Castiel Vitorino Brasileiro: Eclipse

Page 36

ECLIPSE

religiosos e espirituais são tidos como inexistentes. A racialização moderna descreve que não são todas as vidas da espécie Homo sapiens sapiens capazes de tornarem-se sujeitas — e sou uma daquelas que nem mesmo deseja a subjetivação. No entanto, a racialização também é um modo de nos inserir na história e na dinâmica dos processos de subjetivação. Não nos tornamos sujeitos/humanos, mas corporificamos os dilemas da humanidade de modo cognitivo, emocional, religioso, e espiritual. Nessas dinâmicas sociais coloniais, Humanos organizam as faculdades do pensar numa hierarquia que subjuga saberes religiosos e espirituais. Acredito que essa subjugação também é realizada porque entende-se que apenas os Outros desenvolvem suas sociedades com religiosidades e espiritualidades. É um dos enlaces da violência Racial: subjugar qualquer saber religioso e espiritual, estabelecer a Ciência Moderna/Branca como única forma correta e eficaz de apreender o Planeta e classificar qualquer modo de vida ou tecnologia diferente e/ou não compreendida pela branquitude como “não científico” e “meramente religioso.”

36

Acredito e vivo a cura como um deslocamento desta história moderna. A cura é um movimento efêmero, ainda que encarnado. É uma forma perecível, é uma temperatura, um sabor, um ritmo, e uma densidade. A cura, em minha vida, nada tem a ver com um ideal iluminista de limpeza,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.