50
Cidades Criativas
de inovação alimentada tanto pela tradição quanto pela contemporaneidade, repercutindo no desenvolvimento de novos processos, tecnologias e produtos; se promova a sustentabilidade em suas múltiplas dimensões, cultural, social, ambiental e econômica; e se crie uma ambiência favorável à inclusão social e produtiva, por meio da criação ou adequação de marcos legais e de linhas de fomento que estimulem o desenvolvimento de novos negócios e novos projetos. Todo esse processo demanda um sistema de planejamento e governança que considere a participação dos órgãos públicos, das organizações, públicas e privadas, e da sociedade civil.
2.4 Cidades e Territórios Criativos: alguns exemplos Objetivo: Verificar, através da análise de Berlim e Lisboa, exemplos de cidades que assumiram a cultura e criatividade como eixos centrais do seu desenvolvimento.
2.4.1 Berlim Berlim, cidade que passou por múltiplas mudanças em função de guerras, de sistemas políticos e modos de produção, viveu processos de construção e reconstrução, de crescimento e declínio. De uma cidade dividida no pós-guerra a uma cidade reunificada em 1989 no período pós-guerra fria, Berlim sofreu uma grande reconfiguração econômica, de uma cidade industrial tornou-se uma cidade baseada numa economia de serviços (SELDIN, 2015). O desemprego gerado pelo processo de desindustrialização fez com que o modelo de desenvolvimento da cidade fosse repensado e sua centralidade fosse deslocada para novas bases, tendo na cultura seu eixo estratégico. Economicamente falida em função do declínio do velho modelo industrial, Berlim tinha em seu patrimônio cultural e em sua história um apelo simbólico com grande potencial de atratividade e competitividade. Assim sendo, a cultura passou a ser entendida como motor para o desenvolvimento da cidade e para ampliação de oportunidades para novos negócios e para a atração de profissionais qualificados, além de investidores externos. Grandes investimentos públicos foram realizados na criação ou recuperação do patrimônio histórico cultural da cidade, seja no lado ocidental ou oriental, assim como também foram direcionados para a promoção e realização de grandes eventos.