Ed188

Page 1

7

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

1

em foco SRV Sexta-feira, 16 de setembro de 2016 - Ano 4 - Edição 188 - Santa Rosa de Viterbo

Olé Brasil Santa Rosa

O FUTEBOL É MAIS QUE UM JOGO

Estética Centter é sucesso

Clientes Estética Centter do mês de setembro concorrem a uma transformação. Corte, progressiva ou selante, tintura, luzes ou ombrehair, escova modelada, pé e mão, sobrancelha de henna, buço e uma linda maquiagem. Seja cliente Estética Centter, fique linda e concorra a esse maravilhoso prêmio!

Agora você pode escolher ... Funerária Santa Rosa oferece Convênio com crematório

coluna cartórios A VIABILIDADE LEGAL DA REGULARIZAÇÃO DAS CHÁCARAS DE LAZER EM SANTA ROSA DE VITERBO


2

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


7

Edição 188 - Ano 4

COLUNA DO BEM por João de Bem jotabem@bol.com.br Facebook: João de Bem A sorte do partido mais fisiologista do Brasil é o azar do eleitor. A história se iniciou com Sarney de carona com Tancredo. Aquele “absurdo” entrou logo de cara no lugar do morto. Sorte do nortista Sarney, azar do povo. Governicho ruim aquele do muçum ensaboado nascido no Maranhão. Do banco do carona passou à direção do barco, levando o Brasil a uma série de problemas econômicos, com inflação nas nuvens. Saiu Sarney, emplacou outro coronel, dessa vez do Nordeste. Collor assumiu como o “caçador de marajás”, um jovem voluntarioso cheio de vigor, disposto a governar o Brasil apoiado pelo grande capital e a poderosa Globo que o colocou lá. De carona com ele estava Itamar, do PMDB, como vice-presidente. Itamar era uma figura emblemática no poder. De nascimento nordestino - nasceu em um navio nas costas da Bahia, registrado em Salvador. Fez carreira política em Minas Gerais. Como bom migrante aclimatado, se saiu melhor que o mineiro nato. Ficou vice comendo pelas beiradas. Collor pensou que era governo – bloqueou o saldo bancário de contas e ativos financeiros de todas as empresas e da população, limitando o saque a apenas cinquenta “mangos” por CPF, criando dificuldades para a população.

se articulou. Em pouco tempo arrumaram uma perua da Fiat – a Elba – como bomba e acenderam o estopim das ruas para explodir no colo dele. Deu no que deu – os mercenários da Câmara Federal, de plantão à época, fizeram o mesmo teatro feito com Dilma. Collor ficou sem saída. Renunciou antes da votação no Senado, para não ser cassado. Itamar assume – topetudo (de fato) foi fazendo logo o que o sistema queria. Digamos que dominou o caos – a tacada melhor foi a estabilização da moeda, com Fernando Henrique na Fazenda. A essa altura, o quarto ocupante do cargo. A maioria pensa que a ideia do Plano Real foi de FHC. Não foi. Foi de Itamar a iniciativa! FHC coordenou a equipe. Itamar se vai do governo e deixa Fernando Henrique, eleito como sucessor, a reboque do Plano Real que estava dando certo! Bom - o governo FHC foi um marco na história recente brasileira – entre acertos e erros, passou. Sofreu muitos pedidos de impeachment, mas nenhum vingou. Não houve chance para o vice governar – que seria outra tragédia. O vice era Marco Maciel, do PFL ex Arena, e atual DEM.

Veio Lula com a história da integridade moral, honestidade e Começou a cantar de galo com progresso. Governou integralmente gente poderosa – como a Globo nos dois mandatos com seu vice – e foi aí que se lascou! O sistema José de Alencar – que não entrou

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

3

OS CARONEIROS DO PMDB Temer tem dois caminhos – pode para a história, feito Sarney e Itamar, seguir o de Sarney ou o de Itamar. morrendo vice. Melhor que seja o de Itamar com Lula elegeu Dilma com Temer. atualizações necessárias ao que a No primeiro mandato o vice, economia precisa. O difícil será como ele mesmo se qualificou – aguentar a turma que o rodeia. era figura decorativa. No segundo Também difícil será com o PSDB, mandato a coisa começou a ficar cobrando funções, visando a eleição ruim para Dilma. Temer aproveitou de 2.018. a oportunidade. Viu aí a deixa que Quem sabe – como já está precisava para ocupar a cadeira da presidência da república, com 75 anos, queira fazer um definitivamente. De caroneiro ao governo exemplar, trabalhando para comando da Nação foram só alguns melhorar o Brasil. De repente pode conchavos com o PSDB de Aécio. haver uma mutação genética no Atiçaram as ruas e lá está Dilma fora DNA do peemedebista e ele queira do poleiro. Cunha, o algoz, também. ficar na história como um grande estadista! Não deu outra – mais uma vez Toda regra tem exceção. Tomara o PMDB fisiologista, oportunista, assume o governo sem o trabalho de que esse senhor das Arábias seja exceção à regra! ir às urnas!


4

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

MOVIMENTO CERTO por Isadora Verdu Fisioterapeuta CREFITO: 3/198240-F

CÃIBRAS

Cenas muito comuns durante a Copa aonde jogadores chegam ao limite de suas forças contorcendo-se após os 90 minutos de jogo. Presença constante entre os atletas, as cãibras também podem surgir quando estamos em repouso. A maioria dos grupos musculares funciona de forma voluntária, sob o nosso comando. Quando se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de cãibra. As cãibras são mais comuns em adultos do que em crianças e mais freqüentes conforme o indivíduo envelhece podendo acontecer ocasionalmente em indivíduos com sistema neuromuscular sadio ou associado a doenças específicas. As contrações usualmente se instalam nos membros inferiores podendo estar relacionada à fadiga muscular, desidratação, carência de determinados sais

minerais como potássio, cálcio e magnésio, temperaturas baixas, má circulação, algumas alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, doenças neurológicas, medicações, entre outras. Cãibras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises: Boa hidratação, exercícios de alongamento antes e após atividade física, alimentação balanceada, agasalhar-se bem em dias mais frios. Mas o que fazer quando a cãibra surge? Basta alongar o músculo em espasmo de forma oposta ao sentido da contração e massagear a área afetada com movimentos circulares para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor. Mas afinal, é câimbra ou cãibra? As duas formas estão corretas. Dica de saúde para o fim de semana: SORRIA, é a forma mais contagiosa, econômica e saudável que podemos exercitar a nossa felicidade sem riscos de fadiga muscular.

Expediente

Colaboradores

Direção Geral Jaqueline Lasarete de Bem (16) 98169.1340 - TIM (16) 99145.9920 - Claro cidadeemfocosrv@gmail.com

Adriana Tempesta André Nader Cecília Pacheco Cristina Yazbek Isadora V. de Melo Jornalista Responsável Alexandre Neri Xavier Jaquelina Orlando MTB - 26.599 João de Bem Tiragem: 4 mil exemplares Jaqueline Lasarete de Bem - ME Jucimara de Pauda CNPJ 06.024.399/0001-27 Rogério Moscardin Impressão Tais Basso Gráfica Primeira Página As informações impressas nas colunas são de responsabilidade de cada colunista. O Jornal Cidade em Foco é uma publicação feita de opiniões de cidadãos desta cidade, portanto as informações postadas no Grupo do Facebook - Cidade em Foco - Opinião do Cidadão, depois de avaliadas, são usadas como notícias, porém a responsabilidade da veracidade é por conta dos informantes.


7

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

5

O FUTEBOL É MAIS QUE UM JOGO OLÉ BRASIL - SANTA ROSA Segundo o jornalista Daniel Cassol, “o futebol não é uma questão de vida ou morte, é muito mais importante que isso!!” Claro que não estamos colocando o esporte acima de tudo que existe na vida, mas que o futebol é algo que mexe com grande parte da sociedade, disto temos certeza. Futebol são histórias de vida: Futebol são histórias de superação e decadência. É o sujeito que vende a casa e atravessa o país para ver seu time na terceira divisão. O ídolo que volta como treinador. A promessa de craque trocada por um jogo de chuteiras. É o torcedor que fica sozinho na arquibancada do estádio adversário. O que não abandona o time mesmo há duas décadas na B. O capitão do time que jogou uma final com apendicite. Quão heroico não parece aquele jogador que volta a campo com a cabeça enfaixada numa decisão? Futebol é economia: Com quantos milhões se faz um clube campeão? Na era moderna, futebol é negócio. É planejamento estratégico, marketing, receita, despesas, investimentos, parcerias, número de sócios, planos de associações, espaços publicitários. Há clubes cotados na bolsa de valores, clubes gerenciados por empresas privadas e outros que ameaçam quebrar. É o orçamento das federações. O ranking dos clubes mais valiosos. É a disputa das emissoras pelos direitos de transmissão. As agências de gerenciamento de imagens. Os agentes Fifa. Os pré-adolescentes que se submetem a tudo isso nas peneiras. Futebol é arte: É música, literatura e cinema. Existem jogadores que também são poetas, escritores, pintores e músicos. Mas os melhores são os que praticam a arte com a bola nos pés. Há um certo tempo,

um atacante que acabou morrendo no trânsito afirmou que preferia aplicar um grande drible a fazer um gol. Já um zagueiro disse preferir um carrinho cirúrgico. Futebol é elástico, carretilha, lambreta, meia-lua, chapéu, drible da vaca, chaleira, bicicleta, legítimas manifestações de arte. Futebol é turismo: É turismo e geografia. É o estádio localizado nas margens da baía ou da cordilheira. É o ponto longínquo do continente onde nosso time irá jogar. É viajar cidades, países e atravessar continentes. É gastronomia local, dentro e fora do estádio. Futebol é política: São os ditadores ou nem tanto que usam o futebol para se promover. É o país que se dobra às exigências da Fifa. É xenofobia e racismo nos estádios. É Copa do Mundo em ano de eleição. São clubes mais ou menos beneficiados por governos. É dinheiro público em estádios. Denúncias de propina. São prefeituras que bancam clubes. São dirigentes e torcedores símbolo que saem candidatos. São torcedores que tentam participar do conselho deliberativo e das direções. Há clubes democráticos e outros que parecem dirigidos por um senhor feudal. Futebol é tecnologia: É chip na bola, bolas que andam sozinhas, camisetas que enxugam suor, estádios que se movem e chuteiras biônicas. Futebol é demência: É levar o amigo morto, dentro de um caixão, para assistir à última partida do seu time do coração. Futebol é jogo: Futebol também é um jogo. São os esquemas táticos, a escalação e as substituições do treinador. É o time que volta do intervalo e vira a partida. É o maestro que leva o time nas costas. O atacante que decide no final. É volume de jogo, posse de bola, passes errados. Um time que ataca, outro que

se retranca. São dois, três ou quatro volantes de contenção. É, sobretudo, um jogo de fazer gols. Futebol é muito mais que isso, e é também diversão. Então quando foi que as televisões decretaram que futebol tem que ser somente um circo?” Futebol é sonho: Sonho de milhões de garotos. Sonhos de famílias

inteiras. Sonho de mudança de vida, de ascensão social. Sonho de ver a torcida gritando seu nome. Na escola oficial do Olé Brasil em Santa Rosa muitos garotos vivem esse sonho no dia a dia. Se você quer ter uma experiência como essa para seu filho, matricule hoje mesmo. Informações no facebook: Olé Brasil – Santa Rosa.


6

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

APRESENTAÇÃO DE DANÇA DE RUA - GRUPO “BIOARTE” INTELIGENCIA AMBIENTAL Apresenta-se neste sábado, dia 17 de setembro, às 20 horas no Centro Cultural Municipal, o grupo de dança “BIOARTE”, Inteligência Ambiental. Ficha Técnica: nos últimos três séculos houve um grande crescimento do conhecimento humano. O processo industrial e urbano aumentou a utilização dos recursos naturais, a produção de resíduos e os danos ao meio ambiente. O espetáculo busca por meio da linguagem da dança urbana BREAKING sensibilizar o público acerca dos problemas ambientais que nos afetam. Os dançarinos, através da interação com diversos objetos cênicos, gestos, movimentos, músicas, poesia e teatro, criam um espetáculo com uma proposta interdisciplinar entre diversas linguagens artísticas. O espetáculo é fruto da parceria do Circuito Cultural Paulista e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa! Mais informações (16)3954-8866.


7

Edição 188 - Ano 4

7

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

valor - 50,00

valor: 50,00

valor: 50,00

valor - 50,00


8

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

promoção de tapetes 20% de desconto

DECORAÇÃO - PRESENTES - ENXOVAIS

R. Major João G. Duarte, 324- 3954.5414


7

Edição 188 - Ano 4 valor: 50,00

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

9

valor - 50,00

valor: 50,00

valor: 50,00


10

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


7

Edição 188 - Ano 4

TECNOLOGIA por Adriana Tempesta Visual Midia

Depois de aproximadamente dois meses do sucesso explosivo de seu lançamento,Pokémon GO parece ter chegado àquele inevitável momento em que a febre de novidade e a curiosidade estão morrendo. Segundo um estudo da Slice Intelligence, o game da Niantic já perdeu cerca de 79% dos jogadores que gastaram algum dinheiro no título desde o seu pico global, em 15 de julho. Os dados são provenientes de comprovantes de transações eletrônicas. No ápice de sua popularidade, Pokémon GO tinha um faturamento total que era consideravelmente maior do que o de todos os outros jogos mobile somados – o que é um feito e tanto se considerarmos os títulos de sucesso que encabeçam a lista há algum tempo. Mesmo depois de uma queda tão grande, o game da Niantic continua sendo o mais lucrativo da atualidade. O total de gastos com jogos mobile em geral passou por um grande pico nos dois primeiros meses de Pokémon GO Em um de seus gráficos, o levantamento da Slice mostra que o total absoluto de gastos com jogos mobile passou por um grande pico nos dois meses com a chegada do game dos monstrinhos de bolso, eventualmente descendo de volta para os níveis normais. Na prática, isso provavelmente significa que boa parte dessa receita foi impulsionada por consumidores novos, que inseriram nessa área uma quantia de dinheiro que normalmente gastariam com outras coisas. Com o fim da febre, eles voltaram a deixar de gastar com títulos para smartphones.

Recuperação possível O fenômeno da queda nos gastos com o título da Niantic é algo natural, uma vez que seria inimaginável um game conseguir manter por muito tempo o nível de interesse que Pokémon GO recebeu no lançamento. O fato do jogo ter se mantido em primeiro mesmo depois das coisas esfriarem já é um feito e tanto, de forma que só podemos imaginar como os números estariam se o game tivesse saído com batalhas diretas entre treinadores e troca de pokémon, entre outras coisas. Os pokémon da segunda geração pode atrair muitos jogadores de volta quando for liberada O CEO da desenvolvedora, John Hanke, já confirmou que outras gerações das criaturinhas serão adicionadas ao título algum tempo depois que o jogo finalmente for liberado em todos os países do mundo. Com isso em mente, será necessário observar quanto dos jogadores pagantes vão voltar para Pokémon GO por conta da adição – e quanto desse público as atualizações e funcionalidades inseridas até lá conseguirão prender de maneira mais permanente. fonte: tecmundo

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

11

79% dos jogadores pagantes de Pokémon GO já abandonaram o game


12

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


7

Edição 188 - Ano 4

valor: 50,00

Coligação SD - PMN - PROS Santa Rosa de novo no coração

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

13


14

Edição 188 - Ano 4

CIDADE MELHOR

por Rogério Moscardin rogeriomoscardin@yahoo.com.br

Desafios para o próximo prefeito - edição 04 O que é plano diretor? Os prefeitos eleitos no próximo mês de outubro terão além de todos os desafios já conhecidos mais um grande fator para se preocupar. Como estabelecer o desenvolvimento do município para a próxima década – ou até mais que isso. Como já sabemos, muitos dos chefes do executivo em nossas cidades não têm a mínima noção do que os espera a partir de 01 de janeiro de 2017. Porém, nós esperamos deles as melhores iniciativas, além da criatividade para fazer diferença nos próximos anos. Para que isso ocorra, a gestão pública municipal precisa definir o plano diretor da cidade, onde estarão seus objetivos e o rumo que o município tomará no futuro. Lembre-se: não se trata de plano de campanha – é algo bem maior e mais duradouro que uma gestão.

saber aonde se quer ir. O plano diretor deverá definir o caminho a ser seguido. Um plano de verdade é a definição de um caminho a ser percorrido para que se alcance um objetivo ou um conjunto de objetivos. Esse caminho é percorrido através de ações que devem ser tomadas pelos diversos atores que participam do desenvolvimento urbano. Portanto, o plano diretor deve indicar quais são essas ações, e como elas se integram para constituir o caminho que nos leva da situação atual à situação desejada. Para a ABNT, o plano diretor é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. (ABNT, 1991)

Segundo a definição adotada pelo Estatuto das Cidades, o plano diretor deve ser um instrumento que orienta todas as ações concretas de intervenção sobre o território, independentemente do fato dessas ações serem levadas a cabo pelos indivíduos, pelas empresas, pelo setor público ou por qualquer outro Para poder planejar é preciso tipo de agente.

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O plano deve explicitar os objetivos para o desenvolvimento urbano do Município. Quando se deseja planejar algo, um elemento fundamental é poder responder à pergunta: “O que eu quero?” ou: “O que nós queremos?”. Esses objetivos não são “dados”, ou seja, não estão definidos a priori. Eles precisam ser discutidos democraticamente e consensuados de alguma maneira. A diversidade das cidades faz com que seja normal a existência de objetivos conflitantes e, por isso, discutir sobre os objetivos pode ajudar a encontrar soluções que contemplem mais de um ponto de vista. Através do estabelecimento de

princípios, diretrizes e normas, o plano deve fornecer orientações para as ações que, de alguma maneira, influenciam no desenvolvimento urbano. Essas ações podem ser desde a abertura de uma nova avenida, até a construção de uma nova residência, ou a implantação de uma estação de tratamento de esgoto, ou a reurbanização de uma favela. Essas ações, no seu conjunto, definem o desenvolvimento da cidade, portanto é necessário que elas sejam orientadas segundo uma estratégia mais ampla, para que todas possam trabalhar (na medida do possível) em conjunto na direção dos objetivos consensuados. **


7

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

77 Coligação SD - PMN - PROS - Santa Rosa de novo no coração

valor - 50,00

15


16

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


7

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

17


18

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

valor: 50,00

Contagem regressiva para a primavera!! A TUA CARA espera por você na estação mais bonita do ano com uma linda coleção!! Na TUA CARA todo dia é dia de se sentir linda. Av. Presidente Vargas, 70 - Fone: 3954.3513


7

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

CULINÁRIA por Cristina Yasbek

Bolo de Arroz Cru

Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz cru 1 pote de iogurte natural 170ml 3/4 xícara (chá) de óleo 4 ovos 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 50g de coco seco ralado 50g de queijo parmesão ralado de boa qualidade 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo: Coloque o arroz de molho, em água até cobrir por (3 horas horas). Escorra a água e coloque o arroz no liquidificador junto com o iogurte e o óleo. Bata bem. Junte os ovos e o açúcar e bata novamente. Acrescentade o restante dos ingredientes e bata bem. Deixe o fermento por último e dê uma rápida batidinha. Despeje em forma untada e polvilhada e leve ao forno até ficar moreninho e ao enfiar um palito ele saia seco (sem massa).

Atendemos a região

19


20

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


7 CNPJ: 25.387.541/0001-45

Edição 188 - Ano 4 VALOR: R$ 50,00

A ESPERANÇA É VERDE UMA CHANCE À COMPETÊNCIA - VIVA SANTA ROSA

VEREADOR

MARINHO TITARELLI 43 TADEU

43143 COLIGAÇÃO PV

PREFEITO

CICOLANI VICE FABINHO DA AUTO ESCOLA

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016 VALOR: R$ 50,00

21


22

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

CULINÁRIA CULTURA EM PAUTA Jucimara Pauda Jornalista e pedagoga Redes sociais: Facebook: www.facebook.com/livrossemfrecura Youtube: Livro sem frescura Twitter: twitter.com/Pauda0505 Instagram: instagram.com/juci_livrosemfrescura Blog: jusemfrescura.blogspot.com.br e-mail: jucimarapauda@gmail.com

Pensamento do dia: “Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.” (Mário Quintana)

Um amigo que tem cerca de 70 anos, não é milionário, mas vive com certo conforto, vive com namoradas com metade da idade dele. Sabe o por quê? “Eu me sinto ‘macho’ quando saio na rua de mãos dadas com elas e todo mundo olha. Eu me sinto poderoso”, afirma.

O assunto hoje é vovôs milionários e seus amores. O que significa esta frase? Será que estes senhores que resolvem casar com meninas que têm idades para serem suas netas as amam de verdade ou querem apenas exibir um troféu para os amigos? Por que muitas vezes ficamos pensando que a mocinha em questão é a interesseira? Mas e este vovô, quem é ele? Geralmente, um milionário que se dispõe a circular com esta jovem a tiracolo em todas as festas.

Oportunidade Acabou a espera! Foi publicado no Diário Oficial da União o edital do aguardado concurso para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo .Candidatos ao cargo de técnico judiciário deverão possuir nível médio completo e receberão remuneração inicial de R$ 5.934,15. Já para o cargo de analista judiciário que tem como requisito o nível superior na área de atuação o inicial da categoria é de R$ 9.736,27. Os interessados deverão se inscrever no site da Fundação Carlos Chagas, http://www.concursosfcc.com. br responsável pelo concurso, no período de 12 de setembro a 11 de novembro de 2016. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 para técnico e R$ 85,00 para analista.

A Literatura e a vida real Agora, vamos à Literatura. Os livros têm casos famosos de homens mais velhos com jovens, um deles, é Lolita de Vladimir Nabokov, que narra a obsessão de um homem de meia idade por uma pré-adolescente. Ele é um professor frustrado que se apaixona pela menina geniosa e vai fazer de tudo para ficar perto dela, até casar-se com a mãe da garota. Um clássico da literatura que foi adaptado para o cinema.

Cathy Schmitz, de 25 anos, se casou com Richard Lugner, de 82

Bernie Ecclestone é casado com a brasileira Fabiana Flosi, 46 anos mais jovem

O que dizer, meninas e meninos? Como sempre, eu pergunto: Quem está usando quem? O vovô milionário está se aproveitando da jovem linda? Ou a jovem linda está tirando proveito do dinheiro do vovô milionário?

Se você optar pelo filme, indicação para o final de semana, veja o drama-humor negro britânicoestadunidense de 1962 que foi dirigido por Stanley Kubrick e trouxe James Mason como Humbert Humbert e Sue Lyon como Lolita. Esta é a dica. Aproveitem. Paz e beijos.


7

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

23

Clientes Estética Centter do mês de setembro concorrem a uma transformação Corte, progressiva ou selante, tintura, luzes ou ombrehair, escova modelada, pé e mão, sobrancelha de henna, buço e uma linda maquiagem. Seja cliente Estética Centter e fique linda! Tatiana Custodio e Leandro Rosa Make e Penteados Noivas e Madrinhas Cortes e químicas em geral Especialista em loiros e em tendência da estação Whats 99465-7433 \ 99127-3710

Cris Ribeiro Designer de sobrancelhas Depilação feminino e masculino Estética facial e corporal Massagem relaxante Em breve bronzeamento natural Whats 99147-3741

Esmalteria Daniela Bianchini Serviços de manicuração das unhas Tratamentos para unhas Adesivos e jóias Unhas artísticas A beleza da mulher começa pela ponta dos dedos Whats 99185-3649

Boutique Festas Cassia e Alessandra Pretel Decorações de festas em geral Elaboração em programação de eventos Kits completos para sua festa Confraternização de empresas Whats 99455-3639 Agora o Estética Center conta com pacotes para dia de noivas e madrinhas !!!! Novo endereço: Rua Mato Grosso, 32 esquina com a Avenida Presidente Vargas Fone (16) 3954-7900 \ 99127-3710

Festas

Cabelos e Make

Estética

Esmalteria Trabalhos concluidos Tati Custódio


24

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


7

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

25


26

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


7

Edição 188 - Ano 4

PET MANIA por Jaquelina Orlando Facebook: Cheio de Mimos (um Shih Tzu de 3 anos).

HIPERTERMIA – SEU CACHORRO COM MUITO, MUITO CALOR! A hipertermia é caracterizada pelo aumento excessivo da temperatura corporal do cachorro. Cuidado: ela pode levar à óbito.

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Entre outras coisas a hipertermia pode causar:

Uma reportagem da tv Record mostrou a dor e o sofrimento de uma mulher em Belém do Pará. Ela perdeu dois cãezinhos, mortos dentro do carro de transporte do pet shop – eles foram esquecidos lá, e entre outras Por isso a importância do coisas podem ter morrido sufocados conhecimento. De se evitar um ou por hipertermia. Lamentável! quadro desses ou, na pior das hipóteses, de se saber como remediar Na reportagem mostrada pela a situação. tv Record, a advogada Luzilda Gonçalvez perdeu, em um só dia, a Aliás, antes de mais nada, você companhia dos dois filhos, como ela sabia que cães braquicefálicos são mesma chamava os pets Spinner predispostos a terem hipertermia e (um Yorkshire de 8 anos) e Blanc corre maiores riscos.

Use toalhas molhadas ou um borrifador de água para resfria-lo

Dê-lhe água, mas não em excesso para que não vomite

Acalme-o com carinhos

Não dê alimentos

Leve o animal o mais rápido possível ao veterinário

3. Convulsão

4. Parada cardíaca A dor é tamanha na casa da advogada que, temporariamente, ela buscou refúgio na casa de sua mãe. 5. Perda de consciência Ficar na sua própria residência, sem os animais, é muito doloroso – ela 6. Óbito diz. Acontece que muita gente não pensa na possibilidade mas, indefeso, o animal pode desenvolver hipertermia ou ficar sufocado e morrer dentro do carro, sem que ninguém veja, o que parece ter sido o caso registrado pelo Domingo Espetacular, da tv Record. No entanto, não pense que esse é um caso isolado. Se pesquisada, a morte de animais assim é recorrente no Brasil, um país de clima quente. Triste…

ventilado e fresco.

1. Prostação 2. Edema pulmonar

7. Tristeza. Muita tristeza. A SUA. Algumas das causas frequentes de hipertermia são: 

Exposição a altas temperaturas

Excesso de exercícios físicos

27

Numa suspeita de um quadro de hipertemia é indispensável a avaliação de um veterinário. Muitos animais sofrem problemas em vários órgãos, ou mesmo morrem, pela falta devida de cuidados. Isso porque a principal causa da morte não é a hipertermia em si, mas os danos renais e cerebrais.

Prevenção: 

Obesidade

Alguns dos sintomas que podem ser observados: 

O animal fica ofegante

Língua muito vermelha, assim como a parte interna das orelhas

O cachorro fica fraco

Andar cambaleante

Salivação em abundância

Confusão mental

Olhar vidrado

Convulsões

Vômito

Diarréia

Uma maneira de você ajudar seu cão a diminuir a possibilidade de hipertermia é efetuar tosas e banhos freqüentes, que ajudam a diminuir o risco. Outros procedimentos simples são mantê-lo hidratado, com água abundante e com um local à sombra onde possa descansar. Atenção: deixar o animal trancado dentro de um carro, ainda que por pouco tempo, num dia ensolarado ou muito seco, é um crime! Fonte: Animale.

Click da Semana:

O que fazer: 

Coloque o animal num lugar Cintia e seu amado peludinho Thor.


28

Edição 188 - Ano 4

CONTA CERTA

por Taís Basso – Contadora taisbasso@uol.com.br 99170-5496 / 99994-6736

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE*

Toda empresa deseja crescer no mercado, mas para alcançar o sucesso, precisam de um planejamento adequado. Para que isso ocorra é necessário que a empresa elabore estratégias para que as metas e os objetivos sejam satisfatoriamente alcançados. Planejamento de mercado, estratégias de marketing e aplicação de métodos eficazes de negociações são temas que devem ser aprofundados e analisados pelas empresas que desejam manter a sua competitividade no mercado. O Planejamento Estratégico é apontado como uma ferramenta de gestão, sendo um dos pontos essenciais para adequar problemas encontrados nas organizações. Ele aponta as medidas positivas que uma empresa deve tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. Para se elaborar um bom planejamento estratégico a empresa precisa conhecer e utilizar seus pontos fortes, conhecer eliminar ou adequar seus pontos fracos, conhecer e usufruir suas oportunidades externas e conhecer e evitar as ameaças. Contudo, o grande desafio das empresas não é montar um planejamento estratégico, embora muitas empresas de diversos segmentos não possuam uma

prática sistematizada de formulação das estratégias a partir de uma Visão definida, com uma estruturação lógica e interligada em todos os níveis de atividades da organização. O que pode determinar grande parte do sucesso de uma administração é a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente, antecipando-se aos seus concorrentes. O gestor que sabe utilizar esses instrumentos de planejamento de forma coerente, adaptando-os a essa realidade e às suas necessidades, pode então obter uma excelente arma competitiva. O problema da pequena empresa é a falta de competência para dominar todas as etapas da cadeia de valor, além da própria capacidade de gestão de todas as suas etapas. Também é muito improvável que economicamente uma pequena empresa possa dominar todas as funções da cadeia produtiva. Sabe-se que 80% dos problemas apresentados nas pequenas empresas são de natureza estratégica e apenas 20% resultam na insuficiência de recursos. Nota-se que a grande questão para o aumento da competitividade e sobrevivência das empresas se relaciona à estratégia. Portanto fica claro que nos dias atuais os desafios enfrentados pelas pequenas empresas são inúmeros e que para vencê-los, a pequena empresa necessita de um planejamento estratégico bem definido. Conhecer todas as oportunidades e ameaças que cercam a empresa é de fundamental importância para que sejam definidas as estratégias necessárias para o sucesso da organização. Portal Administradores*

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


7

Edição 188 - Ano 4

CARTÓRIOS por Cecília Pacheco Registradora de Imóveis para a aquisição dos imóveis. Temos desde pessoas com Chácaras avaliadas em um milhão de reais, até outras bem mais modestas, sendo que muitas servem não apenas como lazer, mas também como moradia.

A VIABILIDADE LEGAL DA REGULARIZAÇÃO DAS CHÁCARAS DE LAZER EM SANTA ROSA PARTE 01 A propriedade é a base do nosso sistema e a sua exploração assegura a sobrevivência da própria sociedade, submetendo-a ao princípio da função social. Há duas semanas o assunto das ações civis públicas impetradas contra vários Santa Rosenses eclodiu na cidade. Nas rodas de amigos não se fala em outra coisa, intercalado claro com a boa e velha política. Mas afinal, qual o motivo de tantas ações? Há anos todos convivem com um problema social em Santa Rosa de Viterbo que são as famosas Chácaras, também conhecidas como Chácaras de Lazer. Algumas existem desde antes da famosa Lei 6.766/79 que regulamenta o parcelamento do solo urbano e outras são mais recentes, mas todas possuem um ou mais proprietários que investiram

Mas o que está errado se as pessoas compraram, pagaram, muitas tem até escritura e registro. Por que está irregular? Vamos ter que dar explicações um pouco complexas para demostrar quais os problemas foram gerados com a implantação das Chácaras sem a observância legal, mas especialmente vamos demonstrar a viabilidade jurídica de regularizarmos, desde que todos os poderes públicos se unam pelo registro, já que a possibilidade legal existe. Estamos aqui com um conflito de direitos garantidos constitucionalmente, mas que podem ser ponderados e ajustados em prol da sociedade e da cidade de Santa Rosa de Viterbo. Vou tentar ser o menos técnica possível nas colocações, pois meu objetivo é fazer chegar as explicações no maior número de pessoas. A Lei que regulamenta o parcelamento do solo rural no Brasil proíbe o fracionamento do solo rural abaixo da fração mínima de parcelamento. Em Santa Rosa, conforme determina o Incra, a fração mínima de parcelamento rural é de 4 módulos rurais, o que corresponde a 20.000 metros quadrados o mínimo que deve ter cada gleba e cada matrícula para que seja regularmente emitido o CCIR - Cadastro de Certificado de Imóvel Rural. Acontece que para adquirir e manter 20.000 metros quadrados muitos não queriam ou não podiam, seja pelo tamanho, pela despesa, enfim, uma série de razões que não cabe serem aqui discutidas. O certo é que existiu a demanda pela aquisição das Chácaras de Lazer e os adquirentes assim o fizeram, através da chamada compra de fração ideal, o que é

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

permitido pelo Código Civil Brasileiro. Desta forma as pessoas que queriam Chácaras em determinada localidade se uniram e compraram o imóvel rural, cada uma ficando com uma fração ideal da gleba, permanecendo os adquirentes em condomínio. Acontece que esses adquirentes, na realidade, queriam montar suas Chácaras, com área certa e determinada; e dessa forma dividiram de fato a terra adquirida em condomínio e localizada na zona rural, colocando muros, cercas, ou qualquer outra espécie divisória para delimitar cada um sua área. Justamente aqui ocorreu o problema, já que como o Incra não emite o CCIR para glebas menores de 20.000 metros quadrados, todos que dividiram a terra em metragem abaixo dessa medida se tornaram irregulares e o Promotor de Justiça, como fiscal da Lei, tem a obrigação legal de, verificando a irregularidade, exigir que sejam adotadas as medidas necessárias para a regularização, ou na impossibilidade, que sejam desmanchadas as chácaras, e assim ele o fez. Mas e agora, essas áreas parceladas irregularmente e que de fato são as Chácaras de Lazer, elas continuam sendo imóveis rurais ou são imóveis urbanos, apesar de se encontrarem na área rural? A Lei Federal nº 4.504/64 (Estatuto da Terra), no artigo 4º inciso I, conceitua imóvel rural como sendo o prédio rústico, de área contínua qualquer que seja a sua localização que se destina à exploração extrativa agrícola, pecuária ou agroindustrial, quer através de planos públicos de valorização, quer através de iniciativa privada. O Decreto Federal nº 59.428/66, que regulamenta o Estatuto da Terra, define em seu artigo 93 o imóvel rural como sendo o prédio rústico de área contínua, localizado em perímetro urbano ou rural dos Municípios, que se destine a exploração extrativa, agrícola, pecuária ou agroindustrial, através de planos públicos ou particulares de valoração. Nesse diapasão, a Lei Federal nº 8.629/93 (Lei de Reforma Agrária) manteve o conceito de imóvel rural,

29

como sendo o prédio rústico de área contínua, qualquer que seja a sua localização, que se destine ou possa se destinar à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial. Segundo o Professor Toshio Mukai, “tem se concluído daí, por exclusão, que os imóveis não enquadrados nessas características, independente de sua localização, se no meio urbano ou rural, são urbanos. Na sistemática legal brasileira, o critério geotopográfico, como diferenciador da divisão dos imóveis em rurais ou urbanos, cede lugar ao critério teleológico ou finalístico”. A zona rural, portanto, é constituída por imóveis destinados a fins rurais. Temos por exclusão, o conceito de imóvel urbano, ou seja, todos os imóveis que não são destinados à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial são considerados como imóvel urbano. Assim temos nos Municípios a zona urbana, a zona de expansão urbana, que é a área reservada para o crescimento das cidades e vilas, adjacente a zona urbana e temos também a zona de urbanização específica, que está relacionada à possibilidade de serem exercidas atividades tipicamente urbanas em determinado terreno da cidade, isolado, separado, não contíguo às demais zonas urbanas do Município, como é o caso das Chácaras de Lazer que não obstante estejam localizadas na zona rural de Santa Rosa de Viterbo perderam a destinação rural e passaram a ter destinação urbana. Na próxima semana continuaremos explicando o que o Poder Público pode e deve fazer para que possamos regularizar as Chácaras de Lazer e também daremos um passo a passo para a necessária regularização.

QUEM NÃO REGISTRA, NÃO É DONO. Garanta seus bens, bom registro a todos e ótima semana!


30

Edição 188 - Ano 4

ALTERNATIVA por André Nader nadersrv@live.com

A saga da doação... Parecendo novela mexicana! Salve pessoal!!! Todo mundo se lembra da novela que tem sido a doação de sangue por homossexuais, né? O mais engraçado é que fazem essas leis como se heterossexuais também não transmitissem doenças, mas enfim...

Rodrigo Janot, autor do parecer, afirma que a proibição é baseada no fato de que a transmissão do vírus HIV é mais frequente na prática do sexo anal. Porém, Janot ressalta que a prática não está limitada a homens homossexuais, sendo também comum na vida de pessoas com outras orientações sexuais.

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Nacional de Vigilância Sanitária afirma que se baseia em evidências epidemiológicas e técnico-científicas e seu objetivo é proteger o interesse coletivo para garantir a maior segurança do sangue doado. A Advocacia-Geral da União também se manifestou e disse que as normas não estigmatizam um grupo específico de pessoas, mas que apenas reconhecem e normatizam comportamentos de risco associados a possibilidade de infecção por doenças transmissíveis por doação de sangue.

DPVAT. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manteve a sentença que obriga a Superintendência de Seguros Privados (Susep) a pagar indenização do seguro DPVAT ao companheiro sobrevivente na hipótese de falecimento do parceiro homossexual. Após ação do Ministério Público Federal, casais gays deverão ter os mesmos direitos já garantidos aos heterossexuais nos casos de morte cobertos pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Por outro lado, tem notícia boa Por hoje é isso pessoal, ótimo também: casais homossexuais têm Além disso, o procurador afirma reconhecido o direito ao seguro final de semana e até a próxima! que o Estado não toma nenhuma outra iniciativa menos danosa para assegurar a segurança do sangue doado. “Os dispositivos nem mencionam o uso de preservativo em relações sexuais como critério de seleção de doadores de sangue, método com maior eficácia para evitar contágio de AIDS e demais DSTs. No caso de homens heterossexuais, basta para sua habilitação que tenham feito sexo com parceira fixa nos 12 meses anteriores à doação, ainda que sem uso de preservativos”, afirma. Para Janot, o constituinte, com base na dignidade do ser humano, dedicou-se à erradicação de práticas discriminatórias. “Ao Estado de Direito não cabe, sob pena de afastarse de seu centro de identidade, impor restrições desarrazoadas à autodeterminação da pessoa em aspecto essencial como é a liberdade de orientação sexual”, opina Janot.

Impedir que homens que tenham tido relações sexuais homossexuais nos últimos 12 meses doem sangue é uma atitude discriminatória e inconstitucional. É o que defende o Ministério Público Federal em parecer destinado ao Supremo Tribunal Federal, que julga ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Partido Socialista A ação do PSB foi elaborada Brasileiro. A sigla quer acabar com as restrições impostas a homens pelo advogado Rafael Carneiro, do homossexuais para doação de Carneiros Advogados. sangue. A Anvisa, o Ministério Favoráveis a proibição da Saúde e a União são contra a A proibição foi imposta por derrubada da regra. portaria do Ministério da Saúde e O procurador-geral da República, resolução da Anvisa. A Agência


7

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

31


32

Edição 188 - Ano 4

Sexta-feira, 16 de setembro de 2016


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.