Livro da Colheita - Projeto Empodera

Page 1

“Este projeto foi realizado com recursos da Lei Federal nº14.017, e 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc”

“LIVRO DA COLHEITA” OFICINAS EMPODERA

FOTOGRAFIA PERCEPÇÃO CORPORAL ARTE E AUTOCONHECIMENTO


O PROJETO O projeto EmPodera! tem como objetivo realizar ações de formação, produção e difusão artística com a temática do empoderamento feminino, realizado pelo Instituto Ideia Coletiva e parceiras. O EmPodera! nasceu em 2016 com a realização de uma sessão de curtas-metragens, durante a programação da Mostra da Diversidade Sexual de Campinas. Em 2017, realizou efetivamente sua primeira edição, através do ProAC Edital de Artes Integradas, com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, realizando diversas atividades gratuitas, como oficinas de fotografia e dança, sessões de curtas-metragens seguidas de debate, encontros e evento de encerramento com apresentação de dança. Em 2018 realizou oficina de fotografia e yoga, com apoio da ONG Direito de Ser, que atende gratuitamente jovens da região do bairro São Marcos. Em fevereiro e março de 2021, realizou ações on line, pois foi contemplado pelo edital Ações em Rede, do Município de Campinas, através e recursos da Lei Aldir Blanc, oferecendo gratuitamente oficina de fotografia, oficina percepção corporal, oficina de arte e autoconhecimento e oficina de customização, além de outras ações como o workshop de elaboração de projetos culturais e a seleção de duas apresentações de artistas locais, em vídeo. O encerramento do projeto, sendo adaptado para o momento da pandemia, é a impressão deste livreto, com os materiais produzidos pelas participantes dessas quatro oficinas.

@


OFICINA DE FOTOGRAFIA COM CELULAR: Na oficina de fotografia com o celular trabalhamos o empoderamento feminino, amor próprio, respeitando e reconhecendo nossa identidade e singularidade. Na questão técnica aprendemos sobre o triângulo de exposição, composição da imagem, retratos, fotografia de família, criatividade no autorretrato e edição de fotos. Esses são alguns compartilhamentos das participantes: “Quero agradecer mais uma vez pelas aulas incríveis de fotografia, por todo acolhimento de vocês e incentivo! Descobri uma grande potência criativa em fotografar, que eu não sabia que tinha. Que pode influir também nas minhas criações em dança e performance, parece que fotografar a minha ideia deixa mais concreto o que quero criar, e me dá dicas sobre a estética que quero trabalhar, gostei muito disso, vou experimentar fotografar ideias para inspirar nas próximas criações” Camila Felício “Só gratidão mesmo por tudo. Todo empenho, dedicação, acolhimento e paciência... Vocês foram um doce com o grupo e sem dúvidas compartilharam a verdadeira fotografia, que vai muito além de uma imagem... É sobre sentir, sobre confiança, sobre autoconhecimento, sobre amor, empatia... é sobre olhar com a alma e registrar com o coração” Maria Gabriela Fuga

@


AMANDA RIBEIRO “Eu não me vejo na palavra fêmea: alvo de caça, conformada, vítima. Prefiro queimar o mapa, traçar de novo a estrada, ver cores nas cinzas e a vida reinventar” (Triste, louca ou má - Francisco El Hombre)

@


ANA JULIA CLIMADON DIAS “Aprenda a se amar do jeitinho que você é”

@


CAMILA FELÍCIO “Quando a vida está preto e branco escorre o vermelho para colorir, me faz chorar, me faz rir, me traz de volta pra mim”

@


ELIANA PEREIRA ROLLO “Simplesmente Ser!”

@


FERNANDA MELLO “No lúdico me acho em mim tempo – pausa – brincadeira”

@


KILZE MALAQUIAS “Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos” Carl Jung

@


LETÍCIA APARECIDA DE PAIVA “A arte é como o amor, precisa ser sentida e explorada. A fotografia é a arte do amor”

@


MARIA GABRIELA FUGA GONÇALVES DOMINGOS “Sobre silenciar a mente e dar voz ao coração... amor, amor e amor”

@


NATALIA LEITE BRAMBILLA “Pra toda mulher que cai, uma árvore que resiste. Pra toda árvore que tomba, uma de nós que revive. É sobre pegar de volta um poder que já é nosso, é sobre união entre nós (e elas) pra que só assim saibamos existir em toda nossa grandeza e esplendor!”

@


SABYNE IAZDI “Para muitas pessoas o isolamento pode ser devastador. Para mim estar só sempre foi uma necessidade, um momento de autodescoberta e autoconhecimento”

@


BEATRIZ ZUQUETO “O sol se põe para que possa brilhar novamente num novo dia”

@


CAROLINA OLIVEIRA “A morte espreita em ambas opções”

@


MARIA CRISTINA AMOROSO LIMA LEITE DE BARROS “Sr. Albino plantando e ajeitando as flores no Jardim”

@


JAQUELINE APARECIDA DOS ANJOS SILVA “Que todos os dias sejamos como crianças puras de alma e coração”

@


OFICINA DE PERCEPÇÃO CORPORAL: Na oficina de percepção corporal foram trabalhados os assuntos: equilíbrio, movimento, força, flexibilidade, ciclos e união, sempre pensando no corpo, tanto a parte física quanto emocional e mental, com técnicas do Hatha Yoga e um pouco de dança. Esses são alguns compartilhamentos das participantes:

JENIFFER FRANCISCO @


AMANDA RIBEIRO “Assim como a lua, as mulheres, as plantas, tudo tem seu ciclo. É como uma flor desabrochando, primeiro nascem os brotos, depois crescem e até florescer é um processo lento... Germinar, dar frutos ou não, então murchar, cair, nutrir a terra e começar tudo novamente. Saber aceitar o processo do ciclo, a paciência da espera é o segredo”

@


KILZE MALAQUIAS “Pra mim ser forte é mais do que ter membros musculosos é ter a liberdade de compreender os seus limites, de conhecer o próprio corpo e saber que para poder ser forte também é preciso ser flexível. E é dessa forma que me sinto pertencente, me sinto aterrada, focada, em constante evolução e crescimento. Tudo o que faço por menor que seja reflete em todo o planeta. Então cuidar de mim é cuidar dos outros e do nosso planeta”

@


VIVIANE FERREIRA “Meus olhos cultivam paisagens volúveis No coração semeio emoções desiguais Meu corpo fértil irradia ritmo e pausa Tenho pés plantados e mente aérea Mãos que alcançam objetivos inimagináveis Na alma só uma razão, renascer a cada sopro”

ADRIANA PRINCE “Entre os sons do mundo e o meu silêncio Entre o sussuro do universo e minhas vozes internas inquietas Entre minha folhas, flores, sementes e raízes Entre o chamado do futuro incerto e os ecos do meu passado Entre as pessoa que amo, as que me inquietam, as que me desafiam e as que me acalentam É nesse espaço que me encontro, e vivo procurando me achar”

@


PRISCILLA RAMOS “Desenhando à mão livre, me fez sentir o movimento do próprio desenho, e as ondas que vem e vão”

PAOLA CHAMPI “Equilíbrio, meus caminhos, minhas histórias. Minha energia que emana, o meu calor. Renovar os ciclos. Um novo dia!”

@


SÔNIA CÂNDIDA “Sol da manhã com yoga. Tantas mudanças internas e externas. Precisamos nos ajudar. Continuarei buscando o equilíbrio”

ALLAN GUSTAVO “A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento”

@


MARIA CLARA SOSA: “Sopra, vento Leva Volta Acalanta esse corpo que é humano, é mundano. Tem medo, tem raiva , tem paixão, tem tristeza , mas sempre tem ar aqui dentro. Vai vento, E retorna. Retorna com ares que são outros mas são os mesmos. Retorna, por favor, Sempre, Retorna. Eparrei!”

LARA MARTINS: “E quantos meus movimentos são meus? Muitas vezes estou na órbita de estrelas, girando e refletindo suas luzes outras vezes sou Sol, mas mesmo assim meu brilho é composto de diferentes compostos naturais, que já existem há milênios. Minha rotação e translação, minha dança e respiração são uma colcha de retalhos periódica: Pedacinhos do mundo, e única”

LOURDES SANTOS: “A vida é um movimento constante para o corpo. Cada dia uma surpresa. Tem aqueles que você percebe todos os movimentos do corpo uma alegria sem limite, sem querer saber porque mas simplesmente curtir. Mas tem dias que você se sente tão em desacordo com si mesma que precisa descobrir porque para tentar mudar, encontrar a paz que somente você é capaz”

MARINA REZZE BARTHELSON: “Percebo que vivo em fases. Assim como a lua, fases calmas, fases mais agitadas, fases mais preocupadas… Difícil é tolerar as fases ruins, bom é saber que elas passam”

DANIELA FREDERICO CHERCOPP: “Pela primeira vez com a yoga consegui fazer a minha mente ficar bem distante de problemas e ao fechar os olhos, vi a luz azul, e algo sem irritabilidade coisa que me preocupa. Hoje senti vazia para puxar coisas boas e buscar outros horizontes de pensamentos”

@


OFICINA DE MANDALA: A oficina foi um convite para a expressão pessoal tendo a mandala como suporte e as particularidades dos quatro elementos - terra, água, ar, fogo - como ponto de partida da criação. No trajeto criativo, as participantes escolheram seus materiais e compreenderam de que maneira aquelas imagens e sensações dialogavam com seus mundos internos.

AÍDA FARIAS “Recurso Invisível”

@


ANA CAROLINA VIAFORA “Despertar”

@


ELLEN DE CAMPOS “Flores-ser”

@


MARIA GABRIELA FUGA “Autoconhecimento”

@


JÚLIA DIAS “Universo de possibilidades”

@


LETICIA GACHET “Expansão”

@


LUCIENE MAENO “Transmutação”

@


MICHELLE PICCOLO “Espelho da Alma”

@


NÁDIA TROLLI “Gratidão”

@


OFICINA DE PERSONAGENS: A intenção dessa oficina foi ativar a imaginação e a criatividade utilizando técnicas variadas - moodboard, escrita criativa, desenho, questionário - para a criação de personagens. Mais do que obter um resultado acabado, o interesse era fomentar o processo criativo e experimentar possibilidades. Cada participante desenvolveu a pesquisa de seus personagens e histórias.

NÁDIA TROLLI “RAFAEL, O AVENTUREIRO” Rafael é um jovem recém-formado, que deseja aprender maneiras de viver respeitando a natureza, resgatando formas ancestrais de construção e convívio harmônico, diminuindo os impactos negativos que os seres humanos causam ao planeta. Ao sair em busca de novos conhecimentos, Rafael desfrutará da liberdade, de momentos de contemplação da natureza, aprenderá a ouvir e atender suas necessidades biológicas de maneira saudável. Essas atitudes que foram difíceis de atender em função dos seus estudos e estágio. Antes de decidir onde abrirá seu escritório, a aventura que se desenha a sua frente possibilitará muitos aprendizados de vida. Essa aventura definirá o seu propósito de vida, que na realidade já o convidou a seguir...

@


NÁDIA TROLLI “VALENTINE MOORE, A VILÔ Valentine Moore é uma mulher solitária que vive isolada em uma propriedade dentro de uma floresta, porém próxima a cidade grande. Esse território é um dos últimos espaços verdes existentes no local. No passado Valentine sofreu e isolou-se por ser maltratada e tornou-se mais reservada, vingativa e irada. Seus cabelos ruivos e volumosos eram motivo de bullying. Seu estilo medieval se dá por ter nascido nessa época. É imortal e por isso de tempos em tempos precisa mudar de lugar, país, etc, para que os seus segredos não sejam revelados. Muito cedo desenvolveu poderes inatos, que foram potencializados com sua tristeza e raiva. Sua única companhia é seu gato Arthur. Ela pode vasculhar a mente das pessoas e se for um desafeto, colocar essa pessoa em confronto com seus piores pesadelos. Sua frase de destruição: - Diga adeus aos seus sonhos! Possui um colar de pérolas, cada uma representa as lágrimas de sofrimento de seus rivais vencidos. Ao anoitecer Valentine se transforma em uma horrenda aranha e retoma sua forma humana sedutora e manipuladora ao amanhecer. Somente um grande amor poderá transformá-la e quebrar esse poder tornando-a mortal. Talvez um investidor querendo comprar a área onde ela reside. Algo que a deixa muito triste é através do tempo assistir à destruição da natureza que ela tanto ama. Possui um caldeirão onde pratica suas bruxarias e realiza a alquimia de transformar metal em ouro.

@


NÁDIA TROLLI “ADÉLIA E MOACIR” Ao chegar a velhice algumas escolhas/atitudes se tornam muito importantes, como por exemplo o casal Adélia e Moacir que optaram por uma casa menor próxima ao centro da cidade; o que ajuda muito as pernas cansadas e doloridas que já percorreram longos caminhos; agora precisam de atalhos. Um pequeno jardim para cuidar e serem presenteados com flores, borboletas, observar as nuances de cada estação da natureza, receber a família, confraternizar com os amigos... Sim pois amigos são muito importantes, principalmente para contar causos, piadas, rir muito até doer a barriga. Adélia foi ao longo da vida percebendo que poucas coisas são mais fáceis de cuidar e manter. Moacir foi um profissional muito ocupado e com a aposentadoria encontrou na marchetaria uma grande satisfação e concentração. Para sua esposa instalou uma cadeira de balanço de vime para que Adélia faça seus crochês; assim os dois presenteiam seus amigos com suas obras. O casal sonha e programam seus desejos como viagens, cuidam da saúde e assim vão apreciando os dias ensinando e aprendendo; aceitando as transformações sem se sentirem prejudicados mas sim buscando alternativas criativas e saboreando essas conquistas.

@


@


MARIA CRISTINA AMOROSO “MELINHA NO EMPODERA” Manhãs perfumadas Caminhar em família Carneiros na montanha Igrejinha para rezar Cozinha de conversas Pão de sapo? Vacas nos acordando de manhã Festas no terreiro Som de tambores Escada da entrada que nos coloca em um mundo novo e em um tempo outro Grilos Piscina com os amigos O caminhar após o jantar perto da igrejinha e das grandes garrafas verdes Jogos de bilhar Dedilhar no piano Risada de Melinha e sua mãe Julieta Saia rodada de Melinha que gosta de dançar Pincel de Melinha que colore o mundo Ecologia da fazenda Melinha pinta tudo de verde Colore as flores Visita o pintor da fazenda Dança com sua saia mágica que faz tudo transparente É delicada com os amigos Trocas na sala de jantar Melinha transformada em personagem Memórias... Vovô Alceu, Vovó Maria Tereza, Dr. Moraes, Julieta, meu pai Jorge, minha mãe Marly... Alegria e Tranquilidade Fazenda São Lourenço

@


FICHA TÉCNICA: Produtora e arte-educadora: Kora Prince Arte-educadora e designer: Cintia Antunes Arte-educadora: Izabel Magnani Apoio: Instituto Ideia Coletiva, Mari Atauri, Roberto Limberger, Nandê Caetano, Ana Rondão Artistas selecionadas – apresentações em vídeo: Mirna Rolim e Lais Rodriguez Edição de making fo: Gabi Perissinoto Tradução em LIBRAS: Amanda Ballarin Assessoria de imprensa e mídias sociais: Ana Luisa de Oliveira e Tiago Gonçalves Agradecimentos: Sandra Peres e equipe da Secretaria de Cultura de Campinas, membros do Conselho e do Fórum de Cultura de Campinas Projeto EmPodera! – cidade, termo de ajuste nº 016/20, contemplado pelo edital Aldir Blanc Ações em Rede do Município de Campinas.

Conheça e acompanhe o projeto: projetoempodera.blogspot.com facebook.com/projetoempoderacampinas

@


Apoio:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.