Encontros & CaminhosI_MMA

Page 286

pilares planetários que orientam educadores e educadoras ambientais do mundo inteiro

Novos desafios no contexto da Educação Ambiental A aprendizagem transformadora através da ação ambientalista nos remete à revisão dos princípios e valores que podem assegurar um futuro sustentável, como propõe a Carta da Terra. Os ambientalistas, incluídos os educadores e educadoras ambientais, perceberam que a situação atual em que se encontra o Planeta Terra deve-se à nossa alienação em relação aos “demais integrantes da Natureza, às outras formas de vida com as quais partilhamos o mundo.

Em suas reflexões sobre as origens da PAP levanta uma questão importante: “Podemos co-construir conhecimento com o universo restante da Natureza?” Começamos, talvez muito tarde, a perceber que a espécie humana chegou a uma forma de viver que nos deixa tristes, pobres, solitários, assustados ou marginalizados. Vivemos num mundo onde os poderes dominantes incentivam e agüentam uma visão consumista da utopia do mercado global, numa espécie de “máquina de matar”. Os padrões de domesticação aliados aos discursos científicos que, há pouco mais de 500 anos chegaram a nós da Europa branca e machista, pregando a separação entre mente e corpo, pensamentos e emoções, levaram a distanciar-nos dos antigos conhecimentos e sabedoria acumulados principalmente pelas comunidades indígenas e pelas mulheres ao longo de milênios. A pesquisa participante é uma proposta para a ação centrada em compreensões renovadas e transformadoras em relação à construção do conhecimento entre seres humanos. Nosso discurso dirige-se ao contexto, estratégias de identidade social, redes de poder, buscando novas formas de conhecimento em lugares que estão fora dos muros do poder dominante. Por vezes temos a impressão de haver achado novas formas de cocriar conhecimento. Mas como imaginamos isso acontecendo entre nós – seres humanos – co-criando conhecimento com outras formas de vida, outras espécies, árvores, rochas, rios e mares? Como estes “outros” que compõem a comunidade de vida podem ser pesquisadores participantes? Como dar visibilidade ao duplo aspecto da Natureza, por um lado como lócus de produção de novo conhecimento e ao mesmo tempo participante privilegiada na criação de novas formas de conhecimento onde as demais 285


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.