religiao

Page 27

chamada de apóstola, já que apóstolos eram os que receberam um mandato diretamente de Jesus. A mulher samaritana foi tão fortemente atingida pelo Messias que se sentiu enviada, como uma verdadeira apóstola. Ela cumpriu fielmente seu apostolado levando seu testemunho aos seus conterrâneos, havendo muitos deles crido em Jesus (João 4.39), chegando a convidar Jesus para ficar com eles, o que aconteceu por dois dias. No encontro de Jesus com aquela mulher, vemos que ela apresenta a Jesus os principais argumentos da teologia samaritana, entre eles o da antigüidade da tradição samaritana. Com isto, ela derruba os preconceitos daqueles que imaginavam que uma mulher não poderia entender a Escritura sagrada. Alguns judeus chegavam a achar que era uma perda de tempo ensinar a Escritura para uma mulher. Essa mulher sabia o que dizia. Com isso, ela demonstrava ter dignidade, pois conhecia a história, a tradição e a teologia do seu povo. Qualquer discriminação era uma injustiça, era reproduzir o preconceito que Jesus rejeitou. Com isso chegamos a uma bela constatação. A mesma rejeição enfrentada pelos samaritanos estava sendo sofrida pelos cristãos que liam o Evangelho de João. Eles eram crentes que viviam na Ásia Menor, onde ser cristão significava sofrer a mesma discriminação religiosa que os samaritanos enfrentavam dos judeus na época de Jesus. Ser cristão significava ir de encontro ao sistema religioso do Império Romano, da religião do imperador. Podemos ver ainda um esforço das mulheres da comunidade joanina em mostrar que sua presença e testemunho foram aceitos por Jesus. Se Jesus tratou dignamente a mulher samaritana, as cristãs também deveriam ser tratadas do mesmo modo. Aquelas irmãs puderam se enxergar no rosto da mulher samaritana.

CONVERSANDO COM JESUS Jesus disse à mulher: dá-me de beber (João 4.7). Enquanto os discípulos iam à busca de alimento, Jesus, cansado, pede à mulher que lhe dê água. Este simples ato nos faz recordar quão simples são os pedidos de Jesus: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei (João 13.34); Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mateus 11.28). Não é difícil ouvir seus pedidos ou convites. Por que não atendemos com mais presteza? O que Jesus está pedindo de você? A resposta da mulher samaritana ilustra o nosso comportamento usual. Ela disse: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? (João 4.9) Nós cultivamos em nosso coração os preconceitos, os


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.