Cadernodoprofessor 2014 vol1 baixa ch historia ef 6s 7a

Page 9

1. O que podemos imaginar a respeito de um período histórico que tem o nome de Idade Média? 2. Vocês já ouviram o termo “feudo”? Sabem o que significa? 3. Quem eram os habitantes dos feudos? 4. Como vocês imaginam que era a vida das pessoas na Idade Média? 5. O que mais vocês sabem ou imaginam fazer parte da Idade Média?

1a etapa A primeira proposta é proporcionar aos alunos o entendimento inicial da estrutura da sociedade feudal com base na definição dos conceitos que auxiliam na caracterização do período. O texto a seguir está reproduzido no Caderno do Aluno, na seção Leitura e análise de texto. Solicite-lhes a leitura e, em seguida, peça que respondam as questões: 1. Quais são os significados das palavras a seguir, presentes no texto? Para realizar essa tarefa, além do texto, você pode também pesquisar em seu livro didático ou na biblioteca, considerando que o significado das palavras está relacionado ao contexto histórico que estamos estudando. • Feudo: Era a unidade de produção do Feudalismo, também poderia ser um cargo ou título de nobreza, uma área de terra, o direito de cobrar pedágio ou taxas pelo uso do lagar ou do moinho. Era o tipo predominante de organização econômico-social durante a Idade Média, também chamado senhorio ou domínio. • Benefício: No direito feudal, concessão de terras, por parte de um suserano, como recompensa ou troca de algumas obrigações do vassalo. • Vassalo: Nobre que recebia o feudo e se obrigava a prestar auxílio militar a seu suserano. • Outorga: Concessão, permissão.

2. Escreva um pequeno texto apresentando o papel das relações de suserania e vassalagem no feudalismo.

Os senhores feudais detinham poder sobre homens e sobre terras, e para isso era necessário ter poder sobre o trabalho das pessoas, para acumular riquezas. Nas cerimônias de relações de suserania e vassalagem, o vassalo – nobre que se encomendava a outro nobre, ao qual devia fidelidade e obediência por toda a vida – recebia em troca proteção, habitação e alimentação. No caso da vassalagem, os benefícios que as lutas pelo poder asseguravam explicavam e justificavam a dependência entre o suserano e o vassalo.

O Feudalismo e os laços de suserania e vassalagem A expressão “feudalismo” ou “sistema feudal”, para caracterizar a estrutura socioeconômica da Europa medieval, tem como ponto de partida a designação da principal unidade econômica do período, o feudo: grande propriedade rural, base da organização econômico-social durante a Idade Média, também chamado senhorio ou domínio. Essa unidade de produção, predominantemente agrícola, também poderia ser um cargo ou título de nobreza, uma área de terra, o direito de cobrar pedágio ou taxas pelo uso do lagar ou do moinho. Dessa forma, o feudo pode ser compreendido também como um benefício concedido através da outorga, isto é, uma permissão pelo qual o nobre, ao receber o feudo, se obrigava a prestar auxílio militar a seu suserano, passando a ser vassalo. As relações de suserania e vassalagem davam estabilidade à sociedade feudal. O contrato feudo-vassálico era estabelecido por uma relação pautada na igualdade e na reciprocidade, instituído em três atos: homenagem, fidelidade e investidura, todos carregados de simbolismo. A submissão e dependência do vassalo ao senhor feudal era representada pelo ato do vassalo de se ajoelhar; a lealdade era simulada no juramento sobre a Bíblia. E, por fim, a investidura selava a concessão do feudo. Desse modo, ambos estavam ligados por lealdades e subordinações, compromissos e dependência. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.

8

HISTORIA_CP_6s_Vol1_2014.indd 8

31/10/13 14:25


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cadernodoprofessor 2014 vol1 baixa ch historia ef 6s 7a by Claudia - Issuu