O feminino nas literaturas africanas em língua portuguesa

Page 57

Dar Corpo à Memória: a poesia de Paula Tavares e as encenações do feminino

53

segundo as mazelas da tradição, seja através de imagens fixas do corpo marcado de tacula e cicatrizes, seja pelas dores sociais de mulheres que sofrem tanto para se integrarem socialmente quanto para exercerem o papel de mães, marcado pela dupla dor de vida e de morte dos filhos. Ao enxergar na carne as marcas de uma tradição patriarcal, a poética tavariana materializa, no corpo feminino, a condição histórica e social da mulher angolana, dando corpo à memória esquecida e questionando as marcas nela deixadas (e, por conseguinte, no corpo) pelo tempo imutável de uma tradição patriarcal.

3. Encenações do feminino: transgressão, autonomia e fuga no corpo-mulher Após analisar as representações do corpo feminino como locus da tradição, paradigma construído pela conformação de um corpo através da memória individual e social da mulher (cf. Le Goff, 1990), pretende-se, agora, fazer outro passeio pela poética de Tavares, jornada na qual o corpo da mulher será analisado a partir de outra perspectiva: a transgressão, também muito presente na poesia dessa angolana. Objeto a ser lido pelas “mãos cegas” (Tavares, 2007, p. 15), o corpo feminino, latente de amor pelo amado (cf. Tavares, 1999, pp. 19-20 e 26), está sempre prestes a ser descodificado pelo homem, oferecendo-o “vales / curvas e rios / óleos” (Tavares, 2007a, p. 15), isto é, prazer. Por isso, e apesar de ver-se, ainda, como objeto a ser ofertado ao homem, esse corpo toma formas transgressoras: se, outrora, ele servia apenas para produzir filhos e sofrer as dores do parto, passa a ser visto, agora, como fonte de prazer e sedução, sentimentos que parecem ter, na mulher, uma vontade própria. Mais transgressor é ainda esse corpo feminino quando, nos poemas de Paula Tavares, ele é presentificado pela voz da mulher que quer fugir e pensar por si mesma, conforme se verá nesta seção. www.lusosofia.net


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.