
2 minute read
Jaguariúna rodeo festival
Todos os anos, o rodeio de Jaguariúna recebe grandes nomes da música e um grande público animado, para curtir um dos maiores rodeios do Brasil.
O Jaguariúna Rodeo Festival deste ano contou com camarotes maiores e um gigante painel de led. Além de uma completa infraestrutura, que garantiu a diversão do público e maior segurança com a utilização de cerca de 60 câmeras espalhadas pelo evento.
Advertisement
O rodeio de Jaguariúna já é conhecido por misturar diversos estilos musicais. Entre as atrações deste ano figuraram nomes como: Henrique e Juliano, Gustavo Lima, Alok e Wesley Safadão; entre outros.
Fazenda Da Barra
A Fazenda da Barra, que é um importante patrimônio da cidade, foi totalmente revitalizada. Ela já serviu de esconderijo para as tropas federalistas vindas do Estado de Minas Gerais, na época da Revolução Constitucionalista de 1932. Além de ter sido uma das principais produtoras de café e cana-de-açúcar da região.


Situada à Rua Maranhão, s/nº, no Bairro Guedes, a Fazenda da Barra em breve se transformará em um complexo de cultura e arte.
Centro Cultural “Prefº. ulysses da rocha Cavalcanti”
A antiga estação ferroviária de Jaguariúna, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), já é por si só, um atrativo por sua beleza arquitetônica. O atual prédio, que é datado de 1945, tem características neocoloniais e desde a década de 90 funciona como Centro Cultural “Prefº. Ulysses da Rocha Cavalcanti”.
O local é ponto de parada da Maria Fumaça e também abriga o Museu Ferroviário. Além de contar com um salão para exposições e uma sala de informações turísticas.


Maria fumaça
O passeio de Maria Fumaça, do trecho de Campinas a Jaguariúna é uma imersão ao passado. O passeio histórico cultural utiliza o antigo trecho ferroviário da Cia Mogiana de Estradas de Ferro.
Ao percorrer paisagens bucólicas das antigas fazendas cafeeiras da região, os passageiros conhecem um pouco mais da história, com a apresentação dos monitores sobre os locais por onde o trem passa. Pelo percurso é possível ver as antigas estações, a ponte histórica sobre o rio Atibaia e o viaduto Maria Fumaça.
Museu ferroviário
O Museu Ferroviário Deusdolar Ferreira Gomes é composto por objetos antigos que contam a história da saudosa Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Lá é possível ver máquinas de escrever e telefones da época, bem como placas ferroviárias antigas e demais itens utilizados pela Cia no passado.


Ponte Pedro abrucêz
Bem conservada e reformada, a Ponte Pedro Abrucêz, também conhecida como “Ponte do Jatobazeiro” foi inaugurada em 1875. Na ocasião, estiveram presentes o Imperador Dom Pedro II e a Princesa Isabel.

Casa da Memória Padre gomes
A Casa da Memória de Jaguariúna dispõe de um grande acervo de documentos, filmes e fotos, que remontam a história da cidade. Com o objetivo de preservar a história dos jaguariunenses, o local é destinado às pesquisas e está aberto à população. A Casa da Memória Padre Gomes está localizada na Rua Alfredo Bueno, 1206 – Centro.


Movimentos Culturais
Jaguariúna é repleta de atrações culturais para todas as idades, dispondo de diversos espetáculos e também proporcionando o ensino, através da Escola das Artes, criada em 2010 e que conta com mais de 3 mil alunos entre adultos e crianças a partir de 4 anos, ministrando cursos como Teatro, Ballet, Maquiagem Artística, Musicalização Infantil, Artes Digitais, Artesanato, Fotografia e diversos instrumentos musicais.
Um dos espaços por onde a cultura de Jaguariúna é exposta é o Teatro Municipal Dona Zenaide, no centro da cidade. Um espaço multiuso que recebe diversos artista, nacionais e internacionais, além de apresentações dos alunos da Escola das Artes. O prédio foi, durante anos, o cinema da cidade e foi inaugurado em 2008, após uma grande reforma.



A Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary é um tradicional grupo da cidade, fundada em 2005 e sob o comando do Maestro Carlos Dias Bicalho divulga as tradições do povo da região através da música raiz, danças, festas religiosas e história da viola caipira.

Outro movimento tradicional de Jaguariúna é a Cavalaria Antoniana, que completa 50 anos em 2023. É um movimento de religiosidade, devoção e preservação cultural, sendo realizada no segundo domingo do mês de junho, onde se encontram cavaleiros e amazonas homenageando a Santo Antônio e cultivando a tradição.