Ed192

Page 1

7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

1

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016 - Ano 4 - Edição 192 - Santa Rosa de Viterbo / São Simão / Cajuru / Tambaú

Em Santa Rosa "Transição de Governo" acontecerá a partir da semana que vem

Vereadores eleitos deixam mensagens à população

Em Tambaú Prefeito Roni Astorfo é reeleito com 72,38% dos votos A maior aprovação da história da cidade

Cassinho e Lê

Nando e Dr. Renato

Comissão de Transição entre governos deverá começar semana que vem a recolher informações e documentos da gestão Cassinho e Lê para entregar a Nando e Dr. Renato, prefeito e vice 2017

Passeio Ciclístico incentiva o uso da bicicleta nas cidades Domingo tem passeio em Santa Rosa

Seu cachorro parece com você? Estudos afirmam que sim! 5 desafios para os prefeitos eleitos


2

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

3

Em Tambaú Prefeito Roni Astorfo é reeleito com 72,38% dos votos

A maior aprovação da história da cidade

No penúltimo domingo, 12.467 eleitores tambauenses foram às urnas para decidir democraticamente os representantes aos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores pelos próximos quatro anos. Em Tambaú, o Prefeito Roni Astorfo foi reeleito com 9.023 votos, ao lado do Vice Dr. Sérgio, o número corresponde a maior porcentagem de aprovação da história da cidade, 72,38%. Durante este primeiro mandado como Prefeito, Roni encarou grandes problemas, como a crise política e econômica do país que afetou diretamente a cidade. Foi necessário também organizar as finanças do município e pagar dívidas de administrações passadas. Contudo, segundo o prefeito, seu bom relacionamento com as entidades da cidade e os governos estadual e federal foi fundamental para superar cada um dos desafios encontrados. Em 2014 enfrentou junto à população a maior seca da história de Tambaú. "Foram dias de luta, muito trabalho e fé em Deus, acima de tudo, para então conseguir realizar a mais esperada obra pra Tambaú, a obra do Rio Macuco", diz o prefeito. Também neste primeiro mandato, Roni levou asfalto para vários bairros, como o Jardim São Lourenço que precisava de tal infraestrutura há 30 anos. Os avanços conquistados na gestão de Roni Astorfo fazem de Tambaú uma das melhores cidades de nossa região, tendo destaque no cenário estadual e nacional com índices oficiais que comprovam o progresso na educação e prestação de contas. Além disso, Tambaú deu passos importantes em melhorias para as áreas da saúde, assistência social, água, eventos, limpeza pública e a manutenção de vias públicas através da recuperação e compra de maquinários e equipamentos. A reeleição do Prefeito Roni é a prova de que é possível fazer a diferença para que a sua cidade continue mudando, crescendo. Muito católico, Roni fez questão de ressaltar nessa entrevista seu orgulho em ser tambauense e sua gratidão a cidade. "Tambaú é abençoada por Deus e pelo saudoso servo de Deus, Padre Donizetti de quem sou devoto". 1. Prefeito Roni, sua vitória se deu por uma vantagem bastante considerável, com a aprovação de 72,38% dos eleitores tambauenses, a que você deve isso? Roni Astorfo: Desde o primeiro dia de minha administração nos pautamos em trabalhar incansávelmente pelo melhor para

toda cidade. Um trabalho honesto, sério e baseado em planejamentos e objetivos de curto, médio e longo prazo, que mesmo com as adversidades que enfrentamos como a crise econômica que do nosso país e a maior crise d’água de nossa história conseguimos caminhar e melhorar Tambaú. Obviamente temos muito ainda a fazer, no entanto as melhorias e avanços conquistados nos últimos três anos e dez meses são visíveis a todos os tambauenses. 2. Em 2014, Tambaú viveu momentos difíceis com a crise d’água, porém a “Obra do Macuco” foi feita e hoje a realidade deste departamento é muito diferente. Quais são os próximos planos para o futuro da água em Tambaú? Roni Astorfo: Quando assumimos a Administração em 2013 encontramos o Depto. de Água com grandes problemas, situações que se arrastaram por anos pela falta de investimentos contínuos, sendo assim, antes mesmo da crise hídrica de 2014 já havíamos tomado providências importantes e realizado investimentos fundamentais no setor. Reafirmo que a água, assim como todos os setores da Prefeitura, tem que ter investimentos contínuos e, infelizmente, no passado não investiram da forma que se deveria nesse departamento que é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento de qualquer cidade. A água continuará tendo investimentos importantíssimos para que Tambaú continue crescendo e se desenvolvendo de forma planejada e ainda com a melhora da qualidade de vida do cidadão tambauense. 3. Seu vice da próxima gestão, o Dr. Sérgio Beltrão é alguém com ampla experiência na saúde e política, sendo assim o que melhorou em seu primeiro mandato e o que a população pode esperar para os próximos quatro anos? Roni Astorfo: Os investimentos na Saúde de Tambaú podem ser vistos e sentidos diariamente por nossos pacientes. Desde 2013 este importante setor é uma de nossas prioridades, investimos muito no transporte de pacientes com a aquisição de ambulâncias e vans. Aumentamos os exames para a população, além de alguns que antes eram realizados em outras cidades e hoje são feitos aqui mesmo como o Teste da Orelhinha, o teste rápido de gravidez, de HIV e Sífilis em gestantes, o 2º ultrassom obstétri-

co, além da aquisição do colposcópio e de eletrocardiograma e eletroencefalograma. Na questão de infraestrutura podemos falar com muita satisfação que todas as unidades de saúde receberam investimentos e melhorias, além das novas unidades recentemente inauguradas. A vinda dos quatro profissionais do Programa Mais Médicos com certeza veio para somar junto aos demais médicos de nossa cidade, para continuar atendendo da melhor forma possível a população tambauense. Sabemos da dificuldade quando se fala em saúde, pois os investimentos devem ser contínuos e sempre em busca de um atendimento de qualidade para nossos pacientes e este é nosso pensamento para melhorar ainda mais a saúde nos próximos anos.

5. Quais são os maiores desafios para 2017, o primeiro ano de sua próxima gestão?

4. Em diversos momentos de sua gestão, o senhor cita a Educação como grande transformadora de qualquer sociedade. Como você avalia a educação do município? Existe algum projeto para transformar mais escolas para tempo integral?

6. Os avanços conquistados em sua gestão fazem de Tambaú destaque em nossa região com índices oficiais que comprovam o progresso do município. Dessa forma, como o senhor acredita que Tambaú pode contribuir com o desenvolvimento da região como um todo.

Roni Astorfo: A EMEIF “Vereador Primo Tessarini Neto” do bairro rural de São Pedro dos Morrinhos oferece atividades em tempo integral aos alunos do 1º ao 5º ano que além das aulas regulares, têm também atividades pedagógicas, pintura, teatro e recreação. A Administração Municipal tem trabalho muito no planejamento e investimentos para levar a educação em tempo integral para todo o município, além de buscar também o incentivo e as verbas nos Governos Estadual e Federal para concretizar mais esta benfeitoria. Vale ressaltar que os investimentos da educação do município são constantes, desde a infraestrutura das escolas e creches municipais, o acompanhamento nutricional na Central de Nutrição Escolar, a capacitação dos profissionais e até as melhorias no material didático e projetos inovadores que contribuem muito na formação dos alunos como a Robótica Educacional, o Mundo do Saber e a Fanfarra nas Escolas. O resultado de todo esse trabalho é que hoje Tambaú tem a nota 5.9 no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, superando já a meta projetada para 2019. E lembrando aos pais que é de fundamental importância que incentivem a vida escolar de seus filhos, acompanhando de perto sua evolução, auxiliando nas dúvidas e lições de casa, além de participar das atividades oferecidas pelo grupo escolar.

Roni Astorfo: O país tem passado por um momento delicado na política e na economia, onde as receitas repassadas pelos Governos Estadual e Federal vem despencando, por isso manter as contas em dia, arcar com as dívidas antigas que somam mais de 20 milhões, prestar os serviços que a população precisa e continuar buscando alternativas de melhorias para nossa cidade se tornam os grandes desafios para o próximo ano. Desafios esses que junto aos funcionários municipais e o apoio da nossa população serão enfrentados da melhor forma possível como estamos fazendo desde 2013.

Roni Astorfo: Realmente os dados oficiais mostram uma cidade que cresceu muito nos últimos anos, mesmo com todas adversidades e eu acredito que toda nossa região pode e deve melhorar muito nos próximos anos, principalmente se os municípios caminharem juntos e de mãos dadas. Graças a Deus, sempre tive um bom relacionamento com os políticos e amigos da região e estou sempre a disposição para discutirmos ideias e projetos para que nossa região cresça e se desenvolva ainda mais para o bem de nosso estado e país. 7. Caso queira deixar alguma mensagem para a população, fique à vontade. Roni Astorfo: Queria agradecer a toda população pela forma que sempre me receberam, inclusive durante o período eleitoral. Agradecer também os 9.023 eleitores que confiaram em mim e no Dr. Sérgio para darmos continuidade nas mudanças e melhorias em nossa cidade nos próximos quatro anos. Gostaria ainda de afirmar que a disputa eleitoral e partidária acabou no dia 02/10 e que estou, como sempre estive, a disposição de ideias e críticas construtivas de melhorias para nossa cidade e que irei trabalhar igualmente para toda população tambauense independente de siglas e preferências partidárias.


4

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Vereadores eleitos em Santa Rosa de Viterbo mandam mensagens para população

Venho através deste importante veículo de comunicação, agradecer a todas as pessoas que depositaram, através de seus votos, mais uma vez, sua confiança em minha pessoa, Podem ter certeza que continuarei trabalhando com afinco e dedicação, visando sempre proporcionar o ordem pública e o bem estar de nossa população, e junto com Nando e Dr. Renato, resgatar a dignidade de nosso povo, que nos últimos anos foi esquecido pelo poder público local. Dr. Gonini

Hoje, venho agradecer aos 415 eleitores que confiaram em mim com o seu voto. Sou eternamente grato a minha família; aos amigos que votaram e lutaram comigo; ao PV Santa Rosa de Viterbo (Partido Verde) a qual pertenço há mais de 10 anos; a Tadeu Cicolani e Fabinho e toda a equipe e, aos meus companheiros candidatos. Não venci sozinho. Na minha vitória tem também os votos conquistados por cada um de vocês! Portanto, somos um. Fizemos e faremos a diferença, foi uma campanha limpa e honesta e isso vale muito! Obrigado a todos! Marinho Titarelli

Prezados cidadãos e cidadãs de nossa querida Santa Rosa de Viterbo, graças ao apoio e ao reconhecimento dos senhores e senhoras consegui me reeleger para mais um mandato de vereador. Tenho consciência que nós, políticos, temos grande dívida com cada um de vocês, mas sempre me esforcei para atender a todos que me procuram diariamente na Câmara Municipal. Não tenho os contatos políticos de outros vereadores, contudo meu trabalho visa sempre o bem comum do cidadão santa-rosense. Espero que, na próxima legislatura, eu e meus colegas vereadores possamos ajudar o prefeito eleito a superar a grave crise financeira que assola o município. Assim, continuarei trabalhando na Câmara para atender a população, como venho fazendo ao longo de todos esses anos como vereador. Heitor Bertocco

Pretendo colocar em prática todas as minhas propostas que mostrei em campanha, junto ao prefeito eleito Nando e o vice Dr. Renato, e continuar também focado no projeto que desenvolvo chamado FAB (Filhos da África Brasil), que já existe há 2 anos aqui no bairro André Franco Montoro na Rua Guida Benedita Biachesi, 468. Muito obrigado a todos pelos votos de confiança. Fabrício da Capoeira

Obrigado a todos que acreditaram no meu trabalho por Santa Rosa , e me confiaram o voto . Meu trabalho continuará árduo e progressivo em benefício do cidadão santa-rosense. Ao lado do prefeito Nando e do vice Dr Renato, temos o compromisso de trabalhar por nossa gente. Agradeço a Deus, a minha família, amigos de longa data, a minha assessoria contábil, ao secretário da agricultura Arnaldo Jardim , ao deputado estadual Davi Zaia, a coordenação da campanha 25 e a todos que nos apoiaram direta e indiretamente. Chicão do Depósito

Venho agradecer a todos os munícipes os votos e o apoio que me foi dado até o dia 2 de outubro, sem vocês não teria sido eleito para o cargo de vereador. Espero converter este apoio em benefícios para a sociedade de Santa Rosa, cidade onde nasci e sempre morei. Pretendo com muita dedicação e apoio de todos colaborar para fazermos uma reforma para melhor. Um abraço e muito obrigado a todos cidadãos santa-rosenses. Renato (Perereca)

Quero agradecer a Deus, a todos que depositaram a sua confiança para que eu pudesse ser eleita vereadora dessa cidade, a cada um que me recebeu em suas casas por cada gesto e demonstração de apoio e carinho. Agradecer a Coligação " Para Reconstruir Santa Rosa " e aos meus familiares que sempre estiveram ao meu lado e me deram estímulo e força necessária para realizar a campanha. Que nossa cidade possa ser conduzida com sabedoria e responsabilidade pelo prefeito Nando e seu vice Dr Renato juntamente com seu legislativo. Quero parabenizar a todos os eleitos, espero que juntos possamos realizar um excelente trabalho; aos não eleitos desejo que nunca desistam de seus ideais. Agora é momento de retribuir cada voto recebido, estarei sempre à disposição. Roberta Banespa

Dr. Paulo Wieel disse que prefere não se manifestar.


7

Aos amigos e amigas de Santa Rosa de Viterbo, venho por meio desta nota agradecer ao povo de minha amada cidade, pelos votos recebidos durante o último pleito. Fizemos uma campanha sem falsas promessas e com o compromisso firmado com a moralidade e a ética. Também tenho uma motivação que jamais abandonarei: a valorização do funcionário público! Agradeço a todos que me receberam em suas casas e demonstraram seu carinho nas ruas, à minha família e aos amigos que estiveram comigo durante toda caminhada honrarei cada voto recebido com muito trabalho, dedicação e respeito!. Laércio Arruda

Edição 192 - Ano 4

Gratidão é o sentimento que prevalece em mim. Quero agradecer primeiramente a Deus, a toda minha família e amigos, a todos que me ajudaram, aos que votaram e aos que não votaram, mas torciam por mim. Sou um homem desprovido de vaidades, carrego no coração sentimentos bons, que me impulsionam a ser melhor a cada dia, meu compromisso é com Santa Rosa e por isso, exerço meu mandato com responsabilidade, e assim pretendo continuar. Que Deus ilumine e cubra de bênçãos, não só a mim, mas a todos que se elegeram e a população, e que possamos cada dia mais colaborarmos para fazer crescer a nossa cidade. Bode do Sindicato

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Impossível iniciar um agradecimento antes de me curvar a Deus por toda a semeadura em minha vida. Agradeço, de forma irrestrita, ao meu esposo Decão que me instigou a gostar de política e me apoia em todas as batalhas. À minha família que é a base de tudo, e pela compreensão dos meus filhos durante a minha ausência. Às centenas de amigos que estenderam as mãos, que me acompanharam nos jornais e redes sociais. À militância através da coligação Renova Santa Rosa. E, de forma especial, a vocês que somaram os 244 votos obtidos nessa primeira batalha, Muito obrigada e

5

honro o compromisso firmado com cada cidadão, de que serei vereadora de todos, sem exclusão partidária. Quero exercer minha legislatura seguindo a Constituição e o Regime Interno, defender com garra e coragem as políticas públicas voltadas por uma saúde de qualidade, por mais educação, por todos os direitos e deveres coletivos, serei a voz do povo no legislativo. Com muito respeito que me uno aos colegas de bancada juntamente com o executivo eleito para que esta cidade volte a sorrir. Um grande abraço. Conto com vocês! Fabiula Bonacin

Em Santa Rosa Transição ficou para próxima semana. Prefeitos eleitos de São Simão e Cajuru falam para Cidade em Foco Região nas próximas semanas. no primeiro dia do próximo ano. Esse período é muito importante, pois não é apenas uma simples troca de prefeitos, e sim um momento onde deve ser considerado que a comunidade não pode ser prejudicada, principalmente na prestação de serviços essenciais.

Fim de 2016 - Cassinho e Lê

Início de 2017 - Nando e Dr. Renato

Comissão de Transição de Governo deve e sexta-feira (13.10 e 14.10), a “Transicomeçar trabalhos semana que vem. ção de Governo”, prevista para essa semana, começará apenas na semana que O prefeito eleito que assumirá a ad- vem. ministração da cidade em 2017, Nando Gasperini, enviou nota ao Jornal Cidade A Transição de Governo é um proem Foco informando que devido ao fe- cesso que se dá no período entre a divulriado desta próxima quarta-feira (12.10) gação do resultado das urnas e a posse. e compromisso de viagem do prefeito Neste período, o prefeito já deve comeem exercício Cassinho Cunha, na quinta çar a tomar providências para governar

A instalação da equipe de transição é formada por representantes do governo atual, com indicação do coordenador de transição e também por representantes do candidato eleito, indicados pelo respectivo coordenador de transição, e tem a obrigação de dar ao novo gestor uma visão de como está a cidade, através de informações e documentos, para que ele possa adotar as primeiras providências para iniciar o seu mandato. Até o momento da edição desta matéria os nomes da equipe de transição ainda não haviam sido revelados.

João Ruggeri - Cajuru

Marquinhos Kajuru - São Simão


6

Edição 192 - Ano 4

COLUNA DO BEM por João de Bem jotabem@bol.com.br Facebook: João de Bem O Governo Federal, capitaneado pelo paraquedista Temer, está servindo a PEC 241 aos brasileiros famintos de educação - sendo o mesmo café para os próximos vinte anos. O leite está ainda na vaca – deve ser servido a partir de 2018, quando Aécio entrar oficialmente no jogo. O Brasil já não estava bom de educação para a população menos endinheirada. A política do cafécom-leite, lá no inicio do século passado, privilegiava os senhores donos de engenho, fazendeiros e grandes empresários. A plebe ficava no analfabetismo pleno ou no semianalfabetismo. Era conveniente para aqueles senhores, controladores da economia e do governo, que a população “inferior” não tivesse instrução – esse contingente trabalharia quase de graça para aumentar a riqueza dos coronéis. Os filhos desses burgueses estudavam na Europa. Uma vez formados, voltavam ao Brasil para continuar a explorar a plebe iletrada. Já comentamos aqui que não tardaria a instauração daquela velha república. Não há diferença conceitual – os termos são outros, o tempo é diferente, mas a essência é rigorosamente a mesma. A começar pelos protagonistas no Planalto – todos, rigorosamente todos, alinhados com o conservadorismo centenário. O resultado não poderia ser outro – esmagar a educação e matar a saúde dos mais pobres. O que pretendem é voltar a zona de conforto no curto prazo e em vinte

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O CAFÉ ESTÁ SENDO SERVIDO...

anos consolidar a posição com em mexer no deles. Os excessos blindagem absoluta contra avanços permanecem – nos três poderes – sociais, e do poder judiciário, by Executivo, Legislativo e Judiciário. Moro. Em resumo – o povão vai se lascar! O pior é que até podemos, mas não devemos, criticar ou mesmo Os ditos direitos trabalhistas argumentar qualquer coisa nesse serão aceleradamente arrancados sentido, sob pena de sermos da classe operária – a começar pelo perseguidos, ou mesmo ameaçados. direito a aposentadoria por tempo Os integrantes desses poderes são de serviço. Aí está a proposta – em princípio, cidadãos ilibados, mas aposentadoria só com 65 anos. Por alguns, quando ascendem ao poder, tempo de serviço não vale mais, para viram implacáveis inimigos de quem o povão. ousa formular críticas a atuação funcional do temporário semideus. Vê se os paraquedistas que Muitos cidadãos já experimentaram tomaram o governo reduzem ou a “vingança” de gente investida de congelam salários de deputados, autoridade, quando não, ameaças senadores, governadores, prefeitos, veladas de toda natureza, obrigando ministros, juízes, procuradores, o desafeto ao cale-se, e a impotência servidores públicos em geral e diante da injustiça patrocinada por militares do exército? Vê se reduzem alguns indivíduos mal formados, as aposentadorias milionárias e benefícios integralmente pagos ao pessoal aposentado como servidor público – de qualquer instituição - como se estivessem na ativa? Deveriam ser solidários, com a maioria pobre da Nação, reduzindo salários e benefícios! Cadê a nobreza dessa gente no poder? Nobreza só no discurso e na aparência! Por isso é que não dá para acreditar que alguma coisa vá melhorar para o povo em termos sociais. Vai piorar – e muito! Para os conservadores vai melhorar, é claro! Querem equilibrar as contas – o denominado ajuste fiscal – que nada mais é que não gastar mais do que se arrecada. Quem vai pagar por isso? Os mais fracos. Nem pensar

rotulados como autoridade, mas sem o necessário caráter que deveria compor para o exercício institucional da função. Os sinais estão por toda parte, atualmente com mais frequência. O Juiz Sérgio Moro dá visibilidade ao judiciário como deveria ser o procedimento – aplicar a lei independente de quem, mas até quando terá combustível para tocar o processo que envolve os acusados da operação Lava Jato, muitos integrando essa turma que se instalou no poder? Não vamos nos enganar – nos bastidores a coisa caminha para o esvaziamento da operação. O objetivo foi atingido – matar PT! Agora é ressuscitar a república velha - antissocial e conservadora! Pelo andar da carruagem, o povão pode enfiar a viola no saco por, ao menos, vinte anos!


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

7

PROMOÇÃO DE TAPETES - CORTINAS - ALMOFADAS

20% de desconto

DECORAÇÃO - PRESENTES - ENXOVAIS

R. Major João G. Duarte, 324- 3954.5414


8

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

9


10

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

11

Passeio Ciclístico incentiva o uso da bicicleta nas cidades Após um descanso, todos voltam pelo mesmo trajeto até o Primavera Club. O percurso de 11km pode ser feito por ciclistas de qualquer idade. Chame seus amigos e sua família e participe de um evento muito interessante.

Benefícios da bicicleta no seu dia a dia

• Faz bem à saúde • Trabalha os membros inferiores • Funciona como meio de transporte • Melhora a frequência cardíaca • Oferece baixo impacto • Tem baixo custo de manutenção • Promove a sensação de liberdade e independência

José Jurandir é 5°colocado no Paulista de Mtb

Andar de bicicleta está se tornando cada vez mais uma atividade comum entre os brasileiros. Eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, pode ser uma alternativa para ir trabalhar ou estudar ou uma atividade benéfica para praticar nos finais de semana pelos parques ou ciclovias das cidades. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal, o que contribui para a diminuição do impacto da poluição no meio ambiente. Atualmente, diferentes projetos procuram estimular o uso de bicicletas nas cidades do país e incentivar essa atividade, que além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress, colabora para outros benefícios do corpo e da mente. "Ao pedalar, o ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como das pernas, coxas e abdominais", explica a fisioterapeuta Tânia Fleig. "Também melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo, auxilia na redução do colesterol

e na perda de peso", acrescenta a profissional. Segundo a fisioterapeuta, pedalar não exerce impacto sobre as articulações, músculos e tendões, facilitando a execução da atividade física em pessoas com problemas articulares e também é considerada uma atividade social que pode ser realizada com amigos e familiares.

Domingo tem Passeio Ciclístico em Santa Rosa No próximo domingo será realizado em Santa Rosa o 1º Passeio Ciclístico Bikers Santa Rosa. O evento tem como objetivo principal incentivar a prática da atividade entre os moradores da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo facebook do evento. O evento terá início às 7h com a concentração no Primavera Country Club. Ali haverá uma mesa de frutas e água para que todos se preparem adequadamente para o passeio. Às 8h será dada a largada com destino a Nhumirim pela estrada de terra. Chegando no bairro rural, os ciclistas terão mais uma vez frutas e água.

A cidade de Pirassununga-SP recebeu neste último domingo, (09/10) o Circuito Paulista de Mtb, uma prova de maratona, onde os atletas percorreram cerca de 45km dentro de um tempo de 1hora e 35 minutos de prova. A prova contou aproximadamente com 350 atletas, que tiveram que enfrentar um circuito muito desafiador passando por vários cenários como mata nativa, riachos, subidas, descidas e etc. Dos desafios que a prova impôs aos atletas, o maior deles foi a temperatura que chegou perto dos 42° graus, deixando a prova muito dura e exigindo muito dos atletas. Com todos estes obstáculos o atleta santa-rosense José Jurandir que está em uma fase muito boa, conseguiu driblar todas as dificuldades e conseguiu ficar em 5° lugar na categoria elite, que é a mais difícil e disputada, e só tinhas atletas de grandes nomes do mtb

nacional.“Nesta prova enfrentei todos os tipos de terrenos que exigiram muita técnica. Mas o maior desafio foi o sol que estava muito quente e com isto deixou a prova mais dura. Mas graças á Deus eu estava muito bem preparado e consegui fazer um bom resultado. Só tenho á agradecer todos meus colaboradores de Santa Rosa e Ribeirão Preto e São Simão –SP, que acreditam no meu trabalho, pois sem eles nada disto seria possível. É muito gratificante ter pessoas maravilhosas que não medem esforços para me ajudar. Muito obrigado, que Deus retribua todo carinho que estas pessoas tem por mim.”, finaliza o atleta. Colaboradores: First Class, D.Elza – Salgaderia Faverus, Academia de Natação H2O, Cadu Polazzo, Julio César, Paulinho Bikes, Eduardo Paulini, Academia Korpus, Br Esporte.


12

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

13


14

Edição 192 - Ano 4

CIDADE MELHOR

5 desafios dos prefeitos eleitos Crise financeira e desconfiança do público mudam perfil do político esperado pelo eleitor Os prefeitos eleitos iniciam seus mandatos em janeiro de 2017 com muitas peculiaridades: com a prefeitura endividada, queda na receita (recursos próprios e verbas do Estado e União) associada ao desequilíbrio dos gastos públicos, alta rejeição da população pelos políticos e ao mesmo tempo com um leque de investimentos para ser viabilizado. O cenário desfavorável exige uma série de desafios para que o prefeito possa colocar a casa em ordem. Para a especialista em administração pública, Fernanda Marinela, a estratégia para colocar a casa em ordem é começar pela redução dos cargos em comissão e optar por um governo mais técnico. Nessa nova proposta para governar um município, o cientista político Maximiliano Martim Vicente propõe uma administração com a participação mais popular. “Todos são responsáveis pela cidade onde moram.”

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Rogério Moscardin rogeriomoscardin@yahoo.com.br

criatividade será exigida inclusive na busca por recursos públicos. “Verbas do Estado e da União deixam ser as principais fontes de captação de verbas. Caberá ao prefeito ser criativo na apresentação de projetos para viabilizar parcerias com a sociedade civil e com entidades de classe”, afirmou. Em relação à transparência, Sanchez explica que o prefeito terá de buscar diálogo maior com a população. “Explicar o que está sendo feito e como fará para cumprir determinado projeto. Se não cumpriu, explicar o motivo”, disse.

Priorizar uma gestão mais técnica Com a recessão da economia, as prefeituras estão cada vez mais endividadas por conta da queda da receita e do descontrole do gasto público. Segundo especialistas em administração pública, diante desse cenário desfavorável para os novos prefeitos eleitos, surge a exigência de optar por uma equipe de governo com perfil mais técnico e menos indicação política. “É preciso priorizar técnicos em contabilidade para viabilizar uma política de equilíbrio financeiro sem frear os investimentos públicos necessários para a população. Não se permite mais um governo extremamente populista”, afirmou Fernanda Marinela, especialista em administração pública.

Reduzir cargos em comissão

Os prefeitos eleitos nas próximas eleições deverão iniciar suas administrações com um quadro de pessoal mais enxuto. A missão será cortar principalmente cargos de livre indicação e nomeação. Especialistas em administração pública avaliam que a estratégia para conseguir Ser criativo e buscar transparência nos atos atingir essa missão começa ao evitar acordos administrativos são as duas principais missões do políticos por parte dos candidatos para vencerem próximo prefeito a partir de janeiro de 2017. Para as eleições. “O candidato, na ânsia de vencer o conselheiro da Amarribo Brasil (Associação as eleições, faz acertos políticos em troca de Combate à Corrupção), Jorge Sanchez, a de apoio. Se for eleito, a fatura chegará com

Criatividade e mais transparência

‘valor salgado’, pois terá de oferecer cargos para cumprir os acertos. Não se permite mais esse tipo de política”, afirmam.

Governo pautado na sustentabilidade Na condição de grande consumidora e geradora de resíduos sólidos, a administração pública deve assumir um papel de liderança pelo exemplo e promover as transformações necessárias para uma gestão pública sustentável e de alto desempenho. Diante desse cenário exigido, especialistas afirmam que a missão do prefeito é colocar em prática desde o início de seu governo uma política para reduzir desperdícios, utilizar os recursos naturais de forma eficiente e o poder de compra mais consciente para promover o desenvolvimento nacional sustentável. Para os especialistas, o prefeito terá de colocar em prática um plano de governo pautado na sustentabilidade desde o início de seu mandato. “Deverá dar o exemplo por meio da implementação de ações e estabelecimento de novos padrões e práticas sustentáveis”, afirmam.

Buscar mais participação popular “A população precisa entender que a cidade é de todos e que todos têm responsabilidade por ela. Já o prefeito não é o dono da prefeitura pelo tempo que decorrer o seu mandato”: é o que afirma o cientista político Maximiliano Martin Vicente ao defender que a principal missão dos novos chefes do Executivo é trazer a participação popular para dentro da administração pública. Segundo Maximiliano, o prefeito precisa ampliar o diálogo com a sociedade civil para decidir as prioridades. “Dentro desse contexto, a população deixa de ser apenas um usuário do serviço público e assume um protagonismo maior. Já o prefeito precisará de apoio maior de uma equipe técnica para compatibilizar o que é preciso fazer com as reais condições para isso”, afirmou.


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

15


16

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

17


18

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

CULINÁRIA por Cristina Yasbek

Goiabinha

Ingredientes:

Biscoito: 3/4 de xícara de chá de margarina. 1/2 xícara de chá de açúcar. 1 ovo. 2 xícaras de chá de farinha de trigo. margarina para untar a fôrma.

Recheio:

1 xícara de chá de goiabada picada. 2 colheres de sopa de água.

Modo de Preparo:

Bata a margarina e o açúcar até formar um creminho. Acrescente o ovo. Junte a farinha de trigo e misture, com as mãos, até obter uma massa homogênea. Divida a massa ao meio, abra e enrole como um rolinho. Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por uma hora. Retire, corte em fatias e coloque na fôrma untada. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até dourar (em torno de 8 minutos, mas depende do seu forno). Retire e deixe esfriar sobre uma grade, para que o ar circule bem e o fundo do biscoito não fique embatumado.

Recheio:

Leve a goiabada com a água em uma panelinha no fogo médio. Mexa bem até que derreta. Deixe esfriar e cubra metade dos biscoitos, cobrindo com a outra metade. Polvilhe açúcar por cima.

Atendemos a região

19


20

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

21

MOVIMENTO CERTO

por Isadora Verdu Fisioterapeuta CREFITO: 3/198240-F

EM BOAS MÃOS

Talvez você nunca tenha se perguntado, mas por quantas podemos prevenir. Quanto mais cedo ensinarmos esta mãos passaram suas moedas até chegarem às suas? E no prática às crianças, principalmente em idade escolar, corrimão das escadas, no teclado do caixa e do elevador, mais adultos conscientes teremos no futuro. na maçaneta de portas, na barra de apoio em ônibus e Sendo uma das partes mais complexas de metrôs? Milhares, ou melhor, milhões. As mãos também podem transmitir carinho, aliviar nosso corpo, as mãos merecem uma atenção dores, auxiliar o movimento e amparar os sonhos de especial. Assim, adotar o hábito de lavar as mãos ajuda a quem se dedica a promover qualidade de vida. diminuir as chances de transmitir ou de nos contaminar. Composta por ossos, nervos, tendões e Preparar alimentos, cuidar de pacientes, ir ao banheiro, tecidos, tem um papel fundamental na realização pegar em dinheiro, espirrar e alimentar-se são algumas de atividades e no relacionamento pessoal. das situações, dentre inúmeras, em que as mãos devem Bom dia a todos e parabéns aos Em acidentes de trabalho, a mão é uma ser higienizadas antes ou depois. frequente vítima. Um simples contratempo doméstico pode comprometer sua funcionalidade e fazer com que algumas atividades sejam interrompidas. As mãos falam, sentem, trabalham, mas também podem contaminar.

Os microrganismos podem ser removidos pelo simples ato de esfrega-las com água e sabão ou álcool 70%. Não uma simples passada de água. Retire anéis, molhe-as, espalhe sabão o suficiente para que a espuma cubra toda a sua superfície e esfregue as palmas, dorsos e entre os dedos por aproximadamente 20 a 40 segundos.

Possuem a capacidade de abrigar microrganismos conduzindo-os de uma superfície Enxague e seque-as com papel toalha. Use o a outra ou entre pessoas. Fungos, bactérias, vírus mesmo papel para fechar a torneira, senão você as suja e parasitas podem facilmente ser transmitidos até novamente. Já pensou nisso? mesmo por um simples aperto de mãos. Estabelecimentos que fazem atendimento ao A pele íntegra tem a função de nos proteger, público estão adequados para fornecer o material para mas quando a mão contaminada é levada à boca este procedimento. Quando não for possível a lavagem ou aos olhos, estes se tornam porta de entrada das mãos, o uso do para que os microrganismos penetrem em nosso corpo. Adoecer ou não dependerá de vários álcool gel é uma alternativa para a higienização, só fatores dentre eles a imunidade, uma batalha requer fricção e aguardar o tempo de secagem. Leve entre as células de defesa e o invasor. sempre um pequeno frasco dentro da bolsa. O sabão comum não mata os microrganismos, mas é eficaz na Para evitar este tipo de transmissão basta um simples sua redução. ato, higienizar as mãos. Sim, todos o fazem, mas será que de forma correta? Um procedimento tão importante Já os sabões antimicrobianos são mais caros que a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o e, conforme estudos, sua utilização pode levar ao Dia Mundial de Higienização das Mãos. desenvolvimento de bactérias resistentes. As campanhas para a higienização das mãos foram fundamentais no Esta é uma ação preventiva contra infecções e controle de epidemias. exigida de forma técnica entre os profissionais de saúde, aos que manipulam alimentos, entre outros. Lembram-se na gripe suína? Para que remediar se

colegas FISIOTERAPEUTAS 13 de OUTUBRO.


22

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

CULINÁRIA CULTURA EM PAUTA Jucimara Pauda Jornalista e pedagoga Redes sociais: Facebook: www.facebook.com/livrossemfrecura Youtube: Livro sem frescura Twitter: twitter.com/Pauda0505 Instagram: instagram.com/juci_livrosemfrescura Blog: jusemfrescura.blogspot.com.br e-mail: jucimarapauda@gmail.com

Pensamento do dia:

Eu sou só o carteiro. Eu entrego as músicas.” “Toda essa conversa sobre a Com a palavra Bob Dylan igualdade. A única coisa que as Bob Dylan, 75 anos, é o ganhador pessoas têm em comum é que estão do Nobel de Literatura de 2016. todas caminhando em direção a Segundo a academia sueca ele foi morte". premiado por criar novas expressões Filme versus livro poéticas dentro da grande tradição da canção americana. O livro “O Orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares, que vendeu milhões de cópias em todo o mundo, virou filme dirigido por Tim Burton e já está nas telas do cinema brasileiro. O escritor Ranson Riggs criou a história depois que se deparou com várias fotos "estranhas" e que pertencem a amigos colecionadores. Então, as imagens que você vai encontrar nas páginas do livro são verdadeiras e arrepiantes.

Listei abaixo algumas frases de Dylan e você pode ou não concordar com elas. Sinceramente, não conheço muito a obra dele, mas a escolha provocou críticas e elogios. "A felicidade não está na estrada que leva a algum lugar. A felicidade é a própria estrada". "A melhor coisa que você pode fazer por uma pessoa é inspirá-la". “Não sou eu. São as músicas.

A narrativa mostra a aventura de O livro proporciona uma leitura Jacob, um menino de 16 anos que rápida e gostosa. cresceu ouvindo o avô contar sobre suas aventuras na 2ª Guerra Mundial O autor foi criativo e faz sua e falar sobre as crianças peculiares. imaginação voar entre o passado e o futuro. Ninguém dava atenção aquele senhor cheio de histórias, apenas o Muito bom ver o relacionamento neto. amoroso entre o neto e o avô. Um dia, o avô morre estranhamente e Jacob fica abalado emocionalmente. Ele e o pai resolvem ir para uma ilha que fica no País de Gales, lugar onde o avô passou a juventude.

Talvez no futuro o livro se torne um clássico, mas por enquanto é um bom divertimento. Você pode ler a obra antes de levar o seu filho para ver o filme de Tim Burton nos cinemas.


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

23


24

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

25


26

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


7

Edição 192 - Ano 4

PET MANIA Jaquelina Orlando Facebook: Cheio de Mimos

Estudo afirma que cães se parecem com seus donos Uma pesquisa norte-americana aponta que os cães se parecem com seus donos em variadas características e aspectos O ditado cara de um, focinho do outro, se torna cada vez mais verdadeiro, de acordo com uma nova pesquisa norte-americana, que revela que os cães se parecem com seis donos em uma série de aspectos diferentes, sendo que, ao longo da vida e da convivência próxima entre tutor e animal, essa semelhança tende a crescer ainda mais. O comportamento e o estilo de vida dos donos são, de acordo com o estudo realizado pelo Centro Nacional de Biotecnologia dos

Estados Unidos, os primeiros e mais afetados aspectos na vida dos cachorros, que, ao conviver com um tutor sedentário ou obeso, por exemplo, acaba também se tornando preguiçoso e seguindo o mesmo tipo físico, provando que os cães se parecem com seus donos. Cães se parecem com seus donos No entanto, nem só o corpo e os hábitos dos animais se destacam no mundo das semelhanças entre cães e seus tutores; já que outro estudo japonês, realizado pela Kwansei

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Gakuin University, buscou definir similaridades físicas na face e nas expressões de cães e humanos, desvendando mais uma série de aspectos parecidos entre eles. Tendo como base o fato de que, desde muitos anos atrás, diversas pessoas já era capazes de olhar fotos e relacionar cães com seus respectivos donos; a análise buscou saber se esse tipo de relação era feito em função, apenas, de características mais superficiais (como tamanho e peso, por exemplo). E o que se descobriu foi que a ligação enxergada pelos que associaram donos aos seus respectivos pets é muito mais complexa. No estudo, o primeiro teste pediu que os participantes identificassem duplas de cachorro e dono como verdadeiras ou falsas, obtendo resultados bastante positivos, já que a maioria dos entrevistados soube distinguir quais eram os pares reais ou não. Estudo avalia se cachorros

27

realmente se parecem com seus donos No segundo teste, mais de 500 pessoas responderam ao mesmo tipo de questão, no entanto, com imagens mais fechadas e focadas nas faces dos humanos e dos animais; sendo que, em algumas delas, determinada parte do rosto ou cara era coberta por uma tarja. Levando os cientistas a crer que uma série de pistas psicológicas podem ser identificadas por meio das fotos, o estudo teve uma taxa de 80% de acerto entre os que viras as imagens completas; 73% entre os que viram imagens onde a boca do dono e do pet eram tapadas por tarjas; e um resultado muito inferior entre os que não puderam enxergar os olhos da pessoa nem do animal. Fonte: Cachorro Gato

E você aí! Acha que seu Pet se parece com você?

Click da Semana:

Alegria em família! Mayra, Alex e o pequeno Lucas se divertindo com a amada peludinha Duda.


28

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

TECNOLOGIA

CONTA CERTA

por Adriana Tempesta Visual Midia

Taís Basso – Contadora taisbasso@uol.com.br 99170-5496 / 99994-6736

CONTABILIDADE:

FERRAMENTA FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE CRISE Um dos assuntos mais comentados atualmente é a crise financeira que estamos passando. Estamos vivendo, realmente, momentos turbulentos: aumento da carga tributária, desemprego no patamar dos dois dígitos, inflação alta e uma elevada alta De juros. As perspectivas não são animadoras e as incertezas no ramo empresarial estão evidentes, levando os empresários a reverem sua modalidade tributária, cortar despesas com pessoal, concessão de férias coletivas e outras tantas estratégias para permanência no mundo dos negócios. Neste conturbado cenário, muitos empresários veem o copo meio cheio; outros, meio vazio.

Todas as crises encerram riscos, mas abrem, simultaneamente, novas oportunidades. Todos nós sabemos que a economia global enfrenta desafios difíceis e exigentes, e não estamos imunes e nem podemos ficarmos alheios a esses desafios. E como se manter ou crescer diante disso? Uma grande ferramenta é a Contabilidade. Esta ciência oferece informações estratégicas, recomenda e assessora o empresário nos momentos difíceis, que precisam ser suplantados. Mas também em momentos de bonança, quando se analisam investimentos e estuda-se os custos e formação de reservas. Sem dúvidas, esse é o período que os empreendedores devem criar uma aliança de trabalho com os contadores para que sejam tomadas medidas eficazes de tal forma que não comprometa suas operações comerciais, Em tempos nebulosos, o contador torna-se vital para a sobrevivência das empresas. Mas para isso, é necessário que o profissional seja flexível à legislação brasileira, estando sempre a par das questões econômicas, financeiras, fiscais e tecnológicas, onde o contador irá poder realizar o serviço com a melhor presteza possível. Contábeis*

Casa Branca reconhece que inteligência artificial deve causar desemprego A Casa Branca divulgou um extenso relatório sobre a atuação do governo em relação a inteligência artificial. O documento, de 48 páginas, revela que a administração Barack Obama reconhece que fatalmente esse tipo de inovação culminará na eliminação de postos de trabalho.

país. Um exemplo trazido elo Recode é o caso dos drones. Sem regulamentação é fácil prever que esses dispositivos podem criar problemas para grandes aeronaves, entretanto, sem flexibilizar a realização de testes essa tecnologia jamais se tornará segura o bastante. O mesmo pode ser aplicado a inteligência artificial.

O governo estadunidense prevê que robótica e inteligência artificial colocarão em vulnerabilidade principalmente os trabalhadores com baixa e média preparação. E, apesar de não oferecer soluções para isso, a Casa Branca diz que a situação Uma das prioridades do merece atenção especial. governo é assegurar que órgãos regulatórios sejam formados por A equipe de Obama também especialistas. Isso impedirá que ressalta a importância de aplicar um a legislação sobre inteligência nivelamento entre a regulamentação artificial seja criada por gente que e a flexibilização necessária para não entende do assunto. permitir que esses setores se desenvolvam de forma saudável no Fonte: olhardigital


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

29

SEGURANÇA

Humberto Gouvêa Figueiredo

Coronel da Polícia Militar e comandante do policiamento na região de Ribeirão Preto.

UM ABSURDO! É SÓ.... Imaginem vocês, leitores e leitoras, a seguinte situação hipotética: você está na sua casa, na tranquilidade e segurança do seu lar, quando percebe que bandidos invadem o seu terreno e começam a forçar a porta para entrar na residência. Junto com você estão seus filhos e esposa (ou marido) e, com autorização legal e administrativa, você tem em sua casa uma arma para sua defesa e de terceiros. Você percebe a intenção dos criminosos e grita avisando que na casa tem gente, com o intuito de demovê-los da ideia de ingressar na residência, mas, ainda assim eles insistem. Acrescente agora o fato de que você é um policial militar e que tem consciência de que no Estado de São Paulo, só este ano, mais de uma centena de irmãos de farda já foram mortos por criminosos, de serviço e fora dele e, em alguns casos, na frente de familiares, gerando traumas invencíveis. O grito que você deu aos criminosos foi “aqui é polícia!!!”, mas eles ignoraram e continuaram a forçar a porta, talvez desacreditando que você fosse mesmo um policial. Nesta situação hipotética que acabei de narrar, o que você, sinceramente faria? Não sei que está lendo este artigo neste momento, mas estou absolutamente convicto de que, 99% (se não 100%) responderão: eu atiraria

nos criminosos!! É uma questão óbvia de sobrevivência...uma providência que preenche todos os pré-requisitos da excludente de ilicitude da legítima defesa: ao assim agir, você estará agindo na defesa da sua vida, da sua família e na do seu patrimônio. Pois bem, assim agiu um de meus colaboradores, o Soldado PM Rodrigo Chimenez de Souza, do 15º Batalhão da Polícia Militar do Interior, quando 2 criminosos entraram na sua casa com a intenção de praticar um crime. Um dos bandidos foi morto e o outro ferido e preso. Sob minha ótica, e aqui não me manifesto apenas como comandante, mas principalmente como cidadão, Chimenez agiu corretamente e fez o que qualquer pessoa de bom senso faria...qualquer um que tivesse compreensão do cenário vigente e amor pela sua família faria... Mas para a minha surpresa e até agora a de todas as pessoas com quem conversei sobre o assunto, ao ser apresentada a ocorrência no Plantão Policial de Franca, Chimenez recebeu voz de prisão. Um absurdo! Com economia nas palavras e não querendo ampliar os impactos deste caso, limito-me apenas a esta palavra: ABSURDO! Bom senso não faltou ao Magistrado que se encontrava no Plantão Judiciário do Fórum de Franca, que no mesmo dia e poucas horas depois, concedeu Alvará de Soltura ao Soldado PM Chimenez, justificando a Legítima Defesa. É só!

Mais escolta para o preso, menos segurança para o cidadão Uma medida do Secretário da Segurança Pública deverá provocar significativa elevação da criminalidade no Estado de São Paulo nos próximos meses. A Resolução nº 102/2016, publicada nesta terça-feira (11/10), determina que as escoltas para a realização das audiências de custódia sejam efetuadas pela Polícia Civil e que ao menos um policial civil deva permanecer no Fórum até o término das audiências. Além disso, determina que seja destacado efetivo da Polícia Militar para todas as movimentações dos presos nas dependências do Fórum. E isso em todo o interior do Estado e na região metropolitana. É importante o cidadão saber que essa resolução, que obriga Polícia Militar e Polícia Civil, além de inconstitucional, traz sérios prejuízos à segurança da população. A fim de desonerar a Polícia Militar e a Polícia Civil das centenas de escoltas de presos realizadas diariamente, o Governo do Estado de São Paulo fez promulgar a Lei Complementar nº 898, de 13 de julho de 2001, que instituiu no Quadro da Secretaria da Administração Penitenciária a classe de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP). Essa classe foi criada justamente para o desempenho de atividades de escolta e custódia de presos, em movimentações externas, e a guarda das unidades prisionais, visando evitar fuga ou arrebatamento de presos, conforme prevê a lei. Discute-se, contudo, que os AEVPs não estariam conseguindo dar conta da tarefa que lhes foi imposta, acabando por onerar as polícias civil e militar, em detrimento da segurança pública. Ao invés de se investir na contratação e capacitação desses agentes, opta-se por uma solução simplista e imediatista, empregando as polícias numa tarefa que não é delas. As escoltas de presos realizadas somente pela Polícia Militar consomem, em média, 1.000 (mil) policiais militares e 350 (trezentas e cinquenta) viaturas por dia, comprometendo significativamente mais de 20% dos recursos disponíveis para o policiamento. Essa medida vai de encontro às declarações do próprio Governo do estado, que desde 2011 vem anunciando o fim das escoltas de presos pela Polícia Militar, como medida de incremento nas atividades de polícia ostensiva e preventiva, o que, na prática, não só não aconteceu, mas piorou o quadro até então existente. Assim, essa resolução, além de contrariar as missões constitucionais afetas à Polícia Militar, atinge diretamente os serviços que serão prestados à população, pois os policiais militares designados para tais missões serão retirados do policiamento ostensivo das ruas e, portanto, menor será o efetivo para atender o cidadão. Ou seja, a conclusão é evidente, esta resolução desvia os policiais militares da atividade de policiamento nas ruas para permanecerem em escoltas de presos no interior de Fóruns em todo o Estado, agravando ainda mais os problemas decorrentes da falta de efetivo da Polícia Militar. Como se vê, cobra-se muito resultado da Polícia Militar, mas não se dá o mínimo respaldo e apoio à atividade de polícia ostensiva.


30

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ALTERNATIVA

CARTÓRIOS

André Nader nadersrv@live.com

Você tem uma amizade Bromossexual? E aí pessoal, beleza? Mas, diz aí... Você tem uma amizade bromossexual? Antigamente, homens hetéros não tinham o mínimo de contato amigável com homens gays. E isso não é muito antigamente não, lembro da minha época de adolescente... Quantas amizades perdidas. Mas, as coisas estão mudando e para melhor é claro. Uma propaganda recente para o programa “”Shahs of Sunset”, do canal de TV americana Bravo, mostra dois de seus protagonistas masculinos relaxando em espreguiçadeiras na praia. Diante de uma cena de banhistas sumariamente vestidos, os melhores amigos Reza Farahan e Mike Shouhed olham para diferentes objetos do desejo: Farahan para homens musculosos, e Shouhed para mulheres curvilíneas. Seus desejos distintos, que podem ter afastado homens gays e héteros uns dos outros no passado, inspiram o gesto definitivo da conexão fraternal: um “fist bump” (cumprimento com os punhos fechados). “Mike e eu somos muito parecidos”, diz Farahan. “Ele sempre foi mulherengo, e eu sempre fui pegador. Na propaganda, estamos vivendo um momento, e é o mesmo momento. A única diferença é que estou olhando para os homens e ele, para as mulheres.” O autor irlandês Jarlath Gregory vê essa ligação como nova para a cultura e familiar para ele. Seu mais novo romance, “The Organised Criminal” (“O criminoso organizado”, em tradução livre), gira em torno de uma amizade fraternal entre um gay e um hétero. “Esse tipo de relacionamento fácil não seria verossímil para o grande público 10 anos atrás”, diz Gregory, 38, que é gay. “Uma das coisas de que meu editor gostou a respeito do meu livro é que essa amizade era algo que não víamos com muita frequência antes.” Pelo menos não na cultura pop. É claro, sempre houve amizades entre gays e héteros, mas só recentemente eles passaram a ser representados com mais destaque e naturalidade em séries de TV, filmes, livros e blogs. Muitas vezes existe em jogo um senso tradicionalmente masculino de familiaridade nessas representações, exalando um sentimento peculiar o suficiente para sugerir um termo próprio: relacionamentos bromossexuais [junção das palavras “”bro” (“irmão”) e “homossexual”]. A representação crescente deles contrasta com uma que acabou se tornando um clichê: a conexão entre uma mulher heterossexual e seu melhor amigo gay. A manifestação mais recente da mídia também dá um salto significativo em relação a uma de suas primeiras versões. De 2003 a 2007, o programa “Queer Eye for the Straight Guy” apresentou homens gays como seres mágicos que funcionavam como ajudantes para homens heterossexuais, orientando-os em matéria de moda e decoração, enquanto mantinham boa parte de suas próprias vidas fora de cena. Em comparação, a última temporada de “Scream Queens” mostrou o bonitão Nick Jonas como um membro de fraternidade gay que compartilha um interesse em comum pelo golfe com seu irmão de fraternidade e melhor amigo, o heterossexual Chad. Vin Testa, 26, um professor de matemática de Washington, D.C., que também é um porta-voz da causa LGBT para as escolas públicas da região, diz que as mudanças nas relações entre homens héteros e gays foram tão rápidas que ele vê uma diferença significativa desde que ele terminou o ensino médio. Ele acredita que um dos maiores obstáculos que ele enfrentou ao se assumir era algo comum a muitos homens gays: “o medo intenso de perder as

amizades masculinas.” A principal motivação para Testa se assumir durante a faculdade foi descobrir que eram amigos de seu time de futebol do colegial “quem mais queriam que eu saísse do armário”, ele conta. “Eles estavam realmente preocupados comigo.” Para homens de uma geração mais antiga, a desconfiança a ser superada é maior. “Nós pensamos tradicionalmente nos relacionamentos entre homens gays e héteros como hostis, até mesmo agressivos”, diz Michael LaSala, 57, autor de “Coming Out, Coming Home: Helping Families Adjust to a Gay or Lesbian Child” (“Saindo do armário, chegando em casa: ajudando as famílias a se adaptarem a um filho homossexual”). “Por esse motivo, os gays tradicionalmente não se sentiam confortáveis nesses relacionamentos.” LaSala, que é gay, diz que não conseguia se imaginar tendo uma amizade próxima com um hétero quando ele tinha 20 e poucos anos. No entanto, nos últimos anos ele formou uma ligação próxima com Dr. Robert Garfield, 70, um homem heterossexual que escreveu o livro “Quebrando o Código Masculino: Liberando o Poder da Amizade”. Os dois costumam palestrar juntos sobre os efeitos negativos da homofobia sobre homens gays e héteros. “Minha relação com Michael e outros homens gays é algo maravilhoso para mim”, diz Garfield. “Ela me amplia como ser humano. Existe uma leveza no falar sobre sexo que não ouço de meus amigos héteros.” “Os héteros reclamam: ‘Você pode só conhecer um cara, levar para casa e transar’”, diz Toussaint. “Um cara hétero gato que eu conheço reclama: ‘Com uma garota, preciso levá-la para sair e fazer todo um ritual, quando tudo que eu quero é transar com ela e partir para outra.’” No que diz respeito a sexo e namoro, os héteros também precisam navegar por complexos desequilíbrios de poder entre gêneros. Os gays conseguem evitar essa ansiedade. Por outro lado, alguns homens gays dizem ter inveja de certos aspectos da aparência masculina heterossexual. “Homens héteros podem andar relaxados e ninguém se importa”, diz Gregory. “Os gays têm julgado uns aos outros mais do que as mulheres, em termos de preconceito físico.” Se tais contrastes causam fascinação, outras diferenças podem ser prejudiciais. O clichê e a eterna suspeita de que um gay possa desenvolver uma queda por seu amigo hétero pode derrubar o equilíbrio de poderes e minar a confiança entre eles. “Um gay pode ficar preocupado que um cara pense que ele está dando em cima dele”, diz LaSala. “E o que isso significaria para a relação?” Os roteiristas de “Scream Queens” exorcizaram essa ansiedade através da sátira em uma cena que viralizou no YouTube. Ela traz o personagem de Jonas tentando levar seu melhor amigo hétero para a cama. “Esse tipo de paixonite parece algo muito antigo”, disse Lucas Whitehead, 29, um hétero que vive em um predinho de tijolos em Fort Greene, bairro povoado por uma mistura rotativa de homens hétero e homossexuais. Ele relata que em seu meio não há nenhum tipo de desconforto a respeito de se ter amigos ou colegas de casa gays. No entanto, ainda persistem disparidades, algumas delas a respeito de sexo. “Falo com amigos gays sobre o antes, não sobre o depois”, diz Whitehead. Às vezes existe uma dissonância quando um amigo se vê em um grupo dominado por pessoas de outra orientação, e não em conexões individuais. “Ouvir um bando de homens héteros juntos é como ouvir uma língua estrangeira”, diz Toussaint. “A linguagem é estranhamente impessoal: ‘cara’, ‘breja’, ‘o jogo’. Eles devem se sentir de forma parecida a respeito das coisas sobre as quais conversamos.” Ao mesmo tempo, muitos homens valorizam as diferenças. “Fico feliz de viver em torno de pessoas que tenham uma experiência de vida diferente da minha, e fico feliz que elas vivam em torno de mim”, diz Moss. “Uma experiência homogênea em amizades não é boa para ninguém.” Por hoje é isso pessoal, até a semana que vem!!! Fonte: The New York Times - Do you have a bromossexual friendship?

Cecília Pacheco Registradora de Imóveis

Poemas Mensais ISAURA CAMINHAS FASCINI: A FELICIDADE ESTÁ DENTRO DE NÓS

Obrigada, Senhor! Pela criança Que um dia eu também já fui E que presente ainda está No mais fundo do meu ser Obrigada, Senhor! Pelas crianças de ontem De hoje e de amanhã

“Cada criança ao nascer nos E neste constante traz a mensagem de que Deus não perdeu ainda a Esperança Nascer, renascer, nos homens.”- Rabindranath A tua Presença eu louvo! Tagore “HOJE, olharei com carinho para a criança que vive dentro UMA CRIANÇA SORRIU PRA MIM... de mim, e que torna a minha vida num constante renascer.” Hoje... Uma criança sorriu para mim. Seu nome? Não sei!... Nem de onde vinha. Mas, seu sorriso, seu olhar maroto Ficaram pairando dentro de mim...

Ótimo mês e até o próximo poema do Livro A Felicidade está dentro de Nós de Isaura Caminhas Fasciani – “ÁS VEZES... PRECISAMOS DIZER NÃO!...” – que será publicado em 04/11/2016 na Coluna Cartórios – Poemas Mensais.

De júbilo e encantamentos Se encheu meu coração! Um dia... – Quão longe! Eu também já fui criança

Na próxima semana traremos a última coluna sobre a Viabilidade da Regularização Fundiárias das Chácaras de Lazer em Santa Rosa de Viterbo!


7

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016

31


32

Edição 192 - Ano 4

Sexta-feira, 14 de outubro de 2016


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.