António Jacinto e a sua época. A modernidade nas literaturas africanas em língua portuguesa

Page 147

António (Jacinto), Alda (Lara) e Angola: uma estória com vários “A”s entre outras letras

143

Um dia, cruzando o céu e o mar, Alda partiu para um país distante e chegou a um “jardim à beira mar plantado”. Ele ficou. Continuou lá pelo Maculusso19 brincando e crescendo. “Naquele tempo a gente punha despreocupadamente os livros no chão / ali mesmo [. . . ] fazia um desafio”. Além de trumunos20 , caçumbulas21 e berridas22 , António fez estudos no Salvador Correia e nos corredores do liceu eram já muintas as conversas entre a malta mais esclarecida, alguns deles com nomes começados como o dele, pela letra A. Havia o Agostinho, que com a Dipanda23 veio a ser Presidente da República, e um outro, rapaz bangão24 , bem falante, a quem os óculos davam ar de intelectual. Tinha um A no meio do nome próprio, que lembrava o de um viril guerreiro lusitano, e uma Cruz no apelido. Havia muintos outros, mas não vamos falar de todos porque, azar deles, os seus nomes não começavam pela letra A. Nesse retângulozinho virado para o mar, Alda conheceu outros kambas25 lá da terra com quem partilhou ideias e ideais, criou desejos e alimentou expectativas. Ela chegou à fala com o Agostinho26 , que também era amigo do António, e com quem alimentava a Sagrada Esperança (N ETO, 1985, p. 43) de curar as doenças e sarar os males do 19

Maculusso, zona onde se situava o Liceu Salvador Correia, em Luanda (que passou a chamar-se Nzinga M’Bandi, após o período colonial), cujos cafés, por detrás dos muros do liceu, António Jacinto continuou a frequentar já em adulto; Nós os do Maculusso, título sugestivo de obra de Luandino Vieira na qual se faz referência àquele rincão de tanto kaluanda aguerrido, amante daquela cidade. 20 Trumunos – termo utilizado pelos miúdos para se referirem a renhidas partidas de futebol. 21 Caçumbulas ou caçambulas – brincadeira referida no poema “O Grande Desafio”, de António Jacinto, e que consistia em tirar, mediante um gesto rápido, alguma coisa (comida, berlindes, etc.) da mão de um companheiro de brincadeiras que se distraísse. 22 Berridas – corridas que os miúdos faziam para não serem apanhados por doceiros ou quitandeiras a quem teriam surripiado alguma coisa. 23 Independência de Angola, declarada a 11 de novembro de 1975. 24 Bangão – com cuidado e vaidade no vestir, estiloso. 25 Kamba – colega, amigo, companheiro. 26 Agostinho Neto.

www.lusosofia.net


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.