Cidade206

Page 1

7

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

1

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 - Ano 5 - Edição 206 - Santa Rosa de Viterbo / São Simão / Cajuru / Tambaú

Municípios renovam convênios com Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado

Carnaval no Clube de Campo de Santa Rosa de Viterbo (16) 3954.1108

Escolinha Municipal de Vereador Marinho recebe Deputado Futsal de Tambaú vence a primeira Chico Sardelli na Câmara partida do ano com a Sub13


2

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


7

Edição 206 - Ano 5

COLUNA DO BEM por João de Bem jotabem@bol.com.br Facebook: João de Bem vando a cada dia para extrair um pouco mais do meio circulante representado por humildes e crédulos cidadãos que doam até o que não possuem a uma leva de assaltantes, encastelados em templos suntuosos.

Legalmente no Brasil há uma brutalidade sem limites no sistema financeiro. Os quatro maiores bancos detém mais de 74% dos ativos financeiros do país. Lá estão – o Banco do Brasil, O Bradesco, o Itaú e a Caixa Econômica Federal. Tamanha concentração e a farra com as taxas de juros obrigam o sistema produtivo e os tomadores particulares a se submeterem ao achaque para poder respirar. A cada operação os monstros contraem mais os músculos da vítima asfixiando lentamente. O mesmo acontece com o governo – os grandes vilões emprestam dinheiro em gigantes operações para tapar buraco nas contas oficiais. Quem paga a conta? Os mesmos tomadores privados – empresários e pessoas físicas que pagam impostos. O problema está em que os parasitas não param de multiplicar-se e os hospedeiros pagantes estão se exaurindo em termos de recursos para sobrevivência pacífica. Os valores da democracia estão se invertendo – ao invés de os governantes trabalharem para administrar recursos de impostos em benefício da população, é o povo que trabalha para manter uma corja de profissionais do achaque no poder, corja essa que se multiplica a olhos vistos, criando mecanismos em armas oficiais para extorquir “legalmente” o dinheiro do forçado contribuinte. Além desses vem aí as incontáveis modalidades de extorsão “divina” ino-

Como se não bastasse, as quadrilhas “ilegais” representadas pelo crime organizado se agigantam diante de um país institucionalmente debilitado no combate aos marginais, que em época de crise econômica engrossam suas fileiras com o ingresso de trabalhadores desempregados, vítimas da oligarquização do estado e consequente incompetência na condução de um estado democrático de direito. Os arautos da receita inventaram uma nova modalidade para extorsão – agora se utilizam do mecanismo de protesto em cartório, de impostos e tributos! Quantas empresas estão com a língua de fora tentando manter o dia a dia empresarial, com um fluxo de caixa apertadíssimo para compra de matéria

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

3

MODALIDADES OFICIAIS DE EXTORSÃO

Não é a atoa que a projeção para o país dos bananas, em termos de desemprego, é a mais alta do mundo. Segundo estudos recentes de um organismo internacional, dentre três desempregados pelo mundo, um será brasileiro!

De político profissional não se espera além da inteligência de uma ameba. E o povo inculto, iletrado, alienado, humilde, mal dormido e desempregado sustenta as amebas no poder – que não se fazem de rogados – produzem carnavais por motivos políticos, mesmo que essa população esteja passando dificuldades existenciais, se esgueirando pela honestidade para poder sustentar-se fisicamente e honrar a família. Esses canalhas praticantes do populismo jamais terão lampejos de competência para gerir recursos públicos, hoje extorquidos de toda a sociedade ainda economicamente ativa, que decresce na medida e que a extorsão aumenta!

E vem aí o carnaval – o ópio do povo – com contas negativas, prefeituras na miséria, extorquindo dinheiro da população, prefeitos inconsequentes, populistas e irresponsáveis vão agradar seu eleitorado promovendo o evento festivo com dinheiro que deveria ser mais bem aplicado – em serviços essenciais a manutenção da vida do contribuinte.

Os papéis se inverteram – criaram-se mecanismos para beneficiar quem está com o poder, poder esse que deveria ser competente na administração dos recursos, mas que só faz extrair mais da população impotente, avolumando os gastos com servidores e cupinchas, maioria de parasitas sem um mínimo de competência para gerir a coisa pública!

prima, pagamento de energia e insumos, salários e demais compromissos operacionais, dependendo de crédito com fornecedores e também dando prazo para clientes, vêm esses filhos da pátria que nada produzem e pouco fazem para ajudar a economia a crescer, cerceando o que restava ao empresário – o crédito – sujando o nome no Serasa com protestos insanos!

Expediente: Direção Geral Jaqueline L. de Bem contato - (16)98169.1340 - Tim contato - (16)99145.9920 - Claro email - cidadeemfocosrv@gmail.com Jornalista responsável: Alexandre Xavier - MTB: 26.599 Tiragem: 4 mil exemplares Jaqueline Lasarete de Bem - ME CNPJ: 06.024.399/0001-27 Impressão: - Gráfica Primeira Página Colaboradores: Adriana Tempesta - Tecnologia André Nader - Diversidade Cecília Pacheco - Cartórios Cristina Yasbek - Culinária Humberto Figueiredo - Segurança Isadora V. de Melo - Movimento Certo Jaquelina Orlando - Pet Mania João de Bem - Coluna do Bem Jucimara Pauda - Cultura em Pauta Mario Feitosa - Discordância Rogério Moscardin - Cidade Melhor Tais Basso - Conta Certa A opinião dos colunistas não representa, necessáriamente, a opinião do jornal.


4

Edição 206 - Ano 5

MOMENTO REFLEXÃO

Ouçamos atentos “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça.” – Jesus (Mateus, 6:33.)

Apesar de todos os esclarecimentos do Evangelho, os discípulos encontram dificuldade para equilibrarem, convenientemente, a bússola do coração. Recorre-se à fé, na sede de paz espiritual, no anseio da luz, na pesquisa da solução aos problemas graves do destino. Todavia, antes de tudo, o aprendiz costuma procurar a realização dos próprios caprichos; o predomínio das opiniões que lhe são peculiares; a subordinação de outrem aos seus pontos de vista; a submissão dos demais à força direta ou indireta de que é portador; a consideração alheia ao seu modo de ser; a imposição de sua autoridade personalíssima; os caminhos mais agradáveis; as comodidades fáceis do dia que passa; as respostas favoráveis aos seus intentos e a plena satisfação própria no imediatismo vulgar. Raros aceitam as condições do discipulado. Em geral, recusam o título de seguidores do Mestre. Querem ser favoritos de Deus. Conhecemos, no entanto, a natureza humana, da qual ainda somos partícipes, não obstante a posição de espíritos desencarnados. E sabemos que a vida burilará todas as criaturas nas águas lustrais da experiência. Lutaremos, sofreremos e aprenderemos, nas variadas esferas de luta evolutiva e redentora. Considerando, porém, a extensão das bênçãos que nos felicitam a estrada, acreditamos seria útil à nossa felicidade e equilíbrio permanentes ouvir, com atenção, as palavras do Senhor: “Buscai primeiro o ”Reino de Deus e sua Justiça.”

Emmanuel

Página extraída do livro “Vinha de Luz” – Psicografia de Chico Xavier.

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


7

Edição 206 - Ano 5

Discordância Mario Feitosa - Um baixista, um baixo, p... baixo, um poeta, escritor, compositor, aristotélico, o cara da TI, factótum, "barbieri di Siviglia", exmarido, ex-vocalista, ex-religioso, enfim, um ex-quisito. Me decifra ou te devoro, tal Caetano!... Leia mais em www. covildadiscordia.com.br/author/mariofeitosa/ © Covil da Discórdia

CICATRIZES Não passam de marcas impressas. São páginas escritas de andares passados. Cicatrizes são textos em braile, gravados na carne. Só… Carregar cicatrizes, no mundo que exige beleza, é condenação. Condena-se o “cicatrizado” a envergonhar-se delas.

Deixar curar. A realidade é tatuadora. Ela escolhe o desenho… Carrego, com imenso prazer, inúmeras cicatrizes no rosto, algumas nas mãos, outras pelo corpo, muitas nas pernas… Sinal que andei, andei e andei. Sinal que fracassei incontáveis vezes, mas sigo aqui, firme e forte, envelhecido e endurecido por cada uma delas.

Só esquecem de entender que as cicatrizes Tenho, ainda, o prasão impressões de paszer de hastear cicatrizes sados vividos. internas, que nunca imAqueles que nunca levantaram- primiram nada na minha -se de seus repousos não exibem cicarne, mas sangraram catrizes. Cicatrizes são resultado de vidas igualmente. vividas, experiências adquiridas, dores sofridas. No mundo onde o belo é o tenro; A qualquer um é possível uma no mundo onde adultos infantes são tatuagem. Tatuagens dizem o que se senhores, gosto de representar um queria, quando se queria, pelo preço retalho. Ninguém empataria as guerque o tatuador tiver querido cobrar. ras, e, mesmo assim, aqui estou eu, mais duro e mais ereto do que nunca! Não as cicatrizes… Se tiver cicatrizes, eu te imploro: nunca esconda! Exiba! São a prova O preço de uma cicatriz não se de que você resiste ao tempo, à dor, paga em dinheiro. Paga-se em san- ao sangue, às lutas, cortes, resiste à morte. gue. Ela é a bandeira da sobrevivência, da supervivência, resultado da Cicatrizados, todos: vivência. Viver, arriscar, cair e levantar. somos invencíveis!

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

5


6

Edição 206 - Ano 5

TECNOLOGIA

por Adriana Tempesta Visual Midia

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Correios vão virar operadora de celular a partir de fevereiro

A partir de fevereiro deste ano, o Brasil ganhará uma nova operadora de telefonia celular: os Correios. Sim, a estatal terá uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), que mira o público das classes C e D e aposta na alta capilaridade dos serviços da empresa, com 12 mil agências, para alavancar a distribuição. O plano vem de longa data. O primeiro registro de que os Correios tinham o interesse em tornar-se uma MVNO é de 2014, com a autorização do Ministério das Comunicações para que a empresa começasse a operar dessa forma. A proposta é aproveitar a força da marca dos Correios para alcançar 1 milhão de usuários até o fim do ano. Como MVNO, os Correios não terão infraestrutura própria. A estatal fechou acordo com a empresa EUTV, também conhecida pelo nome fantasia Surf Telecom, para prestação do serviço. Curiosamente, a Surf também é uma MVNO, que usa a infraestrutura da TIM para operar nacionalmente. Os

Correios

simplicidade e clareza na forma como prestam seu serviço. Uma pesquisa da empresa diz que a maioria do público não confia nas companhias, e que não vê clareza sobre como seus créditos são gastos. O objetivo é deixar muito claro quantos gigabytes de dados, quantos prometem minutos de chamadas e quantas

mensagens SMS estão inclusas A ideia inicialmente é vender no plano contratado. apenas planos pré-pagos, e tanto os chips quanto as recargas A empresa também aposta poderão ser comprados nas em sua marca, vista como uma agências pelo Brasil. Mais das instituições mais confiáveis detalhes devem ser revelados do Brasil, ao lado da família em fevereiro, quando ocorrerá e do Corpo de Bombeiros, de o lançamento do serviço. acordo com Ara Minassian, coordenador do projeto. fonte: olhardigital


7

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

7


8

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


7

Edição 206 - Ano 5

Atendemos a região

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

9


10

Edição 206 - Ano 5

CIDADE MELHOR

Rogério Moscardin rogeriomoscardin@yahoo.com.br

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Como será a primeira cidade

100%

sustentável do planeta? Por enquanto, Masdar (fonte, em árabe) é apenas um canteiro de obras em torno de seis prédios e uma universidade, mas, até 2030, quando ficar pronta, seus 6 km² abrigarão 40 mil pessoas e apenas empresas não poluidoras.

e só circularão no subsolo. Por meio de totens eletrônicos, qualquer um poderá solicitar um carro para até quatro pessoas. Aí, é só digitar o endereço de destino no computador de bordo. Haverá também transporte coletivo em trilho suspenso, com partidas rumo a Abu Dhabi a cada meia hora.

estudantes de 39 países (incluindo brasileiros).

Polo corporativo

Prédios espertos

Uma das razões para os Emirados construírem Masdar é “limpar a consciência”.

Até a arquitetura dos prédios Atualmente, o país depende é controlada. Eles terão design muito do petróleo abundante em inteligente, altura máxima de 40 seu território e tem uma das maiores metros e painéis solares no telhado. taxas per capita de consumo de energia. O custo do projeto será de Elementos estruturais como cerca de US$ 22 bilhões. madeira certificada e paredes duplas A cidade pretende atrair até Quem planeja uma cidade do zero facilitarão o isolamento térmico. 1.500 empresas sustentáveis com tem a vantagem de poder “mexer” Serão abastecidos com água do um pacote de incentivos. General nos seus elementos climáticos. Para mar da Arábia dessalinizada, Electric, Mitsubishi e Siemens já aproveitar a brisa do deserto, reaproveitada após o uso. estão confirmadas.

Vá pela sombra

Movida a sol e vento

Como a região recebe quase 12 horas diárias de sol, usinas solares com imensos painéis foram distribuídas estrategicamente ao redor do empreendimento. Uma torre de energia eólica de 45 m (o equivalente a um prédio de 15 andares) captará as correntes de ar frio e também informará aos moradores a quantidade de energia consumida no dia.

Masdar será erguida sobre uma elevação de 7 metros. E, para evitar a incidência do sol escaldante da região, as ruas serão estreitas, potencializando a canalização do vento e a formação de sombras.

Projeto com grife

A terra há de comer

O projeto urbanístico, Masdar já recicla 86% dos encabeçado pelo famoso arquiteto resíduos da própria construção. A Coração e cérebro: A obra está inglês Norman Foster, inclui estações madeira é picada e aplicada em áreas crescendo em torno do Instituto de de tratamento de água e esgoto e ajardinadas e o concreto é moído Ciência e Tecnologia, um prédio de centros de reciclagem. e reutilizado no preenchimento 163 mil m², que abriga um braço do do solo. Para restos orgânicos, a aclamado Instituto de Tecnologia de As diversas áreas arborizadas comunidade terá usinas públicas de Massachusetts (MIT) dos EUA. darão preferência a espécies que compostagem, cujo adubo será usado produzem biocombustíveis. nas áreas verdes. Moradores também Ela reúne pesquisadores receberão composteiras domésticas. e professores interessados A praça central terá toldos que Fontes: Sites BBC, EXAME, Todos os veículos serão em aprimorar as soluções de vão abrir e fechar ao longo do dia, Masdar e Foster and Partners públicos, elétricos e automatizados sustentabilidade. Já conta com 337 de acordo com a temperatura.

O pedestre é rei


7

Edição 206 - Ano 5

CULTURA EM PAUTA

Jucimara Pauda Livros sem Frescura

BBB17 e a sede por fofoca

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

11

Pensamento do dia: “O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém.” Dalai Lama vários co-autores, tais como Maxine Paetro , Andrew Gross e Peter De Jonge e diz que colaborará com todo aquele que lhe trouxer novas e interessantes idéias para suas histórias. Patterson também já doou US$ 1 milhão para livrarias independentes dos EUA e Reino Unido. Criou uma editora infantil para livros dele e de outros autores. O que ele quer com a iniciativa é ajudar na formação de leitores. Ele já vendeu mais de 30 milhões de exemplares no mundo todo

A Rede Globo divulgou esta semana a lista de participantes do Big Brother Brasil. O sucesso do programa já não é mais o mesmo, mas ainda 2. Jeff Kinney faturou $19.5 milhões chama a atenção do público. O prêmio de R$ 1milhão é chamativo e a luta para entrar e permanecer na casa é árdua. Dessa vez, as participantes não são todas saradas e de bundas enormes. Tem Ieda, 70 anos, a participante com mais idade a já ter participado do programa. Ela garante que foi a primeira Miss Canoas da história. O programa atrai os expectadores. É a nossa sede pela fofoca, por observar as pessoas e suas brigas. Assim, como paramos tudo o que estamos fazendo para ouvir a briga dos vizinhos. A curiosidade pela vida alheia é que faz o sucesso do Big Brother, nome tirado do livro 1984 de George Orwell. Na história um governo ditador denominado de o Grande Irmão governava tudo e todos e uma câmera Jeff Kinney vai a caminho do 11º volume de Diário de um Banana, série monitorava tudo o que as pessoas faziam em suas vidas. Para quem gosta bom programa, eu confesso que assisti o primeiro há de sucesso que também já virou filme. Narra as peripécias de um menino que tem que lidar com os irmãos, os pais e ainda quer crescer e ser famoso. Já 17 anos, mas depois perdi o interesse. foram vendidos mais de 150 milhões de cópias e traduzido para 48 idiomas. Dono de uma livraria, ele acredita que as crian ças precisam mais de livros do que de telas. Ele leva nove meses para escrever as histórias. Leva seis meses para escrever as piadas, dois para fazer os rascunhos e um mês para De James Patterson a J,K,Rowling eles embolsaram muito dinheiro entre ilustrar.

Três escritores milionários

1º de jundo de 2015 e 1º de junho de 2016. Todos são famosos pelos bestselles e livros adaptados para o cinema.

3. J.K. Rowling $19 milhões

1. James Patterson ganhou $95 milhões de dólares.

- Não é novidade. Autora da saga Harry Potter ganha dinheiro com tudo o que aparece do bruxinho. Com o lançamento da Criança Amaldiçoada seus lucros dobraram. Após uma estreia concorrida no West End londrino em Ele é autor da série de livros que tem como protagonista Alec Cross, o julho, a produção de “Harry Potter and the Cursed Child” (“Harry Potter e a famoso detetiver, interpretado no cinema por Morgan Freeman. Ele e seus Criança Amaldiçoada”) negocia levar a peça para a Broadway. Ela também colaboradores publicam doze livros por ano. Como? Patterson trabalha com tem tres livros publicados com o pseudonimo de Robert Galbraith.


12

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Levamos a maquininha de cartão até você Também temos água mineral


7

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

13

TAPETES, CORTINAS E QUADROS COM

Novidades Moda Praia!

20% DE

DESCONTO A VISTA. Rua Major João Garcia Duarte, 324 Telefone: 3954.5414


14

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

NOTÍCIAS DE SANTA ROSA DE VITERBO Prefeitura aumentará apoio à Associação de Estudantes em 2017 Membros da diretoria da ASE – Associação Santa-Rosense de Estudantes reuniram-se na manhã desta sexta-feira (13) com o prefeito Luís Fernando Gasperini, o vice, Renato Palma Rocha Jr. e membros da assessoria da prefeitura. Os diretores solicitaram ao prefeito a continuação da ajuda com relação ao transporte de estudantes técnicos e universitários para Ribeirão Preto. De prontidão o prefeito autorizou o aumento de 3 para 4 ônibus cedidos para a ASE a partir de 2017, o que significa uma economia de cerca de R$ 15 mil mensais para os estudantes da cidade. Segundo o presidente da ASE, Renan Jouberth Silva, a associação atende mais de 400 estudantes que viajam diariamente para Ribeirão Preto para cursar ensino técnico ou superior nos períodos diurno e noturno. Além dos veículos cedidos pela Prefeitura, a ASE ainda aluga 4 ônibus e 2 vans para atender plenamente os alunos. Com o aumento da ajuda da Prefeitura, a ASE deve reduzir o número de veículos alugados, fazendo com que o valor pago pelos alunos seja menor em 2017.

Cidade recebe obras de recapeamento asfáltico Começou nesta segunda-feira (16) o recapeamento de algumas ruas no bairro Delduque Ribeiro Garcia (Cohab 1 e Cohab 2) e Parque do Sol Nascente. A obra tem valor de total de R$ 491.700,00 e foi concedida através de emenda dos deputados

federais Duarte Nogueira (PSDB)e Arlindo Chinaglia (PT) com recurso do Ministério das Cidades. O prefeito Luís Fernando Gasperini, o vice, Renato Palma Rocha Jr. e a diretora de obras da prefeitura, Grasiela Oliveira, vistoriaram o início das obras e acompanharam o trabalho. O recapeamento era um pedido antigo dos moradores dos bairros visto que o asfalto foi feito há cerca de trinta anos e desde então não houve nenhuma obra de melhoria. Ruas que receberão o recapeamento: Antônio Carlos Morari, José Cintra Júnior, Avelino Gonçalves Duarte, Guilherme Buzzi, Florentino Bertocco, Eleotério Gomes Leal e José Marsiglio na Cohab 2; Eugênio Vieira da Rocha, Eugênio F. Andrade, José J. Figueiredo, Vitório Falaguasta e Julião Ribeiro Salgado, na Cohab 1; Ubaldo Titarelli e parte da rua Iraci Leme, no Parque do Sol Nascente.

Consultor Regional da CPFL visita Prefeitura de Santa Rosa O consultor regional de negócios da CPFL, Marcos Mielo, reuniuse esta semana com o prefeito Luís Fernando Gasperini, o vice, Renato Palma Rocha Jr., a diretora de obras Grasiela Oliveira e o chefe de habitação do município, Pedro Martinelli, para tratar assuntos referentes à iluminação pública em Santa Rosa. Dentre os principais assuntos tratados na reunião, destaca-se o pedido da troca de cabeamento da iluminação do Bosque Municipal e a instalação do Programa Arborização Segura, que avalia as árvores que estão em estado comprometido prejudicando a fiação elétrica. Nestes casos, a companhia efetua a

substituição de maneira adequada. Durante a conversa também foi apontada a situação de alguns pontos da Ciclovia dos Ipês que está com o asfalto prejudicado em virtude das raízes de certas espécies de árvores que não são adequadas para aquele local. O consultor prometeu avaliar a situação através de uma visita da equipe técnica da companhia. Foi solicitado ao consultor a criação de uma campanha de apoio a quatro entidades sociais da cidade (APAE, Aidesa, Casa da Criança e Asilo) através de desconto consignado na conta de energia em alguns meses do ano. O projeto chamou a atenção e será levado aos responsáveis da companhia para elaboração e instalação. Por fim, foi levantada a situação dos novos loteamentos ainda não recebidos pela Prefeitura e que estão com a iluminação pública ligada, gerando custos para a população, sem que o loteamento esteja liberado para construção ou para que a Prefeitura possa realizar a cobrança do IPTU.

Estabelecimentos comerciais precisam estar regularizados Para exercer adequadamente suas funções, todo estabelecimento comercial da cidade precisa estar com o alvará regularizado. Os estabelecimentos que estão com o alvará vencido ou por vencer precisam entrar em contato com o Departamento de Tributação da prefeitura e providenciar a regularização. As exigências para isso são a apresentação de dois documentos: O Habite-se e o AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. No site da prefeitura (www. santarosa.sp.gov.br) o interessado

pode ter acesso aos documentos necessários. Mais informações pelo telefone 3954-8822 ou diretamente no Setor de Tributação.

Município renova convênio com Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado Na manhã desta segunda-feira (16) o prefeito Luís Fernando Gasperini renovou convênio com o FEAS – Fundo Estadual de Assistência Social e do Programa Viva Leite. O evento aconteceu no Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura de Ribeirão Preto. Acompanharam o prefeito na assinatura do convênio o diretor de Desenvolvimento Social, Guilherme Felizardo, o chefe de articulação e parceria José Leandro Aguiar e Ana Lúcia Gonçalves, chefe do setor de inclusão social da Prefeitura. O evento contou também com a participação do secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Floriano Pesaro, do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira e de outros 23 prefeitos da região. O recurso do convênio é utilizado para atender a população em ações de prevenção e qualificação profissional e atender as entidades sociais que ofertam serviços da proteção especial. O Programa Viva Leite atende crianças de 06 meses até cinco anos e onze meses. As famílias devem estar cadastradas no Cadastro Único com renda mensal de até ¼ do salário mínimo. Atualmente o município atende 246 famílias com 15 litros por mês para cada criança cadastrada.


7

Edição 206 - Ano 5

Confira os valores dos repasses aos 25 municípios da região: Município

Valor/Ano R$ Altinópolis 158.355,20 R$ Barrinha 126.708,00 R$ Brodowski 170.034,76 R$ Cajuru 104.536,08 R$ Cássia dos Coqueiros 37.140,26 R$ Cravinhos 278.313,53 R$ Dumont 81.682,26 R$ Guariba 201.677,60 R$ Jaboticabal 807.785,52 R$ Jardinópolis 200.859,12 R$ Luiz Antônio 45.780,42 R$ Monte Alto 286.713,90 R$ Pitangueiras 222.742,28 R$ Pontal 234.813,21 R$ Pradópolis 20.361,60 R$ Ribeirão Preto 1.968.510,73 Santa Cruz da R$ Esperança 21.744,20 R$ Santa Rosa de Viterbo 107.823,00 Santo Antônio da R$ Alegria 65.777,58 R$ São Simão 105.834,96 R$ Serra Azul 51.841,35 R$ Serrana 156.700,91 R$ Sertãozinho 770.315,13 R$ Taquaral 24.061,20 TOTAL R$ 6.250.112,80

784 323 968 625 200 3.937 310 553 1.187 1.431 1.053 756 1.973 755 100 13.508 127 630 750 255 220 1.014 2.775 43 34.277

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

15

Secretário da Especialista diz que problema Agricultura recebe do trânsito em Santa Rosa tem prefeito e presidente dias contados da Câmara em SP Visando melhorar o sistema viário de Santa O Secretário de Estado da Agricultura, Arnaldo Jardim, recebeu nesta quarta-feira em São Paulo o prefeito Luís Fernando Gasperini e o vereador Francisco Justino Mota Neto, atual presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa.

Rosa de Viterbo, o prefeito Nando Gasperini recebeu nesta semana o especialista em trânsito José Valter Craco, que teve acesso às reclamações da população sobre a situação da malha viária do município. O objetivo da administração pública municipal é fazer um projeto de readequação do trânsito em todo o município.

Na ocasião foram entregues A equipe que coordenará este trabalho será alguns pedidos de recursos e composta pelo especialista e por dois engenheiros melhorias para a cidade. de trânsito e será feita de maneira que envolva a De imediato, o Secretário população e o comércio. autorizou a inclusão do município no Projeto Estadual Hortalimento, que visa fortalecer a agricultura local bem como o desenvolvimento regional, promovendo a geração de trabalho e renda com a produção de hortaliças orgânicas para a merenda escolar e para as entidades sociais. O projeto contemplará o município com a instalação de uma estufa agrícola para cultivo em ambiente protegido por gotejamento, que será instalada no bairro de Nhumirim, local apropriado para esta atividade.

Craco ouviu do prefeito que o estudo a ser realizado deve envolver os moradores, a fim de conhecer suas sugestões quanto à melhor maneira de se organizar o trânsito. Nando ainda pediu para que o especialista consultasse também os comerciantes para que a adequação do trânsito não interfira negativamente no comércio local. Após a reunião, o especialista visitou algumas ruas e avenidas da cidade acompanhado do Diretor Administrativo,

Fábio Sacheto. José Valter já constatou que muitas mudanças são necessárias para melhorar o fluxo de veículos e pedestres na cidade e apontou algumas alterações que beneficiarão de imediato a vida do santa-rosense, visto que foram feitas de Foram entregues também forma equivocada. outros pedidos como a instalação de pontes metálicas para estradas rurais, o Projeto Melhor Setor de Habitação está Caminho, verba para ampliação atendendo na Empresa do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, melhorias Municipal no Galpão do Agronegócio e o pedido de asfalto para o trecho Desde a última semana, o Setor de Habitação entre o bairro de Nhumirim e a está atendendo em novo local. Rodovia Padre Donizete. Os moradores que precisarem do atendimento Estas solicitações foram do setor podem ir à Empresa Municipal, que fica despachadas pelo secretário e na Avenida São Paulo, 1175. estão tramitando na Secretaria aguardando liberação de Telefone: 3954-8858. recursos.


16

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


7

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

17


18

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

NOTÍCIAS DE TAMBAÚ Escolinha Municipal de Futsal de Tambaú vence a primeira partida do ano com a Sub13 No domingo, dia 15/01, a equipe sub13 da Escolinha Municipal de Futsal de Tambaú disputou no E.C.União a primeira partida de 2017, um amistoso contra Santa Rita do Passa Quatro.

Murilo, Marcelo, César, Kaike, Pedro Zito, Lucas, Guilherme, João Enrico e Luis Felipe. Atrás do marcador por duas oportunidades, o time tambauense acertou a marcação e as finalizações para no final, virar a partida e vencer pelo placar de 6X4, com gols de Murilo (3), Kaike (2) e Marcelo.

Embora o treinamento da equipe tenha sido iniciado há poucos dias, a partida foi de suma importância para uma primeira avaliação de alguns alunos e consequentemente, uma melhor preparação para a temporada 2017 que promete Participaram do jogo os ser mais um grande show do atletas Higor, Mário, Thiago, esporte!

Saúde em Tambaú realiza Vacinação contra Febre Amarela e outras doenças para atualização da caderneta.

em dia a caderneta de vacinação de toda família. Em Tambaú a vacinação de febre amarela e atualização da caderneta podem ser realizadas no Centro de Saúde e também em todas as Unidades Básicas dos bairros, incluindo São Pedro dos Morrinhos.

Crianças menores de 05 anos deverão tomar todas as vacinas para manter em dia a caderneta, confira no Centro de Saúde ou UBSs os horários de vacinação.Confira no seu A Coordenadoria de Saúde de bairro o horário de vacinação. Tambaú informa que está realizando a vacinação contra a febre amarela Lembrando que moradores e traem crianças, jovens, adultos e ido- balhadores da zona rural são priorisos. Simultâneo à vacinação, a Co- dades para a febre amarela. ordenadoria de Saúde também está efetivando a atualização de outras A prevenção é a melhor forma de vacinas do calendário vacinal, uma cuidarmos da saúde: importante oportunidade de colocar Vacine-se!


7

Edição 206 - Ano 5

CULINÁRIA Cristina Yazbek Facebook - Colher de Pau

Cachorro Quente de Forno

Ingredientes: Massa: 2 xícaras de chá de farinha de trigo 1 xícara de chá de leite 1 xícara de chá de creme de leite 2 ovos 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó 100 g de queijo ralado

Recheio: 1 cebola picadinha 1 tomate picado 1 pimentão verde picado 200 g de azeitona picada 300 g de mussarela ralada 1 xícara de molho de tomate 12 salsichas fatiadas

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador e bata em velocidade alta até que se forme uma mistura homogênea. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes do recheio e reserve. Unte uma forma, coloque metade da massa, depois coloque todo o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Faça o teste do palito

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

19


20

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


7

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

21


22

Edição 206 - Ano 5

PET MANIA

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Pets precisam de um cantinho seguro dentro de casa .

Jaquelina Orlando Facebook: Cheio de Mimos

Sabe aquele seu lugar preferido da casa? Aquele do descanso ou do lazer? Os pets também precisam de um espaço só deles. É essencial que o local escolhido seja seguro e que eles possam descansar e observar os arredores do ambiente que passa a ser dele também. Muitas vezes o bichinho chega ainda filhote à residência, e os costumes são levados por uma vida inteira. A médica veterinária comportamental, Carolina Rocha, consultora da Pet Love, faz o alerta, lembrando que os animais passaram a ser pets ao longo dos séculos, mas ainda guardam certos instintos selvagens:

“Antes da domesticação, os animais sempre escolhiam um local seguro para dormir, descansar, passar o tempo com os outros animais. Logo, mesmo que tenham passado pelo processo de aproximação com os homens, precisam expressar esses comportamentos naturais da espécie para manterem a saúde mental”, afirma Carolina. O local ideal, evidentemente, não pode ser frio nem escuro, deve ser um cantinho gostoso e próximo de pessoas que ele ama. Dali, ele precisa ouvir seus donos, sentir cheiros e, o mais importante, se sentir especial. A “lista” para deixar o ambiente perfeito vai além de comedouros para comida e o pode para a água. Os donos devem criar um pequeno “santuário” do pet, um cantinho com cama confortável, cobertores macios e

quentinhos e poltronas.

Click da Semana:

“É importante ressaltar que se o animal possui um local confortável e com brinquedos, é menos provável que ele sofra de tédio e destrua os móveis da casa”, destaca a médica veterinária comportamental. Fonte: LinkAnimal.

Laura e Amanda cheias de Mimos com os pequenos Nino e Babi


7

Edição 206 - Ano 5

Verão Santa Rosa começa nesta semana com atrações culturais e torneios esportivos Com início na próxima quarta-feira (25) o Verão Santa Rosa será realizado numa parceria inédita entre o Primavera Club e a Prefeitura. Profissionais das duas entidades fizeram o planejamento do evento em conjunto e definiram toda a programação do evento, que mescla ações culturais com torneios esportivos. Todo o evento será gratuito e aberto à população. As inscrições para os torneios de basquete de trios, vôlei de areia e vôlei adaptado podem ser feitas no Primavera Club antes do início das competições. Já as inscrições para a Copa Férias de Futsal terminam nesta sexta-feira. A programação de shows também está pronta. Na abertura do evento, na quarta-feira, haverá um show de talentos com artistas locais. Na quinta, será a vez da cantora Sandra Garbuglio apresentar canções da MPB. Na sexta, o grupo de pagode Lapidar se apresenta. Já no sábado, será a vez da dupla sertaneja Rapha & Leandro. Para terminar, no domingo a música fica por conta do DJ Giovani Siqueira. Os shows começam todos os dias às 20h. Durante todo o evento haverá feira de artesanato com cerca de 30 artesãos da cidade, além de barraca com atendimento de profissionais da saúde.

Confira a Programação completa:

25-01: Quarta-feira: 16h00: Copa Férias de Futsal de Base 18h00: Caminhada rumo ao Primavera Club (saída da Praçaúde) 18h00: Tenda da Saúde 18h00: Feira de Artesanato 18h30: Dança com a professora Nathy Dance 20h00: Show de Talentos Locais 26-01: Quinta-feira: 16h00: Copa Férias de Futsal de Base 18h00: Caminhada rumo ao Primavera Club (saída da Praçaúde) 18h00: Tenda da Saúde

18h00: Feira de Artesanato 18h30: Alongamento com a professora Silvia 19h00: Tae Bo com professor Luisinho 20h00: Show de MPB com Sandra Garbuglio 27-01: Sexta-feira: 16h00: Copa Férias de Futsal de Base 18h00: Caminhada rumo ao Primavera Club (saída da Praçaúde) 18h00: Tenda da Saúde 18h00: Feira de Artesanato 18h30: Alongamento com a professora Silvia 19h00: Ginástica Funcional com a professora Lia 20h00: Show de Pagode com o Grupo Lapidar 28-01: Sábado: 08h00: Passeio Ciclístico 09h30: Festival de Vôlei Adaptado 16h00: Finais da Copa Férias de Futsal de Base 18h00: Tenda da Saúde 18h00: Feira de Artesanato 18h30: Alongamento com a professora Silvia 19h00: Hit com a professora Isa 20h00: Show Sertanejo com a dupla Rapha & Leandro 29-01: Domingo: 08h00: Festival de Basquete de Trios 08h00: Festival de Vôlei de Areia 18h00: Tenda da Saúde 18h00: Feira de Artesanato 18h30: Aula de zumba com a professora Nathy Dance 20h00: Pré-Carnaval com DJ Giovani Siqueira

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

23

Vereador Marinho recebe Deputado Chico Sardelli na Câmara Segundo a assessoria do Partido Verde, o Deputado Estadual. Chico Sardelli é o primeiro deputado a visitar nossa cidade depois das eleições municipais de 2016. Ele foi recepcionado na Câmara Municipal

por Marinho Titarelli, eleito vereador pelo Partido Verde e integrantes do PV local, pelo vice-prefeito Renato Palma Rocha, pelo vice-presidente da Câmara Luiz dos Reis Augusto (Bode) e demais vereadores, assessores do prefeito, representantes de outros partidos políticos, representantes de entidades como: Santa Casa, Asilo, APAE, Associações de Bairros, Sindicato Rural Patronal, Sindicato dos Servidores Municipais e Conselho da Juventude. Neste encontro, foram protocolados diversos ofícios com pedidos das várias entidades. Ainda segundo informações, o Prefeito Nando e o Presidente da Câmara Chicão tinham compromissos políticos em São Paulo


24

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


7

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

25


26

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


7

Edição 206 - Ano 5

MOVIMENTO CERTO por Isadora Verdu Fisioterapeuta CREFITO: 3/198240-F

o acidente de trânsito pode levar a conseqüências como fraturas, amputações e lesão medular. Muito freqüente, mas pouco divulgada é a Síndrome do chicote (Whiplash) ou “lesão por desaceleração”, ocasionada por freadas bruscas O atendimento a estas ocorrências, e/ou colisões, onde ocorre uma por equipes de resgate altamente transferência de energia aplicada ao treinadas, tem levado a um aumento pescoço. do número de sobreviventes, embora muitas vezes incapacitados. Para O movimento súbito da cabeça 2020, a Organização Mundial de para trás( hiperextensão), para a Saúde(OMS) estima que os acidentes frente( hiperflexão), ou ambos, de trânsito serão a segunda causa leva ao estiramento de músculos e de morte prematura e a terceira de ligamentos do pescoço além dos incapacitação. Quando não fatal, padrões normais de movimento, Mundialmente, os acidentes rodoviários são responsáveis por índices elevados de morte ocasionados pela imprudência no trânsito, conservação inadequada das estradas, etc.

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

27

SÍNDROME DO CHICOTE

prevenção quando sua causa for por acidente automobilístico.Esta lesão( Whiplash) é conhecida de longa data, onde passageiros envolvidos em acidentes de trem passavam a manifestar sintomas semelhantes como dor cervical e perda de Frequentemente associada a amplitude de movimento sendo acidentes automobilísticos, mas denominada como “ railway spine”( pode ocorrer em outras situações coluna da estrada de ferro). como mergulho em água rasa, atividades desportivas como Através da conscientização futebol americano e boxe, quedas podemos mudar nossas atitudes e de cavalos, além da Síndrome do nosso futuro. Dirija com prudência Bebê Sacudido.O cinto de segurança e não faremos parte desta estatística. e a utilização adequada do apoio de cabeça fazem parte das medidas de Bom fim de semana a todos. ocasionando manifestações clínicas que podem variar entre dor e rigidez cervical sem sinais clínicos, com sinais músculo-esquelético, neurológicos , fraturas ou luxação cervical.


28

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


7

Edição 206 - Ano 5

CARTÓRIOS POEMAS MENSAIS

Cecília Pacheco Registradora de Imóveis esgoto sanitário, rede de águas pluviais, pavimentação, etc, inclusive, o registro do loteamento urbano, perante o cartório imobiliário competente. (Obs: O conceito de baixa renda, de acordo com a UNDP – Unite Nations Development Progrmme – é aquela pessoa que ganha e vide com até 2 dólares por dia).

*Por Mário Gilberto Sempre sonhei que havia a necessidade de facilitar a regularização ambiental, urbanística e fundiária dos parcelamentos de solo urbanos informais consolidados, que existem há várias décadas em todo território nacional, em especial aqui, no Distrito Federal, onde vive uma população de mais de seiscentas mil pessoas em verdadeiro estado de segregação social, que é perseguida, diariamente, por agentes públicos, que deveriam trabalhar no sentido de alcançar, na via administrativa ou judicial, a regularização destes núcleos urbanos informais. Com o presente de Natal, o Presidente da República, Michel Temer, no dia 22 de dezembro de 2016 assinou a Medida Provisória nº 759, que foi publicada no Diário Oficial da União do dia 23.12.2016, que institui normas gerais e procedimentos aplicáveis, no território nacional, para Regularização Fundiária Urbana – REURB, que abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, que visam à regularização de núcleos urbanos informais consolidados de fatos, existentes até o dia 23.12.2016. Posso afirmar, sem medo de errar, que a Medida Provisória consiste numa verdadeira revolução no processo de regularização e registro dos assentamentos urbanos informais, localizados em todo o território nacional. Mas, para alcançar resultado útil na aplicação da Medida Provisória nº 759, de 2016 será necessário que nas Prefeituras Municipais e no Distrito Federal hajam autoridades públicas comprometidas com a regularização dos espaços urbanos informais, que tenham, também, a clareza suficiente de que eles foram eleitos para melhorar a qualidade de vida dos habitantes e que todos os seus atos deverão ser pautados dentro do princípio da legalidade, sem qualquer interferência de outras autoridades públicas, que não se elegeram, mas acreditam que, de maneira arbitrária, podem mandar e desmandar nos destinos cidadãos que lhes pagam seus polpudos salários. A Regularização Fundiária Urbana (REURB), de acordo com a MP nº 759/2016 se trata de uma nova modalidade de legalizar os espaços urbanos informais, tanto é verdade que aquela nova ordem jurídica traz no seu bojo os princípios seguintes: – afasta a aplicabilidade da velha e autoritária Lei Federal nº 6.766/79, que dispõe sobre a regularização do parcelamento do solo urbano em todo o território nacional, com exceção dos artigos 50, 51 e 52, que dizem respeito aos crimes de parcelamento de solo urbano. Registre-se que o artigo 57 da MP nº 6766/79 merece aplausos, pois, ele não permitirá que burocratas lotados nas Prefeituras e no Distrito Federal possam continuar desconhecendo a realidade de fato dos espaços urbanos informais consolidados há várias décadas; – A Regularização Fundiária Urbana se divide em 02 (duas) modalidades: a) REURB – S: aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados pela população de baixa renda e para este caso, o Poder Público (Prefeitura e Distrito Federal) tem a obrigação de custear todos os estudos técnicos ambientais, urbanísticos, inclusive, implantar as benfeitorias, a exemplo de redes de energia elétrica, água potável,

b) REURB – E : Se destina aos núcleos urbanos informais de interesse específico ocupados por populações que não sejam consideradas de baixa renda. – A Regularização Fundiária Urbana não se aplica aos espaços habitados em áreas de riscos geotécnicos. Neste caso, deverá haver estudos prévios, a a fim de examinar a possibilidade de eliminação, correção ou administração do risco na parcela por ela afetada. (art. 12, § 1º) – Constatadas as habitações localizadas, em área de risco, deverá a Prefeitura ou o Distrito Federal realocar a população afetada; – De acordo com a MP nº 759, de 2016 poderão requerer a REURB: A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, os seus beneficiários, individual ou coletivamente, diretamente ou por meio de cooperativas habitacionais, associações de moradores, fundações, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público ou outras associais civis que tenham por finalidade atividades nas áreas de desenvolvimento urbano ou regularização fundiária urbana. – A Regularização Fundiária Urbana, de acordo com o artigo 21, da MP nº 759, trouxe outra grande novidade, ao dispor que: “Art. 21. A legitimação fundiária constitui forma originária de aquisição do direito real de propriedade, conferido por ato discricionário do Poder Público àquele que detiver área pública ou possuir área privada, como sua, unidade imobiliária com destinação urbana, integrante de núcleo urbano informal consolidado.” § 1º. Na legitimação fundiária, o beneficiário adquire a unidade imobiliária, com destinação urbana devidamente regularizada livre e desembaraçada de quaisquer ônus, direitos reais, gravames ou inscrições, eventualmente existentes em sua matrícula de origem, exceto quando esses disserem respeito ao próprio legitimado.” – Este artigo 21, da MP nº 759, de 2016, acima citado, foi uma excelente inovação introduzida no sistema jurídico imobiliário brasileiro, pois, a forma de aquisição originária da propriedade se dá, quando esta é adquirida sem vínculo com o dono anterior, de modo que o ocupante legítimo do imóvel sempre vai adquirir a propriedade plena, sem nenhuma restrição, sem nenhum ônus. (Obs: O exemplo da aquisição originária é a Usucapião). – A REURB visa alcançar a regularização dos imóveis destinados predominantemente à moradia de seus ocupantes, sejam eles privados, públicos ou em copropriedade com ente público ou privado. (artigo 9º, inciso I, alínea ‘b’). (Obs: Traduzindo este dispositivo, para o bom português: Esta modalidade de regularização permite que, mesmo se o loteamento urbano informal esteja localizado em área que se encontra em estado de comunhão entre o Poder Público e o proprietário particular, ainda assim, a MP nº 759/2016 permite a regularização do espaço urbano informal existente até a data de 23.12.2016, pois, segundo o artigo 21 da referida Medida Provisória, a legitimação fundiária constitui em forma originária de aquisição do direito real de propriedade, direito este conferido por ato discricionário do Poder Público àquele que detiver área pública ou possuir área privada, como sua, onde esteja localizada a

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

29

A MEDIDA PROVISÓRIA 759 E A REGULAMENTAÇÃO DO DIREITO REAL DE LAJE E DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA unidade imobiliária com destinação urbana, integrante de núcleo urbano informal consolidado. – Esta nova modalidade de regularização do espaço urbano informal, para os casos dos condomínios situados em comunhão entre particulares, em terras de propriedade da União e da TERRACAP se ajustou como uma luva, pois, os processos demarcatórios e divisórios de terras em comum, que tramitam na Justiça local há mais de 03 (três) décadas, sem solução definitiva, na verdade, se tratam de um sumidouro de dinheiro dos condôminos, tendo em vista a notória falta de experiência da maioria dos operadores do Direito, a exemplo de Juízes, Promotores de Justiça, Advogados, Peritos Oficiais e outros técnicos que, de qualquer maneira, se envolvem no processo de regularização das terras no Distrito Federal, a exemplo dos processos demarcatórios e divisórios das Fazendas Papuda, Taboquinha, Paranoá, etc. – Mas, com a edição da MP nº 759, de 2016, pela primeira vez alguém lembrou que no território nacional existem milhares de parcelamentos de solo urbanos informais, denominados condomínios horizontais, verticais ou mistos, onde habitam milhares de pessoas e que merecem viver dentro de um ambiente regularizado. (art. 9º, inciso I, alínea ‘b’); – Aqueles parcelamentos de solo urbanos que foram aprovados e por qualquer razão não alcançaram o registro do seu memorial de loteamento, perante o cartório de imóveis, de acordo com o artigo 9º, II, da MP nº 759/2016 poderão ser regularizados com base na REURB; – A Prefeitura ou o Distrito Federal poderá dispensar as exigências relativas ao percentual e as dimensões de áreas destinadas ao uso público ou ao tamanho dos lotes, bem como outros parâmetros urbanísticos e edilícios (art. 9º, § 1º); – Os núcleos habitacionais informais situados em áreas rurais poderão ser regularizados com base na REURB (Art. 9º, § 2º); – Constatado que o parcelamento de solo se encontra total ou parcialmente localizados em área de preservação permanente (APP), o núcleo urbano informal poderá ser regularizado com base na REURB, mas, neste caso, deverão ser observadas as regras contidas nos artigos 64 e 65, da Lei Federal nº 11.977/2009, que exigem a realização de estudos geotécnicos prévios. Isto significa dizer que a casa de moradia somente poderá ser demolida, na hipótese de haver comprovado risco para o seu habitante. – Os espaços urbanos informais localizados às margens de reservatórios artificiais, que se destinam a geração de energia ou abastecimento público, que tiveram seus contratos de concessão assinados antes de 24.08.2001, igualmente, poderão ser regularizados com base na REURB, a exemplo dos parcelamentos informais localizados ao longo do Lago Paranoá. (Art. 9º, § 4º, da MP/759) – A MP nº 759/2016, dentre outras obrigações, impõe ao Poder Público (Prefeitura e Distrito Federal) o dever de identificar os núcleos urbanos informais, organizá-los e assegurar a prestação de serviços públicos, de modo a melhorar a qualidade de vida de seus ocupantes. Isto significa dizer que a Prefeitura e o Distrito Federal, a partir da data da publicação da mencionada MP 759 terão que garantir o acesso da população à água potável, fornecimento de energia elétrica, esgoto sanitário e outras benfeitorias que permitam melhorar a qualidade de vida da população que vive em estado de informalidade.

– A REURB tem como objetivo garantir o direito social à moradia digna e às condições de vida adequadas da população, que vive em verdadeiro estado de segregação. De público, quero registrar os nossos agradecimentos a Tadeu Felippelli, que na condição de assessor da Presidência da República, quando da publicação da Medida Provisória nº 759, de 2016, teve a deferência e a paciência de ouvir os apelos das lideranças dos Condomínios Horizontais do Distrito Federal. Na ocasião em que tivemos reunidos no Palácio do Planalto informamos aos assessores da Presidência da República que ainda existem alguns pequenos ajustes que deverão ser feitos na Medida Provisória nº 759/2016, a exemplo da definição do preço da terra nua, que na visão dos moradores em terras de domínio público deverá ser aquele que consta no artigo 4º, § 2º, da Lei Distrital nº 954/1995 que dispõe: “Art. 4º A avaliação da terra nua a ser objeto de alienação será feita, separadamente, pela TERRACAP e por outra entidade avaliadora integrante da administração pública, preferencialmente a Caixa Econômica Federal, prevalecendo, como preço, a média aritmética entre os dois laudos, correndo as despesas à conta da primeira. § 1º Os custos decorrentes da avaliação de outra entidade avaliadora que não a TERRACAP, bem como das custas decorrentes do registro cartorial, serão incorporados ao valor de venda do imóvel. § 2º Na avaliação de que trata o caput deste artigo serão desconsideradas as benfeitorias e a valorização decorrente de implantação de infra-estrutura já realizada.” A definição legal do preço da terra nua não constou da Medida Provisória nº 759, de 2016, mas, poderá ser objeto de emenda parlamentar a ser oferecida por senadores ou deputados e, neste caso, caberá as associações de moradores atuarem de força ativa, junto aos senadores e deputais federais, para a inclusão daquele dispositivo legal que consta no artigo 4º, § 2º, da Lei Distrital nº 954/95. Por fim, não poderia deixar de agradecer, também, ao combativo jornalista Toni Duarte, editor do Radar DF que nos cedeu este espaço importante, para que pudéssemos emitir as nossas primeiras impressões sobre a eficácia da Medida Provisória nº 759, de 2016, a qual sendo bem aplicada por Administradores Públicos responsáveis, com certeza, brevemente, trará a solução definitiva para a Regularização Fundiária Urbana de milhares de núcleos habitacionais informais existentes em todo o território nacional. Enfim, em um País com as dimensões continentais como é o Brasil, não se pode e não deve admitir que agentes públicos continuem, arbitrariamente, atrasando o processo de regularização fundiária com ações diretas de inconstitucionalidade sem qualquer fundamento jurídico sério, a exemplo da ADI-2990-8-DF, julgada improcedente pelo Supremo Tribunal Federal porque não foi para isto que fizeram concurso público e não é para isto que a sociedade paga seus polpudos vencimentos. *Mario Gilberto é advogado/OAB-DF 4.785

QUEM NÃO REGISTRA, NÃO É DONO. Garanta seus bens, bom registro a todos e ótima semana!


30

Edição 206 - Ano 5

DIVERSIDADE André Nader nadersrv@live.com

Salve galera, o assunto hoje me traz muito pesar ao escrever sobre ele. Quando uma mãe tira a vida do próprio filho, já é um absurdo sem precedentes, no entanto, quando a motivação é o preconceito por causa da homossexualidade dele, o inimaginável toma contornos de uma ferida social que já deveria ser sanada. Na tarde da quarta-feira, 11 de janeiro, Tatiana Lozano Pereira confessou ter assassinado seu filho, Itaberlly, de 19 anos, em Cravinhos, interior de São Paulo. Tatiana matou seu próprio filho a facadas no dia 29 de dezembro de 2016. O crime, com traços de tragédia social, nao foi cometido apenas por Tatiana. Ela contou com a ajuda do marido, que era padrasto de Itaberlly. O esposo incendiou o corpo do jovem um canavial numa tentativa de ocultação de cadáver. Os três, Tatiana, Itaberlly e o padrasto trabalhavam juntos em um supermercado.

“Ele usava drogas e levava homens para casa”, Tatiana justificou o crime, relatando para a polícia que o comportamento do filho provocou o “incidente”. A tragédia familiar motivada pela

intolerância aconteceu porque a mãe não aguentava mais conviver com a homossexualidade do filho. Segundo pensava, por conta do comportamento e das relações entre homens, Itaberlly começou a usar drogas e ficar agressivo.

No sábado, 7 de janeiro, um cadáver carbonizado foi encontrado no meio do canavial, até então sem suspeitas de quem poderia ser, no entanto, um boletim de ocorrência (B.O) do desaparecimento teria sido registrado pela família na segunda-feira, 9 de janeiro.

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A intolerância e mais uma vítima. ta que foi espancado “pela mulher que chamava de mãe” por ser gay e que Tatiana colocou “uma renca de moleques” para agredi-lo. Lozano diz ainda A advogada conta que o promo- que foi para a casa de amigos em Frantor que cuida do caso pediu para que ca (SP) para fugir das ameaças. ela reunisse o máximo de provas O tio paterno da vítima, Dario que conseguisse e apresentasse o material ao juiz. Ela explica que re- Rosa, já havia afirmado que Tatiana cebeu áudios e fotos de pessoas pró- não aceitava a homossexualidade do ximas a Itaberlly, mas não revelará filho e, por esse motivo, os dois tios responsáveis pelas denúncias por nham muitas discussões, sendo assim medida de segurança. “O promotor outros familiares também suspeitavam conversou com a gente e disse que que o crime foi motivado pelo fato de o conhecimento dele é de que esse Lozano ser gay. homicídio foi claramente motivado O que mais me revolta nisso tudo é por homofobia. É com certeza um homicídio qualificado, hediondo e a que dizem por aí que a adoção por camotivação dele foi homofóbica” dis- sais gays ferem o conceito de família. se a promotora ao site G1. casa o jovem foi agredido por dois rapazes, um de 18 anos e outro de 19 que foram presos na sexta (13).

Dois dias antes de ser morto, o adolescente Itaberlly Lozano, de 17 anos, afirmou em uma postagem no Facebook que foi agredido pela mãe por ser homossexual. As imagens da publicação - que acabou sendo apaNa quarta-feira (11), a mãe e o gada depois - foram recuperadas por padrasto foram presos, e confessa- amigos do jovem e entregues ao Miram o crime. Inicialmente, Tatiana nistério Público. disse que discutiu com o filho dentro O promotor Wanderley Trindade de casa e o esfaqueou na madrugada de 29 de dezembro. O marido de Ta- afirmou que denunciará a gerente de tiana, por sua vez, queimou o corpo supermercado Tatiana Lozano Pereira, de 32 anos, por crime de homofobia. no canavial. “Acredito que foi a própria Em um segundo depoimento, a Tatiana quem apagou a postagem mãe voltou atrás e contou que haquando ele foi assassinado, porque ela via aliciado dois jovens para darem um “corretivo” no filho, mas sem a estava com o celular dele na madrugaintenção de matá-lo. Tatiana disse da do crime. Para provar, estou pedinque ligou para Lozano, que estava do a quebra de sigilo na Justiça”, disse na casa da avó paterna, alegando que o promotor ao portal G1. queria se reconciliar e ao chegar em Na publicação, o adolescente rela-

Daí te pergunto: Tal conduta é digna de família? Tirar a vida do próprio filho, atentar contra a vida humana é um ato digno?

O pior é saber que daqui um ou dois anos essa mulher se “converterá” dentro da prisão e deixará de ocupar o lugar de culpada e será vista como vítima aos olhos de uma sociedade hipócrita que condena minorias a favor de uma religiosidade ou cultura que ela mesma vai contra. Me poupem!!!

Por hoje é isso, até a semana que vem! Fonte: G1


7

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

31


32

Edição 206 - Ano 5

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.