alta tensĂŁo
12
segurança em alta tensĂŁo TRABALHOS NAS PROXIMIDADES DAS LINHAS DE ALTA TENSĂƒO. 3.ÂŞ PARTE Eurico Zica Correia Engenheiro EletrotĂŠcnico
TRABALHOS NA VIZINHANÇA Regras gerais
k 7HZ
É objetivo do presente documento dotar os leitores dos principais conhecimentos que lhes permitam efetuar trabalhos nas proximidades de instalaçþes elÊtricas em tensão, respeitando as regras de segurança aplicåveis.
PERIGO ELÉTRICO Fonte de possĂveis danos corporais ou prejuĂzos para a saĂşde devido Ă presença de energia elĂŠtrica numa instalação elĂŠtrica.
OBJETIVO O presente “documentoâ€? estabelece as indicaçþes de segurança com vista a assegurar a proteção das pessoas contra os riscos de origem elĂŠtrica sempre que realizem trabalhos:
ou na sua vizinhança; Em instalaçþes elÊtricas ou não elÊtricas em construção ou demolição, quando estiverem na vizinhança de instalaçþes elÊtricas em exploração. Trabalho elÊtrico Ê o trabalho que respeita as partes ativas ou sem isolamentos, à continuidade das massas ou outras partes condutoras dos equipamentos, assim como aos condutores de proteção das instalaçþes. Sempre que necessårio estas indicaçþes deverão ser completadas com regulamentos, protocolos ou instruçþes locais. www.oelectricista.pt o electricista 55
Quando os trabalhos tiverem de ser efetivamente realizados na vizinhança de peças nuas em tensĂŁo, sem supressĂŁo dessa vizinhança, hĂĄ necessidade de criar condiçþes para eliminar os riscos que daĂ resultem. Para isso: Os executantes devem dispor de um apoio sĂłlido que lhes assegure uma posição de trabalho estĂĄvel e que permita ter as mĂŁos livres; Quando houver necessidade de vigilância, a pessoa encarregada de a fazer deve dedicar-se exclusivamente a esta tarefa em todas as fases do trabalho, em particular naquelas em que os executantes corram o risco de se aproximarem das peças nuas em tensĂŁo; No caso em que exista vizinhança com instalaçþes de caraterĂsticas e de tensĂľes diferentes, as regras de prevenção a tomar devem ser as da zona mais restritiva tendo em conta distâncias e tensĂľes no local; Antes do inĂcio dos trabalhos o responsĂĄvel deve instruir o pessoal sobre: a manutenção das distâncias de segurança; as medidas de segurança que foram adotadas; a necessidade de adoção de comportamentos que estejam de acordo com os princĂpios de segurança. Para a avaliação das distâncias e delimitação da zona de trabalho ĂŠ necessĂĄrio ter em conta todos os movimentos normais e reflexos das pessoas e dos materiais ou ferramentas que manipulam, bem como os possĂveis deslocamentos das peças nuas em tensĂŁo (por exemplo, o movimento dos condutores de uma linha aĂŠrea por ação do vento). O prĂłprio executante deve garantir que quaisquer que sejam os seus movimentos nenhuma parte do seu corpo, nem nenhuma ferramenta ou objeto que manipula, entra dentro do limite da zona de trabalhos em tensĂŁo.