Relatório Social 2013 | UNISAL

Page 32

Extensão / Pesquisa / Livros Com o objetivo de integrar alunos, professores e comunidade em torno da história e da memória da escola, os Projetos “Minha Escola é Mais”, “Arte e Memória: projeto nosso livro” foram desenvolvidos ao longo do ano, num processo que promoveu o (re)conhecimento de uma versão histórica da memória da escola, possibilitando o fortalecimento das relações entre os envolvidos e intensificando o vínculo com o lugar. Os dois projetos são frutos da parceria entre o Curso de Pedagogia da Unidade Americana, Secretaria de Educação de Americana, Secretaria de Educação de Cosmópolis e Editora Adonis. Foram proferidas palestras de formação por docentes do Curso de Pedagogia a todos os educadores das Redes Municipais de Americana e Cosmópolis, sobre História, Memória e Produção de Texto. Como desdobramento das ações, que contemplaram a edição de 23 livros, propiciou-se o incentivo à leitura e à escrita, a valorização do conhecimento histórico, além da contribuição para a construção da cidadania, sob a supervisão pedagógica da Coordenadora do Curso de Pedagogia. - Projeto Minha Escola é Mais! – cerca de 1.800 alunos e 350 professores de oito escolas da Rede Pública de Americana vivenciaram o projeto com o objetivo de resgatar e valorizar a memória das escolas da cidade. - Arte e Memória - Projeto: nosso livro - quinze escolas da cidade de Cosmópolis participaram do projeto, que teve como objetivo registrar e compartilhar histórias construídas/escritas por alunos, professores e a própria comunidade, objetivando, com uma postura cidadã, o incentivo à leitura, à escrita e à valorização do conhecimento histórico na construção da cidadania. A produção envolveu cerca de 4.500 professores e 635 alunos. - Projeto Livro Letra Viva - realizado com o intuito de apoiar a alfabetização, a cultura e o desenvolvimento do gosto literário. Contou com a participação de 1.200 alunos e 104 professores de escolas públicas e particulares das cidades de Americana, Amparo, Atibaia, Campinas, Leme, Valinhos e Vinhedo. Dos 1.200 textos enviados, 55 histórias foram selecionadas pelos alunos do Curso de Pedagogia da Unidade Americana e publicadas nas 104 páginas do livro “Letra Viva”. A organização do livro foi realizada pela Coordenadora do Curso de Pedagogia.

“A Revolução de 1932 no acervo do Museu Frei Galvão – reconstrução da memória regional” O Curso de História da Unidade Lorena, em parceria com a empresa AGC Vidros do Brasil, promoveu, em 08 de agosto, o lançamento do livro, organizado pelo Coordenador do Curso, “A Revolução de 1932 no acervo do Museu Frei Galvão – reconstrução da memória regional”. O projeto que contou com a impressão de mil exemplares do livro, patrocinada pela AGC, promoveu uma exposição realizada no Museu Frei Galvão, em Guaratinguetá, que recebeu cerca de 250 pessoas, além de uma exposição itinerante, que percorreu cinco escolas da região, visitada por cerca de 700 alunos. A mostra reuniu fotografias, medalhas, capacetes, cartas, panfletos e outros documentos da Revolução de 1932. O objetivo desse projeto, vinculado ao Centro de Extensão Universitária e Ação Comunitária Padre Carlos Leôncio da Silva, foi o de preservar a cultura e a memória regionais do Vale do Paraíba, especialmente da cidade de Guaratinguetá.

Relatório Social 2013

relatorio_2013_CORRECAO_13_01_2014.indd 31

31

14/01/2014 09:30:29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.