Boletim Novembro - Antirracismo, todo dia, toda hora!

Page 1

BOLETIM INFORMATIVO

Novembro de 2021

Edição 1

ANTIRRACISMO, TODO DIA, TODA HORA!

foto:Tarsila Rapassi

Consciência Negra para além dos muros da escola

Aconteceu no último dia 21 de outubro, no salão nobre da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião com as lideranças negras do município para discutir ações em comemoração ao dia da Consciência Negra. O encontro foi um marco e referência na luta por uma sociedade antirracista.

ACONTECEU!! Foram oferecidas diversas oficinas online pela Comunidade Educativa CEDAC aos gestores escolares, professores e Equipe Técnica da Secretaria da Educação como parte das atividades para tratar da consciência negra.

POEMA

Poema : Abayomi brincar e resistir

Poema de aluna barbarense premiado no Recitar 2021.


O MÊS DE NOVEMBRO É MARCADO POR REFLEXÕES E PELA COMEMORAÇÃO DESTA LUTA QUE É DE TODOS NÓS. Não basta pensar na figura

da prática “A mudança da mulher preta e baiana depende muito do que eu leio e assisto, muito nos interessa que esse projeto chegue lá na ponta, nas escolas, na periferia, na cidade como um todo, daí a importância desta interlocução com as lideranças, pois a história do outro pode compor com a minha, é preciso deixar claro que o meu lugar é onde eu quero estar”

foto:Comissão de Registro

Representantes de vários movimentos da cidade

Tania Mara da Silva

como uma figura folclórica, mas como alguém que tem conhecimento e saberes que podem ser compartilhados e valorizados”

Preta do Acarajé proprietária dos Sabores da Preta

“Isso é um pedido de permissão para nossos ancestrais, é a linguagem que eles conhecem, eles são os protagonistas de tudo que a gente faz”

Seu Dito

A Secretaria Municipal de Educação promoveu no último dia 21 de outubro, no Salão Nobre, uma reunião com as lideranças negras do município e outros órgãos públicos, para discutir ações em comemoração ao dia da Consciência Negra. O encontro foi um marco e referência na luta por uma sociedade antirracista. A professora Tânia Mara da Silva - Secretária de Educação iniciou a reunião destacando a importância do encontro e contextualizando o trabalho em parceria que vem sendo desenvolvido pela Comunidade Educativa CEDAC/ Itaú Social que oportuniza formação destinadas a equipe técnica da SME, gestores escolares e demais membros de outras secretarias.

Um dos fundadores do Movimento Negro na cidade, Sr Benedito Samuel Barbosa - Seu Dito, relembrou que esta é uma luta pelos nossos ancestrais e que não vai acabar nunca, mas não devemos desistir! Helton e Tarsila, representantes da Secretaria de Cultura, falaram sobre a importância do trabalho coletivo, envolvendo as lideranças e órgãos públicos. Eliane Raquel de Sousa, a Preta do Acarajé, proprietária dos “Sabores da Preta”, agradeceu o convite e a oportunidade de compor esse movimento e de pensar em ações para além dos muros da escola. Outras representações estiveram presentes, como Esther Moraes - vereadora que ressaltou a importância de levar essa discussão para a Câmara Municipal, James Ribeiro - educador da rede municipal, poeta e integrante do Hip Hop, Gisele Cristina Fernandes - advogada e assessora de imprensa do DAE, José Jorge Guedes - assessor jurídico, Luís Paulo Camilo - músico e instrumentista, as assessoras Assessoras técnico-pedagógicas - Jeanette Scarazzatti, Juliana Ramos e Kátia, as Assessoras técnico educacionais Francisca Geruza, Juliana Urbano, Marta Rosana e Alcídia Carnielo e Daniele Fornasari - assessora do prefeito Rafel Piovezan. Seu Dito relembrou a importância do canto e do tambor para a organização e a cultura do povo preto. “Isso é um pedido de permissão para nossos ancestrais, é a linguagem que eles conhecem, eles são os protagonistas de tudo que a gente faz”

Novembro de

2021

02


ACONTECEU! OFICINA DE AUTORRETRATO

OFICINA AUTORRETRATO – PROFESSORA TÂNIA MARA

OFICINA DE AUTORRETRATO – PROFESSORA DINORAH

Foram oferecidas diversas oficinas online pela Comunidade Educativa CEDAC aos gestores escolares, professores e Equipe Técnica da Secretaria da Educação como parte das atividades para tratar da consciência negra. São elas: “Oficina de autorretrato” “Um olhar antirracista para o acervo da sacola literária afro-indígena” “Um olhar antirracista para os brinquedos e materiais da Educação Infantil” “Cine debate ”

Outros eventos

DE 16 A 19 DE NOVEMBRO ACONTECEU O PROJETO RECITAR - A PALAVRA EM VERSO VIVO - CONCURSO DE DECLAMAÇÃO DE POEMAS PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE CULTURA QUE, NESTE ANO, NA CATEGORIA AUTOR BARBARENSE, O TEMA FOI CONSCIÊNCIA NEGRA E/OU POVOS INDÍGENAS.

Novembro de

2021

NO DIA 16 ACONTECEU UM CINE DEBATE ONLINE, COM OS DOCUMENTÁRIOS “RAPSÓDIA PARA O HOMEM NEGRO” E “NADA”, DE GABRIEL MARTINS, OFERECIDO PARA AOS ALUNOS DA EJA, PARA A COMUNIDADE E MOVIMENTOS.

EXPOSIÇÃO “OS ORIXÁS DENTRO DA ARTE CONTEMPORÂNEA” DE ADRIANO SOBRAL NA BIBLIOTECA LÉO SALLUM DO DIA 16 AO DIA 30/11.

03


CICLO DE DIÁLOGOS COM MULHERES PRETAS

por Jeanette e Juliana

Ainda na semana de 16 a 19 aconteceu um “Ciclo de Diálogos com Mulheres Pretas” no CIEP Dom Eduardo, que contou com as presenças de Regina Hair - Cabelo e Maquiagem, Ana Rainha- artesanato, a professora Tânia Mara - Secretária da Educação e a Preta do Acarajé. O evento foi aberto à comunidade e contou com a Exposição da artista plástica Rosy Jesus Vaz sobre Carolina Maria de Jesus.

foto:Comissão de Registro

Professora Tânia Mara no CIEP Dom Eduardo

Ana Rainha-no CIEP Dom Eduardo

As Crianças prestigiando o “Ciclo de Diálogos com Mulheres Pretas”

Novembro de

2021

04


CONSCIÊNCIA NEGRA: TODO DIA. TODA HORA! 20 de novembro na Praça Central

Fonte: arquivo Secretaria Municipal de Educação

Público prestigiando as apresentações na Praça Central

Fonte: arquivo Secretaria Municipal de Educação

Sabores da Preta e Negra´Ka

Fonte: arquivo Secretaria Municipal de Educação

Sr Dito e James Ribeiro abriram as apresentações

Novembro de

2021

05


CONSCIÊNCIA NEGRA: TODO DIA. TODA HORA! 20 de novembro na Praça Central A Abertura do evento na Praça Central ficou por conta do Seu Dito e James que trouxeram a beleza do canto “Sorriso Negro” e do tambor. A Secretaria da Educação abrilhantou o encontro com a apresentação das crianças dos CIEP´s Padre Victório, Sbravatti e Carmelina, que presentearam o público com apresentações de teatro, poemas, danças e músicas.

As atividades desenvolvidas são referenciadas nas Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas no currículo oficial da Educação Básica e inclui no calendário escolar o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”. Algumas atividades simultâneas aconteceram no mesmo espaço: Preta do Acarajé, além de vender seus produtos, explicou sobre a cultura do acarajé; Negra´Ka também esteve presente com a venda de lindos turbantes e brincos temáticos, Karina organizou um belo desfile com modelos variados dos acessórios; houve também a exposição do artista Mateus Elias, integrante do Coletivo das Mulheres Negras Carolina Maria de Jesus. Vale ressaltar que muitas atividades, apresentações, rodas de leitura e conversa aconteceram também nas escolas durante todo ano e com mais intensidade no mês de novembro, desde a Educação Infantil até a EJA- Educação de Jovens e Adultos.

Novembro de

2021

06


POEMAS Projeto Recitar- a palavra em verso vivo

Escola: CIEP Prof.ª THEREZINHA DE CASTRO PACHECO SBRAVATTI

Fonte: arquivo Secretaria Municipal de Educação

Boneca confeccionada pela aluna Emanuelly Vitória Rodrigues e usada na apresentação.

Novembro de

2021

POEMA: ABAYOMI BRINCAR E RESISTIR

AUTORA: RAFAELA CANDIDO BERNARDO

ABAYOMI BRINCAR E RESISTIR

ABAYOMI

BONECA MENINA

QUE ACALENTAVA OS SONHOS DA NEGRA MENINA

DURANTE LONGA VIAGEM

VIAGEM SEM SONHO

SEM SONO

ENTRE A ÁFRICA E O BRASIL

ENCONTRO PRECIOSO

QUE EM IORUBÁ TRAZ A PROTEÇÃO

ACONCHEGO AO CORAÇÃO

MESMO SEM OLHOS, NARIZ OU BOCA

TRAZ EM SI TODAS AS MENINAS PRETAS

TODAS AS PRETAS MENINAS

AS MÚLTIPLAS ETNIAS DA MÃE ÁFRICA

A BONECA, A ESPERANÇA

O SONHO DA CRIANÇA

DA MENINA QUE DESEJA

SER FELIZ, RESISTIR E EXISTIR

07


POEMAS

Procura-se

Procura-se pessoas leves,

Que leve amor,

Que provoque vôos,

Que tenha delicadeza no coração.

Que tenha leveza.

Ser tão leve como uma pena.

É um desafio,

Não um poema.

James Ribeiro

Novembro de

2021

Fonte: Arquivo pessoal

James Ribeiro - Poeta

08


REGISTROS

Fonte: arquivo Secretaria Municipal de Educação

Oficina Um Olhar antirracista para o acervo da Sacola Literária Afroindígena

Fonte: arquivo Secretaria de Cultura

Exposição no CIEP Dom Eduardo: Fotografando Carolinas – Rosy Vaz

Fonte: arquivo Secretaria de Educação

Exposição Adriano Sobral na Biblioteca Léo Sallum

Novembro de

2021

09


Fonte: arquivo Secretaria Municipal de Educação

Fonte: arquivo Secretaria Municipal de Educação

“Um olhar antirracista para os brinquedos e materiais da Educação Infantil”

” Cine debate

Novembro de

2021

com os alunos da EJA

10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.