No Alvo - Setembro de 2015

Page 1

no

FOTOS: ARQUIVO CBTARCO

ANO 3 - EDIÇÃO 24 - SETEMBRO 2015

alvo

Revista eletrônica oficial da Confederação Brasileira de Tiro com Arco

Medalhas inéditas, Parapan-Americano 2015


Editorial

O

Brasil terminou o Parapan em primeiro lugar, com 257 medalhas, 109 de ouro. Confira, nesta edição, o excelente desempenho do tiro com arco na competição.

8

Os arqueiros também fizeram bonito na 3ª Etapa da Copa do Mundo, na Polônia. Poucos sabem, mas o tiro com arco proporciona uma série de vantagens aos seus praticantes, confira na matéria sobre os benefícios da modalidade. O perfil do mês traz o atual recordista brasileiro cadete indoor, Marcelo da Silva Costa Filho. Boa leitura.

Participe Mande para nós sugestão de pauta, assuntos que gostaria que fossem divulgados, fotos, comentários. Contamos com a sua colaboração!

Presidente: Vicente Blumenschain Coordenador Técnico: Eros Fauni

2

No Alvo www.cbtarco.org.br

Classificação inédita: 3ª Etapa Copa do Mundo

9 Calendário

10

Benefícios do Tiro com Arco

11 Aquecimento para a Olimpíada

10-12 Perfil: Marcelo da Silva


8 10

11

12

A revista NO ALVO (antiga CBTARCO DIGITAL) está em sua 13ª edição! Online, mensal e única, a revista atende a todos que se interessam pelo tiro com arco nacional. Anunciando aqui, sua marca terá destaque nacional para todo o nicho do tiro com arco! Contato: (21) 2495-7053. Expediente - Jornalista: Marcella Bastos (33795/RJ) - Fotos: CBTARCO - Diagramação: Márcio Oliveira - Design: Alberto Corrêa Junior - Assessoria de imprensa: imprensacbtarco@sbpromocoes.com.br. No Alvo www.cbtarco.org.br

3


A Lei de Incentivo ao esporte permite que patrocínios e doações para a realização de projetos esportivos e paraesportivos recebam descontos do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas, estimulando uma participação mais efetiva de todos, num trabalho conjunto entre governo e sociedade. CBTARCO: O ano de 2013 termina como o melhor para o Tiro com Arco brasileiro, com recordes, medalhas e atletas que obtiveram sucesso e se tornaram promessas, como Sarah Nikitin (oitavo lugar no Mundial de Tiro com Arco), que conseguiu a melhor colocação para o Brasil até hoje na história do esporte. A modalidade é a grande promessa para 2016.

DADOS DO PROJETO: Valor: R$ 1.956.700,60 Nº SLIE: 1203821-05 Dados Bancários: Banco do Brasil, Agência 2280 DV:2, Conta Corrente vinculada nº 38837-8 Período de Captação: 10/09/2014

ACERTANDO O ALVO DA EDUCAÇÃO O projeto irá atender 300 crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas com risco social. Dentro de uma p roposta educacional, serão oferecidas aulas de tiro com arco durante o tempo livre desses jovens, dando a oportunidade de socialização através do esporte, afastando-os da ociosidade e das más influências das ruas.

COMO PARTICIPAR: Pessoa Física: poderá destinar até 6% do Imposto de Renda devido. Pessoa Jurídica: empresas optantes pelo lucro real poderão destinar até 1% do Imposto de Renda devido. O incentivo pode ser realizado através de doação, sem utilização da imagem do doador, ou patrocínio, com possibilidades de utilização da imagem do apoiador junto aos associados e atletas do projeto. Para mais informações: sb@sbpromocoes.com.br 4

No Alvo www.cbtarco.org.br


Sala de imprensa

Clique e veja o que saiu na imprensa ClickGuarulhos: Disputar as paralimpíadas de 2016 é o objetivo do arqueiro paranaense Andrey Muniz.

TV Brasil: Conheça três atletas da Seleção Brasileira de tiro com arco.

EBC: Parapan-Americano: conheça três atletas da Seleção Brasileira de tiro com arco

Surto Olímpico: Copa do Mundo de Tiro com Arco 2015 - Etapa de Wroclaw: Dia 1.

Abc do Abc: O alvo, a seta e a meta.

O Globo: Atletas na Cidade Olímpica.

Brasil 2016: Parapan: as incríveis histórias dos medalhistas brasileiros no tiro com arco.

O Tempo: Tiro com arco do Brasil no Parapan tem saldo final de três medalhas.

Portal Bragança: Jogos ParapanAmericanos de Toronto 2015: Com medalhas inéditas no tiro com arco, Brasil se consolida no topo do quadro do Parapan de Toronto.

Globo Esporte: Marcus Vinícius avança em 10º em etapa da Copa do Mundo na Polônia.

Torcedores.com: Equipe do Brasil fatura o bronze no tiro com arco.

Globo Esporte: Por ouro, “Katniss” do tiro com arco se inspira em personagem: “Com garra”.

Anuncie na única revista eletrônica sobre Tiro Com Arco do Brasil

Página Inteira

Meia Página

1/4 de Página

21cm x 29,7cm. 21,5cm x 30,2cm (com sangria).

21cm x14,8cm. 21,5cm x 15,3cm (com sangria).

21cm x 7,4cm. 21,5cm x 7,9cm (com sangria).

Revista CBTARCO com edição mensal. Envio do anúncio até dia 20 de cada mês. Fechamento no dia 30 de cada mês. Envio eletrônico até dia 02 do mês subsequente.

No Alvo www.cbtarco.org.br

5


Medalhas inéditas, Parapan-Americano 2015

Para se ter uma

ideia do domínio

brasileiro, na edição

deste ano dos Jogos, o segundo lugar

no quadro geral de medalhas, Canadá,

não chegou à metade de medalhas de ouro do Brasil.

6

No Alvo www.cbtarco.org.br

O

s números finais do Brasil nos Jogos Parapan-Americano de 2015, em Toronto, traduzem a performance de uma potência esportiva: a delegação chegou a 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e outras 74 de bronze, atingindo o melhor rendimento do Brasil em toda a história do evento. A maior delegação brasileira para os Jogos Parapan-Americanos entrou no ginásio em Toronto, no dia 07 de agosto, para a cerimônia de abertura do torneio intercontinental. Foram 270 paratletas brasileiros, do total de 1.560 atletas de 28 países para disputarem

15 modalidades.O Parapan representou um importante teste para os Jogos Rio 2016. As competições foram realizadas de 8 a 15 de agosto e o Brasil foi representado por todas as cinco regiões. Para se ter uma ideia do domínio brasileiro, na edição deste ano dos Jogos, o segundo lugar no quadro geral de medalhas, Canadá, não chegou à metade de medalhas de ouro do Brasil. A equipe paralímpica de tiro com arco conquistou três medalhas inéditas no Parapan-Americano 2015. No resumo da participação do tiro com arco, o Brasil ficou em 2° no ranking dos países, com três


Medalhistas ParapanAmericano 2015 Recurvo Masculino Individual Luciano Reinaldo de Rezende Recurvo Feminino Individual Thaís Carvalho Silva Composto Feminino Individual Jane Karla Gogel

FOTOS:ARQUIVO CBTARCO

medalhas, atrás somente dos Estados Unidos, com oito medalhas. Estreante nos Jogos Parapan-Americanos, Thaís Carvalho, de 23 anos, bateu o recorde da competição durante a classificatória, com 536 pontos, se classificando para a final do arco recurvo. Aos 23 anos, a brasiliense conquistou a prata, mesmo com pouco tempo de prática na modalidade. Thaís surpreendeu ao liderar a classificatória e quebrar o recorde Parapan-Americano. Além da Thaís, o Brasil disputou mais duas finais do tiro com arco, que nunca tinha conseguido medalhas no Parapan. Jane Karla chegou a final do arco composto, contra a canadense Karen Van Nest e trouxe o ouro para casa. Jane fez 140 pontos, enquanto a rival obteve 132. A brasileira sagrou-se campeã parapan-americana, sendo que já havia sido medalhista também com o tênis de mesa, no Rio 2007 e em Guadalajara, em 2011. No masculino, Luciano Rezende, conquistou o ouro no Recurvo Masculino Individual, contra o americano Eric Bennett. Em disputa acirrada, ele venceu por 6 a 4. Em seu último tiro, o brasileiro deixou a flecha cair e teve apenas quatro segundos para fazer o disparo certeiro que lhe garantiu o título.

O tiro com arco foi representado nos Jogos Parapan-Americanos 2015 pelos atletas: Andrey Muniz de Castro (Goyaz/GO) Diogo Rodrigues S. Santos (Atica/SP) Fabiola Lorenzi Dergovics (CMPS/SP) Helba Aparecida Borges (Italo/ES) Jane Karla R. Gogel (Goyaz/GO) Julio Cesar Oliveira (SEP/SP) Luciano Reinaldo Rezende (Atica/DF) Patrícia O’Neill Layolle (MBC/RJ) Thais Silva e Carvalho (Atica/DF)

Equipe técnica: Reginaldo Salles Miranda (coordenador) André Xavier Mineiro Alves (técnico) Henrique Junqueira Campos (técnico) Márcia Silveira da Costa Benetti (fisioterapeuta) No Alvo www.cbtarco.org.br

7


Classificação inédita: 3ª Etapa Copa do Mundo

O

A equipe masculina conquistou o inédito 8° lugar, com 1.948 pontos. No Ranking Round Masculino, Marcus D’Almeida foi o melhor brasileiro, com 664 pontos na 10ª posição. Daniel Xavier ficou em 45°, Bernardo Oliveira em 46° e Lugui Barroso em 69° lugar. Todos avançaram para a fase eliminatória. No feminino, Ane Marcele

foi a melhor brasileira, com 627 pontos, no 40° lugar. Marina Canetta ficou em 47°, Sarah Nikitin em 50° e Larissa Feitosa em 63° lugar. Todas garantiram vaga na fase eliminatória. A equipe feminina logo encarou a Alemanha e fez um excelente combate, mas por um detalhe perderam na flecha da morte e ficaram na 11ª colocação, com 1.872 pontos.

DIVULGAÇÃO

Brasil contou com a participação de nove arqueiros na terceira etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco, realizada de 11 a 16 de agosto, na Polônia: Marcus Vinícius D’Almeida, Bernardo Oliveira, Lugui Barroso, Roberval dos Santos, Marcelo Roriz Junior, Ane Marcelle, Sarah Nikitin, Larissa Feitosa e Marina Canetta.

8

No Alvo www.cbtarco.org.br


Nova página oficial da CBTARCO

A CBTARCO está com Facebook novo. Acesse e curta a página da Confederação: www.facebook.com/cbtarcooficial

Calendário oficial de 2015 30 - 31/01 Seletiva classificatória pan-americano | Marica - RJ

27 ou 28/06

07 - 08/02 1° indoor Brasil | Multi Site

03 - 14/07 28th Summer Universiade | Gwangju (KOR)

06 - 08/03 Seletiva WC1 WC2 e pan-americano | Marica - RJ

10 - 26/07 Pan American Games | Toronto (CAN)

16 - 22/03 Games Qualifier pan americano | Santo Domingo (DOM)

25 e/ou 26/07 4° indoor Brasil | Multi site

21 ou 22/03 2° Indoor Brasil MICA | Multi Site

26/07 - 02/08 World Archery Championships | Copenhagen (DEN)

27 - 29/03 2° Indoor Brasil MICA | A definir

11 - 16 /08 Archery World Cup Stage 3l | Wroclaw (POL)

03 - 09/04 Arizona Cup | Arizona (USA)

08 - 09 /08 5° Indoor Brasil | Multi site

22 - 25/04 Campeonato Brasileiro Master | Curitiba - PR

08 - 13 /09 Archery World Cup Stage 4 | Medellin (COL)

16 - 19/04 Seletiva campeonato mundial Cadete e Juvenil | Marica - RJ 27 - 29/03 2° Indoor Brasil MICA | Multi Site 05 - 10/05 Archery World Cup Stage 1 | Shangai (CHN)

15 - 22 /09 AqueceRio - Rio 2016 International Archery (Test Event) | Rio de Janeiro (BRA) 29/09 - 15/10 Olimpíadas Militar | Brasil

26 - 31/05 Archery World Cup Stage 2 | Antalya (TUR)

09/10 - 12/10 8º Campeonato Brasileiro Infantil/ Cadete/ Juvenil | Maricá - RJ

08 - 14/06 World Archery Youth Championships | Yankton (USA)

24 - 25/10 Archery World Cup Final | Cidade do México (MEX)

19 - 21/06 Seletiva WC4 Composto | A definir

Novembro Campeonato Brasileiro outdoor Adulto | Brasil No Alvo www.cbtarco.org.br

9


Benefícios do Tiro com Arco FOCO

P

oucas pessoas sabem, mas o tiro com arco traz uma série de benefícios para o praticante. Embora seja definido, por alguns, como um esporte estacionário, a modalidade exige força da parte superior do corpo, resistência muscular, equilíbrio, coordenação e foco mental. Os pontos positivos são muitos, tanto na forma física, como na parte mental e na vida de quem pratica. O arqueiro atira, em média, de 300 a 500 flechas por dia. Esse esforço trabalha a musculatura dos braços, peitos e ombros. Ao se concentrar para executar o tiro, o arqueiro busca um total equilíbrio do corpo para acertar o alvo. Como o objetivo é acertar o alvo, requer do atleta um conjunto de funções simultâneas de várias partes do corpo; como mão, braço, olho e respiração, ajudando assim na coordenação motora. Quem pensa que o arqueiro permanece em uma posição fixa o tempo todo se engana, ele tem que ir retirar as flechas do alvo para reutilizá-las. Durante uma sessão de treino o praticante faz um percurso entre 500 metros e um quilômetro. O equilíbrio é vital para o sucesso no tiro com arco, pois é preciso manter o corpo

10

No Alvo www.cbtarco.org.br

OMBRO

RESPIRAÇÃO

BRAÇO

PERNA


Aquecimento para a Olimpíada imóvel durante a execução do tiro, dessa forma a prática do esporte ajuda a ganhar controlo sobre o equilíbrio. Quanto mais se pratica, mais é exigida a musculatura do core,que mantém o arqueiro equilibrado e imóvel durante a execução do tiro. A coordenação é essencial para a técnica do tiro. Esta modalidade exige que as mãos trabalhem conjuntamente enquanto são executadas diferentes tarefas, visando o disparo da flecha. O foco também é essencial para o sucesso do arqueiro, e o desenvolvimento do mesmo pode ter um impacto positivo para a saúde mental e bem estar. Esta capacidade, habilidade, ajuda a enfrentar o stress e libertar a mente e ter capacidade de se concentrar melhor em outras tarefas do dia a dia. O Tiro com arco é uma atividade fisicamente exigente, embora os leigos acreditem que não seja. É um desporto aberto a quase todos, independentemente de idade, sexo, forma física, ou necessidades especiais. Até os deficientes visuais podem desfrutar dessa atividade, com recurso a equipamento de tecnologia táctil avançada. Apesar de todos esses benefícios, o tiro com arco não possui tradição no país, e por isso muitos o consideram como um esporte amador. Outro fator é o preço dos equipamentos, que são elevados. Mas, essa realidade está mudando e cada vez mais a modalidade conta com o apoio público, assim como conquista resultados inéditos para o Brasil.

J

á foram definidos os arqueiros brasileiros que irão participar do Evento-Teste de 15 a 22 de setembro no Sambódromo, local das provas de tiro com arco nos Jogos Olímpicos de 2016. Daniel Xavier, Marcus Vinícius D’Almeida, Bernardo de Oliveira, Sarah Nikitin, Ane Marcelle e Marina Canetta. Palco do carnaval carioca, o Sambódromo receberá, aproximada, 30 países, somando 128 atletas. Será uma ótima oportunidade dos atletas conhecerem e se familiarizarem com o local da prova. Durante o evento serão simuladas situações reais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As provas serão disputadas nas categorias individuais e por equipes, de 9h as 18h.

Programação 15/09/2015

Treino Oficial e inspeção de equipamentos; Reunião dos capitães; Round Qualificatório;

16/09/2015

Eliminatórias Masculinas e Femininas individuais: 1/32° e 1/16°

17/09/2015

Eliminatórias Masculinas e Femininas individuais: 1/32° e 1/16°

18/09/2015

Eliminatórias Masculinas e Femininas individuais: 1/32° e 1/16°

19/09/2015

Equipes Femininas: Eliminatórias e Finais

20/09/2015

Equipes Masculina: Eliminatórias e Finais

21/09/2015

Individual Feminino: 1/8° e Finais

22/09/2015

Individual Masculino: 1/8° e Finais

23/09/2015

Partida das Equipes No Alvo www.cbtarco.org.br

11


FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Na Mira: Marcelo da Silva

M

arcelo da Silva Costa Filho, ou Marcelinho, como é mais conhecido, é o atual recordista brasileiro cadete indoor, com 587 pontos (dos 600 que poderia atingir). “Foi emocionante, nunca havia sentido algo assim,

12

No Alvo www.cbtarco.org.br

ver todos os meus companheiros de equipe vibrando junto comigo e a minha técnica, Dirma Miranda, era pura emoção. Agradeço o apoio de todos e a confiança no meu trabalho”, lembrou o jovem recordista, que possui ambições maiores


Vaidoso, adotou o corte de cabelo ‘undercut’, o mesmo do Brad Pitt e David Beckham. “Gosto de me cuidar, adoro perfume e minha

“Meu irmão se interessou pelo esporte me vendo atirar, ele já é um fanático pelo esporte”, disse Marcelinho, orgulhoso.

mãe, que é cabelereira, faz o meu corte de cabelo”, disse o filho da Virgínia Abreu, que inspira o irmão mais novo, de apenas nove anos.

Mesmo treinando todo dia, como um típico adolescente, nas horas vagas gosta de jogar vídeo game, ir ao cinema e passear com a família.

ROSSANA FRAGA

no esporte. “Meu sonho é poder participar dos Jogos Olímpicos e de preferência conquistar medalhas”, disse o adolescente de 15 anos, que quer se formar em Educação Física e seguir a carreira de técnico. O arqueiro foi apresentado ao esporte há três anos, na sua atual escola, por meio do projeto do tiro com arco nas escolas municipais da cidade de Maricá e se interessou, por ser uma modalidade pouco comum. Marcelinho logo se destacou e foi convidado para treinar no Centro de Treinamento de Maricá, no final de 2012, e hoje já possui títulos expressivos. Os principais no ano passado foram o 1° lugar no campeonato brasileiro individual cadete, 1° lugar no campeonato pan-americano individual cadete, na Argentina, 3° lugar no Campeonato Mundial Cadete, em Yankton no Estados Unidos, por equipe adulta e é o primeiro colocado no ranking brasileiro indoor cadete e no ranking brasileiro outdoor cadete.

Perfil Nome completo: Marcelo da Silva Costa Filho Música: Summer, de Calvin Harris Comida: Lasanha Quatro Queijos Hobby: Tiro com arco Ídolo: Marcus Vinícius D’Almeida Frase: Foco, Força e Fé. Felicidade: Estar com a minha família Sonho: Uma medalha Olímpica Marcelo antes do tiro com arco: Preguiçoso, desanimado, desastrado, um adolescente sem objetivos.

Marcelo depois do tiro com arco: Um adolescente responsável, focado, disciplinado, ainda desastrado, mas com objetivos e muitos sonhos pra realizar.

No Alvo www.cbtarco.org.br

13



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.