Revista Ser Familia 20 edição

Page 26

terá confiança nos outros homens; • Se o pai for frio e sem afeto, ela terá muitas dificuldades de expressar o seu amor saudavelmente. A filha adolescente geralmente atende muito mais rápido a um pedido de seu pai do que de sua mãe. Saber tirar proveito desse bom relacionamento trará benefícios enormes nos futuros relacionamentos das meninas.

Acompanhemos um caso verídico: Toca a campainha e aparece um rapaz de uns 17 anos, que veio buscar sua princesinha para sair. O pai atende à porta e já sente no seu interior uma mistura de raiva e ciúme, que tenta controlar. Troca duas ou três palavras com o rapaz, enquanto a mãe se faz tantas perguntas quanto o curto tempo lhe permite. A menina ainda está no quarto se arrumando e, de repente, aparece triunfante descendo as escadas. Aparece com um micro short, meias arrastão e uma mini blusa com um ousado decote. Ela tem apenas 14 anos e o programa é ir ao cinema! A mãe logo pergunta de quem é aquela roupa, sussurrando em seu ouvido. A filha tenta disfarçar, dizendo que emprestou de uma amiga. O pai está catatônico, perplexo, 26

com o estômago enjoado. Meu Deus, o que foi feito da minha menininha? Tem vontade de explodir, só não o faz porque seu bom senso o impede. Mas esse pai tem um bom relacionamento afetivo com sua filha. Ela o admira, respeita e tem uma vontade enorme de vê-lo satisfeito com sua conduta: precisa da sua aprovação.

A filha, ouvindo o pai, e percebendo a verdade de suas palavras e a tristeza que estava lhe causando, subiu as escadas em disparada. Depois de poucos minutos, voltou com uma calça jeans, uma camiseta branca e sua carinha de sempre.O pai e a filha trocaram sorrisos, e, finalmente, a menina saiu para o cinema.

O que permitiu que isso acontecesse? A conduta respeitosa do pai, o autocontrole de suas emoções, a manifestação sincera seu genro será o seu da sua decepção e sobretudo a confiança reflexo, tanto para e respeito que bem como para mal. conseguiu da filha, fruto de um Sua filha escolherá o relacionamento afetivo de qualidade. que já conhece.

O pai teria duas alternativas: ou numa atitude autoritária e humilhante mandar sua filha trocar de roupa, ou dar um jeito de chamá-la com delicadeza para um canto e conversar. Felizmente, agiu da segunda forma e, enquanto a mãe cravava de perguntas o pobre rapaz, ele dizia a ela: “filha, fiquei muito triste de ver você com esta roupa, que de maneira nenhuma reflete a beleza que há dentro de você. Você não precisa usar esses artifícios para atrair homem nenhum. Pelo contrário, filha, essa roupa está chocando, porque de maneira nenhuma é você!”

Não tenham dúvidas, papais. Seu genro será o seu reflexo, tanto para bem como para mal. Sua filha escolherá o que já conhece. Se você é comprometido, trabalhador, fiel, íntegro, honesto, terno... Com certeza ela tentará encontrar um rapaz que possua essas qualidades. Mas se você só se ocupa do seu trabalho, de ganhar dinheiro, de ter cada vez mais coisas, e não tem tempo para conviver com sua filha, não espere que ela dê atenção às suas palavras ou sugestões, nem mesmo às suas atitudes autoritárias. Essa perspectiva pode deixá-lo preocupado, e com razão. Se sua relação com sua filha é


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.