Relatório de Gestão Cecine 2016-2019

Page 1

Relatรณrio de Gestรฃo 2016-2019

1


Reitor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado Vice-Reitora Florisbela de Arruda Camara e Siqueira Campos Pró-reitora de Extensão e Cultura Maria Christina de Medeiros Nunes Coordenadora da Cecine Aparecida Guilherme

2


Apresentação

A Coordenadoria do Ensino de Ciências - Cecine é uma unidade da PróReitoria de Extensão e Cultura (PROExC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criada em 1965 para atuar na melhoria da qualificação de professores da Educação Básica, sobretudo da rede pública. Este relatório contempla as atividades da gestão em vigor nesta Coordenadoria entre os anos de 2016 a 2019. Tal documento foi pensado tendo-se como princípios motivadores 1) a transparência, 2) a continuidade e 3) o registro histórico. Espera-se, portanto, que seja um instrumento de diálogo tanto com a comunidade envolvida nas nossas atividades – a quem, como instituição pública, devemos retorno - quanto com futuras equipes de gestão, fornecendo subsídios que colaborem para sua atuação. Pretendemos, com isso, construir parte do registro da já longa história da Cecine, da qual nos orgulha fazer parte.

3


Sumário Ações ................................................................................................................. 5 Oficinas Científicas ......................................................................................... 5 Semanas Temáticas ....................................................................................... 6 Ciclo de Palestras e Oficinas .......................................................................... 6 Cecine nas Escolas ........................................................................................ 7 CecineClube ................................................................................................... 7 Curso de Introdução à Astronomia ................................................................. 8 Curso de Introdução à Libras.......................................................................... 8 Curso de Informática Básica / Curso de Excel................................................ 8 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia .................................................... 8 Jornada de Ensino de Ciências .................................................................... 10 Refletindo sobre o Ensino das Ciências ....................................................... 10 Atividades de férias e outras......................................................................... 10 Ações compartilhadas .................................................................................. 11 Público ............................................................................................................. 12 Divulgação e Inscrições ................................................................................ 12 Quantitativo de participantes ........................................................................ 13 Tabela 1: quantitativo de público por ação entre 2016 e 2019* ................ 13 Gráfico 1: comparativo de público 2015-2019* ......................................... 14 Registros .......................................................................................................... 15 2016 .............................................................................................................. 16 2017 .............................................................................................................. 18 2018 .............................................................................................................. 21 2019 .............................................................................................................. 23 Desafios ........................................................................................................... 25 Equipe .............................................................................................................. 26

4


Ações As atividades realizadas pela Cecine incluem oficinas, palestras, eventos e cursos. Estas ações estão enquadradas no campo da extensão universitária, e a partir de 2016 passaram a ser integradas ao programa CECINE: Transformando o Ensino de Ciências e Tecnologia em Pernambuco, registrado no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj). No período em observação, houve notável expansão das atividades da Cecine, pautada especialmente na aproximação com pesquisadores da UFPE e outras instituições. Desenvolveu-se, portanto, como órgão articulador, contribuindo com a necessária aproximação entre ensino, pesquisa e extensão. As ações realizadas desenvolveram-se também em estreita relação com a reafirmação da missão inicial do órgão, fundado para contribuir para a escassa formação de professores das áreas de ciências na década de 60 – missão esta que integra o compromisso da universidade com a educação e o desenvolvimento social. Nesta perspectiva, ganham destaque projetos que incluem a formação do professor ou voltados para estudantes, em contribuição mais direta à Educação Básica.

Oficinas Científicas Neste quadriênio, houve continuidade no oferecimento das Oficinas Científicas, que acontecem nos laboratórios da Cecine e no Parque de Ciências José Leite Lopes. O projeto é voltado para estudantes da Educação Básica (mais especificamente das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), preferencialmente da rede pública. Tem como objetivo divulgar e popularizar ciência e tecnologia, através de jogos pedagógicos, experimentação e outras atividades interativas, buscando-se, ainda, aproximar este público com a universidade e com práticas que nem sempre estão disponíveis nas escolas. Em agosto de 2017, a divisão de Transportes (Ditrans/Sinfra) da universidade passou a disponibilizar um ônibus para viabilizar a vinda de estudantes para as Oficinas, expandindo consideravelmente o seu horizonte de ação. Esta relação foi fundamental para o bom andamento do projeto, considerando a dificuldade relatada pelas escolas com relação ao transporte. O ônibus atendeu o projeto dois turnos por semana, com capacidade para transportar cerca de 200 estudantes/semana. As oficinas oferecidas foram: Por dentro da química cotidiana; Experimentos interativos de física básica; Práticas laboratoriais de biologia; Jogos matemáticos para alunos do Ensino Básico e Aprendendo sobre minerais e rochas. Aconteceram continuamente entre os meses de março a junho e 5


agosto a novembro, acompanhando o calendário escolar e a disponibilidade das escolas. Em 2019, a Cecine obteve apoio financeiro da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para atualização dos equipamentos dos laboratórios, permitindo o desenvolvimento de novos experimentos para as Oficinas Científicas, através de projeto submetido ao Edital de Apoio a Divulgação Científica1.

Semanas Temáticas O projeto Semanas Temáticas inicia-se em 2016, sistematizando-se como projeto de frequência bimestral (entre os meses de março e novembro), voltado ao público em geral. Tem o objetivo central de difundir e popularizar o conhecimento científico e tecnológico, por meio da discussão de temáticas diversas e, com isso, abrir possibilidades de a sociedade lidar com determinadas questões cotidianas. A temática é selecionada levando-se em consideração datas comemorativas ou demandas percebidas junto à comunidade interna e externa à universidade. Para a discussão, são utilizadas estratégias diversas, tais como: mesasredondas, palestras, oficinas, vídeo-debates. Em 2016 foram trabalhadas as temáticas: Saúde e Nutrição, Água, Meio Ambiente e Promoção à Saúde. Em 2017, os temas foram: Educação, Meio Ambiente, Adolescência e Inovação Pedagógica. Em 2018, foram: Tecnologia Aplicada à Educação, Psicologia na Educação e Robótica na Educação. Já em 2019, foram: Aprendizagem do Estudante com Deficiência, Neuroeducação e Risco dos Agrotóxicos para a Saúde.

Ciclo de Palestras e Oficinas O Ciclo de Palestras e Oficinas institui-se em 2016 como evento com programação mensal que tem como objetivo principal contribuir para a formação de professores da educação básica e licenciandos, especialmente, das áreas que são focos das ações da Cecine (Biologia/Ciências, Física, Matemática, Química e Tecnologias). Sua realização aproxima docentes e técnicos de centros diversos, como o Centro de Educação, Colégio de Aplicação, Centro Acadêmico do Agreste e outros, que são convidados a adaptar suas pesquisas para a interação com o público.

1

O projeto intitulado “Cecine: Ensino de Ciências e sua divulgação em Pernambuco” foi submetido ao edital Facepe 04/2018, sendo aprovado o valor total de R$9.735,25 para execução.

6


Acontece entre o período de março a novembro, com atividades em áreas de interesse variadas.

Cecine nas Escolas O projeto teve início em abril de 2016, com o objetivo de consolidar a construção do conhecimento através da realização de oficinas didáticas nas escolas públicas com temática nas áreas de ciências exatas, ciências biológicas e tecnologia. O projeto é aberto a todas as escolas da rede pública, que podem agendar as oficinas disponibilizadas. Realizam essas oficinas professores da UFPE que tenham ou não projetos voltados para a Escola Pública (eles próprios ou seus monitores) e técnicos da UFPE, com licenciatura nas áreas citadas. Em 2016, foram realizadas as oficinas: Ludicidade em Botânica, Animação: Sistema Digestório, Somos o que Comemos, Química Orgânica Aplicada: perfumaria no cotidiano, Pirâmide Alimentar, Jogos Matemáticos e Games na Educação. Em 2017, foi realizada no município de Limoeiro, com a oficina Por dentro da química cotidiana.

CecineClube Este projeto objetiva promover a reflexão sobre temas relevantes na atualidade a partir da exibição de filmes curta-metragem e outras produções audiovisuais. Tem como público-alvo estudantes pré-acadêmicos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, mas é aberto ao público interessado. Acontece mensalmente, no período de abril a novembro. É realizada a discussão de uma temática por mês, elencada pela equipe organizadora, considerando questões da atualidade possivelmente relevantes para a produção de texto argumentativo do Exame. As sessões contam com a presença de convidados cuja área de atuação relaciona-se com a temática para construir um debate com o público. As temáticas dos encontros realizados em 2016 foram: História da Ciência: Charles Darwin, O Petróleo na Era Vargas e nos Dias Atuais e Puberdade Precoce. No ano de 2017, foram: Crise migratória, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Intolerância, Terrorismo na atualidade, Os Desafios de lidar com as Redes Sociais e Liberdade de Expressão. As temáticas dos encontros realizados em 2018 foram: Novas Mídias e Fake News, Relações de trabalho no século XXI, Impactos ambientais e as grandes corporações: ações possíveis, Juventude e Saúde Mental. Em 2019, houve um encontro com a temática Barreiras a atravessar: convivendo com deficiências.

7


Curso de Introdução à Astronomia O curso, realizado em parceria com o professor Antônio Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), teve continuidade nestes quatro anos, sendo observada procura crescente. É aberto ao público em geral e conta com palestras de pesquisadores convidados, vídeos, uso de telescópios, observações e excursões a outros espaços, perfazendo carga horária de 20h. Foram ofertadas 8 turmas em 2016 e um total de 12 turmas em 2017. Em 2018, foram ofertadas três turmas aos sábados, assim como em 2019.

Curso de Introdução à Libras O curso teve início em 2017, realizado pelo Núcleo de Acessibilidade (Nace/UFPE), objetivando desenvolver conhecimentos básicos na Língua que auxiliem na comunicação cotidiana com surdos. Neste ano foram ofertadas 3 turmas com carga horária de 30h, tendo como público-alvo especialmente professores em atuação na educação básica, mas abertas ao público em geral. Em 2018, foram ofertadas três turmas, sendo uma aberta ao público em geral e duas voltadas para servidores da UFPE. Em 2019, foram também ofertadas três turmas, sendo duas para iniciantes e uma voltada aos que manifestaram interesse em continuar se desenvolvendo na língua.

Curso de Informática Básica / Curso de Excel O curso de Informática Básica passou a ser oferecido em 2017, com aulas realizadas no laboratório de informática da Cecine e carga horária de 40h, aberto ao público em geral. Foram realizadas 3 turmas em 2017, e por observação da demanda do público, foi realizado também curso de menor duração (12h) direcionado ao uso do software Microsoft Excel. Por terem demanda crescente e boa avaliação dos participantes, o número de turmas foi expandido para dez em 2018 para atender aos dois turnos, bem como desenvolvido o curso de Introdução à Programação, também com carga horária de 40h. Em 2019 houve novamente 10 turmas do curso de Informática Básica, e 10 turmas do curso de Introdução à Programação, sendo uma voltada aos que manifestaram o desejo de aprofundar-se no tema.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com os Governos Estaduais, Municipais e demais instituições, que tem como propósito estimular e promover em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de 8


conhecimentos científicos e tecnológicos. A Cecine tem atuado como polo da SNCT na UFPE, promovendo diversas atividades (palestras, mostras de ciências, oficinas científicas, entre outras) voltadas para estudantes da Educação Básica e público em geral, juntamente a outros centros e departamentos da UFPE. A finalidade principal desse evento é valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende-se mostrar a importância da ciência e tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país e oferecer à população brasileira a oportunidade de conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. Em 2016, a SNCT teve como tema Ciência alimentando o Brasil, e a programação da Cecine aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Em 2017, o tema foi A matemática está em tudo, e as atividades na Cecine ocorreram nos dias 25 e 26 do mesmo mês. Nos anos de 2018 e 2019, com o objetivo de trazer novos pesquisadores para o evento e potencializar o envolvimento de estudantes e do público participante, foi lançada uma chamada pública de trabalhos, que contemplou tanto oficinas e palestras quanto trabalhos para exposição. As chamadas foram direcionadas para a comunidade acadêmica e para professores e estudantes da Educação Básica, que contribuíram para fortalecer e diversificar a programação do evento. Em 2018, a SNCT teve como tema Ciência para a redução das desigualdades, e a programação da Cecine aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de outubro, com palestras, oficinas e uma exposição de trabalhos de livre circulação. Nos três dias, as exposições Ciência contra desigualdade, Ciência alimentando o mundo e Jogos matemáticos e acasos, produzidas pelo Espaço Ciência, estiveram disponíveis para visitação mediada. Em 2019, com o tema Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, as atividades na Cecine aconteceram nos dias 1, 2 e 3 de outubro, com uma programação de oficinas abertas ao público em geral e uma mostra de trabalhos. Neste último ano, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o evento, foi possível premiar cinco estudantes cujos trabalhos obtiveram nota máxima na avaliação da mostra2. Nos quatro anos citados, a Cecine contou com o apoio da Divisão de Transportes da universidade através da disponibilização de um ônibus para transportar estudantes das escolas públicas do entorno, fator que em muito potencializou o alcance das atividades.

2

O projeto intitulado “Cecine e Educação Básica: divulgando a Ciência e Tecnologia” foi submetido à Chamada CNPq 27/2018 e aprovado para apoio à realização da mostra de ciências.

9


Jornada de Ensino de Ciências A Jornada tem como finalidade principal promover momentos de reflexão sobre o ensino das Ciências. Voltada para professores da rede pública de ensino e para graduandos, propõe a discussão acerca do ensino de Física, Biologia e Química e sua relação com o desenvolvimento social. A IV Jornada de Ensino de Ciências da Cecine foi realizada no mês de novembro de 2016. Integraram a programação a mesa-redonda: Ensino de Ciências: aspectos práticos e lúdicos e o minicurso Ensino de Ciências: o lúdico e a afetividade na formação/prática docente.

Refletindo sobre o Ensino das Ciências Iniciado em 2018, este projeto tem como objetivo promover encontros mensais para discutir práticas pedagógicas possíveis nas áreas de Biologia, Física, Geociências e Química, em uma perspectiva de formação continuada reflexiva. Sempre no formato de oficinas, é voltado para professores da Educação Básica, graduandos e pós-graduandos na área de Ensino de Ciências.

Atividades de férias e outras Além dos projetos e ações já instituídos, outras atividades de natureza sazonal aconteceram na Cecine. Entre estas, estão cursos e oficinas de férias realizados nos meses de janeiro/fevereiro e julho, voltados ora para o público geral (ex.: Oficina de Sabonetes, Ciência na Cozinha), ora para estudantes da Educação Básica (ex.: Oficina de Foguetes), havendo ainda os que tinham como público universitários ingressantes (ex.: Matemática para Calouros e Fundamentos de Química aplicados à Bioquímica). Em fevereiro de 2019, foi realizado o evento Verão na Cecine, que contou com oficinas em áreas diversas voltadas para o público em geral. Em 2016, foi realizada a Mostra de práticas de ensino inovadoras em educação básica, com o intuito de compartilhar experiências positivas de professores. No ano seguinte, realizou-se, em modelo semelhante, a Mostra de TCCs de licenciaturas da UFPE. Outras atividades incluíram cursos diversos como: Práticas de Laboratório de Química, voltado para professores da Educação Básica; Gestão Ambiental, Programação em Python e Finanças Pessoais, abertos ao público em geral.

10


Ações compartilhadas A Cecine atuou em colaboração com atividades alinhadas com sua missão, especialmente de contribuição para a Educação Básica e formação de professores. Dentre estas, destacam-se o BioEnem, projeto voltado para o ensino de Biologia para estudantes pré-acadêmicos, e o projeto Encontro às Terças, que visa à formação continuada de professores na área de Matemática. Outras ações englobam o apoio na realização de eventos, a exemplo do Saúde 2º VER/SUS, 3º Roda de conversa CAP e Zerando a Dengue, em 2016, e o Congresso de Licenciatura em Biologia. Em 2018, aconteceram na Cecine o IV Seminário Internacional Argumentação na Escola, o I Encontro de Ensino de Zoologia e o III Encontro de Vivências em Ciências, havendo ainda a exposição aberta ao público Lixo é Quase Nada, produzida pelo SESC. Em 2019, a Cecine foi um dos polos do 30º Simpósio Nacional de História, organizado pela Associação Nacional dos Professores Universitários de História – ANPUH. Em 2018, foi firmada parceria com o Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais – Profciamb para a realização das aulas do programa, seminários e defesas de dissertação, sendo a Cecine um dos campos de atuação para os produtos gerados.

11


Público Como órgão de extensão, a Cecine tem a quase totalidade de suas atividades abertas ao público externo à universidade, embora estudantes da UFPE especialmente licenciandos – e servidores participem sem restrições. Como apresentado, cada projeto tem como alvo um público específico, havendo também atividades voltadas ao público em geral. Ressalta-se que a participação é livre e gratuita a todos os interessados, não havendo nenhum tipo de cobrança financeira por parte da Cecine. Existe uma profícua parceria com os professores da UFPE, os quais são convidados a ministrar atividades ou delas participar de alguma forma, e o fazem na forma de colaboração voluntária, por interesse no desenvolvimento das temáticas através da extensão e por acreditarem na nossa missão de diálogo com a sociedade e contribuição para a Educação Básica.

Divulgação e Inscrições Para acompanhamento e controle do quantitativo de interessados em cada ação, são realizadas inscrições através de formulário eletrônico ou, excepcionalmente, presenciais, (nos casos em que há quantidade muito limitada de vagas, a exemplo dos cursos de informática, realizados em laboratório com vinte computadores). Com as inscrições, é possível realizar um melhor aproveitamento dos espaços e agilizar o envio de certificados e declarações. A divulgação das atividades é realizada na página institucional da Cecine 3, onde ficam disponíveis informações sobre a ação e orientações para inscrição. De forma a obter maior alcance e aproximar-se do público, a divulgação realiza-se também nas redes sociais, através da já consolidada página da Cecine no Facebook, que conta com mais de 4.000 seguidores e, a partir de 2018, também na rede Instagram, onde cerca de 3.200 pessoas acompanham as atividades. Em adição, conta-se com o apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFPE, do Departamento de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, do núcleo de TV e Rádio Universitária e da Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit) para divulgação nos meios institucionais, fundamental para um efetivo alcance do público. Esta aproximação é também de grande importância para a visibilidade das ações da Cecine por meios de comunicação locais, que ao replicar as notícias, movimentam novos públicos para as atividades. 3

Acesso através do endereço: www.ufpe.br/cecine

12


Quantitativo de participantes Acompanhando o crescimento do número de atividades, foi possível observar expressivo crescimento de público nestes quatro anos (Tabela 1 e Gráfico 1).

Tabela 1: quantitativo de público por ação entre 2016 e 2019* Ação

2016

2017

2018

2019*

BioEnem 180 427 Cecine nas Escolas 215 140 CecineClube 257 332 Ciclo de Palestras e Oficinas 346 1075 Curso de Astronomia 2536 3669 Curso de Libras * 462 Cursos de Informática * 662 Encontro às terças * 438 Jornada de Ensino de 104 ** Ciências Oficinas Científicas 1635 2354 Refletindo sobre o Ensino das * * Ciências Semana Nacional de Ciência 798 1016 e Tecnologia (SNCT) Semanas Temáticas 130 718 Verão na Cecine ** ** Eventos externos e outros 457 1153 Total 6658 12446 * Dados até o mês de outubro ** Não realizado

904 ** 140 1650 2111 154 2017 70 **

511 ** 11 1392 1419 426 2405 ** **

4047 711

4357 166

1250

1189

593 ** 2272 15919

801 222 1611 14510

Considerando-se a totalidade das ações realizadas na Cecine nos anos de 2015 a 2019, percebe-se que houve expressivo crescimento do público participante nas atividades no período, conforme se verifica no Gráfico 1. Em 2017 houve um crescimento de aproximadamente 87% em relação ao ano anterior. Quando se comparam os anos de 2018 a 2015, este crescimento supera as 8 vezes (841%) (Gráfico 1).

13


Gráfico 1: comparativo de público 2015-2019*

Público total Comparecimento de público

18000

15919

16000

14510

14000

12446

12000 10000 6658

8000 6000 4000

1892

2000 0 2015

2016

2017 Ano

2018

2019

* Dados até o mês de outubro/2019

14


Registros

Publicações nas redes sociais

Divulgações produzidas pelo Bureau de Design/PROEXc

15


2016

BioEnem e CecineClube

Cecine nas Escolas

Ciclo de Palestras e Oficinas e reunião com professores formadores do Estado e Município

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

16


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Divulgação na página do JC Online e vídeo comemorativo produzido pela TVU

17


2017

Semana do Meio Ambiente e Semana da Educação

Curso de Introdução à Astronomia e Curso de Física para calouros

Encontro às Terças e Ciclo de Palestras e Oficinas

CecineClube e Oficina de preparação de repelentes

18


Oficinas Científicas

Curso de Libras e Curso de Gestão Ambiental

Oficinas de férias

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

19


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Divulgações no Diario de Pernambuco e JC Online

Divulgação no Papo na Ascom

20


2018

Atividades de férias

Encontro com professores formadores e curso de práticas de laboratório

Ciclo de Palestras e Oficinas e BioEnem

Refletindo sobre o Ensino das Ciências e Semana da Robótica na Educação

21


Curso de Astronomia e Curso de Informática

Oficinas Científicas

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

22


2019

Semana do Estudante com Deficiência e Semana da Neuroeducação

Curso de Fundamentos de Química aplicados à Bioquímica e Ciclo de Palestras

Semana da atenção ao risco dos agrotóxicos para a saúde

Inauguração do Memorial Cecine e Verão na Cecine 23


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Cerimônia de premiação de trabalhos

24


Desafios

Embora, em geral, tenha-se uma avaliação positiva dos anos analisados apesar do delicado momento de cortes de verbas nas universidades públicas federais – é importante colocar questões relacionadas a dificuldades vivenciadas que podem se projetar em desafios a ser enfrentados. Ao passo que a visibilidade da Cecine vem sendo retomada, expressando-se especialmente pelo crescimento de público presente nas atividades, ganha urgência a necessidade de investimentos na estrutura física da unidade. No momento, tem-se o suporte da universidade para manutenção e conservação dos espaços, mas não há disponibilidade de recursos para novos investimentos estruturais, a exemplo da aquisição de equipamentos para laboratórios, lajeamento do laboratório de química, ampliação dos banheiros e requalificação do parque de ciências José Leite Lopes. Outro investimento para o qual se chama a atenção é para a disponibilidade de transporte de estudantes (ônibus ou micro-ônibus). Embora com o apoio da Divisão de Transportes tenha-se possibilitado a vinda de muitos estudantes à Cecine, há restrições de distância e horários que impossibilitam a ampliação do atendimento, demanda recorrente das escolas. Compreende-se, ainda, que o ônibus disponibilizado atende a outros fins na universidade e nem sempre pode estar disponível. Dessa forma, sugere-se que sejam buscadas novas fontes de recursos financeiros, sejam estes provenientes da própria universidade ou pleiteados por meio de editais de fomento que contemplem as atividades da Cecine. Esta é uma ação cada vez mais necessária para garantir a qualidade dos espaços e das atividades oferecidas neste contexto de crescimento de público. Adicionalmente à infraestrutura, destaca-se a necessidade de ampliação do corpo técnico ligado à Cecine. Tem-se um número exíguo de servidores, o que por vezes impossibilita a realização de ações de maior abrangência e diversidade. Nota-se, ainda, que as atividades oferecidas poderiam melhor atender à comunidade com um maior número de estudantes bolsistas atuando nos projetos, sendo a ampliação de horários dos cursos e oficinas uma demanda frequente. Colocam-se, portanto, estas observações como forma de manter e potencializar as conquistas obtidas, esperando-se que muitas outras venham no futuro da Cecine.

25


Equipe 2016

Coordenação Maria Aparecida Guilherme da Rocha

Bolsistas Dalía Carvalho de Souza Danielle Kettelly Ferreira Garuda das Braga Mayara Sann Pereira Pamela Caroline Silva de Sousa Rayssa Suane de Araújo Lima Rayza Laurindo Domingos Rawlison Alcântara da Silva Saulo de Tárcio G. do Nascimento

Secretaria Tarciana Martins da Paz Equipe técnico-pedagógica Ana Maria Bastos Cristina dos Santos Florêncio Gonçalo José de Moraes Cavalcanti José Carlos de França Filho

2017

Coordenação Maria Aparecida Guilherme da Rocha Secretaria Tarciana Martins da Paz Equipe técnico-pedagógica Ana Maria Bastos Gonçalo José de Moraes Cavalcanti José Carlos de França Filho Maria Virgínia Barbosa dos Santos Rafaella Correia e Silva Travassos

Bolsistas Dalía Carvalho de Souza Danielle Kettelly Ferreira Danilo de Assis Barbosa Garuda das Braga Mayara Sann Pereira Nathália Ferreira de Souza Pedro João Alves Guedes Rayza Laurindo Domingos Rawlison Alcântara da Silva Saulo de Tárcio G.do Nascimento Viviane Alves Ferreira Mendes

26


2018

Coordenação

Bolsistas e voluntários

Maria Aparecida Guilherme da Rocha

Andréia Caroline Cristiano Epifânio Dalía Carvalho de Souza Danilo de Assis Barbosa Edvaldo Nascimento Gabrielle Santos Garuda das Braga Givanildo Júnior Jonathas da Silva Kácio Reinaldo Pedro João Alves Guedes Rayza Laurindo Domingos Rawlison Alcântara da Silva Saulo de Tárcio G.do Nascimento Vanessa Rodrigues da Silva Viviane Alves Ferreira Mendes

Secretaria Tarciana Martins da Paz Equipe técnico-pedagógica Gonçalo Ernesto José de Moraes Cavalcanti José Carlos de França Filho Maria Virgínia Barbosa dos Santos Rafaella Correia e Silva Travassos

2019

Coordenação Maria Aparecida Guilherme da Rocha Secretaria Tarciana Martins da Paz Rafaella Correia e Silva Travassos Equipe técnico-pedagógica Gonçalo José de Moraes Cavalcanti José Carlos de França Filho Rafaella Correia e Silva Travassos

Bolsistas Caroline Gomes Raia Cristiano Epifânio Edvaldo Nascimento Henrique Matheus Felix de Oliveira Jaceildo Galdino Silva Júnior Jonathas Felipe da Silva Lucas da Silva Guilhermino Lucas Mateus S. de Andrade Lima Rafaela Pereira de Lima Rayza Laurindo Domingos Vanessa Rodrigues da Silva

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.