Música eletrônica e Cibercultura

Page 101

101 A cultura da e-music e a cultura do dj é "nicho" em ascensão. Um mercado aberto aos investidores, indo desde o mecenato ao marketing cultural e patrocínio. Os coletivos A cultura do dj também está espelhada na sua organização underground. São os coletivos - ou núcleos -, grupos de djs com afinidades estéticas, que se estruturam a partir de funções específicas e baseados em suas outras aptidões além do djing para a realização de eventos e outras produções. Desde o início da cena eletrônica, desde a house de Chicago e o techno de Detroit, essas estruturas estão presentes. É uma experiência global, detectável ainda hoje desde em grandes metrópoles como São Paulo ou Nova York à cidades menores, como Maceió. O que sempre marcou a estrutura desses coletivos e sua política de atuação cultural foram estilos musicais. A maioria dos coletivos, no entanto, têm incorporado diferentes vertentes que, hoje, mais claramente, caminham em diferentes direções na formação de tribos e cenas específicas. O Djs Innovation (www.djsinnovation.com.br) de São Paulo traz em seu corpo uma equipe formada por djs de house music e de drum and bass. A estrutura dos coletivos sofreu alteração no decorrer do tempo. Se antes esses grupos se voltavam a basicamente promover seus eventos, divulgando seu conceito de e-music, e assim formatando seu público – funcionando como "sound system125" – hoje a idéia de coletivo de e-music extrapola os limites do djing e incorpora outros agentes atuantes e-music como webdesigner, programador, designer gráfico, fashionista, vj, produtor musical, promoter, lj ... Foi incorporado ao conceito de coletivo a própria amplitude que a e-music propõe hoje enquanto manifestação cultural. Se a música e a Cibercultura são os elementos confluentes para a criação desses coletivos, o afeto126 é a principal característica dessas formas de organização. Os coletivos existem pelo amor comum à música eletrônica, e daí o pacto de convívio para que essa música e tudo que dela decorre aconteça segundo o desejo de quem a ama, do coletivo. O dj Péricles Sodré,

125 A noção de "sound system" está além da própria "aparelhagem de som". Ela incorpora a idéia de grupo cultural, agremiação com proposta artística. 126 No sentido do pertencimento, do compartilhamento, da cultura identitária.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.