Estiagem no Oeste Catarinense

Page 237

A recomposição dos mananciais e da mata ciliar através de um plano, programa pra preservar as que ainda restam, e renovar aquelas que foram destruídas. Reter mais as águas, ter uma área úmida que provocando uma regularidade maior das chuvas durante o ano (Oficina São Miguel do Oeste).

3.3.2. Incentivar o pagamento por serviços ambientais (PSA) Independentemente da análise das vantagens e defeitos do atual código florestal e da forma como se procedeu ao branqueamento de algumas práticas ilegais anteriores, o pagamento por serviços ambientais está previsto e constitui-se como um dos mais importantes mecanismos de ação positiva em prol da qualidade ambiental. São Lourenço tem programa mata nativa, o produtor recebe um real por ano para manter a atividade. 29 produtores com 35 hectares com mata de araucária e outras nativas no meio, por exemplo (Oficina Chapecó).

da água, reaproveitamento principalmente área urbana. Quando tem esbanja, não sabe cuidar (Oficina Concórdia). O programa de televisão e rádio é muito importante, então uma das soluções é usar a mídia para divulgar porque devemos preservar, despertar a consciência dos agricultores, da população (Oficina São Miguel do Oeste). Mudança de cultura através da criação de valores ambientais (Oficina São Miguel do Oeste). Câmara técnica da vigilância sanitária [...] uma rodada em todos municípios, levar para as prefeituras visão integrada da gestão da água na bacia, responsável pelo uso do solo (Reunião Comitê de Bacia Jacutinga, Concórdia). Reuniões de capacitações de todos envolvidos e atingidos pela estiagem (Oficina São Miguel do Oeste).

Os pagamentos já estão na legislação, mas tem que fazer acontecer, colocar em prática, assim ter mais preservação e resultado, colocando em prática teríamos mais consciência e daríamos mais valor para a água (Oficina Concórdia).

No caso dos agricultores foi destacado que há uma mudança em curso e que essa mudança pode ser incrementada a propósito da efetivação do cadastro rural.

Se eles [proprietários de imóveis rurais] conservarem, toda sociedade vai ser beneficiada [...] então não é justo só eles arcarem com as consequências (Oficina Joaçaba).

Consciência do agricultor está mudando e estão sendo incentivados a preservar o meio ambiente, nascentes. Está sendo realizado o CAR [cadastro ambiental rural], cerca de 10 por dia. (Reunião Sindicato Agricultores, Chapecó).

Os movimentos sociais do campo apostam nas políticas de pagamento por serviços ambientais, desde que sejam atrativas (Reunião Comitê de Bacia do Rio do Peixe, Joaçaba).

3.4. Conscientização e educação ambiental 3.4.1. Promover conscientização Por diversas vezes a importância da conscientização foi salientada, tanto para atores específicos como para todos os setores e comunidades de forma geral. Cultura de conscientização que nem prevenção de incêndio: treinamento, fechar torneiras por quatro dias [...] Criar uma cultura de uso

3.4.2. Valorizar a educação ambiental O tema da importância da educação ambiental foi tratado tanto para os espaços formais e ambientes escolares como também para espaços não escolares. Educação ambiental desde a pré-escola. Resultado esperado de pessoas conscientes, sensíveis e orientadas em relação ao problema dos recursos hídricos (Oficina Joaçaba). Realizar conscientização em escolas porque os mais novos são mais fáceis de convencer que os mais velhos (Oficina Chapecó). Mudanças de hábitos e educação. As pessoas têm que entender e saber qual parte cabe a elas para se trabalhar a questão da estiagem. Tra-

CAPÍTULO VI

235


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.