Issuu on Google+

QUESTÕES: Escola Estadual “Cônego Eugenio de Faria” 1° Avaliação de GEOGRAFIA referente ao 4° BIMESTRE Nome: Série:

Nº: Turma:

Data:

Prof.: Mariana A. P. Oliveira

Valor:11,0

Nota:

A) Assinale a alternativa correta de acordo com anunciado: ( 7,0 ) 1) Observe o mapa a seguir, ele apresenta as principais bacias hidrográficas brasileiras, individualizadas por algarismos romanos. Considerando o mapa, assinale a alternativa cujo os números indicam as respectivas bacia hidrográfica: do São Francisco e do LESTE:. ( ( ( (

) 8 e 5. ) 7 e 5 ) 5 e 7. ) 4 e 5

2) A respeito das águas oceânica julgue as afirmativas abaixo V – Verdadeiras e F- Falsas. ( ) As águas oceânicas estão em constante movimento e denominamos de mar as áreas costeiras. ( ) O hemisfério Sul é denominado de hemisfério das aguas, pois cerca de81% de sua superfície é recoberta por águas salgada. ( ) O Brasil tem sua costa leste banhado pelas águas do Oceano Atlântico. ( ) Os oceanos são divididos em três, o menor eles é o Pacífico. ( ) V, V, V, F. ( ) F, F, V, F. ( ) V, F, V, F. ( ) F, V, F, F. 3) Os estados da região Nordeste, Alagoas e Sergipe tem como divisa o rio: ( ) Paraná. ( ) Madeira. ( ) São Francisco.

(

) Tocantins.

4) Os rios brasileiros estão agrupados em bacias primária e secundárias. Sobre as bacias secundárias podemos afirmar que: I - Reúnem um conjunto de bacias com rios de grande extensão, cujas as nascentes estão longe dos oceanos. II - Reúnem um conjunto de bacias localizadas próximas do litoral. III - As bacias secundárias brasileiras são do: Nordeste, Leste e Sudeste-Sul IV - Todos os rios dessas bacias possuem importantes hidroelétricas. ( ) I e II ( ) II e III ( ) I e III ( ) I, II, III e IV. 5) Os povos primitivos utilizavam métodos simples para recolher as águas das chuvas, dos rios e dos lagos. A água sempre teve grande importância na formação do espaço geográfico das sociedades humanas, desde os povos primitivos, que procuravam permanecer nas regiões ricas em mananciais. Os rios mais importantes da Antiguidade foram: ( ) Tigre, Eufrates e Amazonas. ( ) Missisipi, Nilo e Danúbio. ( ) Nilo, Volga e Indo. ( ) Tigres,Eufrates e Nilo. 6) É o maior manancial de água doce do subterrâneo transfronteiriço do mundo, a principal reserva subterrânea da América do Sul. Com uma extensão aproximada de 1,2 milhão de km² (destes, 840 mil km² estão no Brasil), o Aquífero comporta cerca de 45.000 km³ de água sob a forma de reservas permanentes Constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer. O nome do manancial, os países da América do Sul e os estados brasileiros sob os quais se estende o manancial descrito no texto são: ( ) Aquífero Guarani, Brasil ,Chile, Uruguai e Argentina, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná , São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. ( ) Bacia do Paraná, Brasil , Uruguai, Paraguai e Argentina, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná , São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. ( ) Bacia do Chaco-Paraná, Brasil , Paraguai, Argentina e Bolívia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná , São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. ( ) Aquífero Guarani, Brasil ,Paraguai, Uruguai e Argentina, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná , São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. 7) Atualmente o principal problema da humanidade não é a escassez de água e sim a falta de água potável e a utilização das águas para a irrigação . As diferentes formas de utilização da água obrigam o homem a pensar em seu uso com mais cuidado e uma medida correta para o uso racional é: ( ) Difundir campanhas educativas para novos comportamentos. ( ) O lançamento de resíduos tóxicos pelas industrial nos rios. ( ) Ausência de estações de tratamento de esgoto. ( ) Uso de medidas incoerentes à racionalização do recurso.


8) O século XXI assiste a um grande desafio em relação à questão da água no planeta. Observe o gráfico da distribuição da água e as afirmações abaixo:

I - A maior parte da água doce do planeta encontra-se nas geleiras. II - Os oceanos e mares concentram 97,30% de água salgada. III - A água doce encontra-se bem distribuída pelo planeta. IV - O Brasil tem a maior reserva subterrânea de água do planeta. V - No Brasil, a área de escassez de água está na região Norte. Estão corretas : ( ) I, II e III. ( ) I, III e IV. ( ) I, II e IV. ( ) I, II

e V

.8) Segundo Tucci (2006), “As ações produzidas pelo homem sobre o ecossistema podem alterar parte do ciclo abaixo representado, quanto à quantidade e qualidade da água”. “... a nível local as obras hidráulicas atuam sobre os rios, lagos e oceanos; o desmatamento atua sobre o comportamento da bacia hidrográfica; a urbanização produz alterações localizadas nos processos comprometendo e alterando este ciclo...”. Assinale a alternativa que identifica este fenômeno essencial à existência da vida no planeta, representado na figura abaixo:

( ) Ciclo meteorológico. ( ) Ciclo do escoamento das águas superficiais. ( ) Ciclo da reprodução da vida no planeta. ( ) Ciclo hidrológico global. Fonte: TUCCI, C.E.M. (2006). . 10) Com base no mapa e nos conhecimentos sobre as bacias hidrográficas brasileiras, considere as afirmativas a seguir. I - Na bacia 2, localiza-se a usina de Tucuruí, a segunda maior do país em geração de energia. II - A bacia 5 é uma bacia secundária, e seu rio principal é o Jaguaribe. III - Na bacia 6, situa-se a hidrelétrica de Itaipu, que pertence ao Brasil e Paraguai. IV - A bacia 1 está no planalto meridional, drenas áreas da região Norte. Assinale a alternativa correta: ( ) Somente as afirmativas I e II são corretas. ( ) Somente as afirmativas I e III são corretas. ( ) Somente as afirmativas II e IV são corretas. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. B) Responda: (4,0 ) 1) Explique o que você entendeu por onda. Enumere os tipos de onda. Comente a respeito de um tipo. ( 1,0 ) 2) Quais são as atitudes que podemos fazer para economizar água? ( 0,5 ) 3) Quais são os elementos de um rio? 4) Leia com atenção NOTICIA ABAIXO. Responda: Pesquisadores alertam sobre urgência de proteger oceanos São Paulo – Estima-se que 41% dos mares e oceanos do planeta se encontrem fortemente impactados pela ação humana, segundo estudos. Trata-se de um problema grave que não tem recebido a merecida atenção. Um exemplo está no ritmo de implementação da diretriz relativa à proteção marinha definida pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da Organização das Nações Unidas (ONU). FONTE: Exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias - ( acesso em 02/ 10 / 2013 ) a) Oceanos e mares são a mesma coisa? Justifique. ( 1,0 ) B ) Qual é o objetivo principal da noticia em foco? ( 0,5 ) C ) Segundo o texto qual é o percentual dos oceanos e mares que já foram impactados? E quem é o responsável? ( 0, 5 )

FAÇA COM ATENÇÃO! SALVA-NOS, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Salmo 12 - 1


Prova de geografia hidrografia