Revista CM

Page 24

ESPORTE

CONCURSO DE SALTO

Hipismo

ESTADUAL lvis Presley, Al Pacino, Princesa, Pinhão. Se você não conhece uma possibilidade em que esse conjunto de nomes faça sentido, é porque nunca foi numa competição hípica. E não sabe o que está perdendo. Esses nomes carinhosos são das verdadeiras estrelas da competição. Os cavalos e éguas.

E

Ele reiterou, ainda, a felicidade de a homenagem ser em meio a uma competição hípica. “A cavalaria é uma arma fundamental e se você for analisar a história do exército brasileiro, especialmente do Sul do país, você pode perceber sua relevância”, finalizou.

Aconteceu na sede campestre do Círculo Militar do Paraná no final de semana dos dias 21 e 22 de agosto o Concurso de Salto Estadual, evento promovido pela Federação Paranaense de Hipismo. Mais de 90 conjuntos saltaram nos dois dias de competições.

RANKING

Para o Coronel Cesar Valente, vice-diretor de hipismo do Círculo Militar do Paraná, o evento foi um sucesso. “O tempo ajudou muito, com dois dias de sol, mas nos organizamos bastante para que corresse tudo bem”, afirmou. E foi justamente o caso, já que a competição ocorreu sem acidentes e apresentou um ótimo nível técnico dos participantes.

É o caso de Lucas Passos, de 16 anos, que compete na categoria Jovem Cavaleiro A, 1,10m. Ele, junto com Xandover, foi medalha de ouro na competição e chegou ao 1º lugar do ranking paranaense com o feito. Além dos treinos, ele atribui o bom resultado a competir em casa. “É bom para pegar mais técnica e poder arriscar mais”, contou.

HOMENAGEM Ao meio-dia de domingo, segundo dia de competição, uma prova especial foi feita em homenagem ao Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro. Quem esteve lá para representá-lo foi o General Ademar da Costa Machado Filho. “Como comandante da 5ª região, que representa o Paraná e Santa Catarina, venho representar o exército nesse momento e enaltecer Duque de Caxias, um vulto histórico, que o brasileiro não conhece a importância”, afirmou o General.

2 setembro.outubro 2010

CÍRCULO MILITAR DO PARANÁ

24

Como esta era uma competição oficial da Federação Paranaense de Hipismo, muitos dos atletas do Clube subiram suas posições no ranking em suas categorias.

Já Peterson de Paula, de 12 anos, categoria pré-mirim 1,10m, já era o primeiro lugar e reafirmou sua posição. Junto com a égua Flicka, conquistou a medalha de ouro. “A gente vai mais confiante porque já está na nossa casa, então é bem mais fácil pular aqui que em outro lugar”, afirmou a jovem promessa do hipismo paranaense. Ele contou também que teve alguns problemas durante a prova com a embocadura que estava usando com Flicka, mas com a troca deu tudo certo. Mesmo com pouca idade, Peterson já sabe o que vai fazer da vida. “Eu quero ser cavaleiro olímpico”, diz. Os sete anos de experiência e mais de 300 medalhas acumuladas o credenciam para isso.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.