Revista NaBaroneza Nº 57

Page 22

Meio Ambiente » Edição 57 22 » www.QUINTADABARONEZA.com.br

Carrapatos sob controle Como complemento ao trabalho de pesquisa nos cavalos e na população interna de capivaras, as ações frequentes de controle de carrapatos nas dependências da Quinta da Baroneza têm tido resultados visíveis. “Desde que iniciamos o ‘Estudo e acompanhamento das populações parasitárias em mamíferos silvestres e domésticos’, diminuímos drasticamente a presença de carrapatos no empreendimento. Este parasita é impossível de ser erradicado, uma vez que sua proliferação é monstruosa e aqui é o meio ambiente dele. Vale destacar que eles não chegaram aqui somente com as capivaras, eles também vêm fixados em aves migratórias. Mas, hoje, os carrapatos dificilmente são localizados por nossas equipes de campo, isso considerando que esses colaboradores trabalham nas áreas verdes do residencial todos os dias”, comenta o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Quinta da Baroneza. Mas, mesmo com todo o controle dessa questão por parte da Sociedade, a presença das capivaras no loteamento gera, por si só, uma sensação de insegurança em alguns associados. “Temos tido algumas queixas, principalmente por parte

de proprietários de lotes próximos aos lagos, locais em que as capivaras se abrigam. A preocupação é quanto à invasão dos jardins das residências e, em alguns casos, as capivaras chegam a entrar nas piscinas. Por isso recomendamos, para estes casos, a instalação de cercas ao redor da residência”, explica Ciro Dias (saiba mais no BOX da página 32). Para atender, de forma adequada, as ocorrências envolvendo animais domésticos e silvestres – que têm aumentado também em função do crescimento da ocupação do residencial –, a Sociedade aperfeiçoou o treinamento dos bombeiros e da equipe de segurança para atuarem de forma adequada nestes casos. “Vários residenciais registram problemas com capivaras, todos eles com dimensões bem menores que a Quinta da Baroneza. Por isso o plano de manejo desses animais vem sendo considerado uma referência pelos órgãos ambientais competentes, o próprio DEFAU está interessado em publicar esse estudo como modelo para o Estado”, diz Adriana Akemi Kuniy. “Enfrentamos o problema das capivaras e dos carrapatos-estrela com a seriedade e cuidado que o tema exige. Não há espaço para atitudes impensadas, já que a legislação ambiental é bastante rigorosa. Ao longo de nove anos, vencemos várias etapas importantes, e hoje contamos com um dossiê completo sobre o caso, com documentações complicadas de serem obtidas. Trabalho intenso que será recompensado”, conclui o diretor-superintendente da Quinta da Baroneza.

Fotos: JGP consultoria ambiental

rado e, portanto, demanda paciência, colaboração e união por parte de todos os proprietários. Tudo está sendo conduzido com extrema cautela e responsabilidade de nossa parte”, ressalta Angelo Donatti, diretor-superintendente da Quinta da Baroneza.

Cliques de capturas feitas na Quinta da Baroneza


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.