Issuu on Google+

CURSO DE CAPACITAÇÃO EAD EM

MÓDULO 2: PROJETOS

MANUAL DO MOODLE


SUMÁRIO INTRODUÇÃO

03 03 04

PRIMEIRO ACESSO

05 05 06 06

O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL

09 09 10 11 14 14 15

COMUNICAÇÃO COM OS COLEGAS

16 16 17

1. APRESENTAÇÃO: O MOODLE NO CURSO DE CAPACITAÇÃO 2. E NÃO TEM PROFESSOR?

1. LOGANDO-SE 2. ACESSANDO O CURSO 4. MODIFICANDO O SEU PERFIL

1. O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL(AVA) DO CURSO DE CAPACITAÇÃO 2. GUIA DE ESTUDOS 2.1. Como ler o Caderno de Estudos online 2.2. Como baixar o Caderno de Estudos 3. ATIVIDADES 4. GLOSSÁRIO

1. FÓRUM 2. ENVIANDO MENSAGENS PRIVADAS


INTRODUÇÃO 1

Apresentação: o Moodle no Curso de Capacitação

Olá, gestor e gestora! Diferentemente de um curso em formato tradicional, onde alunos e professor se encontram em salas de aula num horário pré-combinado, os cursos do Curso de Capacitação são feitos inteiramente pela internet. Isso mesmo: basta um computador com acesso à internet para que você possa fazer o curso, em casa ou no trabalho, no horário que achar melhor. Isso é possível por conta de uma ferramenta virtual chamada Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou Ambiente de Aprendizagem Dinâmica Modular com o Uso de Objetos). O Moodle é um sistema de aprendizagem virtual que funciona ao mesmo tempo como sala de aula, biblioteca, videoteca e ferramenta para a avaliação do aprendizado. Na linguagem da educação a distância, os websites que reúnem as funções de uma sala de aula em ambiente virtual são chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ou AVA. O Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle não é difícil de usar, mas talvez você leve algum tempo para memorizar onde fica cada coisa. Não se preocupe. Este manual ensina tudo o que você precisa saber para não ficar perdido. Salve-o no seu computador e o consulte sempre que tiver dúvidas.

03


2

E NÃO TEM PROFESSOR?

O Módulo 2 do Curso de Capacitação é composto de três unidades autoinstrucionais. Isso significa que os cursos não têm professores responsáveis por dar aulas aos alunos. Existe, isso sim, a figura do tutor no Fórum virtual, que está lá para ajudar a esclarecer dúvidas que persistirem após a leitura do material didático. Você pode deixar a sua pergunta no fórum e um tutor, ou até mesmo outro aluno, irá respondê-la o mais breve possível. As apostilas, chamadas de “Cadernos de Estudos”, foram escritas com uma linguagem clara e amigável, de forma que apenas a sua leitura seja suficiente para a compreensão dos conteúdos dos cursos. Você pode ler os guias de estudos no ritmo que achar adequado. Apenas lembre que é importante que a liberdade de um curso autoinstrucional seja acompanhada pela determinação do aluno para concluir o curso.

04


PRIMEIRO ACESSO 1

Logando-se

Os cursos do Curso de Capacitação são acessados através deste site: https://moodle.cegov.ufrgs.br/

No primeiro acesso você deve inserir o nome de usuário e senha que você recebeu via e-mail nos espaços correspondentes e depois clicar em “Acessar”.

Sugerimos que você altere o nome de usuário e senha depois do primeiro acesso. Em breve explicaremos como.

05


2

Acessando o curso

Após o acesso, você será levado à página inicial do Moodle, que deve parecer com isto:

Os links abaixo de MEUS CURSOS são as turmas nas quais você está matriculado. Para acessar o curso desejado, clique no nome da turma.

3

Modificando o seu perfil

Antes de utilizar funções de interação do Moodle, como o Fórum, é interessante que você personalize o seu perfil, adicionando uma foto e informações pessoais. Além disso, é essencial que você corrija eventuais erros de cadastro de seu nome e sobrenome. É também na tela de edição de perfil que você pode alterar configurações de recebimento de avisos do Fórum no seu e-mail.

06


MANUAL DO MOODLE

ódulo 1

Módulo 2 +

Passo 1 - na coluna à esquerda da tela, onde há várias caixas com links,ba i localize a caixa Administração. Clique em “Minhas configurações de perfil”, sa depois em “Modificar perfil”. Passo 2 - Você será levado a uma página com quatro subdivisões: Geral, Imagem do Usuário, Interesses e Opcional. Clique no nome dessas subdivisões para expandir ou esconder as opções.

Veja abaixo o que você pode alterar em cada subdivisão:

GERAL • Nome e sobrenome • Endereço de e-mail

atenção O Moodle é melhor visualizado em resolução mínima de 1280 x 720.

!

! 07


• Mostrar endereço de e-mail: altere essa opção caso você não queira que o seu endereço de e-mail seja público para os seus colegas. • Tipo de compilação de e-mail: o Moodle lhe avisa por e-mail quando há uma nova mensagem no fórum. Você pode alterar as configurações para receber apenas um e-mail por dia com a lista dos assuntos das mensagens, um e-mail diário com todas as mensagens na íntegra ou então receber um e-mail novo para cada nova mensagem. • Monitoramento do fórum: você pode fazer o Moodle destacar as mensagens não lidas no fórum para facilitar na identificação de conteúdo que você ainda não leu. • Cidade/Município • País • Descrição: insira um pequeno texto de apresentação dizendo quem você é. Esse texto é público e pode ser lido por seus colegas.

IMAGEM DO USUÁRIO Aqui você escolhe uma foto para utilizar no seu perfil. A foto facilita a sua identificação junto aos colegas. Veja como fazer isso: Passo 1 - Na caixa ao lado de “Nova imagem”, clique no botão “Adicionar”.

Passo 2 - Clique no botão “Escolher arquivo” e procure no seu computador por uma foto em formato .PNG ou .JPEG. Depois, clique em “Enviar este arquivo”. Passo 3 - Por fim, clique no botão “Atualizar perfil” no fim da página.

INTERESSES Insira palavras que definam seus interesses, separadas por vírgula (ex.: assistência social, Suas, sociologia).

OPCIONAL Informações de contato (Skype, site, telefone). Lembre-se que, caso inseridas, essas informações estarão públicas para todos os alunos.

08


O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL 1

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Curso de Capacitação

Os cursos no Moodle são compostos por uma página principal de navegação (elementos 1 e 5), uma coluna à esquerda para acesso a configurações de perfil e a mensagens (3 e 4) e um cabeçalho com links (2).

09


Vejamos detalhadamente a função de cada um dos elementos enumerados:

1 - TEXTO DE APRESENTAÇÃO / MENU DE AULAS: É a primeira coisa que você vai encontrar, logo ao entrar na página do curso. No texto introdutório estão contidos os links para os seguintes recursos e materiais extras: Guia do Aluno, Manual do Moodle, Glossário, Biblioteca virtual, Videoteca, Caderno de Estudos com a compilação dos guias de estudos de todas as aulas e Fórum para troca de informações com colegas. As unidades estão numeradas na página principal (de I a III). Clique no número da Unidade correspondente e ela será aberta no espaço abaixo (elemento 5).

2 - MAPA DE LINKS : Mostra o caminho que você percorreu até chegar à página atual. Clicar no nome de uma das páginas levará você de volta à página correspondente.

3 - MENSAGENS: Caso você receba mensagens privadas de outros alunos, elas aparecerão aqui. Clique no número pequeno à direita do nome do remetente para ler as mensagens novas, ou clique em “Mensagens” para abrir o seu arquivo de recados. 4 - ADMINISTRAÇÃO: Permite ver o seu desempenho nas avaliações já realizadas (“Notas”) e alterar opções do perfil em “Minhas configurações de perfil”. Mais informações na seção 2.4 deste manual. 5 - AULAS: O conteúdo da aula selecionada no menu de aulas é mostrado aqui. Nos cursos do Curso de Capacitação, uma aula é formada por um conjunto de links para ao menos quatro elementos: um guia de estudos, uma biblioteca com leituras adicionais, uma videoteca e um exercício.

2

CADERNO DE ESTUDOS

Cada aula possui um Caderno de Estudos. Ele é a ferramenta principal de ensino dos cursos do Curso de Capacitação. Você pode baixá-lo no seu computador, lê-lo online ou então baixar a compilação de todos os guias de estudo através do link presente no texto de apresentação do curso. Para baixar o guia de estudos você precisa do Adobe Reader ou outro programa de leitura de arquivos em formato PDF. Você pode baixar o Adobe Reader gratuitamente em http://get.adobe.com/br/reader/.

10


MANUAL DO MOODLE

2.1

Como ler o caderno de estudos online:

Passo 1 - no texto de apresentação, clique na opção para visualização do Caderno de Estudos em formato revista.

Passo 2 - uma nova janela com o Caderno de Estudos será aberta. Clique no ícone das setas para visualizar em tela cheia.

11


Passo 3 - para folhear o documento, clique nas setas à esquerda e à direita do livro. Você também pode mudar de página através das miniaturas na parte inferior da tela. Clicando com o mouse dentro das páginas você dá um zoom na visualização.

12


MANUAL DO MOODLE

Passo 4 - você pode buscar um termo específico dentro do caderno de estudos. Para isso, clique no ícone em formato de lupa, digite as palavras que você deseja encontrar e tecle “Enter”. Será exibida uma lista de ocorrências das palavras no documento. Clicando numa das ocorrências, você será levado para a página referida.

13


GEM

2.2

Como baixar o caderno de estudos

Passo 1 - escolha uma aula, procure a seção Caderno de Estudos e clique em “Baixe o Caderno de Estudos da Aula X em PDF Clicando aqui”.

Passo 2 - na janela que surgir, escolha a opção “Salvar Como” e escolha um local para salvar o arquivo. Caso o computador faça o download automaticamente, espere o recebimento do arquivo e depois o procure na pasta “Downloads”.

+

a ib a s atenção

!

Quando baixar o guia de estudos, certifique-se de que seu computador possui um leitor de PDF, como o Adobe Reader; caso contrário, você não vai conseguir abrir o arquivo.

!

3

Atividades

A realização das atividades é obrigatória. Você precisa completar as atividades de todas as aulas para ganhar o certificado de conclusão do curso. Cada aula possui apenas uma tarefa com perguntas objetivas que deve ser respondido com base no conteúdo dos cadernos de estudos. Há apenas uma resposta correta por questão. Há um número mínimo de acertos necessário para permitir o acesso à próxima aula. A atividade de uma aula fica bloqueado até a realização da atividade da aula anterior, ou seja, eles precisam ser feitos em ordem. Atente que as perguntas não são sempre iguais e podem vir em ordens diferentes. Para fazer os exercícios: Passo 1 - escolha uma unidade, procure a seção Atividades e clique em “Teste X” Passo 2 - clique no botão “Tentar responder o questionário agora”, depois em “Iniciar tentativa”.

14


MANUAL DO MOODLE

4

GLOSSÁRIO

O link para o Glossário encontra-se no texto de apresentação do curso. O glossário funciona como um dicionário com verbetes sobre os principais termos utilizados no Curso de Capacitação. Os verbetes estão separados por letras do alfabeto. Você pode buscar por um verbete específico utilizando a caixa de busca do glossário.

15


COMUNICAÇÃO COM OS COLEGAS 1

Fórum

É o espaço para interação entre alunos, que podem postar mensagens em um dos oito tópicos de discussão (um para cada unidade + fórum geral + um fórum de dúvidas EAD). Um tutor acessa o fórum periodicamente durante a duração do curso, respondendo a questionamentos pontuais. Ainda assim, encorajamos que os próprios colegas se ajudem e troquem informações a respeito do conteúdo das aulas. Para usar o fórum: Passo 1 - clique no link do fórum desejado presente no texto de apresentação do curso.

16


MANUAL DO MOODLE

Passo 2 - clique no nome de um tópico. Você terá acesso a todas as mensagens publicadas por outros usuários dentro desse tema. Para dar a sua contribuição, vá até a última postagem e clique em responder.

Passo 3 - é possível utilizar texto e anexar arquivos (imagens, documentos). Após escrever a sua mensagem, clique no botão “Enviar mensagem ao fórum”.

2

Enviando mensagens privadas

O Moodle conta com o recurso de mensagens privadas para aqueles que preferem conversar reservadamente com o colega ou o tutor ao invés do grande grupo. Você confere as mensagens privadas que recebeu na caixa Mensagens da coluna da esquerda da página principal do curso (veja mais na seção 3.1 deste manual). Para enviar uma mensagem privada: Passo 1 - na página inicial do curso, clique em “Mensagens” na caixa de mesmo nome da coluna da esquerda.

17


Passo 2 - na caixa de seleção “Navegação da mensagem:”, escolha a sua turma. Depois, clique no nome do colega ou tutor a quem deseja enviar uma mensagem.

Passo 3 - à direita da caixa de seleção aparecerá o histórico de mensagens entre você e o outro usuário. Abaixo do histórico, uma caixa de texto para você escrever uma nova mensagem. Após escrevê-la, clique no botão “Enviar mensagem”. Pronto! Agora você já conhece as principais funções do Moodle da UFRGS. Agora é só arregaçar as mangas e começar a estudar! Bom trabalho!

18


19


CURSO PPA | Módulo 2: Projetos | Manual do Moodle