Volume 09 - Cinema e Corpo

Page 123

paratórias não desenvolvidas nas duas versões finais, Alexandre Vaz sugere: É curioso, mas de forma nenhum inusitado o aparecimento do esporte como exemplar fenômeno que interessa à arqueologia de uma modernidade e suas expressões: à direita, com o fascismo, à esquerda, com o comunismo, ambos enredados com as novas condições de reprodução, inclusive e principalmente do material artístico28.

Para Benjamin, as possibilidades técnicas de reprodução marcam o estabelecimento de uma nova relação dos indivíduos e da sociedade para com as obras de arte e com as diversas linguagens como um todo, algo que envolve profundamente tanto o cinema quanto o esporte. Que representações teriam compartilhado nessa nova ordem social na qual o espetáculo é valorizado? Para Guy Debord: “o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social, mediada por imagens”29. O autor acredita que se cria uma ideia de que a realidade aparece no espetáculo e que o espetáculo é o real. Não é possível, portanto, negar a força das imagens em um mundo que transitou do “ser” para o “ter” e rapidamente avançou para o “parecer”: “o espetáculo, como tendência a fazer ver (por diferentes mediações especializadas) o mundo que já não se pode tocar diretamente, serve-se da visão como o sentido privilegiado da pessoa humana”30. O grande número de imagens esportivas que invade o cotidiano se articula a um processo de potencialização do consumo. Se tivermos em conta o número de produtos que a todo instante ocupam as transmissões de esportes, podemos fazer um paralelo com o papel que os catálogos de venda em domicílio ocuparam no início do século XX:

28

VAZ, Alexandre Fernandes. “Esporte e modernidade: notas sobre crítica escritura histórica em Walter Benjamim”. Lecturas – Revista Digital, v. 5, n. 26, 2000. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd26a/benjam.htm. Acesso em: 13 jun. 2016. p. 3.

29

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. p. 14.

30

ibidem, p. 22.

122 CINEMA E CORPO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.