Page 1

workshops JAN FEV MAR ABR

2013


A Cidade das Profissões é um serviço universal que apoia as pessoas na gestão dos novos desafios e transições profissionais, ajudando-as a descobrir o seu potencial profissional e a definir novas estratégias de abordagem ao actual mercado de trabalho. Numa intervenção assente no princípio de valorização da pessoa e numa lógica de promoção de responsabilidade e autonomia, o/a consultor/a de percursos profissionais da Cidade das Profissões orienta a pessoa no processo de descoberta do seu potencial profissional e de definição de seu projecto de vida e trabalho, apoiando na identificação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, pelo aperfeiçoamento de competências, técnicas e transversais, na definição de estratégias e na construção e mobilização de ferramentas de empregabilidade. A Cidade das Profissões é um serviço promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Porto Social, aberto a todos e que a todos acolhe, informa e orienta, independentemente da idade, do género, da raça, da religião, da aptidão física, da escolaridade ou da situação profissional.

Apoiamos-te individualmente, no contexto de um atendimento personalizado, e/ou em grupo, nos workshops da agenda mensal de actividades. Todos os meses encontrarás na Cidade das Profissões algum workshop que te ajudará a explorar os teus interesses, a desenvolver as tuas competências e a evoluir profissionalmente. Identifica a(s) tua(s) área(s) de interesse:

PERFIL PROFISSIONAL EMPREGABILIDADE EMPREENDEDORISMO COMPETÊNCIAS-CHAVE Se tiveres dúvidas sobre em que workshop participar, vem à Cidade das Profissões e solicita um atendimento individual. Com a ajuda de um/a consultor/a de percursos profissionais poderás escolher a actividade que melhor responderá às tuas necessidades. Todos os workshops são gratuitos, mas sujeitos a inscrição. O período de inscrição para cada workshop inicia-se 15 dias antes da data da sua realização. Os lugares são limitados. Assegura a tua participação através dos contactos disponibilizados no verso, indicando o nome do workshop, o teu nome completo, um contacto telefónico e email, a tua escolaridade e situação profissional. Agradecemos a tua pontualidade. Não será permitida a entrada no workshop 15 minutos após o seu início. Os workshops dinamizados por entidades externas poderão estar sujeitos a alteração. Os inscritos serão devidamente informados.


Os Clubs@CdP são intervenções de pequeno grupo, na modalidade de consultoria e estruturadas em sessões contínuas, tendo em vista o desenvolvimento profissional dos participantes que têm em comum um mesmo desafio ou objectivo profissional. Partindo de um dado tema, o próprio grupodesenvolve estratégias de trabalho adaptadas às suas necessidades,assumindo o dinamizador do Club uma postura facilitadora do desenvolvimento profissional dos participantes e promotora da concretização dos seus objectivos de vida e trabalho. Independentemente do tema tratado, existe um denominador comum a todos os Clubs@CdP: o investimento na definição de um projecto profissional e o desenvolvimento de estratégias para a sua concretização. * A inscrição num Club@CdP pressupõe a presença em todas as sessões que o compõem.

Fevereiro Num mercado de trabalho fortemente competitivo e célere em mudança, a procura de trabalho é, muitas vezes, um processo moroso, que exige da pessoa capacidade de organização, de gestão de tempo e de adaptação. Assume aqui particular importância o recurso a ferramentas informáticas que permitem rentabilizar o tempo e o esforço investido neste processo. O computador e a 09h30 - 12h30 Internet são hoje indispensáveis na *FERRAMENTAS integração e evolução no mercado de INFORMÁTICAS trabalho e existem ferramentas que, NA PROCURA DE TRABALHO para além de te permitir saber por onde Lugares: 10 circulam as ofertas de emprego, te podem ajudar na valorização e adequação do teu perfil profissional. Neste Club desafiamos-te a explorar as principais ferramentas informáticas ao teu dispor e a partir delas desenvolver uma estratégia diferenciada e mais eficiente de procura de novas oportunidades de trabalho. Inscreve-te!

06 quarta-feira 13 quarta-feira 20 quarta-feira 27 quarta-feira

Março

06 quarta-feira 13 quarta-feira 20 quarta-feira 18h30 - 20h00 *GESTÃO DE CARREIRA NO FEMININO Lugares: 15

Os estudos mostram que as mulheres empregadas e casadas, com ou sem filhos, experimentam níveis mais elevados de conflito entre o trabalho e a família devido às pressões contraditórias. Se este é o teu caso, inscreve-te e participa no Club@CdP que fizemos para ti. Aqui encontrarás estratégias que te permitirão gerir os vários papéis de vida e a tua carreira, poderás actualizar as tuas ferramentas de empregabilidade e compreender a importância de uma formação contínua nos dias de hoje perante os desafios do actual mercado de trabalho. Uma boa gestão de carreira é fundamental. Participa!

Destinatários Específicos Mulheres activas que pretendam (re)pensar o seu percurso profissional.


PERFIL PROFISSIONAL

PERFIL PROFISSIONAL

Porque aprofundar o conhecimento sobre os sectores de actividade pode ajudar-te na tomada de decisão sobre questões profissionais e a perspectivar novas oportunidades de carreira, a Cidade das Profissões convida-te para um frente-a-frente com profissionais e/ou entidades que exercem a sua actividade na área profissional em análise. Este é o momento de explorar de forma transversal os diferentes sectores de mercado, conhecendo as mudanças e os desafios que neles se fazem sentir e as profissões e os perfis profissionais a eles associados, colocando o foco nas competências neles valorizadas. Destinatários Alunos do 3º ciclo do ensino básico ao ensino superior, jovensadultos e adultos em situação de procura de emprego e/ou de reconversão de carreira.

Janeiro A Cultura é um sector estratégico no tecido urbano, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de outros sectores económicos. A cidade do Porto tem hoje JOB PROFILE na Cultura uma marca, e são muitas as ARTE E CULTURA oportunidades para os profissionais que Lugares: 30 saibam acrescentar valor a um sector em mudança. A evolução tecnológica transformou o processo criativo e o acesso à cultura e, por conseguinte, os modelos de negócio da indústria cultural e criativa, que tem conseguido encontrar forma de gerar riqueza e postos de trabalho. Num sector tão amplo, são também diversos os perfis dos profissionais que nele trabalham, a quem se exige criatividade, sensibilidade cultural e capacidade de comunicação, mas também conhecimento sobre ferramentas e programas de produção, e uma cada vez maior capacidade de organização e de tomada de decisão. Neste workshop convidamos-te a refectir sobre estas e outras questões. Inscreve-te!

31 quinta-feira 14h30 - 16h30

Fevereiro As Tecnologias e os Sistemas de Informação integram hoje todas as esferas da vida quotidiana, da pessoal à profissional, tendo transformado, com JOB PROFILE maior ou menor impacto, todos os TECNOLOGIAS E outros sectores de actividade. Com os SISTEMAS DE constantes avanços tecnológicos INFORMAÇÃO assumem especial importância os Lugares: 30 profissionais deste sector. Se por um lado, são muitas as oportunidades de integração no mercado de trabalho, por outro, mais forte se faz sentir a competitividade e a necessidade de actualização de competências, fundamental num sector que se transforma e evolui constantemente. Competências técnicas, mas também iniciativa, capacidade de aprendizagem contínua, de adaptação à mudança e de resolução de problemas. Neste workshop convidamos-te a refectir sobre estas e outras questões. Inscreve-te!

28 quinta-feira 14h30 - 16h30

Março Os sectores Têxtil e do Calçado vivem um claro processo de transformação. A globalização e a liberalização dos mercados, a incorporação das novas tecnologias, que toca todos os JOB PROFILE processos, desde a gestão, passando MODA, TÊXTIL pelo ciclo produtivo à distribuição dos E CALÇADO produtos, e a revolução ao nível da Lugares: 30 comunicação, colocam grandes desafios aos sectores. São favorecidos os fluxos comerciais e aumenta a competitividade a nível mundial, donde assumir particular importância a inovação de processos e produtos e a procura de nichos de mercado. Num ciclo de produção e distribuição tão amplo, são também diversos os perfis dos profissionais que trabalham no sector. De uma forma geral, exigem-se conhecimentos técnicos capazes de responder às particularidades de maquinaria específica e de sistemas de comunicação complexos, e competências transversais como autonomia, dinamismo, disciplina e uma eficaz gestão do tempo. Neste workshop convidamos-te a refectir sobre estas e outras questões. Inscreve-te!

28 terça-feira 14h30 - 16h30


PERFIL PROFISSIONAL

EMPREGABILIDADE Abril

O sector da Comunicação foi marcado nos últimos anos por um forte crescimento. Este crescimento, resultante da difusão das tecnologias de informação e de comunicação, em JOB PROFILE especial da Internet, que mudou a forma COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE de trabalhar e de comunicar, e do Lugares: 30 surgimento de novos suportes e meios de comunicação, traduziu-se numa larga criação de postos de trabalho. Actualmente, a Comunicação constitui uma actividade económica consolidada que é transversal a todos os outros sectores económicos, e inclui diferentes especialidades, entre elas a Publicidade, e diversos perfis profissionais. Embora cada posto de trabalho requeira um conjunto de competências próprias, é imprescindível que qualquer profissional do sector saiba expressarse claramente e redigir correctamente, seja orientado para o público/cliente, capaz de trabalhar em equipa e tenha conhecimento de novas tecnologias. Neste workshop convidamos-te a refectir sobre estas e outras questões. Inscreve-te!

30 terça-feira 14h30 - 16h30

Face à crescente exigência do mercado de trabalho já não basta ser competente, também é preciso parecer. Já não se trata de ter um emprego, mas de ser empregável num mercado cada vez mais global e digital. Convence os empregadores, nacionais ou internacionais, a apostar em ti, preparando ferramentas de empregabilidade apelativas, reveladoras dos teus pontos fortes e, sobretudo, em sintonia com as necessidades das empresas a que te candidatas. A Cidade das Profissões ajuda-te a lançar um olhar crítico sobre as tuas estratégias e ferramentas de abordagem ao mercado de trabalho. Certamente já te questionaste sobre o que valorizar no teu curriculum vitae e na tua carta de candidatura, ou sobre como te comportares numa entrevista de emprego. Dou mais relevo à minha formação ou à minha experiência profissional. Que tipo de linguagem empregar? O que vestir para uma entrevista? O que fazer caso não seja seleccionado/a? Certamente que também já te terás questionado se conhecerás os canais onde circulam as ofertas de emprego e as oportunidades de internacionalização do teu percurso profissional. Desafiamos-te a refletir sobre estas e outras questões, a esclarecer todas as tuas dúvidas e a reforçar as tuas competências de empregabilidade. Destinatários Jovens-adultos e adultos em situação de procura de emprego e/ou de reconversão de carreira, em Portugal ou no estrangeiro.

08 terça-feira JANEIRO

14h30 - 16h30

02 terça-feira ABRIL

14h30 - 16h30 10 PASSOS PARA UM PORTEFÓLIO MAIS ATRACTIVO Lugares: 20

Para um designer, o seu portefólio é um elemento crucial no processo de procura de emprego e/ou angariação de novos clientes. Estará o teu portefólio a atrair a atenção de quem pretendes? Tens dúvidas sobre a forma como poderás trabalhar o seu conteúdo e demonstrar as tuas competências técnicas? Pedras, docente da Escola Superior de Artes e Design, colocar-te-à a 10 passos de teres um portefólio mais atractivo. Inscreve-te! Destinatários Específicos Profissionais da área do Design


EMPREGABILIDADE

EMPREGABILIDADE Janeiro

Actividades Permanentes

22 terça-feira JANEIRO

14h30 - 16h30

19 terça-feira

FEVEREIRO

14h30 - 16h30

19 terça-feira

Sendo as entrevistas de emprego a prova de selecção mais frequente e com mais peso na decisão final do processo de recrutamento e selecção, a tua postura enquanto candidato(a) terá de ser a melhor. Neste workshop ajudar-te-emos a evitar as situações menos positivas numa situação de entrevista de emprego.

MARÇO

14h30 - 16h30

16 terça-feira ABRIL

14h30 - 16h30

Num mercado de trabalho globalizado, é constante o apelo à internacionalização dos percursos profissionais. Mas quando temos uma experiência de trabalho MOBILIDADE pouco consolidada, a integração em ESTÁGIOS organizações internacionais pode ser INTERNACIONAIS facilitada se procurada através de uma Lugares: 30 oportunidade de estágio. Que programas de estágios internacionais existem? Quais as condições de acesso? Em que países poderás estagiar e durante quanto tempo? A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – e a AIESEC, a maior organização mundial gerida por estudantes e presente em mais de 110 países, estarão neste workshop a divulgar os seus programas de estágios internacionais. Aposta no teu desenvolvimento profissional num ambiente de aprendizagem global!

29 terça-feira 14h30 - 16h30

SITUAÇÕES A EVITAR EM ENTREVISTAS DE EMPREGO Lugares: 20 A Internet é hoje um dos principais canais por onde circulam ofertas de sexta-feira emprego. Acresce ainda que a presença JANEIRO na rede, associada a uma boa reputação 14h30 - 16h30 online, converteu-se numa ferramenta que pode potenciar a nossa integração sexta-feira profissional, e cada vez mais, os MARÇO profissionais de Recursos Humanos 10h00 - 12h00 procuram candidatos, ou informação sobre eles, na Internet. Para nos @CDP diferenciarmos das outras pessoas que A INTERNET NA como nós procuram trabalho, temos de PROCURA DE EMPREGO aprender a utilizar a Internet Lugares: 10 eficazmente.Neste workshop dar-te-emos a conhecer os principais recursos que tens ao teu alcance e a ajudar-te-emos a desenvolver uma pesquisa online autónoma e diferenciada de oportunidades de trabalho. Inscreve-te!

25 15

Fevereiro As novas tecnologias transformaram o mundo do trabalho e a forma como trabalhamos e comunicamos. Num mundo cada vez mais digital é @CDP fundamental que apostemos em INFORMÁTICA NA desenvolver a nossa competência digital, ÓPTICA DO UTILIZADOR que implica a utilização segura das Lugares: 10 tecnologias da informação e da comunicação. O uso do computador no quotidiano amplia a vivência de novas experiências na vida pessoal e profissional, e a Internet converteu-se hoje num instrumento transversal a qualquer canal de procura de emprego. Neste workshop ajudar-te-emos a dar os primeiros passos no mundo da informática. Inscreve-te e entra na era digital!

15 sexta-feira 10h00 - 12h00


EMPREGABILIDADE

EMPREGABILIDADE Fevereiro

O dinamismo do mercado de trabalho exige uma constante adaptação. Os percursos profissionais são hoje pautados por inúmeras transições entre projectos e experiências profissionais, ADAPTAÇÃO AO pelo que é fundamental saber gerir a MERCADO DE mudança! Neste workshop a Young TRABALHO Innovation, ajudar-te-á a traçar os teus Lugares: 20 objectivos profissionais e a comunicálos com impacto para que melhor possas flexibilizar a tua trajectória profissional.

25 segunda-feira 14h00 - 17h00

26 terça-feira 14h30 - 16h30 MOBILIDADE TRABALHAR NO ESTRANGEIRO Lugares: 30

Gostarias de conhecer uma plataforma de informação sobre oportunidades de emprego na Europa? Estás a pensar em internacionalizar a tua carreira, mas queres ter a certeza de que respondes a ofertas de trabalho fidedignas? Precisas de conhecer as condições de vida e de trabalho nos vários países da União Europeia? Participa neste workshop e vem conhecer a Rede Eures!

Março Estás à procura de novas oportunidades profissionais? Já preparaste as tuas ferramentas de procura de emprego? Neste workshop dar-te-emos sugestões C3 para a redacção do currículo, da carta CURRÍCULOS, CARTAS de candidatura e do cartão de visita, três E CARTÕES DE VISTA documentos essenciais na abordagem Lugares: 20 a um potencial empregador. Inscrevete e ajudar-te-emos a alinhar as tuas competências com as tendências e exigências do mercado de trabalho.

05 terça-feira 14h30 - 16h30

Março

Novas oportunidades de desenvolvimento profissional poderão ser encontradas nos países de Língua Portuguesa. A crescente tendência para MOBILIDADE a internacionalização de carreiras e de TRABALHAR E INVESTIR negócios tem levado muitos portugueses NOS PALOP E BRASIL a trabalhar e investir nos PALOP e no Lugares: 30 Brasil. Porém, a decisão de emigrar, ainda que por um período de tempo limitado, deve ser ponderada e assente em informação sólida: que despesas decorrentes da emigração podem ser antecipadas? Que procedimentos estão associados à criação de empresas no país de destino? Quais as oportunidades profissionais nos diferentes sectores de actividade? Será recomendável negociar, antes da partida, as condições de trabalho? Prepara a tua saída: participa neste workshop!

26 terça-feira 14h30 - 16h30

Reconhecido o sucesso das edições anteriores da iniciativa “Orientação Profissional ao Longo da Vida”, a Cidade das Profissões voltará a promover um ORIENTAÇÃO espaço de reflexão e partilha de PROFISSIONAL AO experiências sobre o processo LONGO DA VIDA permanente de orientar que permite ao 4ª Edição indivíduo, ao longo da vida, identificar Lugares: 20 as suas competências e interesses, tomar decisões relacionadas com educação, formação e emprego e gerir o seu percurso individual na escola, trabalho e noutras situações em que estas competências possam ser adquiridas e/ou utilizadas. Inscreve-te e aprofunda os teus conhecimentos sobre este tema.

27 quarta-feira 09h00 - 17h00

Destinatários Específicos Agentes Educativos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Animadores Socioculturais e outros profissionais que trabalhem no dia-a-dia com estas questões. Esta actividade pode ser, também, frequentada por alunos com a formação acima descrita.


EMPREGABILIDADE Abril

Muito embora a crise económica atravesse todo o Espaço Económico Europeu, continua a haver um grande interesse, por parte dos profissionais MOBILIDADE portugueses, em trabalhar e investir em TRABALHAR E Espanha. Pela proximidade geográfica INVESTIR EM ESPANHA e linguística, Espanha afigura-se como Lugares: 30 um país que atrai muitos portugueses em busca de novas oportunidades de carreira. Se pensas trabalhar ou investir em Espanha, deverás conhecer as condições de vida e de trabalho nesse país, assim como as organizações que te podem apoiar no processo de internacionalização da tua carreira. Não percas este workshop!

23 terça-feira 14h30 - 16h30

Com o surgimento das redes sociais e sexta-feira a mudança de paradigma da Web 2.0, 10h00 - 12h00 passamos a ter uma identidade online. Através da informação que @CDP disponibilizamos nas nossas páginas GERIR REDES pessoais os outros constroem uma SOCIAIS ONLINE Lugares: 10 imagem de nós, imagem essa que fará com que os mesmos nos sigam com maior ou menor interesse, nos incluam na sua rede de contactos e se inicie um relacionamento de natureza diversa, inclusive profissional. No âmbito do processo de procura de novas experiências profissionais, no momento de criar um perfil digital e de gerir a nossa identidade online, devemos analisar e escolher as plataformas que melhor respondam à nossa estratégia profissional e definir um estilo próprio coerente com essa mesma estratégia. Neste workshop ajudar-te-emos a gerir a tua presença nas redes sociais e evitar passar uma imagem que comprometa a tua reputação online. Inscreve-te!

26

GABINETE DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO

No Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo da Cidade das Profissões encontrarás um espaço de apoio e informação, relativa aos passos a dar para criação do próprio negócio, como formalidades burocráticas, financeiras, jurídicas, fiscais, entre outras associadas ao processo de criação da empresa. Em parceria com outras entidades e serviços de apoio ao Empreendedorismo, o gabinete facilita o processo de empreender, passo a passo. Contigo, estabelecemos os circuitos de apoio possíveis desde a geração e gestação da ideia até à concretização da mesma num negócio. O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo foi co-financiado pelo QREN, no âmbito do Novo Norte - Programa Operacional Regional do Norte, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e insere-se no Programa de Acção para a Reabilitação Urbana do Morro da Sé. Investe no sucesso da Baixa e Centro Histórico do Porto!


EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO Janeiro

Mais do que identificar oportunidades dentro do sistema económico ou a necessidade de integrar o mercado de trabalho, a criação do próprio negócio é para muitos a possibilidade de concretizar projectos pessoais, e por meio deles, dar expressão a vocações profissionais sentidas e, muitas vezes, adiadas. A criação da própria actividade é um processo investido em várias etapas, da concepção à concretização da ideia. Nos workshops de Empreendedorismo poderás desen-volver o teu lado empreendedor e/ou encontrar toda a informação de que necessitas para dar os primeiros passos na criação do teu negócio! Destinatários Jovens-adultos e adultos com espírito empreendedor que procurem informação sobre os passos a dar no processo de criação do próprio emprego e sobre as diversas formalidades a ele associadas

Actividades Permanentes

03 quinta-feira JANEIRO

14h30 - 16h30

07 quinta-feira FEVEREIRO

14h30 - 16h30

07 quinta-feira MARÇO

14h30 - 16h30

04 quinta-feira ABRIL

14h30 - 16h30 PASSOS PARA A CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO Lugares: 30

Se tens uma ideia de negócio que gostarias de colocar em marcha e sentes que chegou o momento de a amadurecer e concretizar, participa neste workshop. Informa-te sobre o percurso a seguir para trabalhar a tua ideia, analisa as possibilidades de a concretizar e explora todos os aspectos que a podem converter num projecto viável. Aqui apresentamos-te os passos a seguir, as diferentes opções e recursos ao teu dispor para criares o teu próprio emprego.

De forma a assegurar a sustentabilidade da empresa é importante que o (futuro) empresário tenha a consciência de que todas as funções básicas da empresa (produção, finanças - tributação, NOÇÕES DE benefícios fiscais, comercial e recursos FISCALIDADE humanos) são interdependentes e Lugares: 30 interactivas. Os empresários ganhariam, em segurança e domínio do seu negócio, se soubessem ler e interpretar, ainda que sumariamente, os conceitos fundamentais da Fiscalidade e o essencial, imediatamente aplicável, do cálculo económico e financeiro. Neste workshop, a RFA Academy explorará temas como a leitura e a interpretação das noções básicas do sistema fiscal Português, nomeadamente, o que significa as despesas e receitas públicas, questões de direito fiscal, classificação dos impostos e principais impostos do sistema fiscal português, entre outros, de forma a que o pequeno empresário possa planear e controlar os fluxos monetários e por em prática as medidas necessárias.

17 quinta-feira 14h30 - 16h30

O desenvolvimento de um negócio no cluster das indústrias criativas implica o prévio conhecimento de questões ligadas à propriedade intelectual, tanto no sentido de protegermos o nosso ASSESSORIA LEGAL À trabalho como de beneficiarmos dos ACTIVIDADE DO apoios concedidos à actividade criativa SECTOR CRIATIVO a nível estatal. A Lato Sensu presta apoio Lugares: 20 legal aos profissionais do sector cultural e criativo, no domínio da Propriedade Intelectual e da sua interligação com o Direito Fiscal e o Direito do Trabalho. O Workshop de Assessoria Legal à Actividade do Sector Criativo permitir-te-á conhecer a matriz de protecção do teu trabalho criativo (direito de autor e propriedade industrial) e perceber quais os conhecimentos que deverás ter para gerires os procedimentos burocráticos ligados à fiscalidade.

24 quinta-feira 14h00 - 17h00

Destinatários Específicos Jovens-adultos que procuram potenciar a sua integração/manutenção no mercado das indústrias criativas.


COMPETÊNCIAS CHAVE

EMPREENDEDORISMO Fevevreiro O Microcrédito da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) é um pequeno quinta-feira crédito bancário destinado a apoiar pessoas 14h30 - 16h30 que querendo desenvolver uma actividade económica por conta própria e reunindo as condições e as capacidades pessoais que MICROCRÉDITO antecipam o êxito da iniciativa a que se Lugares: 30 propõem concretizar, não têm acesso ao crédito bancário normal, nem possuem o capital próprio necessário. Neste workshop, Marta Mucha, técnica de microcrédito, darte-á a conhecer este instrumento de empreendedorismo social, e nele terás a oportunidade de esclarecer todas as tuas dúvidas sobre esta opção de financiamento à criação do próprio emprego.

21

As novas tecnologias, a globalização da economia e o aparecimento de novas necessidades das pessoas e das empresas transformaram o mundo do trabalho e a forma como trabalhamos. Exigem-se novas competências. Surgem novos perfis profissionais. Deves, por isso, assumir uma postura de contínua actualização e aperfeiçoamento. Aposta no desenvolvimento de competências transversais que enriqueçam e tornem mais competitivo o teu perfil profissional, facilitando não só a tua entrada no mercado de trabalho mas também a manutenção do teu posto laboral. Destinatários Jovens-adultos e adultos que procuram potenciar a sua integração e/ou manutenção no mercado de trabalho, investindo no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Março

Os investimentos envolvem riscos que podem pôr em causa um projecto ou mesmo uma quinta-feira organização. Como resposta há incentivos que 14h30 - 16h30 visam promover a competitividade das micro, pequenas e médias empresas. No entanto, PROJECTOS DE embora os riscos sejam parcialmente FINANCIAMENTO E suportados pelos incentivos, a tomada de SISTEMAS DE decisão deve ser ponderada e bem calculada. INCENTIVO O planeamento e avaliação de projectos são Lugares: 30 sustentados por formas de organização e gestão que podem estar ao nosso alcance. Neste workshop, a Incubit ajudar-te-á a identificar os quadros de apoio comunitário disponíveis, a compreender o risco envolvido em projectos co-financiados, a conhecer as potencialidades das ferramentas tecnológicas e a sustentar e fundamentar a tomada de decisão face a investimentos. Participa!

Janeiro

21

Abril

09 terça-feira 14h30 - 16h30 EMPREENDEDORISMO CRIATIVO Lugares: 20

A gestão da mudança exige que o empreendedor se confronte com as mais recentes alterações do comportamento dos mercados, das economias e das sociedades. Neste workshop, a Academia das Emoções desafiará os empreendedores a reflectir sobre novos conceitos e visões de negócios e as mais recentes micro-tendências de mercado, alternativas às tradicionais fórmulas da gestão, mediante a afirmação das sensações, das emoções, das relações e das suas experiências.

Num período fortemente marcado por um discurso negativo sobre o mercado de trabalho, Edite Amorim da THINKINGBIG desafia-te a assumir uma atitude proativa e optimista, fundamental na ATITUDE POSITIVA procura de emprego, no reenfoque Lugares: 20 laboral ou para empreender. Durante duas horas abordar-se-á a importância da parte específica que só depende de cada um, e em particular, o que se sente nestes processos de mudança e como isso se expressa para o exterior. Edite Amorim, psicóloga, “expressóloga", que gosta de levar a teoria à prática, criou a THINKING-BIG, que dá nome ao trabalho que faz. E gosta! Através de projetos de formação e projetos interdisciplinares, a THINKING-BIG (www.thinking-big.com) põe em prática a visão da Psicologia Positiva, fazendo uso da comunicação com as pessoas, da partilha de ideias, das dinâmicas de grupo, prestando atenção à linguagem corporal e à sua expressão e criando relações próximas em cada processo.

11 sexta-feira 14h30 - 16h30


COMPETÊNCIAS CHAVE

COMPETÊNCIAS CHAVE Janeiro

O conceito de “work-life balance” remete para um investimento equilibrado nas actividades do âmbito profissional e pessoal. Desenvolver esta competência é fundamental num mercado de trabalho WORK LIFE BALANCE em que o recurso às novas tecnologias Lugares: 20 requer dos profissionais que estejam permanentemente ligados ao seu local de trabalho! Neste workshop terás a oportunidade de conhecer estratégias para gerires as tuas prioridades pessoais e profissionais, adoptando um estilo de vida equilibrado e, consequentemente, contribuindo para que a organização em que te inseres obtenha melhores resultados!

18 sexta-feira 14h30 - 16h30

Março

Quantas vezes vemos confrontadas as nossas opiniões e crenças com situações no dia-a-dia que nos desagradam? Conflitos e diferenças existem desde sempre, mas infelizmente e GESTÃO DE frequentemente os conflitos tornam-se CONFLITOS nocivos e destrutivos à medida que o Lugares: 20 tempo passa. Será possível evitar que um conflito se torne desestruturante? Será possível transformar qualquer conflito num resultado construtivo e positivo? Neste workshop, a getSkilled dar-te-á a conhecer algumas técnicas de gestão e resolução de conflitos de forma a que melhor possas enfrentar os conflitos na tua vida e transformá-los positivamente em momentos de desenvolvimento e crescimento pessoal.

08 sexta-feira 14h00 - 17h00

Fevereiro

Seja na vida pessoal, seja na vida profissional todos nós temos necessidade de comunicar. A comunicação é uma actividade comum a qualquer ser humano e, COMUNICAÇÃO voluntariamente ou involuntariamente, EFICAZ acabamos por estar constantemente a Lugares: 20 transmitir informação com tudo o que fazemos e dizemos. Mas será possível perceber melhor como funciona o processo de comunicação? Poderemos melhorar a maneira como comunicamos entre nós, de forma a que a comunicação seja mais eficaz e mais clara? A resposta é sim! Neste workshop, a getSkilled dar-te-á a conhecer o modelo básico de comunicação e diversas técnicas que, apesar de bastantes simples de entender e aplicar, criam uma transformação positiva na maneira como comunicas e te relacionas com os outros à tua volta.

08 sexta-feira 14h00 - 17h00

A negociação é uma ferramenta presente na vida das empresas sendo caracterizada por ganhos, trocas e perdas, e quando bem desenvolvida traduz-se numa vantagem competitiva NEGOCIAÇÃO no mercado. O objectivo de cada Lugares: 20 negociação difere de caso para caso e é fundamental sermos capazes de desenvolver formas de negociar em função dos objectivos iniciais definidos para cada negociação. Neste workshop dar-te-emos a conhecer os factores determinantes neste processo e necessários à condução de uma relação win-win com os parceiros e/ou clientes, que possibilite alcançar os objectivos definidos da forma mais eficaz e eficiente. Descobre como comunicar de um modo mais influente e conduzir um processo de persuasão. Inscreve-te!

12 terça-feira 14h30 - 16h30


18

A INTERNET NA PROCURA DE EMPREGO Lugares: 10 Lugares: 20 Lugares: 20

25

@CdP

WORK LIFE BALANCE

14h30 - 16h30

SEXTA feira

Lugares: 30

04

11

14h30 - 16h30

ATITUDE POSITIVA

Lugares: 20

14h30 - 16h30

Lugares: 30

JOB PROFILE ARTE E CULTURA

Lugares: 30

NOÇÕES DE FISCALIDADE

24

14h00 - 17h00

31

14h30 - 16h30

ASSESSORIA LEGAL À ACTIVIDADE DO SECTOR CRIATIVO

10 03

14h30 - 16h30

PASSOS PARA A CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

QUINTA feira

17

14h30 - 16h30

30 23 09 02 QUARTA feira

16

Lugares: 20 Lugares: 20

29

14h30 - 16h30

01 FERIADO

Janeiro

Lugares: 30

MOBILIDADE ESTÁGIOS INTERNACIONAIS

14h30 - 16h30

22

15 08

TERÇA feira

21 14 07 SEGUNDA feira

Cada vez mais as reuniões de trabalho estão presentes no nosso dia-a-dia laboral. No entanto, nem sempre possuímos a noção dos elementos REUNIÕES DE básicos que constituem uma reunião. TRABALHO: Questões como o protocolo a seguir, a ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO redacção de convocatórias e actas, entre Lugares: 30 outras. Uma boa e explícita redacção do que se decidiu numa reunião e a elaboração de uma acta capaz de colocar essas tomadas de decisão em prática são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organismo, público ou privado. A RFA Academy dar-te-á a informação necessária para procederes à organização, realização e preparação de uma reunião de trabalho formal ou informal, e o à vontade para aplicares as regras de registo de notas numa reunião e de redacção de uma acta. Este é o workshop certo se pretendes trabalhar esta competência! Inscreve-te!

18 quinta-feira 14h30 - 16h30

10 PASSOS PARA UM PORTEFÓLIO MAIS ATRACTIVO

Sentir-se realmente confortável diante de uma audiência não é um processo imediato para muitos. Em duas horas não faremos transformações. Mas falaremos de aspectos práticos, bem FALAR EM PÚBLICO concretos, que podem ajudar a explorar Lugares: 20 a expressão única de cada um. Pequenas pistas sobre a gestão da audiência, sobre o corpo (movimento no espaço, postura, gestos, contacto visual, expressões) e sobre a voz (entoação, expressividade, colocação, modulação) que pretendem puxar um fio em cada um, para continuarem a explorar. A rui4choices.com ajudar-te-á a passar a informação da melhor forma, a potenciar as tuas qualidades e a descobrir os pontos que deves melhorar como apresentador. Inscreve-te!

12 sexta-feira 14h30 - 16h30

14h30 - 16h30

Abril

SITUAÇÕES A EVITAR EM ENTREVISTAS DE EMPREGO

28

COMPETÊNCIAS CHAVE


01

SEXTA feira

14

07

14h30 - 16h30

02

03

01

QUARTA feira

QUINTA feira

SEXTA feira

26

20

13

06

14

08

Lugares: 20

GESTÃO DE CONFLITOS

14h00 - 17h00

Lugares: 30

15

A INTERNET NA PROCURA DE EMPREGO Lugares: 10

@CdP

10h00 - 12h00

Lugares: 15

07

PASSOS PARA A CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

14h30 - 16h30

Lugares: 15

GESTÃO DE CARREIRA NO FEMININO

18h30 - 20h00

GESTÃO DE CARREIRA NO FEMININO

18h30 - 20h00

22

21

14h30 - 16h30 PROJECTOS DE FINANCIAMENTO E SISTEMAS DE INCENTIVO Lugares: 30

Lugares: 15

GESTÃO DE CARREIRA NO FEMININO

18h30 - 20h00

28

29

Lugares: 30

JOB PROFILE MODA, TÊXTIL E CALÇADO

14h30 - 16h30

27

09h00 - 17h00 ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL AO LONGO DA VIDA 4ª Edição Lugares: 20

TRABALHAR E INVESTIR NOS PALOP E BRASIL Lugares: 30

MOBILIDADE

14h30 - 16h30

19

14h30 - 16h30

SITUAÇÕES A EVITAR EM ENTREVISTAS DE EMPREGO Lugares: 20

NEGOCIAÇÃO

TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Lugares: 30

JOB PROFILE

28

14h30 - 16h30

Lugares: 10

NA PROCURA DE TRABALHO

27

09h30 - 12h30 FERRAMENTAS INFORMÁTICAS

Lugares: 30

25

Lugares: 20

C3

26

MOBILIDADE TRABALHAR NO ESTRANGEIRO

14h30 - 16h30

Lugares: 20

ADAPTAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO

25

14h30 - 17h00

18

CURRÍCULOS, CARTAS E CARTÕES DE VISITA Lugares: 20

12

11

INFORMÁTICA NA ÓPTICA DO UTILIZADOR Lugares: 10

22

Lugares: 30

MICROCRÉDITO

21

14h30 - 16h30

Lugares: 10

NA PROCURA DE TRABALHO

20

09h30 - 12h30 FERRAMENTAS INFORMÁTICAS

Lugares: 20

14h30 - 16h30

05

TERÇA feira

15

@CdP

10h00 - 12h00

19

SITUAÇÕES A EVITAR EM ENTREVISTAS DE EMPREGO

14h30 - 16h30

18

14h30 - 16h30

04

Lugares: 20

COMUNICAÇÃO EFICAZ

14h00 - 17h00

08

Lugares: 30

PASSOS PARA A CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

NA PROCURA DE TRABALHO

Lugares: 10

NA PROCURA DE TRABALHO

Lugares: 10

13

09h30 - 12h30 FERRAMENTAS INFORMÁTICAS

06

09h30 - 12h30 FERRAMENTAS INFORMÁTICAS

SEGUNDA feira

01 FERIADO

03

QUINTA feira

Março

02

QUARTA feira

12

05

TERÇA feira 01 FERIADO

11

04

SEGUNDA feira

Fevereiro


SEXTA feira

QUINTA feira

QUARTA feira

TERÇA feira

SEGUNDA feira

Abril

05

Lugares: 30

PASSOS PARA A CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

04

14h30 - 16h30

03

Lugares: 20

10 PASSOS PARA UM CV MAIS ATRACTIVO

14h30 - 16h30

02

01

23

30

28

29

25

26

Lugares: 20

FALAR EM PÚBLICO

12

14h30 - 16h30

19

Lugares: 10

@CdP GERIR REDES SOCIAIS ONLINE

10h00 - 12h00

27

COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE Lugares: 30

18

14h30 - 16h30 REUNIÕES DE TRABALHO: ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO Lugares: 30

Lugares: 20

TRABALHAR E INVESTIR EM ESPANHA Lugares: 30

11

Lugares: 20

24

JOB PROFILE

14h30 - 16h30

29

17

MOBILIDADE

14h30 - 16h30

22

10

14h30 - 16h30

16

15

SITUAÇÕES A EVITAR EM ENTREVISTAS DE EMPREGO

09

14h30 - 16h30

08

EMPREENDEDORISMO CRIATIVO

Coordenação Técnica Equipa Técnica

Nádia Fonseca Maria João Simões


Cidade das Profissões

Consultadoria de Percursos Profissionais Rua das Flores, nº 152-158 4050-263 Porto

Transportes

METRO Linha D - São Bento COMBOIO Porto - São Bento AUTOCARRO ZM, 400, 202, 207, 303, 500, 900, 901, 904, 905, 906

Contactos

TEL 223 392 360 FAX 223 392 369 EMAIL eventos@cidadedasprofissoes.pt URL www.cidadedasprofissoes.pt facebook.com/cidadedasprofissoes

Horário

Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 17h00 Quarta-feira das 9h00 às 20h00 Atendimento personalizado a partir das 13h

Agenda jan, fev, mar, abr | 2013