma vez que dá continuidade à implantação do curso de Medicina em Ijuí. Na quarta-feira, dia 17, a desembargadora federal, Daniele Maranhão, acolheu uma solicitação feita pela Universidade e autorizou o prosseguimento do edital na cidade. O caso estava suspenso desde o mês de abril, quando a própria desembargadora havia concedido decisão liminar acolhendo o recurso da Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda., que participou da chamada pública para implantar o curso de Medicina na cidade de Limeira/SP e estava questionando a participação de um consórcio de instituição no processo. Mesmo fazendo parte do Edital que estava suspenso, a Unijuí e o município de Ijuí não estão envolvidos no questionamento do resultado, ou seja, a decisão judicial não abrange o Rio Grande do Sul, por isso, a Universidade pediu à Justiça que a decisão de suspensão total do Edital fosse revista, o que aconteceu nesta quarta-feira, deixando o Ministério da Educação autorizado a prosseguir o processo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.