Jornal Clarim Natal 16 Anos - Agosto 2019

Page 1

NATAL/RN - ANO 15 – AGOSTO de 2019

O Jornal Clarim Natal inicia a partir desta edição uma série de homenagens zem a diferença, contribuindo com seu profissionalismo e mudando a qualidade Muitas vezes, mesmo com falta de estrutura não são de ajudar, encaminhar, cuidar, orientar, capacitar, criar E através desta página homenagearemos pessoas que, rias de vida, influenciaram direta e indiretamente a história Nossa primeira homenageada é a nutricionista e

a personalidades que fade vida das pessoas. desistem da misoportunidades, etc. com suas trajetóde muitas outras. esteticista Gina.

Página 20

Conheça a Sua Comunidade A partir desta edição apresentaremos a cada publicação uma comunidade diferente, com suas peculiaridades, locais de referências, principais problemas, suas necessidades, entre outros assuntos da sua localidade. Tudo isso, para que você conheça a comunidade onde mora. E começaremos pelo Conjunto Gramoré.

Páginas 08 a 10

Acesse a edição digital: www.issuu.com/clarimnatal

Acesse edição online www.jornalclarimnatal.blogspot.com


02

REFLEXÃO

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

OS 5 LAMBARIS o esgoto... Lá ela desembocará no rio, onde não fará mal a ninguém... ' Então existe um rio além daqui, existe um espaço de liberdade além desse aquário desconfortável...". Ouvindo isso, os outros lambaris desconfiaram, e Ubané perguntou a Plecto: "por acaso você não está pensando em tentar se mudar para esse tal rio, né?”.

N

um aquário, viviam cinco lambaris: Ofun, Plecto, Ubané, Cara-Grande e Larongo. Viviam uma vida bem amigável, brincavam, contavam piadas, tudo naquele pequeno aquário redondinho.

Mas ele esbravejava: "Mas isto aqui é muito apertado... desconfortável... limitado... Como descobrirei o que tem além do aquário? Não é esta a vida que eu queria...”.

Plecto era o único inconformado da família: "Que aquário apertado... Não dá para fazer nada aqui...”. Ofun respondeu: "Calma, Plecto... Esquece que aqui é nosso lar? Nascemos aqui e daqui não sairemos até a morte. Nosso dono não vai nos comprar um aquário novo... Se conforme, que é melhor para você, Plecto...".

Ao remover a água suja, comentou: "Pronto, meus queridos lambarizinhos: água limpinha para vocês. Essa água suja vai já para o esgoto... Lá ela desembocará no rio, onde não fará mal a ninguém...”.

Seus amigos se cansaram e se recolheram pra jogar truco aquático, como todas as tardes. Só Plecto ficava lá, inconformado. Certo dia, o dono veio trocar a água do aquário.

Fundado em 25 de Julho de 2003

EDITORA Waldilene Farias – DRT 1769 – PE

Mas Plecto disse: "Vou... Não importa que eu não saiba o que é rio e esgoto. O papo me agradou. Estou em busca de melhores condições de vida, e esse papo do nosso dono me revelou uma pequena luz, e irei atrás dessa luz..."

Após trocar a água, os lambaris estranharam a atitude de Plecto: ele estava quieto, pensativo... Sem reclamar do desconforto do pequenino aquário. Ofun, um dos lambaris, foi perguntar a PlecUbané disse: "Mas to: "Que que você tanto matuta aí, Plecto?". que absurdo... Plecto, e se esse rio for pior que aqui no Ele disse: "Estou pensando, Ofun... Nosso dono dis- aquário? Você ouviu nosso se quando veio trocar a água: 'Essa água suja vai já para dono dizer que para che-

EXPEDIENTE

O Jornal Clarim Natal se reserva ao direito de não aceitar notícias e material publicitário que infrinjam a ética jornalística. Informações e opiniões emitidas em colunas e artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores e não expressam necessariamente a opinião deste jornal.

E Plecto: "Claro que estou... Esse papo de rio me agradou muito...". Cara-Grande perguntou: "Mas nós não temos nem idéia do que seja esse tal rio, nem nesse tal esgoto de que nosso dono falou, Plecto... Não vai arriscar, né?"

E-mails:

jornalclarimnatal@gmail.com jornalclarimnatal@bol.com.br Jornal Clarim Natal Online: w w w. j o r n a l c l a r i m n a t a l . b l o g s p o t . c o m Facebook: Clarim Natal www.facebook.com/waldilene.farias Fanpage: Jornal Clarim Natal www.facebook.com/JornalClarimNatal Twitter: @Clarimnatal Instagram:Jornalclarimnatal www.instagram.com/jornalclarimnatal Youtube:Jornal Clarim Natal

TE LE FON ES Ú TEIS Polícia militar...................190 Defesa Civil......................190 SAMU................................192 Corpo de Bombeiros.......193 Caern................................115 Cosern..............................116 Exploração Sexual Infanto-Juvenil.................100 luminação Pública 0800-291-8980 Urbana ZN (Nélio Dias) 3663.5725 Urbana (Coleta de lixo) 3232-8769


CLARIM NATAL

CONTINUAÇÃO

Natal/RN, Agosto de 2019

REFLEXÃO

03

OS 5 LAMBARIS

gar no rio é preciso atravessar o tal esgoto. E se esse tal esgoto for algo difícil de atravessar? Você poderá até morrer. Quer um bom conselho de amigo? Não vá... Bem melhor ficar aqui e vivo, do que arriscar a vida e morrer.". Mas Plecto respondeu: "De maneira alguma. Se ficarmos nesse pensamento precipitado de que 'Não vá... Bem melhor ficar aqui e vivo, do que arriscar a vida e morrer.’ nunca chegarei ao meu sonho. Está certo: arriscando a vida, poderei encontrar obstáculos que tentarão me impedir cada vez mais de chegar à realização daquilo que quero. Tais obstáculos poderão até tirar-me a vida, mas pelo menos eu terei lutado. Pior seria se eu vivesse a vida toda com medo de enfrentar os obstáculos e não arriscasse para alcançar meus sonhos. Enquanto que, por outro lado, eu posso alcança-los, lutando por eles. Pior do que a dor de perder uma batalha na vida, é a dor de não ter lutado para vencer essa batalha. Saindo pelo esgoto, eu posso tanto morrer, quanto posso chegar no rio e ganhar mais liberdade. Como poderei desfrutar disso, se eu não arriscar minha vida, para conquistar meus objetivos?". Escutando isso, os quatro se aquietaram, e Plecto, gritando nervoso, completou: "Esperarei meu dono abrir a porta do banheiro,

atirarei-me na privada, irei rolar esgoto abaixo, desembocarei no rio, ou morrerei... Só não vou ficar vendo a vida passar a toa... Algum dos 4 me acompanha nessa jornada?". Nenhum quis. Larongo disse: "Então só podemos te desejar boa sorte". O dono abriu a porta do banheiro. Plecto pulou do aquário, saltitou até a privada. O dono não viu, deu descarga e Plecto mergulhou esgoto abaixo: "Iaaaahoooooooooooo!!! Jerônimooooooo!!!" No meio do caminho o esgoto piorava: baratas, ratos, lagartixas... Barro, lixo... Tudo de porcaria e nojeira que poderia se encontrar num esgoto. Plecto resmungou: "AAAAAIIII... Será que eu deveria ter ouvido meus amiiiiigosss??? Socooooorrooooooo!!!!!! Onde vai dar esse esgoto? Quanta porcaria tem por aqui, acho que vivo daqui não saio...".

O esgoto piorava e nada de chegar no tal rio que haveria ele de desembocar... Plecto percebeu que no meio do esgoto a água estava mais suja do que lixão e começou a perder a esperança: "Que coisa... Queria condições de vida melhores e agora vou morrer... Mas não me arrependo de ter tentado... Caso não tivesse, não descobriria que seria assim, difícil... Pelo menos morrerei em paz... (glub!)" e bebia mais a água imunda do esgoto...

meu objetivo!! Lutei por ele,enfrentei as dificuldades do caminho, mas agora consegui!!! Tenho esse rio maravilhoso e bem melhor que aquele espacinho limitado do aquário!!!!

Pena que meus irmãos ficaram com medo e não vieram comigo, e ficaram por lá... Se tivessem se arriscado um pouco que fosse, estariam aqui, desfrutando de algo muito melhor, mas o medo e a incerteza os impediram de lutar por isso... Mas deixa eu aproveitar minha meQuando tudo parecia recida recompensa... estar no fim, a água comeRezarei para que um çou, bem aos poucos mesmo, a ficar limpa. Plecto dis- dia eles também aprense: "Estou sonhando?". dam e consigam aquilo que almejam, pois sei que De repente a água ficou o almejo por vida melhor mais e mais limpa, as bara- nunca foi desejo só meu, tas e sujeiras desaparece- e sim de todos nós, mas ram e o esgoto desembocou aprendi que só quem luta no riacho. Plecto: "Mas que quem consegue... Nada maravilha!!! Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii cai do Céu... Vamos lutar ii!!!!!! Vivaaaaaaaaaaa!!! que Deus nos ajuda..." (Tarcísio Gonçalves do Consegui, alcancei Carmo)


04

POLÍTICA

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

Eudiane busca Recursos Federais para Regularização Fundiária em Natal

E

m pronunciamento no dia 08 de agosto, na Assembleia Legislativa, a deputada Eudiane Macedo destacou a participação em audiência na Secretaria Nacional de Habitação, em Brasília, onde busca recursos para a regularização fundiária urbana em Natal, especialmente na Zona Norte. A parlamentar vem atuando em favor da causa e espera contar com a sensibilidade do órgão federal. Eudiane encaminhou ao secretário nacional a indicação de seis localidades, entre conjuntos e bairros da Zona Norte, que não estão contemplados em projetos de regularização fundiária pela Cehab (Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento) ou pela Seharpe (Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes). São eles: Parque dos Coqueiros, Vale Dourado, Lagoa Azul, Soledade I e II, Santa Catarina e Santarém. “Reforcei a importância da regularização fundiária para garantir a dignidade dessas famílias carentes e o reconhecimento oficial da propriedade desses imóveis, principalmente em bairros da Zona Norte por serem de maior vulnerabilidade social”, disse a deputada. Segundo ela, o presidente da Cehab, Pablo Cruz, explicou que a Funcern (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN) e a Seharpe irão bancar o projeto de estudo de viabilidade da regularização fundiária das localidades indicadas, ao mesmo tempo em que a Cehab procederá à identificação das unidades habitacionais que po-

Foto: Alex Régis

Foto: Eduardo Maia

Vereadores de Natal aprovam projeto de lei que beneficia idosos acima de 80 anos

A

partir de agora, cartazes em estabelecimentos comerciais informarão que pessoas com mais de 80 anos terão preferência no atendimento em relação aos demais idosos. É o que prevê o Projeto de Lei N° 281/2018 de autoria do vereador Paulinho Freire (PSDB), aprovado em segunda discussão dia 14 de agosto, que trata da afixação de peças

informativas sobre a prioridade especial para essa faixa etária. Com o parecer favorável da Câmara Municipal de Natal, a matéria segue para sanção do Executivo. “Esse tratamento especial para pessoas com mais de 80 anos já constitui uma lei federal, haja vista que, felizmente, cada vez mais brasileiros chegam a essa idade. Diante disso, faz-se necessário que a legislação municipal diferencie os idosos que possuem capacidade, mobilidade e dificuldades em geral mais limitantes que aqueles que ainda estão na faixa dos 60 anos”, explicou o vereador Paulinho Freire. "Por conseguinte, a proposta tornará a lei mais conhecida pela sociedade", completou.


CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

POLÍTICA

05

Capacitação de Educadores em Primeiros Socorros é Tema de Audiência Pública Fotos: João Gilberto

S

ugerida por representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/RN), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizou audiência pública, no último dia 15, sobre a aplicação da lei 13.722/18, conhecida como a Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação em noções de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Após a apresentação da técnica manobra de Heimlich, usada para salvamento de vítimas de engasgo, o presidente da Comissão de Educação, deputado Hermano Morais (MDB) abriu o evento descrevendo uma situação em que presenciou um atendimento feito por um profissional de saúde a uma criança vítima de engasgo e destacou a importância de levar a efeito a aplicação da lei Lucas. Representando o SAMU RN, a Dr. Patrícia Meireles apresentou dados apontando que as crianças são as maiores vítimas de acidentes, na maioria das vezes por falta de prevenção e que a responsabilidade na aplicação dos primeiros socorros não é exclusiva do SAMU. “Temos a cultura de acreditar que os acidentes não podem ser evitados, mas eles são previsíveis e evitáveis sim. Quanto a aplicação das técnicas de salvamento, os primeiros socorros não é atribuição exclusiva do SAMU, mas também da comunidade. As técnicas de primeiros socorros são para serem aplicadas por quem está diante da vítima,“ argumentou Patrícia. A coordenadora do SAMU RN, Wilma Dantas, ressaltou a importância da aplicação das técnicas de primeiros socorros e colocou o SAMU RN a disposição dos profissionais de educação para trabalhar nos cursos. “Queremos treinar pessoas para capacitar no atendimento e se tornarem multiplicadoras. É possível fazer um trabalho de multiplicação de modo

a promover a transformação do meio. As técnicas são simples possíveis de multiplicar e estamos à disposição para ensinar, ” afirmou Wilma Dantas. O subcoordenador da Secretaria de Saúde do Estado, George Gomes, lembrou a responsabilidade da sociedade na aplicação da lei Lucas e defendeu a implementação de uma disciplina sobre primeiros socorros nas escolas para que a capacitação seja feita de forma permanente. A mesma posição foi defendida pela Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Maria Felipe. “Essa lei era desconhecida. Tanto que fomos buscar informações sobre ela, contudo, por meio do Programa Saúde na Escola, existem 12 ações que tratam de promoção da saúde, como por exemplo o samuzinho. Estamos dispostos a abraçar essa causa no sentido de levar a todas as escolas, de forma permanente, a capacitação não só para os profissionais de educação, mas também para os alunos“, disse a coordenadora. A lei federal que obriga professores e demais funcionários de escolas públicas e privadas a terem cursos de primeiros socorros é conhecida como Lei Lucas e tem como objetivo capacitar esses agentes a enfrentar situações que coloquem jovens e crianças em risco. A norma federal vale também para estabelecimentos de recreação infantil. A ideia do projeto de lei surgiu a partir da motivação de uma mãe por fazer com que mortes como a que vitimou seu filho possam ser evitadas. O pequeno Lucas Begalli faleceu com 10 anos de idade após se engasgar com um pedaço de salsicha de um cachorro quente durante um passeio escolar. O menino estudava em uma escola particular em Campinas (SP) e sua vida poderia ter sido salva caso houvesse o conhecimento básico de primeiros socorros enquanto o serviço médico não chegava ao local. O menino faleceu por asfixia mecânica.


06

O

POLÍTICA

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

Fórum Varella Barca será reaberto, garantiu o presidente do TJRN

Fórum Varella Barca será reaberto, garantiu o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador João Rebouças em reunião com juízes do TJRN. O Tribunal de Justiça vai transformar o prédio do Fórum Varella Barca, na Zona Norte de Natal, em um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A iniciativa da atual gestão do Poder Judiciário potiguar foi anunciada durante audiência concedida pelo presidente da Corte Estadual de Justiça a lideranças comunitárias, advogados e legisladores, no último dia 13.

sobre o assunto. O pleito, abraçado pela classe política, surgiu após inúmeros pedidos da população e de advogados que atuam na região, prejudicados pelo fechamento do Fórum.

Norte FM); Alex Tomáz (Nova Natal); Deusimar (Novo Horizonte); Joaquim Santana (Santa Catarina); Panda (Jardim Progresso) e Paulo Enfermeiro. (Gramoré). O tema já foi alvo de audiência pública na Câmara Municipal de Natal, promovida pelo mandato da vereadora Nina Souza, que também esteve reunida com a desembargadora Maria Zeneide Bezerra para tratar Foto: Elpídio Júnior

“Estamos ultimando os preparativos para ativar esta atuação o quanto antes como forma de atender a população daquela comunidade, até pela proximidade geográfica e para o bem de todos”, destacou o desembargador. Entre os presentes na audiência, a vereadora Nina Souza; o deputado es“A criação do CEJUSC é muito importante para Natal tadual Ubaldo Fernandes; e para toda advocacia - Vereadora Nina Souza presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) no RN, Andrea Nogueira; juízes auxiliares da Presidência, juízes Geraldo Mota e Bruno Lacerda; Associação dos Advogados do RN; Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas; líderes comunitários como: João Batista, Nivaldo BaO pleito de reabertura do Fórum surgiu de anseios através da cural e Mary (Igapó); Jéfer- união de líderes comunitários da ZN, advogados que atuson Andrade (87.9 FM Zona am na região e a classe política que abraçou a causa.

“A criação do CEJUSC é muito importante para Natal e para toda advocacia, haja vista que a Zona Norte da capital potiguar tem uma população superior a 340 mil habitantes. Ademais, todos sabemos da importância de facilitar o acesso dos cidadãos à justiça”, enfatizou Nina Souza. Desativado no final do ano passado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Fórum Varella Barca teve seus serviços transferidos para o Complexo Judiciário de Potilândia. O Varella Barca é a única unidade da região Norte de Natal e abriga três varas criminais, três juizados especiais e um juizado que trata sobre violência doméstica. O pleito de reabertura do Fórum surgiu de anseios, através de muita luta da população da Zona Norte, que possui uma população de aproximadamente 400 mil habitantes e estava sendo prejudicada pelo fechamento da unidade. Também participaram da luta líderes comunitários que se uniram e advogados que atuam na região. Foram colhidas milhares de assinaturas em prol da reabertura do Fórum.


CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

Conselho Comunitário do Pajuçara II

COMUNIDADE

07

Ação Social

Claudete Trindade Presidente do Conselho Comunitário do Pajuçara II

Apoio: Vereador Preto Aquino Sempre presente na comunidade

Amigos da Urbana

Festa de amigos das Casas Pernambucanas

N

o dia 19 de julho o Conselho Comunitário Pajuçara II realizou em sua sede Ação Social com diversos serviços gratuitos como: Teste de glicemia, psicologia, dentista, nutricionista, aferição de pressão, vacinação para criança e adulto, orientação e aplicação de flúor, agentes de endemias, confecção do Cartão SUS, higienização facial, design de sobrancelhas, orientação profissional, plantão da FAMEN - Faculdade com graduação e pós graduação junto à comunidade, elaboração de currículos, Plantão da Caern, distribuição de informativo sobre saneamento básico, atendimento jurídico, Mostra de Artesanato, aula experimental de Judô e bazar. O grupo Pré-Militar também participou do evento.

Mostra de Artesanato


08

COMUNIDADE

CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

Conheça a Sua Comunidade

A

partir desta edição apresentaremos a cada publicação uma comunidade diferente, com suas peculiaridades, locais de referências, principais problemas, suas necessidades, entre outros assuntos da sua localidade. Tudo isso, para que você conheça a comunidade onde mora. E começaremos pelo Conjunto Gramoré.

Conjunto Gramoré No Gramoré tem: Escolas Públicas – 05

Paulo César Pereira (Paulo Enfermeiro)

O

Conjunto Gramoré faz parte do bairro Lagoa Azul, localizado na Zona Norte de Natal. Foi construído em 1981 e entregue em 1983 com 1.708 casas e todas as suas ruas 100% calçadas. Idade do Conjunto Gramoré – 36 anos Possui uma população de aproximadamente seis mil habitantes, residentes nas 77 ruas. Porém, incluindo o Loteamento Salesiano que fica dentro do Gramoré passa para cerca de 7.686 habitantes.

Sobre o nome “Gramoré” Origem - Consta no mapa

com duas grafias, Guaiaĩ e Guajaĩ (termos semelhantes) e de origem tupi, combinação de guaja, um caranguejo, e ĩ, rio. (Marcgrave, George).

"O Guaiaí, Guajaí, Guoarahu, Goaruju é o rio Guagiru, nascendo na lagoa do mesmo nome, município de Ceará Mirim, tendo este rio a denominação de Gramoré durante o trajeto, depois de atravessar a lagoa do Gramoré, rio da Redinha, na foz. ...Ainda o rio tem outro apelido: - Rio Doce".((Câmara Cascudo). Nomes históricos: Guaiaĩ (Guajaĩ, Guaiaí, Guajaí, Guagiru, Gramoré). Nome atual: Rio da Redinha, também chamado Rio Doce, Rio Guajiru. Lagoa de Gramoré nas margens do rio Doce quase por completo ocupada por vegetação aquática.

Escolas Municipais - Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra; CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professora Maria da Piedade de Melo e Silva. Escolas Estaduais - Escola Estadual Maria de Lourdes Câmara Souto; Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley; Escola Estadual Alfo Fernandes de Melo.

Escolas Privadas – 02

Centro Educacional Coração de Jesus; e Escola Futuro Líder.

Centro do Gramoré

Igrejas

Igrejas Católicas – 02 A Matriz - Paróquia São João Bosco (Dom Bosco); e a Capela de São Felipe, a primeira Igreja Católica do Gramoré. Igrejas Evangélicas – 11 Igrejas das denominações Batista, Assembleia de Deus, Presbiteriana, Adventista do Sétimo Dia e a Igreja Universal do Reino de Deus.

E. E. Aldo Fernandes de Melo

Quadras de Esporte -

04 Quadras Guarujá, Pacaembú, a quadra da Praça Ipanema (no lugar da praça existe uma quadra nomeada como praça) e a do Ralf. A maioria sem manutenção.

Praças

Praça Guarujá, Mauá (com bancos e brinquedos quebrados), Guarulhos (nomeada como praça e existe apenas o terreno), Pacaembú (também intitulada de praça, mas existe apenas uma quadra e o terreno ao lado) e a Praça Garotinho da Copa (Praça do Ralf). Todas sem manutenção e graves problemas nas árvores, necessitando de podação, sendo a pior,

CMEI Profª Maria da Piedade colocando as pessoas em risco (árvores da Destacamos a Praça Guarulhos que tima de promessas da SEMSUR para praça, existindo planta (croqui) do

Praça Mauá). há anos foi vía construção da equipamento.

Continuação na página seguinte


CLARIM NATAL

CONTINUAÇÃO

Natal/RN, Agosto de 2019

COMUNIDADE

09

Conheça a Sua Comunidade Conjunto Gramoré 4º Batalhão de Polícia Militar

O 4º BPM/RN Potengi; está instalado em prédio próprio da comunidade, responsável pela Zona Norte de Natal.

Paulo César Pereira (Paulo Enfermeiro) Ginásio Poliesportivo Nélio Dias

Foi inaugurado em 13 de dezembro de 2008. Ocupa um terreno de 30 mil metros quadrados. O Ginásio está interditado desde 2015 por descumprir norma do corpo de bombeiros que exigi instalação de uma rede de hidrantes.

Área de Lazer

O Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, mais conhecido como Área de Lazer do Gramoré, é um complexo de cultura e lazer. A Área é dividida em duas partes: no lado esquerdo da Rua Guararapes (sentido Santarém/ Gramoré) está o prédio do espaço cultural, que conta com um anfiteatro com 1200 lugares. No lado direito da Rua Guararapes, está o espaço esportivo, com pistas de skate, campo de futebol, quadra de areia, parque infantil e uma praça.

Unidade Básica de Saúde (UBS)

A UBS do Gramoré possui uma estrutura física reformada, e avaliada como uma das melhores da Zona Norte. Quatro equipes incompletas de Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com um estudo e a quantidade de pessoas atendidas, através da proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) deveria ser seis equipes. Possuía um Laboratório de Análises, mas foi retirado da Unidade do Gramoré.

Centro de Referência de Qualificação para o Trabalho (antiga Casa dos Ofícios)

Investe na qualificação profissional de jovens e adultos, na inserção ao mundo do trabalho e reinserção de idosos que almejam entrar no mercado.

Ginásio Nélio Dias

Centro Educacional Dom Bosco - CEDB

Atende mais de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além da formação recebem as três refeições diárias. Também participam de oficinas, esportes e lazer. O CEDB foi contemplado com doações nesta edição da Campanha Criança Esperança.

Unidade Básica de Saúde Gramoré

Conselho Comunitário Clube de Mães Clube de Idosos Alcóolicos Anônimos Ações Sociais

As ações sociais são realizadas por várias igrejas como Assembleia de Deus, Batista e Universal do Reino de Deus que trabalha atividades com idosos, jovens, presidiários, entre outros.

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social.

Centro Desportivo com o Campo de Futebol “Colinão”

4º Batalhão de Polícia Militar cal, onde o Gramoré possui um celeiro de jogadores. Do Conjunto já saíram diversos jovens do amador para o profissional. Destaque para o ex-presidente do Centro Desportivo do Gramoré Bartolomeu que enviou muitos jogadores para times de profissionais de Natal e outros estados, até mesmo fora do Brasil, como Bahia, Sergipe, Alemanha, Europa, etc. Também destaque para o Futsal com o morador chamado “ Novo” que realiza trabalhos voluntários com jovens e João do Roma com o Futsal feminino. Todos sem ajuda do poder público.

Linhas de Ônibus

Hoje sob a administração de Carlos Mota e aulas de Capoeira, em breve a Capoterapia.

17/78; 02; 81 (apenas sai do terminal do Gramoré e contemplando muito pouco a comunidade); e 01. Nenhuma destas linhas atende diretamente às extremidades do Conjunto, como Ruas Mairiporã e Praia Azul (inclusive já solicitado há anos).

Espor te

Continuação na página seguinte

Em evidência o futebol lo-


10

COMUNIDADE

CONTINUAÇÃO

Paulo César Pereira (Paulo Enfermeiro) Artistas Locais

O Conjunto possui artistas todas as áreas, como grupos de dança, capoeira, cantores, compositores, dançarinos, artesãos, etc. Exemplo: Cantora Krystal que viveu e se descobriu na música, oriunda da Paróquia Dom Bosco.

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

Conheça a Sua Comunidade Conjunto Gramoré do relato da própria unidade é em média 22 mil pessoas. O transporte não é de qualidade. A falta de união. Não existe um fortalecimento dentro do Gramoré devido à falta de união entre as pessoas intituladas “líderes comunitários”, provocando politicamente a desvalorização local e ocasionando a importação de pessoas de outros locais. E isso deixa o Conjunto sem qualidade de serviços públicos.

Centro Educacional Dom Bosco

O que falta no Gramoré

CAPS (Centro de Atenção Psicosocial); Sede do Conselho Tutelar.

O que faz parte do Eventos Locais Gramoré e necessita Desfile Cívico do Gramoré - chamar a atenção dos Maior evento realizado no Conórgãos públicos? junto com grande número de participantes e público, abrindo portas para a vinda de outros municípios participarem. Seu organizador, Júnior Paiva. Festa do Padroeiro Dom Bosco; Aniversário do Conjunto.

Locais de referência na Comunidade

O Ginásio Nélio Dias (elefante branco), onde segundo sua planta está instalado no Gramoré. O Centro Educacional Dom Bosco que atende pessoas das quatro regiões de Natal. E o Pátio da Feira Livre no centro do Conjunto (apesar da feira está localizada em outro local). O “Coração do Gramoré”.

O Gramoré possui um Anel Viário muito extenso e desde sua construção nunca passou por recapeamento. As saídas que cortam a Rua Guararapes, próximo ao Ginásio Nélio Dias são sempre um lamaçal, uma responsabilidade compartilhada com a população do Conjunto por jogarem seus esgotos na rua, causando a infestação do mosquito Aedes Aegypti. A ausência do carro fumacê. Falta de estrutura e urbanização para o Loteamento Salesiano instalado dentro do Conjunto Gramoré, por trás do 4º BPM.

Maiores problemas

O maior problema atualmente no Conjunto Gramoré se dá pela desorganização dos terrenos baldios, as áreas verdes que não possuem um projeto para que passem a ser ferramentas sem impactar o meio ambiente. Na Unidade de Saúde, os serviços básicos precisam melhorar devido ao grande número de atendimentos, segun-

Centro de Referência de Qualificação para o Trabalho

Campo Colinão

Na próxima edição apresentaremos outra comunidade Ralf


CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

COMUNIDADE

11

Posse da Diretoria do Conselho Comunitário do Conjunto Potengi

A

FENAC (Federação de Natal e Grande Natal das Associações, Conselhos Comunitários e Ongs), através de seu presidente Ivanilson de Oliveira deu posse no dia 05 de agosto à nova diretoria eleita do Conselho Comunitário do Conselho Comunitário do Conjunto Potengi, na Rua Largo do Eucalipto Nº 100, Conjunto Potengi, Zona Norte de Natal. A seguir, relação da nova diretoria do Conselho Comunitário do Conjunto Potengi: Presidente: Francisca Gomes de Araújo; Vice-Presidente: Iva-

naldo Alves da Silva; 1ª Secretário: José Carlos da Silva; 2ª Secretária: Cláudia Hinglide Gomes de Araújo; 1º Tesoureiro: Lúcio Neto da Silva; 2º Tesoureiro: Cláudio Henrique Gomes de Araújo. Conselheiros Fiscais efetivos: 1º Membro: Humberto Lobato de Araújo; 2º Membro: Joelton Max Silva de Souza; 3º Membro: Francisca das Chagas Ferreira da Silva. Conselheiros Fiscais Suplentes: 1º Membro: Maria das Graças Nunes Duarte; 2º Membro: Maria Luzinete do Nascimento; 3º Membro: Cleia Maria Medeiros.

Ivanilson ea presidente: Francisca Gomes de Araújo (Fran)


12

COTIDIANO

CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

Movimento Circulista de Caicó

Movimento Circulista do RN

Um pouco de sua História

O

Movimento Circulista chegou a Caicó pelas mãos do primeiro bispo Diocesano, Dom José de Medeiros Delgado, depois de várias conversas com o Senhor Valeriano Morais, que deu o seu sim e começou o trabalho de implementação do Circulo Operário de Caicó, convidando os operários de todas as classes para organizar o referido Círculo.

João Bosco - Presidente do Movimento Circulista do RN

Inicialmente, as reuniões aconteciam provisoriamente no Salão de Eventos da Escola Prevocacional de Caicó. O mesmo foi criado oficialmente no dia 01 de março de 1951. Depois da primeira eleição da diretoria, foi eleito como o primeiro presidente do Círculo Operário de Caicó, Valeriano Morais, tendo como Assistente Espiritual, o Padre João Medeiros Dantas. Seu primeiro trabalho foi conseguir um terreno junto ao poder municipal para a

construção da sede com 1.200m2. Imediatamente começou a construção, no sistema de mutirão, que durou cerca de três anos para concluir a primeira parte, onde foi iniciado todo o trabalho na sede própria. Também foi realizado um grande trabalho no sentido de organizar os operários, (pedreiros, serventes, carpinteiros, motoristas, cabeceiros e tantos outros). Este movimento realizou um trabalho extremamente importante para os trabalhadores mais simples da cidade de Caicó. O Movimento Circulista foi o único que resistiu ao período do Governo Militar, mesmo assim foi perseguido, tendo muitas vezes, alguns agentes infiltrados no dia da reunião do Círculo, para inibir e fazer especulação sobre o movimento. O primeiro presidente foi chamado algumas vezes para conversar com o comandante do Exército para fazer pressão quanto ao seu comportamento, perante os operários. O Círculo apoiou todos os operários que a ele recorria, dando todo tipo de assistência, espiritual, material e jurídica. Neste período, o Círculo contava com mais de 200 associados e associadas. Durante as gestões seguintes com os presidentes: Vicente Modesto, novamente Valeriano Morais e Luiz França Oliveira, todos realizaram um grande trabalho em prol da classe operária da Cidade. O Movimento Circulista foi gigante em todo Brasil e não deixou de ser no Estado do Rio Grande do Norte e também em Caicó. Depois da abertura politica, depois do golpe de 1964, começa a declinar o Movimento Circulista, onde cada classe de trabalhadores foi formando os seus sindicatos: Professores, trabalhadores da Construção Civil, Motoristas. etc. Mesmo assim, o Circulo Operário de Caicó, foi palco, sede e apoio na construção e formação de todos os novos sindicatos que iam surgindo ao longo do tempo. O Círculo Operário congregava trabalhadores de todas as classes operárias. Depois da formação dos sindicatos, ele foi perdendo associados(as) para estes sindicatos e como era de se esperar, ficou comprovadamente fragilizado. Hoje, o Círculo Operário de Caicó, tem um quadro social com mais de 120 associados(as), mas com a participação mínima desses circulistas. Dentre as várias causas que alegam, além das próprias do Movimento Circulista, tem, a questão da violência urbana. Acostumados a viver em uma cidade pacata e sem violência, hoje nos deparamos com um alto grau de violência, onde sequer se pode transitar na rua livremente, e, por esta razão, muitos dos circulistas alegam essa triste realidade e não comparecem a reunião mensal.

Agostinho Francisco dos Santos Presidente do COC Circulo Operário de Caicó Caminhamos aos trancos e barrancos, mesmo tendo uma estrutura excelente para desenvolver qualquer tipo de atividade. Falta a presença da grande maioria dos associados(as) de forma mais sistemática para ajudar a diretoria atual. Contamos também, com o apoio irrestrito de Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, que foi o assistente espiritual por décadas. Somos persistentes e caminhamos com o que temos. Dependemos financeiramente dos alugueis dos dois quitinetes e do salão de eventos. Esperamos uma reviravolta. Não sei precisar, mas acredito que possa acontecer algo que mude a realidade do Movimento Circulista em Caicó. Estamos isso aconteça,

trabalhando e vamos

para que em frente.

A luta não pode parar!


CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

ESPECIAL

13

Sua citação preferida é “O Senhor é meu Pastor, nada me Faltará”

O

Jornal Clarim Natal inicia a partir desta edição uma série de homenagens a personalidades que fazem a diferença, contribuindo com seu profissionalismo e mudando a qualidade de vida das pessoas. Muitas vezes, mesmo com falta de estrutura não desis-

tem da missão de ajudar, encaminhar, cuidar, orientar, capacitar, criar oportunidades, etc. E através desta página homenagearemos pessoas que, com suas trajetórias de vida, influenciaram direta e indiretamente a história de muitas outras.

Nossa primeira homenageada é a nutricionista e esteticista Gina.

E

dwygina Silva de Araújo Frederico, mais conhecida como Gina nasceu em Natal/RN no dia 04 de outubro, tem três irmãos, é casada e mãe de uma filha. Gina crê em Deus. “Sou espiritualizada na Palavra”, frisou.

E

studou no Instituto Reis Magos, Dinâmico e UnP. Sua profissão: Nutricionista com especialização em Nutrição Clínica, especialista em Estética e Naturopata.

missão é fazer essa transformação na vida das pessoas, através do conhecimento, de qualidade de vida, de bem-estar”.

O

que mais Gina gosta de fazer é viajar, conhecer pessoas, comemorar a vida. “Eu acordo comemorando e agradecendo a Deus por tudo. Pra mim tudo é festa. Estar com a família é maravilhoso, que é o maior bem que temos, depois da nossa vida, os amigos. É estar em comunhão com o universo”.

egundo a nutricionista, escolheu estas profissões por amar a área de saúde. O primeiro curso que fez logo que terminou o Ensino Médio foi Enfermagem. A seguir, migrou para Estética e depois foi para a Nutrição. “Cuidar das pessoas é algo que realmente ficou muito forte na minha vida”, disse.

S

o questionar o que a faz parar e pensar ela respondeu que através do trabalho de meditação sempre para e pensa se realmente está fazendo o seu melhor. “Ouvir o meu coração, através da oração se o caminho que estou seguindo é válido e se é para prosseguir”.

G

seguir, a pergunta foi como a nutricionista e esteticista descreve sua personalidade: “Sou uma pessoa muito positiva, entusiasmada com a vida, comunicativa, gosto muito de conversar, de falar, às vezes precisa dar um freio. Sou muito alegre para a vida. Sou uma pessoa que estou de boa”, revelou.

ina já participou de vários movimentos políticos, social e religioso, como o Movimento Fora Temer e eventos políticos. Também esteve presente em Encontros da Igreja Católica e Evangélica. “Sempre gostei de participar ativamente das decisões do País. Gosto muito de estar dentro dos movimentos, da massa porque cada um de nós tem uma grande parcela de responsabilidade em tudo o que acontece”, explicou a esteticista.

P

ara ela as ações mais marcantes da sua vida foram: A Caminhada Vida Saudável uma ação social da Clínica Gina Estética, realizada durante três anos. “Sempre no meu aniversário procuro fazer campanhas como o Abraço Comunitário para arrecadar fraldas descartáveis, alimentos. Gosto muito deste trabalho social”.

E

prosseguiu: “O Procricar (Projeto Criança Carente) que participei foi um dos primeiros onde vi a realidade dessas crianças, e foi muito marcante. Depois veio a Caminhada Vida Saudável, onde vi realmente a necessidade e uma grande dificuldade quando cheguei nessas casas de dependentes químicos”.

N

a última Caminhada Vida Saudável foi arrecadada uma tonelada de alimentos e sete instituições foram ajudadas. “Numa das Casas aonde chegamos moravam 40 homens e tinha apenas 15 ovos com uma panela de macarrão. Fiquei muito feliz e ao mesmo tempo emocionada por ver que aquelas cestas básicas estavam chegando na hora certa porque Deus nos orientou para aquilo”, lembrou Gina emocionada.

A

o questioná-la sobre quais lições de vida gostaria passar para sua posteridade, respondeu: “A lição de vida que a gente pode deixar é plantar sempre a Semente do Bem. Nós temos uma missão. A minha missão é levar qualidade de vida e bem-estar para as pessoas. É buscar ser uma pessoa melhor a cada dia. Minha maior

A A

D

ifícil é Gina se irritar com alguma coisa, se estressar. “Eu procuro sempre buscar o equilíbrio em todas as situações. Me sinto uma pessoa tranquila, mas agitada no que tenho que fazer. Sou muito elétrica e tranquila quando tem que ser. Se é momento de lazer ou estar com a família, aquele momento é zen, então desacelera e vamos curtir cada momento”, relatou. Com poucas palavras Gina respondeu: Gina – Amor, gratidão, paixão pela vida, tranquilidade e amizade. Jesus – É tudo na minha vida. É o meu direcionamento pra tudo. Família – Depois da minha vida é a segunda coisa mais importante. Amigos – Vêm na sequência da família. É necessário. Amigos são poucos, mas os que tenho são de qualidade. Trabalho – Minha paixão. Amo o que faço e faço o que amo. Vida – É linda, maravilhosa. Perfeita para ser vivida iintensamente, da melhor forma possível. Uma frase – “O Senhor é meu Pastor, nada me Faltará”.

E E

ncerrando a entrevista questionamos: Quem é Gina? Que respondeu: “Gina é viver com amor e alegria”.

finalizou explicando: “Claro... nem sempre fui assim, mas o conhecimento, um pouco de sabedoria vai fazendo isso. Então hoje procuro não criticar, mas enxergar o melhor do outro e sempre ver com olhos de amor, paciência, compreensão e viver a vida da melhor forma possível, principalmente sendo grata”, concluiu Gina.


14

ESPECIAL

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

Cerimônia de Posse na Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguar - ALAMP

A

Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguar – ALAMP realizou cerimônia de posse das novas alampeanas no dia 30 de julho, na Sede da Associação dos Bancários do Rio Grande do Norte. A ALAMP é uma Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares com o objetivo de Difundir a Literatura, a Poesia, o Cordel, a Arte e a Cultura Potiguar em todo o

RN e no mundo inteiro.


CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

EDUCAÇÃO

15

Centro Educacional Coração de Jesus

Marcha do Dia do Soldado

Aula sobre o Dia do Soldado

Marcha do Dia do Soldado

No ram trou

dia 27 de agosto os alunos recebea presença de Paulo Enfermeiro que minisuma palestra sobre o Dia do Soldado.

Marcha do Dia do Soldado

Gincana do Estudante Gincana do Estudante

Gincana do Estudante

Gincana do Estudante


16

EDUCAÇÃO

Colégio e Curso Absoluto Unidade Pajuçara

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

Aula de Campo City Tour, pelos pontos históricos de Natal, passando pela Cidade Alta, Praça dos Três Poderes, Monumentos, Igreja, Palácio da Cultura, Barreira do Inferno, Museu e Cajueiro.


CLARIM NATAL

Colégio e Curso Absoluto Unidade Pajuçara

Natal/RN, Agosto de 2019

EDUCAÇÃO

Visita ao Aquário Natal Os alunos visitaram o Aquário Natal, onde tiveram a oportunidade de conhecer diversos animais e obter informações relevantes sobre os seus habitat e modo de vida.

17


18

EDUCAÇÃO

Colégio e Curso Absoluto Unidade Nova Natal

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

Comemorando o Folclore

Gincana Escolar

Momento integração


CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

EDUCAÇÃO

Didart Colégio e Curso Extensão do Colégio e Curso Absoluto

Comemorando o Dia do Folclore

Trabalhando sobre o Tema "Animais"

Integração sobre o tema "Amizade"

Estimulando as Crianças em todos os Âmbitos

19


CLÍNICA GINA ESTÉTICA

20

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

MINI SPA

Photon Dome CONTATO: (84) 98812-5257 / 3214-7256 / Agende já o seu horário

Gina Silva Nutricionista, Esteticista e Naturopata

O

s raios infravermelhos longos do Photon, vitais a manutenção da vida, mantém a temperatura entre 40 e 60 graus, estimulando a transpiração profunda do corpo e facilitando a eliminação das toxinas absorvidas diariamente nos alimentos (tratados com defensivos), medicamentos, bebidas e o próprio ar poluído que respiramos.

tros benefícios como: hidratação da pele, alívio do cansaço e estimula a queima das moléculas de gordura, resultando em perda de medidas e uma melhor estética Photon Dome II traz ou- no contorno do corpo.

Um tratamento de 20 a 40 minutos no Photon Dome II proporciona: a) A hidratação da pele, ficando os poros dilatados e a pele limpa; b) Perda de peso e diminui-

ção da obesidade; c) Redução dos níveis de ácido láctico; d) Relaxamento físico e mental com acentuada diminuição da fadiga ( efeito anti-stress e) Diminuição ou eliminação da dor óssea, muscular ou orgânica; f) Desintoxicação do organismo; g) Reforço do sistema imunológico; h) A estimulação da transpiração, promovendo a libertação de impurezas orgânicas que não podem ser expulsas através do exercício físico ou da sauna tradicional.

CRIOLIPÓLISE

Técnica sucesso no mundo inteiro SEM CIRURGIA! CHEGOU A HORA DE CONGELAR AS SUAS GORDURINHAS LOCALIZADAS INDESEJÁVEIS!

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!

Feche 2 áreas da Criolipólise e ganhe 2 sessões de Ultracavitação + 1 sessão de Mini Spa (Promoção válida para quem efetuar 50% do pagamento até

o dia 26 de setembro).


CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

SOCIAL

Aniversariantes de Julho e Agosto Fe l i z A n i v e r s á r i o !

Lily Morais Professora de Dança 28 de julho

Marília França Professora 29 de julho Auxiliadora Almeida Assistente Social 30 de julho

Luzélia (Tia Lu) 03 de julho

Paulo Enfermeiro 12 de agosto Roberto Stone Produtor de Moda 6 de agosto

Gabriela Bezerra Mendonça 22 de agosto

Aparecida Galvão Comerciante 14 de agosto

Joaquim Santana Ex-pte do Cons. Comunitário do Conj. Santa Catarina 15 de agosto

Idalécio Maranhão 14 de agosto

Michelle Nascimento Professora 22 de agosto

Mariana Cordeiro (Mari) Professora 30 de agosto

Cesar Filho - 24 de agosto

21


22

SOCIAL

Natal/RN, Agosto de 2019

CLARIM NATAL

Festa na TV no Conjunto Pajuçara II

A gravação do Programa Festa na TV com Bira Rodrigues no Conjunto Pajuçara II contou com a participação de moradores e da presidente do Conselho Comunitário Claudete Trindade. Festa na TV é transmitido aos sábados na TV Futuro, canal 14.1, às 13 horas.

Apresentador Bira Rodrigues e a presidente do Pajuçara II Claudete Trindade durante a gravação do Programa Festa na TV na comunidade.

Bira Rodrigues e Bellinha durante a gravação do Programa Festa na TV no Pajuçara II..

Kerginaldo Alves e Paulo Enfermeiro foram homenageados na Festa do Padroeiro Dom Bosco, no Gramoré, Zona Norte de Natal, no dia 13 de agosto, quando foi dedicado à políticas públicas. Neste dia Paulo foi convidado como pessoa pública a fazer uma Prece.

VEM AÍ O 10º DESFILE CÍVICO DO GRAMORÉ O tradicional Desfile Cívico do Gramoré comemora uma década de existência desfilando no próximo dia 14 de Setembro pelas ruas da comunidade. É neste dia que o Gramoré, localizado no Bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal se transforma na “Comunidade das Bandas e Fanfarras”. O evento acontecerá a partir das 15h até às 19 horas, sendo dividido em duas partes. Das 15h às 17h, as escolas desfilarão com suas respectivas Bandas, com concentração no antigo Pátio da Feira Livre, centro do Gramoré; A partir das 17 horas às 19h, as Bandas Marciais e Fanfarras, vindas dos mais diversos bairros e municípios do Estado participarão do II Encontro de Bandas, com concentração na área externa do Ginásio Nélio Dias. Todos os participantes do desfile sairão da concentração, passando por diversas ruas, seguindo até a Avenida onde se encontrará o palco. A expectativa é de que aproximadamente 1.500 pessoas espalhadas pelas ruas do percurso assistam ao 10º Desfile Cívico do Gramoré. Este ano, o total de participantes do desfile, incluindo organizadores diretos e indiretos, chega a 3.000 pessoas.


CLARIM NATAL

Natal/RN, Agosto de 2019

C O N T R AC A PA

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.