Ed190

Page 1

7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

1

em foco SRV Sexta-feira, 30 de setembro de 2016 - Ano 4 - Edição 190 - Santa Rosa de Viterbo

Lista completa dos candidatos a prefeito e vereador de Santa Rosa de Viterbo. Escolha o seu e Boa Sorte. Amantes do mundo country se destacam na região

Dicas para escolher um bom candidato

Acesse o site do TSE e veja o que cada candidato deixou registrado sobre bens, plano de governo, etc.

coluna cartórios continuação... Centro de Treinamento do Totó traz vários troféus do Rancho Colina de Leme - São Paulo

Giovanna dos S. de Souza, fica em quinto lugar na Festa da Batata em Vargem Grande

Outubro tem passeio ciclístico até Nhumirim

Banda Sinfônica é Tetracampeã Paulista

A VIABILIDADE LEGAL DA REGULARIZAÇÃO DAS CHÁCARAS DE LAZER EM SANTA ROSA DE VITERBO

parte 3


2

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016


7

Edição 190 - Ano 4

COLUNA DO BEM por João de Bem jotabem@bol.com.br Facebook: João de Bem

ENTREGOU A RAPADURA! Para que não haja dúvida, a “força tarefa” plantada no atual governo federal, aparentemente com apoio estratégico do PSDB e governo de São Paulo, tem a incumbência de esmagar qualquer vestígio do PT – instituição e integrantes ativos, como líderes em evidência e potenciais líderes. Como diz o ditado “é caixão pro PT”. A chave foi entregue por Moraes, atual Ministro da Justiça, gravada com áudio e vídeo no último domingo em Ribeirão Preto! A Lava Jato vai servir apenas a esse propósito – liquidar com o PT. Após, inchará e explodirá no seio do povo brasileiro. Quando isso ocorrer, a turma no poder estará no bunker palaciano a salvo de qualquer investigação. As velhas raposas terão liquidado também a última esperança da nação, que seria a vitória da justiça contra a corrupção disseminada por todo o universo político. Por mais uma centena de anos ninguém do povo ascenderá ao poder! Ficará mais ou menos como na velha república (1889/1930) onde a oligarquia “café com leite” manteve o poder conservador

por quarenta e um anos! Alguém duvida que o próximo presidente saia do PSDB? – Se for Alckmin é “café”, se for Aécio é “leite”. E em 2022 será um dos dois...! E “adeus viola”! Vamos deixar essas “prestidigitações” para adivinhos – de repente meus setenta anos já estão me atirando para além da razão. Vamos ao presente eleitoral, as eleições municipais. Estamos na reta de chegada em corrida disputada nas duas modalidades - prefeito e vereador – aqui e em todo o Brasil. Aqui, dos cinco candidatos a prefeito na peneira de malha grossa, deve ficar um. Que pode ser aquele iluminado pelo espectro do arco-íris sinalizado em nuances de luz sob sol e chuva, em cuja extremidade do meio círculo estará o pote de ouro. Como fenômeno do clima é incontrolável e raro. Assim como será raro o acerto nas decisões administrativas de alguém “iluminado” nessas condições. Isso vale também para a “peneira” que reterá onze das centenas de candidatos ao

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

legislativo municipal. Raramente os que ficarem farão alguma coisa útil para a comunidade que teve o trabalho de peneirar, acreditando na lenda do arco-íris! Chega! É muita metáfora para uma crônica só. O que realmente deveríamos fazer seria identificar qualidades nos candidatos, agrupá-las e colocar na balança da imparcialidade, isento de paixões, optando por aquele que possui maior densidade administrativa e maior peso moral! Isso não está muito difícil – não enxerga quem não quer.

3

irresponsáveis, sem chance de realização – sintomaticamente colocadas quando há algum problema recente afetando a população.

O que tem peso mesmo é nossa decisão como viventes no município. Um dos candidatos será o “alcaide” que, salvo impedimento, administrará as finanças públicas, extraídas por impostos escorchantes, de nosso trabalho, por quatro longos anos. É utopia admitirmos que a maioria vá analisar o perfil do candidato e votar naquele mais capacitado. Como dissemos Não vamos levar em em crônicas anteriores – o voto consideração o volume de subjetivo motivado por paixões promessas – isso é fogo de será determinante nessa eleição. artifício para dar visibilidade O candidato que mais souber aos contendores. Promessas são como iscas para atrair os encenar a arte da conquista deitará incautos! Principalmente aquelas com “vitória” na noite de 02 de promessas de oportunidade, outubro – domingo próximo!


4

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MOVIMENTO CERTO por Isadora Verdu Fisioterapeuta CREFITO: 3/198240-F

w

O sentar em

aumento da base de sustentação Então o que fazer? quando comparada com outras posturas sentadas garantindo maior Se houver freqüência nesta estabilidade e menor necessidade de postura, modifique a posição com ajustes posturais. suas próprias mãos, orientando para a postura de pernas cruzadas ou Não se preocupam com o esticadas, olhando para o pezinho. equilíbrio enquanto manipulam um brinquedo, assim sentam em “W”. Na criança sem disfunção Entretanto, também é uma postura muito conveniente para crianças com disfunção neuromotora, que preferem sentar em “W” por causa de sua dificuldade natural para manter o equilíbrio do tronco.

Nada de errado, é normal que nossos pequenos alternem posturas enquanto brincam. Isto ajuda a desenvolver os músculos do tronco , a formar as primeiras noções de equilíbrio

neuromotora sentar-se em “W” é muito mais um hábito do que uma necessidade.

Quanto às crianças com disfunção neuromotora, a instabilidade é essencial para desenvolver reações posturais e força nos músculos do Mas quando a criança assume tronco por isso a ajuda dos pais é insistentemente esta postura, isto fundamental para desestimular o pode ocasionar problemas não só sentar em “W”. ortopédicos, mas também em relação e consciência corporal. Quando ao desenvolvimento motor normal. Brincar é investir no futuro. brincam desta forma, realizam SORRIAM, elas precisam de seu rotações de tronco, inclinações, Risco de luxação do quadril, carinho. transferências de peso laterais entre instalação de encurtamentos e outras. contraturas musculares e problemas no desenvolvimento ósseo Na postura em “W”, há um grande alguns desses problemas.

são

Bom fim de semana a todos.


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

5

Outubro tem passeio ciclístico até Nhumirim

Um grupo de ciclistas de Santa Rosa está organizando o 1º Passeio Ciclístico entre a cidade e Nhumirim.

o participante ficará por dentro de tudo que envolve o evento e também poderá acessar o formulário de inscrição.

O evento acontecerá no próximo dia 16 de outubro às 8h e será gratuito.

O percurso será de cerca de 11 km, com saída e chegada do Primavera Country Club. Do clube de campo, os participantes vão até Nhumirim onde farão uma pausa para descanso e reidratação. Também haverá frutas e água na largada, chegada e no ponto de descanso, na praça do bairro de Nhumirim.

A iniciativa partiu de um grupo de amigos apaixonados pelos pedais, incluindo o ciclista profissional Luan da Matta, atleta da equipe de Taubaté, uma das mais importantes do país. Como todos têm o hábito de pedalar nos seus horários de lazer, a turma resolveu criar um evento para popularizar a prática do ciclismo, promovendo lazer e qualidade de vida aos moradores de Santa Rosa.

Toda a equipe de ciclistas de Santa Rosa ajudará no evento, auxiliando os mais novos e dando apoio e segurança aos participantes. Além de tudo isso, cada inscrito ganhará uma garrafinha de água personalizada do evento.

Foi criada uma página no Facebook para divulgar as ações do evento e também para que os participantes possam fazer suas inscrições.

O objetivo é difundir a prática do ciclismo entre todas as idades. Desde os mais novos até os veteranos, todos podem andar de bicicleta e ter uma vida saudável.

O endereço é: 1º Passeio Ciclístico Bikers Santa Rosa. Lá

Esse é o objetivo central do 1º Passeio Ciclístico de Santa Rosa.


6

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Lista de Candidatos a Prefeito e Vereador de Santa Rosa de Viterbo Candidatos Cargo: Prefeito / Vice-Prefeito Candidato (Nome para urna) 25 - LUIS FERNANDO GASPERINI (NANDO) Vice-prefeito: RENATO PALMA ROCHA JUNIOR (DR. RENATO) 43 - GERALDO TADEU CICOLANI (TADEU CICOLANI) Vice-prefeito: FABIO ROGERIO ISIDORO (FABINHO DA AUTO ESCOLA) 50 - MARIA ESTELA BELAVENUTO ESTEVES (PROFESSORA ESTELINHA) Vice-prefeito: EDMAR TITARELLI ESTEVES (EDMAR ESTEVES) 55 - JOSÉ FERNANDO LOPES DA SILVA (FERNANDO ENGENHEIRO) Vice-prefeito: CLAUDIO AFONSO PIRES (CLAUDIO DO MIRO DA BARRACA) 77 - JOSE TADEU CHIAPERINI (CHIAPERINI) Vice-prefeito: CARLOS HENRIQUE WIEZEL (CARLIM WIEZEL) Candidatos Cargo: Vereador Candidato (Nome para urna) 13000 - ANDERSON ALVES MOREIRA (ANDERSON DO MERCADO) 13013 - VIVIAN CRISTINA PEREIRA (VIVIAN PEREIRA) 13162 - EDUARDO TELES DOS SANTOS (EDUARDO SANTOS) 13333 - WILSON FELIPE SOARES CUNHA (FELIPE CUNHA) 14000 - SANDRO DE OLIVEIRA LEIGO (SANDRO LEIGO) 14123 - TONY FALCONI (TONY DA FUNERARIA) 14140 - ALEXANDRE PAULINO (ALEXANDRE LE) 14230 - RONALDO LUIS DOS SANTOS (RONALDO DA PAPELARIA) 14231 - LUCIANA DE SOUZA PEREIRA (LUCIANA DE SOUZA PEREIRA) 14240 - RODRIGO JOSÉ FERNANDES (RODRIGO DA INFORMATICA) 14250 - ANA LUCIA DA SILVA GONÇALVES (ANA ENFERMEIRA) 14266 - PAULO HENRIQUE DE MELLO WIEZEL (DR PAULO) 14270 - ROBERTO ALVES SANTANA (ROBERTO SANTANA) 14323 - JOSE ROBERTO AIRES MONTENEGRO (JOSE ROBERTO DA VAN) 14444 - PAULO ROGERIO MARCUSSI (PAULO INVESTIGADOR) 14555 - EDNA MARIA BENTO (DINÁ) 14714 - MARINETE VIRGINIO DE ARAUJO (MARINETE DO FÓRUM) 14789 - VICENTE JOSÉ SÉRIO CINTRA (VICENTE CINTRA) 14800 - ROSELI DAS GRAÇAS VIEIRA GUIDELLI (ROSELI DA ASSISTÊNCIA SOCIAL) 15000 - ADALBERTO GONINI JUNIOR (DR GONINI) 15111 - SILVIO LUIZ FRANÇA (SIRI) 15123 - ROBERTA CRISTINA DE ANDRADE ALVES PEREIRA (ROBERTA “BANESPA”) 15678 - ANA FLAVIA GARCIA (ANA FLÁVIA) 23000 - ADILSON AFONSO CAMILO (ADILSON CAMILO TIÃO) 23023 - MARIO DE OLIVEIRA JUNIOR (MARIM DO BAR) 23123 - CLEOMARA APARECIDA PINTO CAMPANINI (CLEOMARA ENFERMEIRA) 23190 - FLORIVAL BARBARELI SOBRINHO (LEBRINHA) 23444 - MARIA JOSE DA SILVA SOARES (ZÉLIA) 23456 - FRANCISCO JUSTINO MOTA NETO (CHICÃO DO DEPÓSITO) 23654 - VANUZA CORATO (VANUZA CORATO) 23663 - SERGIO SILVA (SÉRGIO DO ESCRITÓRIO) 23777 - MARIA DE JESUS MARTINS (MAJU DA QUITANDA) 25000 - MARCOS LUCIO NERI (MARCOS NERI NERINHO) 25005 - RICARDO BUENO APARECIDO (RICARDO BUENO) 25025 - MARIA CRISTINA GASPERINI (CRISTINA GASPERINI IRMÃ DO NAN) 25100 - RICARDO LUIZ ZILIO (RICARDO ZILIO) 25113 - ROSANA FERREIRA DA SILVA SERRANI (ROSANA SERRANI) 25123 - JARBAS LUIS BELTRAME (JARBAS MOTORISTA) 25200 - JOÃO BATISTA ROSA JÚNIOR (PROFESSOR BRANCO

WHITE) 25234 - MARINA CECILIA DOMINGUES ZERBA (MARINA ZERBA) 25333 - LINDOMAR ALVES (ONÇA) 25500 - TATIANE GARCIA BALBÃO (TATI BALBÃO) 25555 - APARECIDA DONIZETE ESTEVAM (CIDINHA ESTEVAN) 25567 - RICARDO DONIZETI ALVES PEREIRA (KIKO VERDUREIRO) 25654 - EVANDRO TEIXEIRA RODRIGUES (EVANDRO JUNIOR) 25666 - FABRICIO DA SILVA LUIZ (FABRICIO DA CAPOEIRA) 25678 - JOSÉ LEANDRO AGUIAR DA SILVA (JOSÉ LEANDRO COMBATE À DENGUE) 25777 - GERSON APARECIDO DA SILVA (GERSINHO PINTOR) 25888 - ROBERTO APARECIDO MORACCI (ROBERTINHO MOTOCROSS) 31000 - ANTONIO CARLOS DA SILVA (CHIMITI) 31123 - CELSO DE NAZARETH RIBEIRO (CELSINHO DO TENENTE) 31192 - ANDRE SALOMÃO SALOMEN NADER (ANDRE NADER) 31221 - JOSE ALVES DOS SANTOS FILHO (BIGODE DO CACHORRO QUENTE) 31231 - LUIS FERNANDO JUSTINO (SKIBE) 31234 - MARLI DE SOUZA PEGORARO (MARLI PEGORARO) 31310 - RENATO FRANÇA DE OLIVEIRA (RENATO PERERECA) 31480 - ILSE CORREA FONSECA (RAINHA DA PAZ) 31555 - LUCIANO DURANDO (MARTELIM) 31567 - APARECIDA OLIMPIA DE SOUZA (APARECIDA DA RECICLAGEM) 31650 - LUIZ ANTONIO FERNANDES (LUIZINHO ENGENHEIRO) 31669 - LUIZ FERNANDO EUGENIO (SORRISO MOTOS) 31999 - LUCIANO FUDUGLI DE AQUINO (LUCIANO SRV) 33000 - LAERCIO COSTA ARRUDA (LAERCIO ARRUDA) 33123 - MICHELLE POZITANO LIMA REIS (MICHELLE POZITANO) 33222 - REGINALDO DE PAULA (NADO DO POSTO) 33325 - ALEX SANDRO GHIOTTI (ALEX DOS LEÕES) 33333 - PAULO CESAR DOS ANJOS (PAULINHO CORNETTI) 33366 - FATIMA IMACULADA PATROCINIO (FATIMA PATROCINIO) 33520 - KARINA RODRIGUES PEREIRA (KARINA RODRIGUES) 33555 - AUGUSTO CEZAR DE OLIVEIRA (GUTO DA MINASÇUCAR) 40011 - FERNANDO JOSÉ MESQUITA (FERNANDO MESQUITA) 40123 - LUZINETE SOARES BANDEIRA (NETE BANCAUTO) 43000 - SERGIO FRANCISCO GOMES (SEGINHO GOMES) 43001 - MARIA ODARA ZILIO BARBOZA (ODARA ZILIO BARBOZA) 43043 - FAGNER DE SOUZA FIGUEIRA (FAGNER FIGUEIRA) 43107 - ISABEL CRISTINA CICOLANI DA SILVEIRA (BEL CICOLANI) 43111 - ADAIR SOARES CUNHA (ADAIR CUNHA) 43123 - CARLOS ROSA NOGUEIRA (CARLÃO DO LEITE) 43125 - ADILSON SANTOS VIANA (MINEIRO) 43127 - MARTA APARECIDA GALHARDI (MARTA GUALHARDI) 43143 - MARIO MARCO BARBOSA TITARELLI (MARINHO TITARELLI) 43333 - DIEGO HERMANO PORTO VIDAL (DIEGO VIDAL) 43421 - SEBASTIAO DE PAULA LEITE (SEBASTIAO DE PAULA LEITE) 43456 - MARCIA APARECIDA DOS SANTOS (MARCIA SANTOS) 43555 - JOAO BATISTA QUEIROZ (JOAOZINHO DA DENGUE) 43633 - EVERTON LUIZ RODRIGUES (EVERTON LUIZ) 43777 - MARCOS ANTONIO BASSO (MARCAO BASSO) 43975 - GERALDO DIAS DE ARAUJO JUNIOR (GERALDO DO ESCRITORIO) 45007 - ARLINDO JOSE CAETANO DA SILVA (ARLINDÃO) 45045 - BRUNO DONIZETI ABACHI (BRUNO ABACHI) 45123 - HEITOR APARECIDO BERTOCCO (HEITOR BERTOCCO) 45124 - SERGIO CORREA DE ANDRADE (ABEIA VIDRAÇEIRO) 45136 - MARIA IZABEL SANGUINE (MARIA IZABEL) 45145 - MARIA APARECIDA DIAS MALHEIROS (NINA)

45234 - JOAO MANOEL FERREIRA (JOÃO ROLINHA) 45270 - CARLOS ALEXANDRE FERREIRA FRANCISCO (LE DA FARMÁCIA) 45456 - JOAO PEREIRA VIDAL (POFI) 45545 - JOVELINA APARECIDA CRISPIM MARTINS (JOVELINA) 45612 - OSMAR DOS SANTOS (GRILO) 45678 - GISLEINE APARECIDA BADAN ELEUTERIO (GISA BADAN) 45789 - JOSE GERALDO DOS SANTOS (ZÉ PRETINHO) 50000 - LUIZ CARLOS TOMAZ FILHO (LUIZINHO DA FUNERÁRIA) 50015 - DANIELA CRISTINA HILÁRIO DE OLIVEIRA BIANCHINI DA SILVA (DANY BIANCHINI) 50027 - WILSON FRANÇA (WILSON FRANÇA (CABELEIREIRO) 50111 - JONATAN LUIZ DE CARVALHO (JOU CARVALHO) 50123 - CELSO RICARDO BESSONI (CELSO BESSONI) 50124 - ROSANE DONIZETI BREVE (ROSANE BREVE) 50125 - ZILDA SIQUEIRA (ZILDA SIQUEIRA (IZILDINHA) 50177 - MARIANA FORMALHIO DE OLIVEIRA (MARIANA DA ACADEMIA) 50222 - DÉBORA CREUSA GOMES (DÉBORA BOCA RICA) 50277 - RENATO VINÍCIUS JUSTINO (RENATO JUSTINO) 50500 - ALEXANDRE AGUIAR (ALEXANDRE AGUIAR (O GAÚGHO) 50555 - ANDRÉ LUIS DOS SANTOS MALTA (ANDRÉ MALTA) 50650 - MARIA ELIENE SEPRYANO DOS SANTOS (ELIENE (LENA) 50666 - HÉLIO JOSÉ SOARES (HÉLIO DO REAL) 50716 - NEUZA MILITÃO DE SOUZA (NEUZA (MÃE DO LEKLEK) 51000 - ELICA LIDIANE AGUIAR DA SILVA (ELICA DA SILVA) 51051 - FABIULA FERNANDA BEZERRA MOURA (FABIULA BONACIM) 51111 - ADRIELLI MONIQUE ZANELA (ADRIELLI ZANELA) 51500 - CLEBER DA SILVA AGUIAR (CLEBER AGUIAR) 51515 - LUCIANO APARECIDO DA COSTA (LUCIANO COSTA) 51999 - QUELCIO HENRIQUE DE PAIVA (QUELCIO DA INFORMATICA) 55000 - JONAS MARTINS DE SOUZA (MARÃO) 55123 - LUIZ MIGUEL FUDUGLI DE AQUINO (MIGUEL) 55295 - MARCUS SOARES (MARCUS SANTISTA) 55333 - MARIA REGINA COSTA CARVALHO (REGINA DO CANTINHO DO CÉU) 55445 - VITOR VILAS BOAS TELES (PROFESSOR VITOR) 55555 - GISLENE APARECIDA DOS SANTOS (LENE) 55654 - GLEBER JUNIOR CLEMENTE (ALEMÃO DO SINDICATO) 55963 - JOÃO ROBERTO VILAS BOAS RIBEIRO (JOÃOZINHO VILAS BOAS) 65000 - ANTONIO MARCOS DURANDO (MARCOS DURANDO) 65111 - FERDINANDO MARCOS BIANCHESI (NANDO DA PRAÇA) 65123 - TELMA LUCIA PEREIRA ESPURI (TELMA ENFERMEIRA) 65435 - ADEMIR FLAUZINO (ADEMIR DO SINDICATO) 77000 - AILTON ANTONIO ARGERI (AILTON ARGERI) 77123 - LUIS DOS REIS AUGUSTO (BODE DO SINDICATO) 77177 - MARINETE PASTORA DA SILVA (MARINETE PASTORA) 77234 - ABNER HENRIQUE WIESEL MONTEIRO (ABNER DO BANCO DE NEGÓCIOS) 77456 - MARCIO ZERBINI (MARCIO ZERBINI) 77777 - ROMUALDO VINICIUS FERREIRA ROSA (DÔ) 90000 - CARLOS ALBERTO MESSIAS (CARLOS MESSIAS) 90013 - LUCIMAR SILVA MAGALHÃES RIBEIRO (LUCIMAR MAGALHÃES) 90053 - JACINTO FELIPE GOMES (JACINTO GOMES) 90090 - JOSIMEIRE MOREIRA (MEIRE CABELEREIRA) 90091 - FERNANDA APARECIDA DA SILVA (FERNANDA DA SILVA) 90100 - ANTONIO CARLOS DA SILVA (CARLINHO TERRA NOVA) 90200 - ALEX GERALDO GENARI (ALEX GENARI) 90800 - RIVELINO LOPES DA SILVA (RIVELINO MECÂNICO)


7

Sistema DivulgaCandContas 2016 é fonte de pesquisa para eleitor Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o sistema DivulgaCandContas 2016 permite ao eleitor consultar uma série de informações sobre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2016. No sistema, o cidadão tem acesso às propostas dos candidatos a prefeito, declarações de bens dos candidatos, situação do registro de candidatura, certidões criminais, estatísticas de registros de candidaturas por região e estado, limites de gastos para os cargos e dados sobre o financiamento das campanhas, entre outros tópicos. Como o próprio texto de apresentação da página revela, o sistema tem como objetivo a divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos no Brasil. O acesso ao sistema é feito por meio dos seguintes passos: deve-se clicar no link “Eleições”, na barra superior da página do TSE, depois em “Eleições 2016”, “Divulgação de candidaturas e contas eleitorais”, e, por fim, em “DivulgaCandContas”. Ao entrar, o eleitor se depara com duas grandes áreas de pesquisa: Consultas por Regiões Brasileiras e Consultas Individuais/Contas Eleitorais. Na primeira área, ao acessar uma região específica (Norte, Nordeste,

Edição 190 - Ano 4

Centro-Oeste, Sudeste ou Sul), o cidadão pode fazer uma consulta por estado, para saber os números de registros de candidatura a prefeito, vice-prefeito e vereador. No link “Candidatos” de um estado, o eleitor pode verificar as informações sobre um candidato em determinado município, tais como situação do registro, partido/coligação, limite de gastos da campanha, ocupação, prestação de contas, dados de receitas e despesas, inclusive tipos de doação (pessoas físicas, pela internet, de candidatos, de partidos, total de recursos estimáveis em dinheiro etc). Já a área Consultas Individuais/Contas Eleitorais divide-se em: “Doadores e Fornecedores” (lembrando que candidatos e partidos são obrigados a enviar à Justiça Eleitoral o relatório financeiro de campanha, a cada 72 horas, contadas do recebimento da doação), “Limite de gastos” de campanha e contratação de pessoal, “Estatísticas de Candidaturas” e “Repositório de Dados Eleitorais”. No link “Estatísticas de Candidaturas”, o cidadão pode consultar também a quantidade de registros por cargo, grau de instrução, ocupação e faixa etária dos postulantes a candidatos. Por sua vez, o “Repositório de Dados Eleitorais” traz informações brutas sobre os candidatos e os resultados das eleições realizadas desde 1945, entre outros itens, sendo uma fonte permanente de pesquisa para eleitores, estudiosos e o público.

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

7

PROMOÇÃO DE TAPETES - CORTINAS - ALMOFADAS

20% de desconto

DECORAÇÃO - PRESENTES - ENXOVAIS

R. Major João G. Duarte, 324- 3954.5414


8

Edição 190 - Ano 4

valor: 50,00

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016 valor - 50,00

valor: 50,00


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

9

Giovanna dos Santos de Souza, fica em quinto lugar na Festa da Batata em Vargem Grande

No último final de semana, de Santos de Souza e seu animal Smart 23 à 25.09, em Vargem Grande do Chic Solano. Sul, na Festa da Batata, tivemos a participação de Giovanna dos A disputa final foi muito acirrada,

com 33 competidoras! E o 5° lugar contemplou nossa competidora.


10

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

BANDA SINFÔNICA MUNICIPAL É TETRACAMPEÃ PAULISTA Pelo quarto ano consecutivo, a Banda Sinfônica de Santa Rosa de Viterbo venceu o Campeonato Paulista de Fanfarras e Bandas organizado pela FFABESP – Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo, concorrendo na categoria de Bandas Musicais.

SEXTA FEIRA, DIA 07 DE OUTUBRO, TEM FEIRA DE ARTESANATO NO ESPAÇO MOGIANA

O concurso aconteceu no último domingo, dia 25 de setembro de 2016, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro – SP, durante o Festival Zequinha de Abreu. Um equívoco na elaboração das planilhas das notas dos jurados deu a vitória do concurso à Banda Municipal de Dois Córregos – SP, deixando a Banda Sinfônica de Santa Rosa em segundo lugar. Após verificação das planilhas, observou-se uma adição indevida de 10 pontos à banda concorrente pelo uso do quepe, acessório não obrigatório para as bandas musicais de concerto. A comissão organizadora retificou o equívoco declarando a Banda Municipal de Santa Rosa campeã do “Paulistão 2016”. O Maestro Maurílio de Oliveira Júnior, comemora a conquista do tetracampeonato, agradecendo a Deus, a dedicação de seus músicos, o incentivo da população

Na próxima sexta-feira, (07.10) acontecerá a segunda edição da “Feira de Artesanato de Santa Rosa de Viterbo”, no Espaço Mogiana. Sua primeira edição foi um sucesso e reuniu cerca de 25 barracas, entre artesanatos e produtos alimentícios e sua segunda edição promete muito mais. O objetivo da feira é proporcionar aos nossos artesãos condições de exporem e comercializarem seus trabalhos de maneira digna. Os visitantes da feira poderão encontrar produtos entre

acessórios, bolsas, camisetas, artigos de decoração, vidros decorados, artigos em MDF, enxoval para bebe, artigos de cama, mesa e banho, pintura em tecido, bordados em geral, chinelos decorados, artigos em crochê, tricô, macramê, capas para almofadas, colcha, biscuit, flores artificiais, bonecas em pano, toalhas, tapetes, sabonetes e aromatizador de ambientes, além de produtos alimentícios! Para mais informações, o contato com a Fundação Cultural é (16)3954-8866.

CINEMA GRATUITO NO CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DIA 04.10 ÁS 19H30 ROGRAMA PONTOS MIS MUSEU DA IMAGEM E DO SOM exibirá em Santa Rosa de Viterbo dois filmes: o curta metragem “CAVALO” e o longa metragem “SE DEUS VIER, QUE VENHA

ARMADO”. A sala de cinema será montada no Centro Cultural Municipal e a exibição terá inicio às 19h30min do dia 04 de Outubro de 2016.


7

Edição 190 - Ano 4

TECNOLOGIA por Adriana Tempesta Visual Midia

Você tem dificuldade para se lembrar de compromissos e coisas importantes, ou então não consegue se concentrar por muito tempo em uma atividade? Sabia que existem aplicativos que podem te ajudar resolver isso? Os apps oferecem uma série de atividades e jogos que ajudam a melhorar a nossa memória, raciocínio lógico e capacidade de concentração! Olha só que legal: Peak Disponível para Android e iOS O aplicativo tem mais de 30 opções

de jogos que trabalham memória, linguagem, foco, raciocínio, agilidade mental, emoção e coordenação e todos os dias ele oferece uma combinação de atividades para você poder treinar o cérebro em períodos curtos de tempo, como 10 ou 15 minutos. O legal é que dá para programar alarmes para não esquecer de completar as atividades e o aplicativo ainda mostra como está sendo o seu desempenho e progresso. Memorando Disponível para Android e iOS O app oferece algumas atividades de memória, lógica, concentração, reação e velocidade que podem ajudar em atividades do dia a dia, principalmente aquelas que envolvem matemática, resolução de problemas e lógica! Você ainda pode ver o seu progresso e em

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

11

6 aplicativos para melhorar a memória, a agilidade e a concentração quais atividades precisa melhorar. Muito legal, não é mesmo? Lumosity Disponível para Android e iOS Este aqui consegue trabalhar com a sua memória, atenção, flexibilidade para evitar respostas por impulso, velocidade e soluções de problema através de desafios diários. Ele ainda envia notificações com dicas de treinamento, novos jogos e atualizações. A dificuldade dos testes vai aumentando conforme você vai avançando! Brain Wars Disponível para Android e iOS O legal desse aplicativo é que além de treinar sua memória, concentração e agilidade, você ainda consegue desafiar outros jogadores. Toda vez que você vence um desafio, o seu desempenho vai

melhorando! Fit Brains Trainer Disponível para Android e iOS Com mais de 65 jogos, o app consegue melhorar a sua memória, capacidade para resolver problemas, raciocínio, linguagem e até inteligência emocional. Com poucos minutos de treino todos os dias, você já pode melhorar o seu desempenho. NeuroNation Disponível para Android e iOS O aplicativo pergunta o que você quer melhorar: memória, lógica ou agilidade, e seleciona os melhores desafios para você atingir o seu objetivo. Assim, você faz as atividades que mais precisa. Muito bom, não é mesmo? fonte: olhardigital


12

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

13

valor: 50,00

Coligação SD - PMN - PROS Santa Rosa de novo no coração

77 Coligação SD - PMN - PROS - Santa Rosa de novo no coração


14

Edição 190 - Ano 4

CIDADE MELHOR

por Rogério Moscardin rogeriomoscardin@yahoo.com.br

O que o eleitor espera do próximo Prefeito! Chegamos à nossa última edição dos “desafios para o próximo prefeito”. Nestes 45 dias falamos sobre vários assuntos e muitas ações que os futuros gestores precisarão fazer para colocar nossas cidades nos eixos. Neste último texto quero colocar a seguinte pergunta: “quais as características que você espera do próximo prefeito?” Na atual conjuntura do país e com a aproximação do pleito, esta pergunta é uma das chaves para um enigma: como será o comportamento do eleitor pós operação Lava Jato e todos os demais escândalos divulgados nos últimos meses? A expectativa do eleitor está ampliada e o descrédito acentuado, e essa combinação traz à tona novos fatores de decisão eleitoral: O eleitor se tornou mais crítico, mas não necessariamente mais consciente politicamente. Do ponto

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Desafios para o próximo prefeito - edição 06

– Plano de governo factível: Os eleitores almejam candidatos que tenham foco e primem pelas demandas essenciais em relação aos serviços públicos. A prerrogativa é para fazer funcionar os serviços de vista prático, significa dizer que o públicos que não funcionam. O eleitor crítico reclama mais, avalia os eleitor não quer a promessa de novo governos de forma mais negativa e posto de saúde, enquanto os postos confia menos e se isenta do interesse de saúde existentes não funcionem. pela política, de buscar informação sobre os governos ou candidato, quer – Moralidade pública: Esta distância do processo eleitoral, e deve característica nasce pós operação decidir no tempo da política, quando Lava Jato. Os eleitores exauridos as campanhas se encaminham para a com as promessas não cumpridas sua finalização, ou seja, nos últimos e com os escândalos de corrupção dias do processo eleitoral. rompem com o conceito da ética e se tornam adeptos do conceito da

Os eleitores afirmam que irão observar os seguintes atributos nos candidatos a prefeito:

– Honestidade: Elemento sempre essencial na decisão de voto. Os eleitores afirmam que a honestidade deveria ser por essência uma característica obrigatória. Com a ampliação das denúncias de corrupção, essa característica amplia-se e será monitorada observando a ficha limpa do passado dos candidatos, incluindo sua capacidade de cumprir o prometido. – Pulso firme: A reativação da cultura política personalista tem sido uma estratégia de sobrevivência dos eleitores, que acreditam que optando pela pessoa do candidato deverão primar pelo político com capacidade de mando, de gerenciamento, que “saiba administrar” e zele pelo bem público e pela execução dos serviços, “faça o que precisa ser feito”.

moral. Na busca do candidato ideal que não seja corrupto e trabalhe em prol do bem comum, o eleitor fragilizado e temeroso corre o risco de embarcar em discursos messiânicos e destinar o seu voto em um “salvador da pátria”.

Pense em tudo isso e no domingo exerça seu direito votando conscientemente. Depois, cobre dos eleitos uma sociedade mais justa e serviços públicos adequados à nossa realidade!


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Centro de Treinamento Totó - Rancho Colina em Leme /SP Categoria kids - Campeã Letícia Delospital Categoria kids - vice-campeão Marcelo Murari Categoria kids - 4°Lugar Pietra Lima Categoria kids - 5°lugar Rebeca Mariano Categoria kids - 6° lugar Lis Sachetto Categoria Cav. Iniciante 3°lugar - Beatriz Murari Categoria jovem ate 13 anos Campeã - Rebeca Maluf

Categoria jovem ate 18 anos Campeã - Gabriele Lopes Categoria jovem ate 18 anos Vice - Campeã - Beatriz Murari Categoria jovem ate 18 anos 4°lugar - Maria Eduarda

#CTT agradece a Deus por mais essa conquista. Muito obrigado a todos os alunos, país e amigos pela confiança em nosso trabalho. Parabéns a todos e "bora" pra próxinm! Totó, Angélica Moretti e equipe!!

15


16

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

17


18

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

valor: 50,00

valor: 50,00

valor: 50,00


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

CULINÁRIA por Cristina Yasbek

Panqueca Integral

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite 3 ovos 3 colheres (sopa) de azeite 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 xíc (chá) de farde trigo integral 1 colher (café) de sal Recheio 1: 3 col(sopa) de azeite 3 dentes de alho picados 1 cebola picada 3 xíc (chá) de frango cozido e desfiado 3 col (sopa) de molho de tomate 1 xícara (chá) milho verde cozido Cheiro verde a gosto Sal a gosto Recheio 2: 3 colheres (sopa) de azeite 1 cenoura cortada em tirinhas 1 abobrinha cortada em tirinhas 1 xícara (chá) de palmito fatiado Sal a gosto Cheiro verde a gosto Recheio 3: 2 xíc (chá) de atum em lata 1 xíc (chá) de tomate sem sementes picados 1 xíc (chá) de queijo branco cortado em cubinhos

Orégano a gosto Demais ingredientes: 2 xícaras (chá) molho de tomate Parmesão ralado a gosto Modo de Preparo: Massa: Em um liquidificador bata o leite, os ovos, o azeite, as farinhas e o sal. Coloque a massa em uma tigela e deixe descansar por 30 min. Em uma frigideira antiaderente, pincele azeite e doure as panquecas dos 2 lados. Reserve. Recheio 1: em uma panela refogue alho e cebola no azeite. Junte o frango cozido e refogue por 3 minutos em fogo médio. Acrescente o molho de tomate, o milho e tempere com sal e cheiro verde a gosto. Recheio 2: em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola por 1 minuto. Junte a abobrinha e refogue por 1 minuto. Desligue o fogo e junte o palmito. Tempere com sal e cheiro verde a gosto. Recheio 3: em uma tigela, misture o atum com o tomate e o queijo branco. Tempere com orégano a gosto. Montagem: coloque uma porção do recheio de sua preferência na massa da panqueca. Enrole-as e acomode-as em uma assadeira. Cubra com molho de tomate e parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até gratinar.

Atendemos a região

19


20

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

VALOR: R$ 50,00

CNPJ: 25.387.541/0001-45

VALOR: R$ 50,00

A ESPERANÇA É VERDE UMA CHANCE À COMPETÊNCIA - VIVA SANTA ROSA

VEREADOR

MARINHO TITARELLI 43 TADEU

43143 COLIGAÇÃO PV

PREFEITO

CICOLANI VICE FABINHO DA AUTO ESCOLA

CNPJ : 25 388 194/0001-75 VALOR: 50,00

Gerson Barboza Jornalista valor: 50,00

cnpj do candidato: 25.495.203/0001-27

21


22

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

CULINÁRIA CULTURA EM PAUTA Jucimara Pauda Jornalista e pedagoga Redes sociais: Facebook: www.facebook.com/livrossemfrecura Youtube: Livro sem frescura Twitter: twitter.com/Pauda0505 Instagram: instagram.com/juci_livrosemfrescura Blog: jusemfrescura.blogspot.com.br e-mail: jucimarapauda@gmail.com

Pensamento do dia: Aprendi que mais vale lutar do que recolher dinheiro fácil. Antes acreditar do que duvidar. (Cora Coralina) O que você gosta de fazer quando não quer fazer nada? Se você respondeu ficar de papo para o ar, olhando o céu, curtindo a brisa ou simplesmente deitado na cama de olho aberto saiba que eu não faço a mesma coisa. O meu lance é assistir séries e foi o que eu fiz nas últimas semanas e encontrei séries incríveis no Netflix, mas que você pode achar tranquilamente na Internet para assistir de graça, basta querer. Eu gosto de série criminal e que tenha um bom assassinato e muitas reviravoltas. Você é do meu time? Se for aqui vão as dicas:

Oportunidade Acabou a espera! Foi publicado no Diário Oficial da União o edital do aguardado concurso para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo .Candidatos ao cargo de técnico judiciário deverão possuir nível médio completo e receberão remuneração inicial de R$ 5.934,15. Já para o cargo de analista judiciário que tem como requisito o nível superior na área de atuação o inicial da categoria é de R$ 9.736,27. Os interessados deverão se inscrever no site da Fundação Carlos Chagas, http://www.concursosfcc.com. br responsável pelo concurso, no período de 12 de setembro a 11 de novembro de 2016. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 para técnico e R$ 85,00 para analista.

e Joel Kinnaman, que têm personalidades interessantes vão à caça do assassino de uma jovem estudante. A menina foi encontrada no porta mala de um carro no fundo do rio. Ela morreu de forma violenta. Tentou de tudo para sair do porta mala, mas não conseguiu e no desespero quebrou todas as unhas.

memórias dos anos 1980 esta série maravilhosa faz você viajar no tempo. Um trio de meninos está em busca do amigo que desapareceu misteriosamente. Eles encontram uma garota que parece um verdadeiro ET, mas que pode ajudáA história é ótima, prende a sua atenção do los a desvendar o mistério do desaparecimento do começo ao fim. Esta narrativa está em duas colega. temporadas de doze episódios cada. Quando você Quando assistir preste atenção nas músicas, imagina que o criminosos vai ser descoberto... a pista era falsa. Não espere uma série americana nas roupas, nos pôsteres das paredes que você com computadores e pistas encontradas por vai localizar várias alusões a década de 1980. E métodos científicos. Tudo nesta série é achado prepare-se: comece assistir com tempo, porque você não vai conseguir parar. São apenas oito com muito suor. Assista que você vai adorar. episódios na primeira temporada que garantem momentos de vibração e suspense.

Strangers Things

The Killing

Dicas dadas e aproveite o final de semana. Paz e beijos.

Expediente

Colaboradores

Direção Geral Jaqueline Lasarete de Bem (16) 98169.1340 - TIM (16) 99145.9920 - Claro cidadeemfocosrv@gmail.com

Adriana Tempesta André Nader Cecília Pacheco Cristina Yazbek Isadora V. de Melo Jornalista Responsável Alexandre Neri Xavier Jaquelina Orlando MTB - 26.599 João de Bem Tiragem: 4 mil exemplares Jaqueline Lasarete de Bem - ME Jucimara de Pauda CNPJ 06.024.399/0001-27 Rogério Moscardin Impressão Tais Basso Gráfica Primeira Página

Pensou que eu ia dar dica apenas de série Um casal de investigadores, Mireille Enos criminal??? Dançou. Para comemorar as

As informações impressas nas colunas são de responsabilidade de cada colunista. O Jornal Cidade em Foco é uma publicação feita de opiniões de cidadãos desta cidade, portanto as informações postadas no Grupo do Facebook - Cidade em Foco - Opinião do Cidadão, depois de avaliadas, são usadas como notícias, porém a responsabilidade da veracidade é por conta dos informantes.


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

23


24

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

25


26

Edição 190 - Ano 4

valor - 50,00

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016


7

Edição 190 - Ano 4

PET MANIA por Jaquelina Orlando Facebook: Cheio de Mimos

Ninguém se prepara para ter um cachorro agressivo, e a maioria dos donos de cães ficam chocados a primeira vez que vêem o seu lindo cãozinho rosnando ou tentando morder. Em praticamente todos os casos o cão dá sinais de alerta ao longo do tempo, mas estes são geralmente ignorados ou simplesmente não reconhecidos pelo que são. Um cachorro agressivo não é um cachorro mau, mas é um cachorro que precisa de ajuda para modificar o seu comportamento para ir por um caminho diferente. Para ajudar o seu cão, você precisa garantir que tenha expectativas realistas quando lidando com um cachorro agressivo. Nem todos os cães podem ser 100% curados. Em muitos casos você precisa procurar modificar o comportamento do seu cão e ajudá-lo a encontrar uma outra forma de lidar com a situação. Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com um cachorro agressivo. 1. Identifique a causa raiz da atitude agressiva. - É melhor não assumir que o cão tenha sido mal tratado de alguma forma ou que está tentando dominar a situação sendo por isso agressivo. Na maioria dos casos, a agressão ocorre porque o cão não foi socializado apropriadamente, têm questões genéticas ou não têm recebido treinamento. O comportamento agressivo precisa ser identificado. Existem muitas razões para

um cão se comportar com agressividade, e muitas vezes a agressão é uma expressão natural do cão. Um cão pode ser agressivo por reação defensiva. Pode ser agressivo por questões territoriais, medo ou uma combinação de fatores. Sem saber o que está causando o seu comportamento pode levar a um caminho de ação incorreto quando tentando corrigí-lo e você pode acidentalmente criar mais problemas que você tinha no inicio. 2. Não use confronto ou punição física - Não use confronto ou métodos de punição física para trabalhar com um cachorro agressivo. Você não irá corrigir o problema mas sim piorá-lo. Por exemplo, podemos ter um cão medroso que rosna quando uma criança se aproxima. O cão é corrigido por rosnar para a criança, e então em futuros episódios quando o cão estiver desconfortável com a aproximação da criança ele pode não mais rosnar pois teme punição. Então a criança se aproxima mais um pouco e o cachorro morde. Agora temos um cão que deixou de avisar quando se sente desconfortável e irá diretamente para a mordida. 3. Entenda seu cão - Aprenda os sinais de stress de um cão de forma que você possa entender o que o seu cão possa estar sentindo num determinado momento. Os cães apresentam muitas dicas por meio da linguagem corporal que pode expressar excitação, medo, ansiedade etc. Se você se familiarizar com como esses sinais podem parecer, você pode aprender a identificálos no seu próprio cachorro agressivo. É melhor manter um cão, especialmente um

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

27

7 Dicas para Lidar com um Cachorro Agressivo cão agressivo, em níveis de stress que ele possa tolerar de forma a poder modificar seu comportamento. 4. Não ponha outros em risco - Cuide para não colocar outras pessoas ou animais em risco quando trabalhando com o seu cachorro agressivo. Ao mesmo tempo que você quer ajudar o seu cão, não pode querer ariscar machucar outros. Por exemplo, nunca leve um cachorro não sociável a um parque para aprender como ser amigo de outros cães. Isso é assustador para adestradores quando ouvem alguém dizer que fizeram isso! 5. Treine obediência básica - Treinar obediência basica é a fundação para trabalhar com um cachorro agressivo. Isso dá uma forma de se comunicar com o seu cão e conseguir um cão que ouve o dono de forma geral. Isto ajuda muito quando ele está em modo agressivo. Adestramento não cura a agressão, mas um cão que vêm quando chamado, oferece bom contato no olhar, senta sob comando, solta quando mandado, fica num local quando pedido e sabe passear na guia têm muito mais chance de modificar seu comportamento agressivo.

numa caminhada ou tentar modê-lo quando você tentar pegar alguma coisa, procure um profissional. Não espere até que você não possa mais passear com o seu cão pelo bairro ou que ele tenha de fato mordido alguém porque é muito mais difícil corrigir um problema estabelecido do que um que esteja recém começando. É uma boa ideia consultar um profissional, especialista em adestramento positivo que tenha experiência em lidar com agressão como parte do seu primeiro passo para tratamento. Nunca fique constrangido em pedir ajuda pois agressão é uma questão séria e pode também resultar em responsabilidades judiciais. Você pode achar desafiador trabalhar com o seu cachorro agressivo inicialmente, mas todos os cães podem melhorar o seu comportamento com o tempo, paciência e as metodologias corretas. É uma experiência incrivelmente recompensadora ver o seu cão crescer, melhorar e se tornar o cão que você nunca imaginou que pudesse ter quando tudo começou.

Fonte: Como Treinar um Cão

Click da Semana:

6. Faça uso das ferramentas corretas - Se necessário use equipamentos que não ofereçam punição para o cão como por exemplo, cabresto para cães em vez de coleira tipo enforcardor. Elas também oferecem um controle muito melhor do seu cão especialmente quando inicialmente trabalhando com ele. Fique aberto a sugestões do seu adestrador e, se necessário, um veterinário especializado em comportamento canino. Eles possuem experiência com uma variedade de cães, situações e ferramentas. Você pode descobrir que o seu cão se beneficia de casacos para ansiedade canina, suplementos holísticos ou até mesmo medicamentos. Mesmo que você pense que é uma ideia que nunca possa funcionar, mantenha-se aberto e busque mais informações antes de tomar uma decisão. Você nunca sabe quais serão as melhores ferramentas para lidar com o seu cachorro agressivo. 7. Fale com um profissional - Por fim, procure ajuda de especialista tão logo perceba o problema. É sempre melhor pegar o problema logo no inicio em vez de esperar que se desenvolva em uma situação séria. Todos cães apresentam sinais no inicio. Assim que o seu cão apresentar sinais suspeitos contra estranhos, rosnar quando enxergar um cão desconhecido

Bárbara e seu amado peludinho Scott cheio de estilo.


28

Edição 190 - Ano 4

CONTA CERTA

por Taís Basso – Contadora taisbasso@uol.com.br 99170-5496 / 99994-6736

Eleições 2016: Justiça Eleitoral identifica 93 mil que doaram sem possuir renda compatível de utilização de nomes de mortos. Os dados não diferenciam contribuições financeiras e doações estimativas. Esta última ocorre quando um voluntário presta serviço ou cede algum bem ou material à campanha. Mesmo que não tenha pago pela mão de obra ou pela benesse, o candidato Para o TSE, esses casos é obrigado a registrar o valor evidenciam suspeitas de que atribuído à contribuição. algumas campanhas utilizaram Balanço do TSE mostrava CPFs de cidadãos comuns para engordar o caixa de seus candidatos. que dois terços das supostas feitas por Esta é a primeira corrida eleitoral contribuições em que empresas não podem apoiar beneficiários do Bolsa Família referiam-se a estimativas. financeiramente candidatos. No último balanço antes das eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) identificou 93 mil pessoas de baixa renda ou com ganhos incompatíveis às contribuições que fizeram para candidatos a prefeito e a vereador. Ao todo, eles teriam doado R$ 300 milhões.

O levantamento aponta para 22,4 mil inscritos no Bolsa Família que, supostamente, injetaram R$ 21,1 milhões para campanhas. Há ainda 46,7 mil desempregados que teriam contribuído com R$ 52 milhões. Um único eleitor sem emprego, conforme o mapeamento, desembolsou R$ 100 mil a um postulante a prefeito de Porto Alegre.

Ao todo, o TCU listou 12 categorias em que surgiram indícios de irregularidades, tanto por parte de doadores quanto de empresas que prestam serviço às campanhas.

O estudo, que continuará sendo feito até depois do dia da votação, é entregue semanalmente ao TSE, que o repassa ao Ministério O TSE lista também 23,8 Público e a juízes eleitorais. Cabe mil cidadãos que possuem renda aos procuradores e magistrados incompatível com o valor doado. avaliar a abertura de investigações. Juntos, teriam participado com R$ Se for comprovada a participação 227,5 milhões, sendo que 31 deles do candidato em fraudes, seu aparecem como donos de repasses registro pode ser cassado. acima de R$ 300 mil. Fiquem atentos! O material revela ainda suspeitas *****

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016


7

Edição 190 - Ano 4

CARTÓRIOS por Cecília Pacheco Registradora de Imóveis

Dando continuidade às explanações sobre a solução jurídica para regularizar as Chácaras de Lazer em Santa Rosa de Viterbo é imperioso que essa Oficial demonstre a viabilidade da regularização dos Loteamentos Clandestinos em conformidade com a Lei 11.977/09. Devemos ter em mente que o parcelamento do solo urbano previsto na Lei 6.766/19979 é diferente da regularização fundiária regulamentada pela Lei 11.977/2009. A observância da Lei 6.766/1979 é imprescindível para novos parcelamentos/ loteamentos localizados na zona urbana ou de expansão urbana. Assim, para subdividir as glebas em lotes, sob pena, inclusive, de responsabilidade civil e penal daquele que vende ou promete vender parcela de loteamento ou desmembramento sem o devido registro no Cartório de Registro de Imóveis é imprescindível seguir todo o procedimento previsto na Lei de Parcelamento do Solo Urbana. Já a regularização fundiária regulamentada pela Lei 11.977/2009 é um processo social-jurídico-econômico de transformação e objetiva legalizar a permanência de possuidores em áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a lei de parcelamento do solo, promovendo o direito social à moradia e à função social da propriedade e da cidade. A Lei 11.977/2009 definiu instrumentos específicos para a resolução das mais diversas situações urbanas existentes no Brasil, não existindo uma receita pronta para o processo de regularização em decorrência das diferentes realidades locais. A propriedade é a base do nosso sistema e a sua exploração assegura a sobrevivência da própria sociedade, submetendo-a ao princípio da função social. A Constituição exige que o direito de propriedade seja exercido nos limites dos interesses econômico e social, não sendo interessante para os particulares e muito menos para o poder público que os imóveis fiquem sem registro em decorrência dos assentamentos irregulares.

Desta forma a regularização fundiária, conforme artigo 46 da Lei nº 11.977/2009, consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao ambiente ecologicamente equilibrado. Em conformidade com a jurisprudência atual a lei supracitada prevê três espécies de regularização fundiária: regularização fundiária de interesse social; regularização fundiária de interesse específico e a regularização fundiária de loteamentos surgidos antes da Lei de Loteamentos (Lei nº 6.766/1979). A Lei 11.481/2007 prevê ainda a regularização fundiária de assentamentos em imóveis públicos, seja referido imóvel do Município, do Estado ou da União, desde que ocupado por população de baixa renda que por meio da concessão de uso especial terá garantido o seu direito à moradia. Destarte, com amparo em referida Lei 11.977/2009 as Normas de Serviço da Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo sofreram inúmeras e profundas mudanças para ajustar as exigências do parcelamento do solo urbano previsto na Lei 6.766/1979 com as regularizações fundiárias previstas na Lei 11.977/2009, sendo incluído no Capítulo XX os itens 273 e seguintes com o procedimento a ser seguido para a regularização fundiária. O Município, conforme previsão constitucional do artigo 182 da Constituição Federal é o responsável pela política de desenvolvimento urbano, sendo dele o dever de ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, garantindo o bem estar de seus habitantes, em conformidade também com a Lei Orgânica Municipal. A existência de loteamentos irregulares no território municipal acarreta danos urbanísticos e ambientais para a cidade e para a população, devendo o Poder Público zelar para evitar o seu surgimento ou, no caso de assentamento irregular, assumir a sua regularização. Desta forma, o Município é o principal agente promotor de todas as regularizações fundiárias que devam ocorrer no seu território, não obstante possa permitir e até mesmo incentivar

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

29

A VIABILIDADE DA REGULARIZAÇÃO DAS CHÁCARAS DE LAZER EM SANTA ROSA DE VITERBO PARTE 03 outros agentes legitimados a assumirem tal ônus. A Lei 11.977/2009 traz no seu artigo 50 os legitimados para promover a regularização fundiária e além do Poder Público podem ser agentes promotores da regularização os seus beneficiários, individual ou coletivamente; e as cooperativas habitacionais, associações de moradores, fundações, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público ou outras associações civis que tenham por finalidade atividades nas áreas de desenvolvimento urbano ou regularização fundiária. Ressalta-se, no entanto, que não obstante o Município seja o responsável pela regularização fundiária e deva efetivála caso os demais legitimados fiquem inertes, ele poderá e deverá fazer usos dos instrumentos legais cabíveis para se ressarcir dos gastos que tiver na regularização, visto ser a responsabilidade do loteador. Assim, caberá o ajuizamento de ação civil pública de obrigação de fazer ou não fazer contra o loteador irregular, assim como já foi ajuizada pelo Parquet; bem como a ação de reparação de danos urbanísticos e ambientais; ações cautelares nominadas ou inominadas; instituição de contribuição de melhorias, entre outros diplomas legais que possam ser utilizados objetivando o ressarcimento ao Poder Público Municipal das despesas decorrentes da regularização fundiária. A Lei 11.977/2009 delegou aos Municípios o poder legislativo complementar para editar suas leis referentes à regularização fundiária local. No entanto, se não houver Lei Municipal, a própria Lei 11.977/2009 concentra os poderes da regularização nas mãos do Prefeito Municipal, que deverá iniciar o procedimento baixando uma Portaria de instauração do procedimento de regularização fundiária, determinando as providências para o levantamento de dados e coleta de informações. Nesse diapasão, em conformidade com a Lei de Regularização Fundiária

supracitada, após a edição e promulgação da Lei Municipal que inclua as áreas a serem regularizadas na zona de expansão urbana ou de urbanização específica, será necessário que seja providenciada a seguinte documentação: 1) Decreto Municipal nomeando o presidente/coordenador do procedimento de regularização fundiária caso não tenha Lei Municipal que crie o Programa de Regularização Fundiária; 2) Reunião de todos os documentos existentes nos arquivos municipais sobre o assentamento; 3) Portaria do Prefeito Municipal instaurando o procedimento com os documentos sobre o assentamento em ordem cronológica; 4) Elaboração do Laudo Técnico pelo engenheiro municipal; 5) Elaboração do Diagnóstico Social pelo assistente social do município; 6) Elaboração do Parecer Jurídico pelo advogado municipal; 7) Emissão da Resolução de Ilegalidade a ser averbada na matrícula do imóvel; 8) Certidão de Implantação do Assentamento finalizando a primeira fase da regularização fundiária. Após a conclusão da primeira fase com a emissão da certidão de Implantação do Assentamento, inicia-se a segunda fase ainda no âmbito municipal. Na próxima semana explicaremos melhor cada uma das etapas acima e finalizaremos as explicações sobre o que o Poder Público pode e deve fazer para que possamos regularizar as Chácaras de Lazer. QUEM NÃO REGISTRA, NÃO É DONO. Garanta seus bens, bom registro a todos e ótima semana!


30

Edição 190 - Ano 4

ALTERNATIVA por André Nader nadersrv@live.com

Salve galera!!! E aí, seus amigos gays trabalham? O mercado de trabalho foi ou está receptivo? Fomentar a diversidade no ambiente de trabalho é, e sempre foi, um grande diferencial competitivo para as empresas. Embora a presença de profissionais com diferentes perfis e experiências seja visto como crucial para compreender melhor as novas demandas de mercado, ainda é um desafio propiciar um ambiente inclusivo, principalmente quando se trata do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

Nos últimos anos, as empresas multinacionais têm assumido um papel de vanguarda nesse debate e as discussões sobre o tema têm aumentado, porém medidas práticas ainda esbarram em tabus e preconceitos. Muito se fala que o processo de inclusão seria bastante acelerado se os colaboradores LGBT assumissem sua orientação sexual no ambiente de trabalho, contudo em boa parte das vezes esse comportamento não acontece em virtude do ambiente hostil que elas encontram nas organizações.

Atentas a esse cenário, grandes empresas de diferentes segmentos promovem o Fórum de Empresas e Direitos LGBT, que tem como objetivo criar condições e assegurar políticas e práticas para incluir com qualidade a população LGBT no mercado de trabalho brasileiro. Entre essas iniciativas, está a promoção de uma carta pela qual as companhias aderem a “Dez Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos Humanos LGBT”, que vão desde o engajamento da alta liderança, passam pela construção de um ambiente respeitoso e abrangem a comunicação adequada em relação a este público. A efetividade dessas ações depende de iniciativas concretas dentro das organizações. É fundamental investir na capacitação de gestores, áreas jurídicas e equipes de recrutamento, a fim de desmistificar tabus e eliminar barreiras presentes nos diferentes processos de uma corporação. Criar uma rede de embaixadores – um grupo de colaboradores com diferentes perfis, que apoiam a causa – também ajuda a formar uma massa crítica no ambiente de trabalho, contribuindo significativamente para ampliar o debate e melhorar a qualidade das relações. Outro ponto essencial é manter uma comunicação regular com os times, por meio

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Inclusão LGBT no trabalho, um processo onde todos ganham! de campanhas internas que promo- dade e no sucesso dos negócios. vam o respeito e a valorização das Somente um ambiente que resindividualidades. peita e valoriza a singularidade

das pessoas consegue atrair e reter os melhores talentos.

Se houver colaboradores que tenham que deixar “parte deles“ em casa quando forem É isso aí galera, por hoje é trabalhar, certamente haverá equipes formadas com pessoas isso. Até a semana que vem!!! menos engajadas, o que impactará diretamente na produtivi*****


7

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016

31


32

Edição 190 - Ano 4

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.