Saberes Caiçaras - a cultura caiçara na história de Cananéia/SP

Page 161

Para os caiçaras o fandango não é somente mais um ritmo musical, mas é compreendido como uma manifestação cultural brasileira, fortemente associado ao modo de vida caiçara, pois, sua prática sempre esteve vinculada à organização de trabalhos coletivos.

do fogo na hora de tocar, dizem os mais antigos) e por último a rabeca (um instrumento parecido com um violino, geralmente, feito com caxeta ou bambu). Como diria o seu João da Toca “sem rabeca não tem fandango”.

É composto por alguns instrumentos próprios, todos confeccionados artesanalmente, são eles: duas violas com estilo caiçara, um machete (pequena viola parecida com um cavaquinho, só que tem três cordas), um bumbo ou caixa de folia, como preferem muitos, um adufo (que é quase um pandeiro, só que ele não tem a peça que estica o couro, ele é afinado na beira

Uma curiosidade que descobrimos foi que as cordas da rabeca antigamente eram feitas com tripa de ouriço! Eles matavam o ouriço, arrancavam-lhe as suas tripas e escolhiam três, uma mais grossa, uma média e uma fina, esticavam elas em um prego e deixavam secar por 15 dias, depois disso já estavam prontas para serem colocadas na rabeca.

Pobre Pescador Letra de Valdemir Antonio Cordeiro “Vadico” Grupo Jovens Fandangueiros do Itacuruçá Sou um pobre pescador, ai Que vivo em alto mar Me levanto bem cedinho, ai Para o meu pão ganhar Acordo de madrugada Minha mãe está de pé Preparando a marmita, ai Temperando meu café Quando eu estou saindo Minha mãe me abençoa Pede que Deus me acompanhe, ai Pra que a pesca seja boa A vida do pescador Às vezes ela é bem sofrida Enfrentando a tempestade, ai No mar arriscando a vida 150 Saberes Caiçaras - A cultura caiçara na história de Cananéia

Vendemos nosso pescado Para o atravessador Que vive as nossas custas, ai Mas não quer nos dar valor Pagam o preço que querem Não adianta reclamar Às vezes ainda demora, ai Uma semana pra pagar Amanhã eu vou embora Correr a costa do mar Se eu for vivo eu voltarei, ai Se a onda não me levar Vamos dar por despedida Que eu tenho por descansar Amanhã eu vou cedinho, ai Pra pescar em alto mar.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.