Figuras e Quedas para corda lisa e tecidos - fundamentos

Page 16

4. Como ler Primeiro vem o nome do elemento, ao lado dele outros possíveis nomes para o mesmo elemento. Para nome principal, foi escolhido o nome mais recorrente utilizado entre os artistas, professores e alunos entrevistados, assim como através de pesquisas: bibliografias, fontes orais, e através da vivência e experiências pessoais (aulas, oficinas, workshops, eventos, encontros de circo e outros trabalhos, por exemplo). Depois há uma sugestão de pré-requisitos para a orientação no desenvolvimento dos elementos com maior aproveitamento e segurança. Sempre leia atentamente a montagem e desmontagem das quedas e o modo de execução quando estiver descrito. Na parte atenção e dicas, há algumas observações visando a segurança do praticante além de sugestões e notas sobre alguns detalhes de montagens e passagens, variações e possibilidades para emendar figuras, seqüências, da importância da segurança e do auxílio de alguém qualificado ou mais experiente para ajudar.

5. DVD Como escrito anteriormente, todo o conjunto descrito no manual está detalhado no DVD, filmado com a participação de profissionais que trabalham com esses aparelhos. IMPORTANTE! É parte integrante deste livro esse DVD, que não poderá ser veiculado, vendido ou apresentado separadamente.

Finalizando... Um dos objetivos é tentar contribuir com as atividades de professores e profissionais da área, a respeito do repertório técnico e artístico, inclusive como um dos instrumentos de trabalho, assim como suscitar o debate sobre o ensino, a didática e uma reflexão sobre a técnica em questão. A publicação desse material é uma iniciativa de tentar fomentar a discussão, pesquisa e aprofundamento nessa área do saber circense e estimular a produção de outras pesquisas na área contribuindo para a elaboração de um material que possa servir de referência para outras pesquisas. Tudo aqui encontrado são apenas idéias e sugestões de organização e planejamento para o desenvolvimento das técnicas aéreas para corda lisa e tecidos em longo prazo. Algo importante de se lembrar é sempre prestar atenção e refletir sobre os pré-requisitos dos elementos, quaisquer que sejam eles, subidas, descidas, figuras ou quedas. Como já foi dito anteriormente, o objetivo desse pequeno e simples manual, não é estabelecer regras ou leis, apenas compartilhar alguns dos processos que dão bons resultados.

Só lembrando... É muito importante nunca se esquecer das condições técnicas de segurança, condições dos equipamentos, aparelhos, estrutura, local de ensaio ou treino e a própria condição física e o estado de atenção (concentração). É claro que existem outros tópicos igualmente importantes, por exemplo, o estado de conservação dos equipamentos e montagem correta (tanto da instalação do equipamento como dos próprios truques), mas não é possível no momento abordar tudo em tão pouco tempo. A experiência e a prática são fatores fundamentais para a evolução técnica, artística e questões relacionadas à segurança (ou seja, a saúde e a vida). Estejam sempre atentos e com a supervisão e auxílio de alguém especializado e qualificado ou mais experiente, nunca se esqueçam dos colchões para segurança. Quando estiver no aparelho, fique sempre atento e concentrado no que está fazendo. Segurança e prevenção nunca são demais. Tem coisa que só precisa acontecer uma vez, como diz um querido professor meu: “pescoço só se quebra uma vez...”. Bons treinos. 16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.