5 minute read

Indicação de livros

Para selecionarmos os melhores livros sobre casamento, procuramos elaborar uma lista com autores do Brasil e do exterior, com diversos pontos de vista

Casais inteligentes enriquecem juntos, de Gustavo Cerbasi, um dos melhores livros sobre casamento com temática financeira

Advertisement

Esta é uma daquelas leituras fundamentais. Este best seller vendeu mais de um milhão de livros e inspirou até um filme que foi sucesso de bilheteria – “Até que a sorte nos separe”.

O livro Casais inteligentes enriquecem juntos trata de um assunto pertinente, angustiante e com potencial explosivo para a relação do casal: as dificuldades sobre a educação financeira no casamento.

A proposta de Cerbasi é ensinar o leitor a usar da melhor maneiro seu dinheiro e assim ter uma tranquilidade maior nos relacionamentos. O autor traz exemplos que provavelmente todo mundo já encarou em algum momento do casamento.

Se a conta não fecha no fim do mês, talvez tenha sido motivado pelo companheiro esbanjador. Ele mostra também que a relação do casal pode ter suas rusgas mesmo quando sobra dinheiro: aí, a discussão é sobre como melhor usar essas economias, se em uma viagem a dois ou em um investimento futuro.

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Gustavo Cerbasi mostra em seu livro que a origem do problema não é exatamente financeira, mas sim a falta de conversa do casal sobre o dinheiro.

A leitura do livro oferece dicas e sugestões independente da etapa do relacionamento. Serve para o namoro, para o início do casamento ou até mesmo para várias décadas de convívio. Há também testes que avaliam a capacidade do casal para a busca e construção de riqueza.

75 hábitos dos casais felizes, de Ashley Davis e Daniel Bush, uma aula para um saudável relacionamento amoroso

A psicoterapeuta e especialista em terapia conjugal Ashley Bush se uniu ao seu marido, Daniel Arthur Bush, que é especialista em saúde mental, para mostrar neste livro os segredos para transformar o casamento em um relacionamento feliz e harmonioso.

E a ideia que os dois especialistas nos apresentam nesta leitura é simples: integrar à rotina do relacionamento pequenos gestos que cultivem o amor. O casal elenca na obra uma lista com 75 atitudes que consideram fundamentais para reforçar a conexão e o carinho na relação.

A intenção da leitura é mostrar que, ainda que a vida a dois traga muita pressão ao cotidiano – filhos, carreira, problemas financeiros, entre outros –, é possível trabalhar a favor da relação para tornar a convivência de um com o outro mais simples e harmoniosa. Mais do que um livro de conselhos, podemos dizer que “75 hábitos dos casais felizes” é um verdadeiro guia com valiosas dicas. Isso porque cada uma das atitudes é abordada de forma detalhada, por meio de informações sobre o momento em que ele deve ser praticada e o resultado que se pretende alcançar. Além disso, ao final de cada capítulo o leitor encontrará perguntas para refletir e se aprofundar sobre o tema.

Os segredos dos casais inteligentes

Esta é mais uma leitura em que Gustavo Cerbasi, trata da importância dos casais saberem lidar com o dinheiro (educação financeira). Em “Os segredos dos casais inteligentes” o autor traz um texto claro e acessível, uma de suas marcas.

Nesta obra, Cerbasi nos conta os melhores hábitos e estratégias para garantir um futuro próspero sem comprometer o relacionamento um com o outro e a qualidade de vida no presente.

Mais do que abordar o tema de forma subjetiva, o livro traz dicas e exemplos práticos baseados em casos reais. Questões como aposentadoria, opções de investimentos e a necessidade de saber separar um dinheiro para emergências e outra para o lazer e o bem-estar são abordadas.

A partir disso, o casal pode adotar uma postura mais inteligente diante das questões financeiras, que, se não são bem administradas, podem se tornar grandes problemas no futuro. Por conta dessas características, este é um dos melhores livros de casamento.

Afinal, quem não quer enriquecer e envelhecer com bem-estar ao lado do seu parceiro ou parceira, não é mesmo?

Kama sutra, de Sir Richard Burton, um livro milenar sobre relacionamento Este é um clássico sobre a habilidade e a arte indianas do amor e do sexo. Um dos livros mais conhecidos do mundo.

Mas o milenar “Kama sutra” só se tornou conhecido no Ocidente a partir do século XIX graças ao britânico Sir Richard Burton, que fez a base da tradução.

Escrito no século III, o livro nos conta e analisa a relação sexual, suas técnicas e as melhores maneiras para alguém conseguir a felicidade na vida e o prazer.

Este livro, ao mesmo tempo, traz um rico material sobre os costumes da antiga Índia. “Kama sutra” serviu de base a todas os livros indianos posteriores sobre o amor, inclusive à poesia amorosa em sânscrito.

A carícia essencial, de Roberto Shinyashiki

O badalado autor Roberto Shinyashiki nos mostra neste livro sobre relacionamento o que fazer para ajudar de verdade as pessoas que se ama.

O autor nos explica que o segredo de qualquer bom relacionamento, seja familiar, social, profissional ou mesmo conjugal, é ter uma boa comunicação e ajudar o outro a se sentir importante a cada vez. É essa a carícia essencial para o sucesso das relações. Para Shinyashiki, para se chegar à deliciosa sensação de amar e ser amado, as pessoas precisam perceber que são consideradas e reconhecidas.

As regras de ouro dos asais saudáveis, de Augusto Cury

Mais do que dicas, Augusto Cury mostra no livro “As regras de ouro dos casais saudáveis”, as verdadeiras regras para se ter um relacionamento saudável e uma vida de sucesso.

O psiquiatra e professor, autor de importantes best seller, nos ensina que casais inteligentes têm mente madura e dão atenção ao essencial.

Esse essencial é a grandeza do afeto, a importância do diálogo e o respeito mútuo.

Na contramão disso, casais que valorizam o trivial, que brigam por tolices e gastam energia com pequenos estímulos estressantes são rápidos em se acusar e lentos para se abraçar.

Em “As regras de ouro dos casais saudáveis”, o autor aborda questões da teoria da inteligência socioemocional. De acordo com Cury, essa teoria foi aplicada por ele em mais de 20 mil sessões de psicoterapia e consultas que ele aplicou na carreira.

As cinco linguagens do amor, de Gary Chapman, um dos melhores sobre relacionamento

Que homens e mulheres apresentam enormes diferenças no modo de ser e agir, todo mundo sabe há muito tempo.

O que se apresenta como dilema é: como fazer dar certo um relacionamento amoroso entre pessoas que, às vezes, parecem ser tão distintas?

Trata-se de uma daquelas leituras cuja temática é compreender o outro. Em “As cinco linguagens do amor”, Gary Chapman nos mostra que entender as diferenças é parte da solução. E a proposta do livro é dar dicas para melhorar a comunicação de quem está ao nosso lado.

O autor tem mais de três décadas de experiência no aconselhamento de casais.

Ao longo desse período, Gary Chapman percebeu que cada um de nós adota uma linguagem para dar e receber amor. Isso é natural. O problema é quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um. Aí, o relacionamento tende a definhar.

O livro é um best seller sobre relacionamentos. Ele está em sua terceira edição. No mundo todo, mais de 8 milhões de exemplares já foram vendidos – também indicado na lista de bons livros cristãos.