1 minute read

coletividade

Next Article
processos

processos

O cotidiano da Ocupação é marcado pela organização e pelas atividades coletivas, que são desenvolvidas e acordadas entre todos os moradores. As práticas de limpeza, divisão de tarefas, reuniões e momentos de convívio fazem parte dessas atividades. A reunião semanal, em especial, é colocada pelos ocupantes como um momento muito importante, é o espaço onde as decisões são tomadas, é importante destacar esse processo de encontrar soluções coletivamente dentro da Ocupação, porque ele reflete seus valores. Todas essas atividades contribuem para o desenvolvimento da consciência coletiva e da solidariedade, instrumentos que somam na construção de um processo contínuo de desenvolvimento de cidadania. Essa consciência cidadã é evidenciada através dos relatos dos moradores sobre a vontade de que sua causa ganhe visibilidade, entendendo a importância da Ocupação Luísa Mahin para os que vivem nela e para a cidade, e lutando para que isto seja visto e compreendido por mais pessoas.

“Eu realmente gosto das reuniões, quando precisamos resolver um problema todo mundo pensa junto, se alguém discorda, existe um debate” (Fala de um dos moradores).

Advertisement

Imagens 1 e 2: À esquerda, alguns dos moradores reunidos na casa de Telma. À direita, parede pintada pelas crianças da Ocupação. Crédito das fotografias: Beatriz, moradora do edifício, e Mikey Blount, respectivamente.

Imagem 3: Registro dos participantes da oficina da linha do tempo. Crédito da fotografia: August

This article is from: