Sem Barganhas com Deus

Page 23

Toda literatura pode virar letra-lei-tura, literal-tura, liteira-tura e, por fim, para os demais, Lei-ter-que-atura! Digo isto a-Lei-vosamente! Não o afirmo como Lei-voz-à-mente! Mas desejaria que fosse a Lei-voz-da-mente! De sua mente e sem mentira! Ora, isto seria pura Graça! Cada um discirna como desejar! Sim! A cada um como con-cerne! Mas lembre-se: é sem barganha com Deus!

No inicio do livro baseado em Jó — O Enigma da Graça —, eu disse que a “teologia dos amigos de Jó” se deriva da “Teologia da Terra”, nascida em Caim! Entretanto, minha proposta neste livro não é escrever um “tratado” sobre nada, nem mesmo sobre um amplo conceito dessa “Teologia da Terra” e, nem mesmo, da Teologia Moral de Causa e Efeito.

acrescentado à Escritura, mas sempre há mais a ser incluído na leitura da Escritura como Palavra! Por isso mergulhei em angústias de dignidade com Sócrates, em devaneios filosóficos com Platão, cansei-me de Aristóteles, apaixonei-me por Agostinho, fiquei exausto com Tomás de Aquino, fiz-me primo de Calvino e parente de Lutero; tornei-me, todavia, irmão de leite de Kierkgaard, comparsa de J. Ellul, bati longos papos com C.S. Lewis, discuti muito com Francis Schaeffer, abracei o cavalo de Turim na loucura de Nietzsche, verti sangue latino-americano com Eduardo Galeano e fiz-me colega de mentes de gente que era mais que um simples fulano! Tudo pela leitura! Ah! Sim! Quantos mundos a conhecer!

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.