COBIT 5. Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização – Processos de Habilitação

Page 135

CAPÍTULO 5 CONTEÚDO DO GUIA DE REFERÊNCIAS DE PROCESSOS DO COBIT 5 BAI03 Práticas de Processo, Entradas/Saídas e Atividades.

BAI03 Práticas de Processo, Entradas/Saídas e Atividades Prática de Gestão

Entradas

De Desenvolver e documentar soluções de alto nível APO03.01 usando técnicas de desenvolvimento ágil ou em APO03.02 cascata previamente acordadas. Garantir o alinhamento com a estratégia de TI e a arquitetura corporativa. Reanalisar e atualizar as especificações quando questões significativas ocorrerem durante APO04.03 a definição de especificações detalhadas, nas fases de construção ou conforme a solução evoluir. APO04.04 Garantir que as partes interessadas participem BAI02.01 ativamente na especificação e aprovem cada versão.

Descrição

BAI03.01 Especificar soluções de alto nível.

BAI02.02

Saídas

Princípios de arquitetura

Descrições de padrões de domínio e definição da arquitetura

Pesquisa de possibilidades de inovação

Avaliação de ideias de inovação

Descrição 

Para

Especificação BAI04.03 aprovada do design de BAI05.01 alto nível

Confirmação de critérios de aceitação das partes interessadas  Repositório de definição de requisitos 

Plano de aquisição/desenvolvimento de alto nível

Atividades

02 Envolver usuários apropriadamente qualificados e experientes e especialistas de TI no processo de especificação para assegurar que a especificação provê uma solução que otimamente utiliza as capacidades de TI propostas para melhorar os processos de negócio. 03 Criar uma especificação em conformidade com os padrões de especificação da organização, num nível de detalhe que é apropriado para a solução e método de desenvolvimento e consistente com as estratégias de negócio, TI e corporativa, com a arquitetura corporativa, planos de segurança, leis, regulações e contratos. 04 Após a aprovação pela garantia de qualidade, submeter a especificação de alto nível final para as partes interessadas do projeto, dono do processo de negócio e patrocinador para aprovação com base em um critério pré‐acordado. Essa especificação vai evoluir durante o projeto conforme o entendimento se aprimorar. Prática de Gestão

Entradas De

BAI03.02 Especificar componentes detalhados da solução. APO03.01 Desenvolver, documentar e elaborar especificações detalhadas progressivamente usando técnicas de APO03.02 desenvolvimento ágil ou em cascata previamente acordadas, endereçando todos os componentes (processos de negócio e controles manuais e automáticos relacionados, aplicações de TI de APO03.05 apoio, serviços de infraestrutura, produtos de tecnologia e parceiros/fornecedores). Assegurar que a especificação detalhada inclui SLAs e OLAs internos e externos.

Saídas

Descrição 

Descrição

Para

Princípios de arquitetura

Especificação detalhada aprovada

Modelo de arquitetura da informação  Definição de descrições de domínio e arquitetura

Revisões de SLA e OLA APO09.03 BAI04.02

Orientação para desenvolvimento de solução

APO04.06

Avaliações de uso de abordagens inovadoras

BAI02.01

BAI02.02

Relatório do estudo de viabilidade

BAI02.03

 

Ações para mitigação de risco Registro de riscos de requerimentos

BAI02.04

Aprovação pelo patrocinador dos requisitos e soluções propostas

BAI04.03 BAI05.01

Critérios de aceite confirmados das partes interessadas  Repositório de definição de requisites

135 Personal Copy of: Sr. Felipe Soares de Oliviera

Construir, Adquiorir e Implementar

01 Estabelecer uma especificação de alto nível que traduz a solução proposta em processos de negócio, suportando serviços, aplicações, infraestrutura e repositórios de informações capazes de atingir os requerimentos de negócio e de arquitetura corporativa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.