Volume 09 - Cinema e Corpo

Page 35

demonstrado suas qualidades durante a interpretação de Kakihara, um yakuza sadomasoquista em Ichi – o assassino (2001) de Takashi Miike, sendo considerado por alguns críticos como o novo Toshiro Mifune (ícone do cinema japonês há 50 anos). Outro aspecto que chamou a atenção desta versão de Zatoichi foram as sequências musicais que ficaram a cargo do grupo “The Stripes”. Uma cena musical extraordinária fecha a narrativa, transitando entre a dinâmica do já internacional “Stomp” e os musicais de Bollywood. Como a dança atravessa e, de certa forma, norteia a narrativa do filme, é possível recontar a sua história tendo como referência algumas cenas importantes.

As primeiras referências de dança No Japão, as primeiras referências de dança aparecem em uma das fontes mais antigas da literatura shintô: o Kojiki. Era uma dança muito religiosa usada como uma espécie de mediação entre os mundos humano e divino. Mas apesar de todo misticismo, esta dança já mostrava aspectos bem definidos e por isso foi considerada a primeira semente de onde nasceram outros estilos, incluindo danças que ainda são praticadas hoje como parte fundamental dos teatros nô e kabuki. Essas primeiras experiências, além de serem religiosas, estavam, muitas vezes, ligadas aos rituais das comunidades agrícolas, sobretudo ao plantio do arroz. Apresentavam uma composição de músicas, danças e diálogos. A expressão usada era ennen no mai e essas danças eram apresentadas em templos em Nara e Quioto. Há documentações ilustradas em detalhes de pinturas desde o período Kamakura (1185 a 1333). Apenas no período que vai do século 14 ao 18 surgem novos estilos como o dengaku em que muitas pessoas dançavam e tocavam instrumentos juntos. Tais experiências eram realizadas muitas vezes ao ar livre e não no espaço teatral. As roupas sempre muito coloridas vão inspirar mais tarde os figurinos e as danças do kabuki. Embora o período medieval japonês,

34

CINEMA E CORPO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.