Rumo ao Sonho
Celmira Clara Mariz Pedras Correia
![]()
Celmira Clara Mariz Pedras Correia
Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação I, integrada no Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Índice……………………..…………………...............3
Portfólio de Estágio - Wix…………………...............5
Nuvens de Palavras…………………………………..8
Geowiki…………………………………………….....10
Video Pitch……………………………………….......12
Video Shot List...……………………………….…....14
Vídeo……………………………………………….....16
Bibliografia..……………………………………….....18
O portfólio de estágio consiste numa importante ferramenta de gestão e organização, na qual são guardados e sistematizados os diversos trabalhos elaborados ao longo do ano, no contexto da escola onde o estágio se efetiva.
No caso em apreciação, foi sugerido o editor de sites Wix, ao qual foram incorporados além dos trabalhos, informações pessoais que auxiliam os avaliadores a contextualizar o plano de intenções a seguir, durante a lecionação no momento do estágio. São ainda armazenadas informações sobre o contexto em que o estágio se desenrola, as dificuldades sentidas e os obstáculos encontrados, os recursos utilizados, para além da apresentação de um esboço do projeto final e da bibliografia necessária à sua consecução. Da mesma forma, são guardados variadíssimos documentos, como por exemplo, planos de aula e atas de orientações de estágio.
Face ao exposto, fica bem patente que esta é uma ferramenta em constante construção e mutação. Efetivamente, ora se inserem ou suprimem itens, ora se modificam os já existentes. Desta forma, o percurso do estagiário fica bem patente, nomeadamente através da leitura do diário de estágio, onde são percetíveis os avanços e recuos, a par das competências adquiridas, ao longo do tempo, graças às tarefas realizadas.
De uma forma geral, o portfólio é a imagem da prática de ensino supervisionada, das habilidades e das experiências adquiridas, bem como da capacidade de refletir e adaptar a cada momento, sempre que necessário.
As nuvens de palavras consubstanciam uma excelente ferramenta de transposição didática, a utilizar em contexto de sala de aula, por possibilitarem uma fácil e rápida leitura.
Ao mostrar o grau de frequência das palavras de um determinado texto, possibilita a reflexão nos alunos, bem como o debate entre alunos e professores, acicatando nos mais jovens a curiosidade pela descoberta dos aspetos mais relevantes, viabilizando a compreensão da temática apresentada.
Sendo uma atividade chamativa e dinâmica, promove e facilita a aprendizagem de determinados conteúdos temáticos.
A utilização desta ferramenta didática, em contexto de sala de aula, potencia as destrezas linguísticas e a aprendizagem de novos conceitos. Aos professores, oferece a oportunidade de lecionar de forma mais dinâmica, interativa e divertida, convertendo a sua turma numa “nuvem” do saber!
O GeoWiki consiste numa tecnologia/ plataforma que permite a inserção de entradas, com relação a diferentes temáticas, com a possibilidade de as problematizar, alterar, transformar, com vista a melhorar a qualidade dos conteúdos dele constantes. Neste sentido, o GeoWiki afirma-se como uma plataforma de trabalho colaborativo de massas e de partilha de conteúdos.
Atualmente, é um excelente recurso para utilizar no âmbito escolar, visto promover a partilha de conteúdos e fomentar a discussão entre professores e alunos, dado que todos podem contribuir, comentar e editar. Consequentemente, o GeoWiki vai ao encontro das, tão necessárias, metodologias ativas de aprendizagem, por fomentarem a participação ativa, a colaboração e o conhecimento, no âmbito dos interesses dos alunos.
Não obstante, existem pontos fracos relativamente ao GeoWiki. Efetivamente, tal como acontece na Wikipedia, e tendo em conta a possibilidade de edição, os conteúdos podem ser rapidamente disseminados mesmo contendo informação errada.
No âmbito escolar, cabe ao professor a tarefa de minimizar/controlar a existência deste tipo de conteúdos, por forma a não induzir os alunos em erro.
O Video Pitch consiste num documento cujo objetivo é o de sensibilizar as outras pessoas para o processo de criação do vídeo, além de despertar o seu interesse pelo conteúdo nele reunido. É um documento que contém informações essenciais, apresentadas de forma curta e direta, resumindo tudo aquilo que o público-alvo precisa de saber sobre o vídeo. A sua elaboração é aconselhada quando se pretende realizar um vídeo que envolva uma logística mais complexa, ao mesmo tempo que abrange a participação de várias pessoas no processo de produção do vídeo.
Neste tipo de ferramenta de planeamento deve ser indicado um título para a produção do vídeo e um pequeno resumo da ideia ou do tema que lhe subjazem. Deve-se identificar claramente o público-alvo do vídeo e os respetivos objetivos educacionais ou de aprendizagem. Outro aspeto essencial deste documento é a indicação das razões principais que levaram à criação do vídeo, bem como a indicação do seu desenho educacional e estrutural. Finalmente, deve ser indicado como se pretende produzir este vídeo e que problemas espera encontrar no processo de produção.
O Vídeo Shot List consiste num documento que mapeia tudo o que irá acontecer em cada uma das cenas do vídeo. Este documento surge sobre a forma de um quadro, no qual se incluem todas as informações escritas e orais que se pretende colocar no vídeo, geralmente com uma descrição gráfica, uma indicação do tipo de som e a duração do plano. Apresenta-se enquanto lista ou plano de controlo, que permite direcionar e orientar a equipa de filmagem, ao indicar o sentido e o caminho a tomar durante a execução do projeto.
É um documento de planeamento de enorme relevância, tendo em conta que permite a gestão e a preparação de cada uma das cenas, além de ajudar, numa fase prévia, a pensar visualmente cada filmagem. Além do mais, este instrumento certifica que o que nos propusemos a filmar está efetivamente a ser filmado. Este documento permite-nos efetuar a arrumação dos conteúdos, a gestão do equipamento e adereços necessários à consecução do projeto, bem como a gestão do tempo.
“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”
Nos últimos anos, o vídeo tem vindo a ser utilizado na Educação como forma de enriquecer o conteúdo, ampliar as discussões em sala de aula ou reter a atenção dos alunos. Atualmente, os professores acreditam que os vídeos podem melhorar e fomentar as experiências de aprendizagem, uma vez que estimulam a retenção mnemónica, i.e. , uma técnica que auxilia no processo de memorização do conteúdo. A retenção da informação constante do vídeo é mais impactante e significativa, estendendo-se no tempo, o que torna esta metodologia numa grande aliada do processo de ensino-aprendizagem.
A utilização de vídeos em sala de aula promove um ensino dinâmico e ativo, por meio de uma linguagem simples e objetiva, facilitando a compreensão das temáticas em estudo.
Por serem vídeos de curta duração, promovem o incremento da concentração e da motivação nos
Immanuel Kant
Afonso, C., Laranjeira, A. & Sousa, J. (2008). PORTFÓLIO. Uma ferramenta de apoio à reflexão continuada. Revista Noésis ,74. dge.mec.pt/sites/default/files/ CDIE/Rnoesis/destacavel74.pdf
Ebner, M., Kickmeier-Rust, M. & Holzinger, A. (2008). Utilizing Wiki-Systems in higher education classes: a chance for universal access?. Universal Access in the Information Society, 7, 199–207. https://doi.org/10.1007/s10209-008-0115-2
FIA Business School. (2022, Abril 7). Pitch: o que é, importância, tipos, como fazer e exemplo, Blog da Fundação Instituto de Administração https://fia.com.br/ blog/pitch-o-que-e-importancia-tipos-como-fazer-e-exemplo/
FLUP (2022). TIC no Ensino da Geografia I. Moodle Universidade do Porto. https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2889#section-7
Maio, A. (2020, Fevereiro 5). What is a Shot List? Examples and a Brief Definition. Studio Binder. https://www.studiobinder.com/blog/what-is-a-shot-list-example/
Silva, A. (Omissa). Os benefícios dos vídeos na aprendizagem. Voxel Digital. https://www.voxeldigital.com.br/blog/video-na-aprendizagem/
UNIFEB (omissa). Nuvem de Palavras. Núcleo de apoio pedagógico do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. https://sites.google.com/ unifeb.edu.br/tecnopedagogico/ferramentas-digitais/nuvem-de-palavras