2 minute read

o edifício

Next Article
educação

educação

O edifício da Ocupação Luisa Mahin está inserido em uma área tombada pelo IPHAN. O imóvel fica na esquina das ruas Conde D’eu e Álvares Cabral, próximo ao plano inclinado Gonçalves, o que facilita a comunicação com a cidade alta. Além disso, a localização do prédio é de fácil acesso, contando com a presença de diversos pontos de ônibus ao redor.

1

Advertisement

2 3

4

Imagem 1: No retângulo amarelo à esquerda, o círculo corresponde à localização do bairro do Comércio no mapa da cidade de Salvador. Na imagem maior, área ampliada. O número 1 corresponde ao edifício citado, onde está inserida a Ocupação Luísa Mahin. Os números 2, 3 e 4 correspondem ao Plano Inclinado do Gonçalves, ao Mercado Modelo e ao Elevador Lacerda, respectivamente. Fonte: As imagens são atuais e foram retiradas do site Goolzoom.

Não foram encontradas informações precisas sobre a idade do edifício, mas a partir de fotografias históricas é possível concluir que ele foi construído no final do século XIX.

À esquerda, ampliação da cúpula do edifício. À direita, imagem atual.

Imagem 2: Nesta fotografia, datada de 1885, é possível observar, à direita da estátua da Praça Riachuelo, uma cúpula ao fundo. Se ampliamos e compararmos com a imagem atual, verificamos que se trata do mesmo elemento. Fonte: A fotografia histórica foi obtida no site do Guia Geográfico da Bahia, sendo atribuída autoria à Hans Lindemann. A imagem atual é do site Goolzoom.

O edifíco possui estilo eclético - sendo constituído por cinco pavimentos e um terraço -, e ainda mantém suas características arquitetônicas iniciais. A fachada apresenta janelas de peitoril intercaladas com janelas rasgadas e balcões em argamassa, além de possuir platibanda e elementos decorativos como volutas e balaustradas.

Imagem 3: Fotografia feita no primeiro dia de trabalho, 01 de maio de 2017, em grupo na Ocupação Luísa Mahin. Esta imagem permite identificar os elementos arquitetônicos citados: janelas rasgadas, balcões em argamassa, platibanda, volutas e balaustradas. Crédito da fotografia: Mikey Blount.

Antes de abrigar as famílias da Ocupação Luisa Mahin, o prédio permaneceu esvaziado por cerca de 2 anos, perdendo qualquer função social na cidade e acumulando problemas físicos decorrentes do abandono. Até 2014 o edifício, de propriedade do Governo do Estado da Bahia, comportava a sede do CESOL – Centro de Economia Solidária, sendo interiormente adaptado para servir as funções da instituição. Após o abandono, uma parte do terraço ficou aberta, expondo o edifício às intempéries e a entrada de pombos, colaborando com processos de degradação. Em outubro de 2016, o MLB ocupa o prédio possibilitando novos usos e recuperando os espaços através de mutirões de limpeza e práticas cotidianas de cuidado, resultando em aspectos positivos para a preservação do imóvel.

This article is from: